SkyscraperCity banner
1 - 20 of 40 Posts

·
Banned
1,129 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Já que aqui é o fórum de Arquitetura e Discussões Urbanas, gostaria de saber se alguém poderia me tirar uma pequena dúvida sobre arquitetura e engenharia.

É que eu já percebi que grande parte dos prédios construídos pelo governo federal durante a ditadura militar, nas décadas de 60, e principalmente de 70, tem uma aparência de terem sido construídos totalmente com concreto e aço, sem nenhum uso de tijolos. Até as paredes parecem ser de concreto.

Isso procede? Os prédios são todos de concreto mesmo, até as paredes? Não tem tijolos? Já vi prédios desse tipo em várias cidades brasileiras, sempre construídos pelo governo federal, na época da ditadura.

PS: Não sou arquiteto nem engenheiro, sou leigo.

·
Arquiteto e Urbanista
21,188 Posts
Concreto = estrutura e detalhes estéticos e funcionais

Alvenaria = fechamento

Dúvida respondida, podem fechar o thread! :D

·
Arquiteto e Urbanista
21,188 Posts
^^ Por isto eu citei "estéticos". =P

Se bem que, dependendo do caso, uma parede em concreto aparente sai mais barato que uma parede de alvenaria + reboco + revestimento.

·
CGr / MS / C-O / BR
18,999 Posts
^^ Ainda mais na década de 70, quando cimento e madeira custavam bananas.

Mas respondendo a pergunta do force, é possível sim que muitos dos prédios tenham paredes em concreto, mas acredito que não sejam regra.

·
CGr / MS / C-O / BR
18,999 Posts
Googleando...

Casa em concreto armado pré-moldado:

Deve ser caríssima, mas rápida. Enfim, uma maravilha para as cimenteiras.

·
Arquiteto e Urbanista
21,188 Posts
^^ Nossa, imagina abrir uma canaleta para fazer uma pequena mudança elétrica. Ou instalar um split. hahaha

·
Banned
1,129 Posts
Discussion Starter · #10 ·
Aqui em Fortaleza tem três exemplos clássicos de prédios desse tipo que eu estou falando: a antiga sede do Banco do Nordeste, no Centro; a sede estadual da Caixa Econômica, também no Centro; e o prédio da Receita Federal, na Aldeota.

Todos eles aparentam ter paredes de concreto bem espessas, pelo menos nos andares mais baixos. As paredes internas do Centro Cultural do Banco do Nordeste são uns paredões de cimento.

·
Banned
9,270 Posts
esses prédios de concreto com cara e jeito de caixão são muito deprimentes....um errooooooo

·
Registered
10,060 Posts
Googleando...

Casa em concreto armado pré-moldado:

Deve ser caríssima, mas rápida. Enfim, uma maravilha para as cimenteiras.
Aqui em Uberlândia, as casas dos condomínios populares da Rodobens são feitas em concreto armado pré-moldado, como nesse vídeo abaixo.

Porém, vi essa construtora onde os módulos são feitos antes e já levados para campo prontos. o_o

·
CGr / MS / C-O / BR
18,999 Posts
Da Rodobens parece moldada in loco, ou este não é o canteiro dela?
O mínimo que se espera é que sejam feitas em local coberto pra evitar ao máximo fissuras na cura.

·
Registered
10,060 Posts
Da Rodobens parece moldada in loco, ou este não é o canteiro dela?
O mínimo que se espera é que sejam feitas em local coberto pra evitar ao máximo fissuras na cura.
Da Rodobens é moldada in loco. Apesar de não constar nenhuma referência, pelas casas, parece ser sim um canteiro dela.

·
Registered
10,060 Posts

·
Arquiteto e Urbanista
21,188 Posts
Concreto em paredes é para fim estético.

E que mané Anos 70!? Não sei por que vinculam os prédios modernistas justamente à sua década final!?

·
Arquiteto e Urbanista
21,188 Posts
Aqui em Fortaleza tem três exemplos clássicos de prédios desse tipo que eu estou falando: a antiga sede do Banco do Nordeste, no Centro; a sede estadual da Caixa Econômica, também no Centro; e o prédio da Receita Federal, na Aldeota.

Todos eles aparentam ter paredes de concreto bem espessas, pelo menos nos andares mais baixos. As paredes internas do Centro Cultural do Banco do Nordeste são uns paredões de cimento.

Interessante prédio o da foto.

1 - 20 of 40 Posts