SkyscraperCity banner
1 - 20 of 40 Posts

·
Banned
1,129 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Já que aqui é o fórum de Arquitetura e Discussões Urbanas, gostaria de saber se alguém poderia me tirar uma pequena dúvida sobre arquitetura e engenharia.

É que eu já percebi que grande parte dos prédios construídos pelo governo federal durante a ditadura militar, nas décadas de 60, e principalmente de 70, tem uma aparência de terem sido construídos totalmente com concreto e aço, sem nenhum uso de tijolos. Até as paredes parecem ser de concreto.

Isso procede? Os prédios são todos de concreto mesmo, até as paredes? Não tem tijolos? Já vi prédios desse tipo em várias cidades brasileiras, sempre construídos pelo governo federal, na época da ditadura.

PS: Não sou arquiteto nem engenheiro, sou leigo.

·
Arquiteto e Urbanista
21,188 Posts
Concreto = estrutura e detalhes estéticos e funcionais

Alvenaria = fechamento

Dúvida respondida, podem fechar o thread! :D

·
Arquiteto e Urbanista
21,188 Posts
^^ Por isto eu citei "estéticos". =P

Se bem que, dependendo do caso, uma parede em concreto aparente sai mais barato que uma parede de alvenaria + reboco + revestimento.

·
CGr / MS / C-O / BR
18,999 Posts
^^ Ainda mais na década de 70, quando cimento e madeira custavam bananas.

Mas respondendo a pergunta do force, é possível sim que muitos dos prédios tenham paredes em concreto, mas acredito que não sejam regra.

·
CGr / MS / C-O / BR
18,999 Posts
Googleando...

Casa em concreto armado pré-moldado:

Deve ser caríssima, mas rápida. Enfim, uma maravilha para as cimenteiras.

·
Arquiteto e Urbanista
21,188 Posts
^^ Nossa, imagina abrir uma canaleta para fazer uma pequena mudança elétrica. Ou instalar um split. hahaha

·
Banned
1,129 Posts
Discussion Starter · #10 ·