SkyscraperCity banner

1 - 20 of 51 Posts

·
Banned
7,559 Posts
Discussion Starter #1 (Edited)
Sábado (dia 5) resolvi dar um passeio e testar a "minha" (põe aspas nisso) câmera digital nova, que possui capacidade de armazenamento milhares de vezes maior que a minha Sony antiga (que tá com display quebrado =P). Assim, contornei literalmente a Baía de Guanabara, fazendo o seguinte trajeto:

- De casa até o Centro do Rio (Praça Mauá) de ônibus, com fotos do caminho mostrando dois ícones da (contra)cultura urbana carioca: a Avenida Brasil e a Zona Portuária, sendo que a última deverá passar por revitalização - por isso, vejam-na como ela é hoje!

- Fotos do Centro do Rio - Praça Mauá, Avenida Rio Branco, Candelária, Arco do Teles e Praça XV;

- Barca entre a Praça XV e Niterói, com fotos do trajeto;

- Fotos de Niterói - Centro, Campo de São Bento, Icaraí e arredores;

- Trajeto entre Niterói e Magé;

- Fotos de Magé, cidade inédita no SSC;

- Mais outras fotinhas!

Total percorrido, pelo Google Earth: 132,28 quilômetros!

Thread dividido em partes!

·
Banned
7,559 Posts
Discussion Starter #2
Parte 1: Avenida Brasil e Zona Portuária

Seguem as fotos do trajeto (a qualidade não ficou muito boa, devido ao tempo nublado, ao ônibus em movimento e o vidro lacrado do mesmo devido ao ar-condicionado)

1 - Na verdade, essa é a Rodovia Washington Luiz

2 - Av. Brasil, altura da Penha

3 - Idem

4 - Entrada do Piscinão de Ramos

5 - "Comunidade" Roquete Pinto, ao lado

6 - Compexo da Maré

7 - Altura de Bonsucesso

8 - Idem

9 - O viaduto em cima é a Linha Amarela

10 - Altura do Caju

11 - Acesso à Ponte Rio-Niterói

12 - Passando sob o elevado

13 - Acima, Elevado da Perimetral; embaixo, Av. Rodrigues Alves

14 - Cais do Porto

15 - Aspecto típico da Zona Portuária. Isso fica ao lado do Morro da Providência

16 - Idem

17 - Entorno do Terminal Américo Fontnelle, na Central

18 - Dentro do Terminal (trash-mor)

19 - Saindo do Terminal

20 - Mais ZP

21 - Bairro da Gamboa

22 - Centro Cultural

23 - Galpão

24 - Edifícios industriais na Gamboa

25 - Praça

26 - Edifício no bairro da Saúde

27 - Morro da Conceição (?)

Parte 2 a caminho!!!

·
Rodrigo!
10,769 Posts
A degradação é a pior coisa que possa existir nas cidades, conheço este trajeto e dá pena de ver esta região portuária tão abondonada... Mas as fotos ficaram muito boas!

·
.
152,186 Posts
Infelizmente, assim como SSA o Rio deu as costas para a baía que margeia a cidade. Aqui está havendo uma tentiva de resgate da baía como área atrativa a investimentos e ao lazer. espero que no Rio esteja ocorrendo algum movimento nesse sentido.:)

·
Moderator
33,710 Posts
Infelizmente toda cidade tem seu lado trash, se serve de consôlo, em Detroit, ainda é mais assustador, e, aqui em Santos, lamentavelmente, temos uma área próxima ao centro, que não tem nem mais jeito, tem que implodir tudo, é cenário de filme de terror.

·
Banned
7,559 Posts
Discussion Starter #9
Parte 2 - Centro do Rio

Andando da Praça Mauá até a Praça XV. Agora as fotos estarão maiores. :lol:

28 - Praça Mauá: contraste entre o (quase :lol:) novo e o antigo. RB1 e Edifício A Noite, dois dos edifícios mais conhecidos do Rio:

29 - Praça Mauá:

30 - Olhando para outro lado da praça:

31 - Um dos muitos símbolos da Cidade Maravilhosa, a Avenida Central (Rio Branco, para alguns :lol:)

32 - Rua do Acre

33 - Rua que esqueci o nome

34 - Av. Rio Branco x Av. Pres. Vargas, um clássico carioca:

35 - Av. Presidente Vargas:

36 - Igreja da Candelária

37 - Outra

38 - Praça da Igreja da Candelária

39 - Pres. Vargas em seu trecho final:

40 - Rua da Candelária

41 - Igreja:

42 - Rua Direita (Primeiro de Março, para alguns :lol:)

43 - Dentro do Centro Cultural Banco do Brasil:

44 - Claraboia do Centro Cultural:

45 - :lol:

46 - Rua cujo nome não me lembro

47 - O velho...

48 - ...e o (quase :lol:) novo tão próximos. Isso faz o Centro do Rio ser o que é:

49 - Rua do Ouvidor, na região conhecida como "Arco do Teles", que concentra vários bares e restaurantes:

50 - Arco do Teles:

51 - Idem:

52 - Quase ao lado, a antiga Bolsa de Valores:

53 - Praça cujo nome esqueci:

54 - Contrastes:

55 - Acesso ao Mergulhão da Praça XV:

56 - Feirinha de artesanato da Praça XV e a monstruosa Perimetral correndo acima:

57 - Praça XV e seu belo calçamento:

58 - Indo pegar a barca:

Parte 3 em breve!!![/img]

·
Registered
3,939 Posts
O Centro do Rio é lindo, lindo!

Infelizmente, não dá pra dizer o mesmo da Zona Portuária. Se não me engano ela está para ser revitalizada, não?

Ótimas fotos. Já estou esperando pelas próximas, especialmente as de Niterói. :)

·
Banned
374 Posts
Do Porto ao Centro..que diferença! É sair do inferno, para o lugar belíssimo, cheio de construções imponentes e ricas!.. Esse contraste é bem típico do Brasil

·
Banned
7,559 Posts
Discussion Starter #13
O Centro do Rio é lindo, lindo!

Infelizmente, não dá pra dizer o mesmo da Zona Portuária. Se não me engano ela está para ser revitalizada, não?

Ótimas fotos. Já estou esperando pelas próximas, especialmente as de Niterói. :)
Sim, ela será revitalizada - e por isso mesmo tirei essas fotos. Quem sabe em um tempo vindouro poderemos fazer uma comparação do tipo "antes e depois"? :D

·
Registered
8,812 Posts
O Centro do Rio na minha opinião poderia ser melhor...é muito sujo..fede...eu estive no Centro de Sydney e lá é tudo limpo organizado apesar de ser muito parecido com o do Rio eles conseguem harmonizar o antigo com o moderno..aliás é o que falta no Rio!....é uma pena!

·
Banned
374 Posts
O Centro do Rio na minha opinião poderia ser melhor...é muito sujo..fede...eu estive no Centro de Sydney e lá é tudo limpo organizado apesar de ser muito parecido com o do Rio eles conseguem harmonizar o antigo com o moderno..aliás é o que falta no Rio!....é uma pena!
Comparação meio...complicada né..

Países diferentes, culturas diferentes..situações sociais diferentes..

Austrália é padrão TOP...fica injusto comparar uma das cidades mais desiguais do mundo (o Rio), com uma metrópole de primeiríssimo mundo como Sydnei.

·
Banned
7,559 Posts
Discussion Starter #16
Parte 3: A Barca Rio-Niterói

59 - Saindo

60 - Ilha das Cobras, base de operações da Marinha

61 - Idem

62 - Skyline do Centro do Rio

63 - Idem

64 - Prédios da Esplanada do Castelo

65 - Zoom na Torre Almirante

66 - Ilha das Cobras

67 - Ilha Fiscal. Notem o avião pousando

68 - Destróieres da Marinha

69 - Não disse para notarem o avião?

70 - Aeroporto Santos Dumont

71 - Sugar Loaf

72 - Colégio Naval

73 - Terra de Arariboia aparecendo:

74 - Zoom no Caminho Niemeyer:

75 - Centro de Niterói

74 - Bairro do Ingá e UFF

75 - Se aproximando

76 - "Catamarãs Sociais", com propaganda da Lei Seca:

77 - Centro de Nikity

Fotos de Niterói em breve!

·
A volta do malandro
8,633 Posts
Legal ver essas fotos da ZP agora para fins de comparações no futuro, quando a mesma tiver revitalizada. Quanto ao centro e ao trajeto Rio-Niterói pela Baía, é pra deixar qualquer um de queixo caído.

·
Registered
2,354 Posts
Do Porto ao Centro..que diferença! É sair do inferno, para o lugar belíssimo, cheio de construções imponentes e ricas!.. Esse contraste é bem típico do Brasil
Falou tudo!

Agora é esperar pra ver a revitalização da zona portuária começar logo!

·
Registered
2,271 Posts
Caro Lorrampaiva,
Por ventura era voce que estava cerca de 4 semanas atrás em Paquetá tirando fotos? Eu estava com meu humilde e pequeno lambe - lambe
Pois é estou montando um thread sobre a Baía de Guanabara só que a parte molhada, daí o motivo de estar em na bela ilha, caso voce vá continuar e se foi voce me mande uma MP, que em vez de abrir um novo eu anexo no seu thread o que tenho, aí fazemos uma "drupra" de dois.:lol::lol::lol:

·
**16º ano**
**17º ano**
25,251 Posts
Muito legal o tópico. grande idéia essa de da a volta pela baia de Guanabara, tinha curiosidade de conhecer esses lugares.

O centro do Rio é bem legal, curto muito os prédios altos e colados da Av. Rio branco e arredores

Essa parte da zona portuária e Av Brasil é bem feia mesmo, mas não há cidade de grand eporte que nao tenha áreas feias, infelzimente faz parte.

Vou acompanhar o thread.

1 - 20 of 51 Posts