SkyscraperCity banner
1 - 3 of 3 Posts

·
Registered
Joined
·
1 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Bom sou newbie na área (e nem encontrei um subfórum de área técnica dentro dos Fóruns Brasileiros). Desculpem se for a área errada.

Não tenho experiência nessa área (Eng. Civil, Mec., Ferrovias, etc.) mas como estou ocioso na empresa me pediram uma ajuda (um cara que também não é técnico nisso, até onde sei) para calcular, de maneira simplificada o problema abaixo:

Para uma composição com três locomotivas deste modelo e 110 vagões de carga (90t no total, por vagão, 4 eixos), considerando Vproj = 80km/h e Vméd = 60km/h, quais deveriam ser as rampas máximas recomendadas e respectivas velocidades para trechos retilíneos pequenos (até 5km), trechos médios (5-10km) e trechos longos (30-40km).

Achei um outro link que me forneceu uma formulação bem simples, mas não leva em conta a velocidade que o trem entra nessas rampas e eu nem sei calcular qual seria a velocidade mínima que ele poderia atingir enquanto na subida (a ponto de não começar a descer ao invés de subir a rampa).

Utilizei as fórmulas e considerei tanto Vproj e Vméd (supondo que as locomotivas consigam acelerar o suficiente para manter a mesma velocidade) e obtive alguns valores de "i". Mas isso me parece um tanto superficial e acho que não deva ser calculado assim na prática...Nem saberia como cálcular o comportamento da velocidade da locomotiva durante a subida, conforme já disse acima.

Qualquer ajuda será bem vinda.

Obrigado,

Miesso.
 

·
®½! ½Ø
Joined
·
4,945 Posts
Bom, desconheço esse tipo de calculo, geralmente o calculo é em relação a rampa máxima e trens tipo, o que você citou nesse trecho : " nem sei calcular qual seria a velocidade mínima que ele poderia atingir enquanto na subida (a ponto de não começar a descer ao invés de subir a rampa)." é um problema de aderência que pode ser contornado com alguns dispositivos das locomotivas como o controle de tração e areia, outra solução seria o helper de calda, uma ou mais locomotivas anexadas na calda do trem.


No seu caso um triplex de SD-70ACe tem 13.200 hp´s e 110 vagões com 90 ton tem 9.900 toneladas, você só precisa calcular a rampa máxima que o trem precisa subir, você não citou o tipo de bitola, mas pelo peso por eixo 22,5 ton creio que seja de bitola métrica(1 metro). olhando alguns exemplos aqui no brasil a EFVM consegue movimentar com 4000 hp´s(uma locomotiva) 8000 ton´s(80 vagões) com uma rampa máxima de 0,5 % no sentido exportação.
 

·
Rail Specialist
Joined
·
5,488 Posts
A principio, uma conta básica para calcular a rampa é com uma formula simples de fisica, deslocamento angular.
Quando se trata de segurança operacional, o melhor é fazer o máximo de calculo possível, levando em conta a aderência da sua locomotiva, dos vagões não interessa, pois eles são tracionados pela locomotiva.

Vou dar uma pesquisada nos meus livros e te falo.
 
1 - 3 of 3 Posts
Top