1,090 Posts

Esse Thread foi planejado para mostrar a rica história de minha região, uma região de várias caras e culturas, diferente do que gostam de falar! Acho que ja foi mais que provado no Fórum que a Baixada Fluminense não é o dragão de São Jorge!
Agora quero mostrar a vocês o que eu conheço como "Antiga Guanabara".
1- Antiga igreja de N.S. da Piedade do Iguassú

2- Fazenda São Bernardino

Para quem não sabe a Região Turística do Vale do Café, no Vale do Paraíba, foi a região mais rica da América Latina por anos e grande parte dessa riqueza tinha que escoar para os portos da capital pela bacia do rio Iguassú. Tal fluxo de divisas gerou o vilarejo de Iguassú, elevado a status de Villa mais tarde, era tão próspera que foi vista como futura metrópole fluminense.
3- Igreja N.S. do Pilar

(Infelizmente eu não achei fotos da igreja depois da reforma
4-

5-

6-

7-

8-

9-

Reza a lenda que o padre ficava no topo da torre sineira da igreja esperando a carga que vinha do Porto Iguassú. Quando a Carga chegava, ele tocava os sinos e os guardas iam conferir se estava tudo no seu devido lugar.
10-

Capela de Santa Rita da Posse.
11-

12-

13-

14-

Todas as Igrejas, que datam do início da colonização portuguesa, são construídas com mariscos do mar, pedras e óleo de baleia.
15-

Fazenda de São Bento (Duque de Caxias).
16-

17-

18-

19-

20-

21-

22-

23-

24-

25-

26-

27-

28-

Igreja N.S. da Piedade de Inhomirim, aqui foi Batizado Duque de Caxias
29-

30-

31-

32-

33-

Igreja São Nicolau do Suruí (papai Noel hehe)
34-

35-

36-

37-

38-

39-

40-

Rio Inhomirim (chegando em Porto de Estrela)
41-

42-

43-

44-

45-

Estreda de Estrela (caminho do ouro).
46-

47-

48-

Ruínas da Igreja N.S. da Estrela dos Mares (poético d+ rsrsrs)
49-

Vila de Estrela!
50-

51-

52-

53-

54-

55-

56-

57-

58-

59-

60-

Ruínas do Porto de Estrela, no rio Inhomirim. O primeiro porto do Brasil a ter barcos a vapor!:cheers:
61-

62-

63-

Antiga Cadeia (casa das três portas)
64-

65-

66-
Chegando a Guanabara!

67-

Porto Nossa Senhora da Piedade
68-

Capela de São Francisco
70-

71-

Estrada de Ferro Mauá, se tudo der certo, será restaurada na segunda fase do projeto que visa restaurar e explorar economicamente a viagem de passageiros nessa via (primeira do Brasil).
72-

73-

74-

75-

76-

77-

Igreja N.S. da Guia de Pacobaíba.
78-

79-

80-

81-

82-

83-

84-

Extra:

85-

Igreja de São Nicolau de novo!
86-

Fazenda da Cordoaria
87-

88-

89-

90-

91-

92-

Chegando em Mauá para finalizar, Igreja Matriz N.S. da Piedade.
93-

94-

95-

96-

97-

98-

99-

N.S. da estrela dos mares (Sta originial da igreja de Porto Estrela)
Aqui vai uma curiosidade sobre Nova Iguaçu.
Este lindo prédio que ficava no centro de cidade era simplesmente a prefeitura de Nova Iguaçu.

Devido a problemas o prefeito da cidade foi caçado e o seu vice ao receber um oficio pedindo o "tombamento" do prédio, simplesmente o demoliu... rs Ele não entendeu o significado de "Tombar"... a notícia foi manchete do "jornal da lavoura" principal jornal da BF na época! :nuts:
Fontes e créditos:
http://www.ipahb.com.br/
Instituto de Análises Históricas e Ciências Sociais da Baixada Fluminense