SkyscraperCity Forum banner

De Crato a Juazeiro

7243 Views 41 Replies 22 Participants Last post by  Ligeirinho
Primeiro teste do trem demora 2 horas


A velocidade máxima do trem é de 60 km/h. Ontem, na chegada ao Crato, o clima era de festa (Foto: Antônio Vicelmo)

Crato. Apesar da demora na viagem, foi realizado ontem, com sucesso, o primeiro teste com o trem do Cariri, que ligará o Crato a Juazeiro do Norte. Os dois vagões, com capacidade para 330 passageiros, puxados por um motor Cumis, utilizado em caminhões, saíram de Juazeiro às 12h30 e chegaram ao Crato mais de duas horas depois.

A demora no percurso de 13 quilômetros foi motivada por dois problemas. Na saída, o desligamento de uma conexão, e, na entrada do Crato, o maquinista Narcélio Costa precisou esperar pela conclusão das manobras da ferrovia para não estragar a pintura dos vagões. A previsão é de que o percurso, normalmente, seja feito em 30 minutos.

“A primeira viagem superou a expectativa”, disse o Presidente da Companhia
Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), Rômulo Fortes, acrescentando que os testes continuarão nos quatro quilômetros entre a cidade do Crato e o Bairro Muriti, que trata-se de uma linha exclusiva do Metrofor.

A composição está sendo testada enquanto são construídos mais dois vagões que serão incorporados na linha Crato-Juazeiro do Norte, no inicio do próximo ano, quando o novo sistema ferroviário será inaugurado. Segundo o diretor de Desenvolvimento e Tecnologia do Metrofor, Clóvis de Lima Picanço, serão construídas nove estações de passageiros.

O modelo do trem - um veículo leve sobre trilhos (VLT) - foi fabricado na Empresa Bom Sinal, no município de Barbalha. Os trens têm tração mecânica hidráulica a óleo diesel com capacidade para quatro carros climatizados. A velocidade máxima é de 60 km/h. O sistema contará com uma oficina de manutenção para os reparos necessários.
See less See more
1 - 20 of 42 Posts
Que agradável....... andar de trem é super bom! ;)
Bah...muito massa! Vai ser uma ótima opção de transporte. É o Nordeste saindo na frente!
É uma excelente notícia! Este trem é o primeiro VLT fabricado no Brasil, e logo por uma empresa local, mostrando que o Nordeste tem um pólo industrial respeitado e que não deve nada ao Sudeste. O VLT, chamado oficialmente de TRAM (Transporte Rápido Automotriz), tem tecnologia bem semelhante aos seus irmãos que rodam no Hemisfério Norte com sucesso e certamente mudará a cara da região do Cariri.

O Trem do Cariri, como foi batizado o projeto, comprova que o Brasil pode ter um sistema de transportes moderno e decente em suas cidades. Dinheiro, indústrias e mão-de-obra nós temos; para que projetos como o Trem do Cariri virem realidade bastam apenas duas palavras: VONTADE POLÍTICA.

Parabéns ao Governo cearense e ao povo do Ceará que projetou, fez sair do papel e construiu este sistema, mostrando que o Nordeste não é mais aquela região faminta e miserável que muita gente pensa aqui no Sul. E também parabenizo pela reativação de mais uma linha de trem de passageiros, mostrando o momento de redenção por qual passa o setor ferroviário brasileiro.
See less See more
Primeiro teste do trem demora 2 horas

Cadê a vedação da faixa patrimonial?
Primeiro teste do trem demora 2 horas


Taí a prova de que o país pode fabricar VLT's. . .não é preciso recorrer tanto às multinacionais que estabeleceram um quase monopólio na fabricação de trens no país.

Uma pena que a indústria ferroviária nacional ainda não aprendeu que não pode ser tão dependente do estado para a venda de equipamentos ferroviários.
Cadê a vedação da faixa patrimonial?
Boa observação.

Tirando esse "pequeno" detalhe, o projeto é fantástico! Queria ver esses VLTs rodando em Natal!
Boa observação.

Tirando esse "pequeno" detalhe, o projeto é fantástico! Queria ver esses VLTs rodando em Natal!
Esse VLT poderia ser utilizado pela CPTM na extensão operacional Itapevi-Amador Bueno e poderia chegar até Sorocaba.
Só faltou a linha dupla e a alimentação elétrica. Mas está lindo!
Com linha singela, compromete a longo prazo a operação.
Esse VLT poderia ser utilizado pela CPTM na extensão operacional Itapevi-Amador Bueno e poderia chegar até Sorocaba.
Ou de Itapevi até Mairinque, ressucitando a antiga linha de subúrbio da FEPASA.
é um começo.
Espero que não seja abandonado nas adms. futuras
E que haja um plano de expansão.
Ligar o aeroporto, por exemplo, que fica afastado, Barbalha e Missão Velha que tb fazem parte da RM do Cariri.
Notem no segundo vídeo, tem um carro ao fundo totalmente deteriorado, aparentemente tem o símbolo da CBTU...
^^^
Sim, mas o mais interessante é saber que esses novos são feitos a partir do chassi das sucatas da CBTU.
Notem no segundo vídeo, tem um carro ao fundo totalmente deteriorado, aparentemente tem o símbolo da CBTU...
É um carro Pidner fabricado em 1978. Alguns deles foram modernizados em 2007, em uma reforma muito controversa, criticada pela CBTU, onde questionaram as janelas lacradas dos trens, mesmo os carros não possuindo ventilação.
De qualquer forma a metrofor e o pessoal do Ceará estão de parabéns pela iniciativa, embora seja um VLT simples e movido a diesel, é bom saber que com os esforços da região foi possível dar o primeiro passo nesse projeto que estamos torcendo para que seja referência nacional.
^^
É verdade, tomara que dê certo e seja ampliado.
Será uma referência e um exemplo de modernidade vindo do Sertão cearense. :eek:kay:
NOSSA, LOUVÁVEL A INICIATIVA... os políticos daqui deveriam apreender com os nordestinos! Um desse entre Maringá e Londrina seria uma boa! Mais por enquanto ficamos ouvindos esses discursos fantasiosos!

Qual a distância entre as duas cidades, e qual a população de cada uma?

Creio que aqui precisariamos de mais velocidade, já que a distância entre as Maringá e Londrina deve ser bem maior...
1 - 20 of 42 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top