SkyscraperCity banner

1 - 20 of 26 Posts

·
Baixada Fluminense
1,090 Posts
Discussion Starter #1
Olá amigos,
Esse Thread foi planejado para mostrar a rica história de minha região, uma região de várias caras e culturas, diferente do que gostam de falar! Acho que ja foi mais que provado no Fórum que a Baixada Fluminense não é o dragão de São Jorge!:D

Agora quero mostrar a vocês o que eu conheço como "Antiga Guanabara".

1- Antiga igreja de N.S. da Piedade do Iguassú

2- Fazenda São Bernardino

Para quem não sabe a Região Turística do Vale do Café, no Vale do Paraíba, foi a região mais rica da América Latina por anos e grande parte dessa riqueza tinha que escoar para os portos da capital pela bacia do rio Iguassú. Tal fluxo de divisas gerou o vilarejo de Iguassú, elevado a status de Villa mais tarde, era tão próspera que foi vista como futura metrópole fluminense.

3- Igreja N.S. do Pilar

(Infelizmente eu não achei fotos da igreja depois da reforma :().

4-

5-

6-

7-

8-

9-

Reza a lenda que o padre ficava no topo da torre sineira da igreja esperando a carga que vinha do Porto Iguassú. Quando a Carga chegava, ele tocava os sinos e os guardas iam conferir se estava tudo no seu devido lugar.

10-

Capela de Santa Rita da Posse.

11-

12-

13-

14-

Todas as Igrejas, que datam do início da colonização portuguesa, são construídas com mariscos do mar, pedras e óleo de baleia.

15-

Fazenda de São Bento (Duque de Caxias).

16-

17-

18-

19-

20-

21-

22-

23-

24-

25-

26-

27-

28-

Igreja N.S. da Piedade de Inhomirim, aqui foi Batizado Duque de Caxias

29-

30-

31-

32-

33-

Igreja São Nicolau do Suruí (papai Noel hehe)

34-

35-

36-

37-

38-

39-

40-

Rio Inhomirim (chegando em Porto de Estrela)

41-

42-

43-

44-

45-

Estreda de Estrela (caminho do ouro).

46-

47-

48-

Ruínas da Igreja N.S. da Estrela dos Mares (poético d+ rsrsrs)

49-

Vila de Estrela!

50-

51-

52-

53-

54-

55-

56-

57-

58-

59-

60-

Ruínas do Porto de Estrela, no rio Inhomirim. O primeiro porto do Brasil a ter barcos a vapor!:cheers:

61-

62-

63-

Antiga Cadeia (casa das três portas)

64-

65-

66-
Chegando a Guanabara!

67-

Porto Nossa Senhora da Piedade

68-

Capela de São Francisco

70-

71-

Estrada de Ferro Mauá, se tudo der certo, será restaurada na segunda fase do projeto que visa restaurar e explorar economicamente a viagem de passageiros nessa via (primeira do Brasil).

72-

73-

74-

75-

76-

77-

Igreja N.S. da Guia de Pacobaíba.

78-

79-

80-

81-

82-

83-

84-

Extra:

85-

Igreja de São Nicolau de novo!

86-

Fazenda da Cordoaria

87-

88-

89-

90-

91-

92-

Chegando em Mauá para finalizar, Igreja Matriz N.S. da Piedade.

93-

94-

95-

96-

97-

98-

99-

N.S. da estrela dos mares (Sta originial da igreja de Porto Estrela)

Aqui vai uma curiosidade sobre Nova Iguaçu.
Este lindo prédio que ficava no centro de cidade era simplesmente a prefeitura de Nova Iguaçu.

Devido a problemas o prefeito da cidade foi caçado e o seu vice ao receber um oficio pedindo o "tombamento" do prédio, simplesmente o demoliu... rs Ele não entendeu o significado de "Tombar"... a notícia foi manchete do "jornal da lavoura" principal jornal da BF na época! :nuts:

Fontes e créditos:
http://www.ipahb.com.br/
Instituto de Análises Históricas e Ciências Sociais da Baixada Fluminense

·
Registered
3,939 Posts
Interessante. Nunca imaginei que a Baixada pudesse ter patrimônio histórico.
Me diz uma coisa: estas construções ainda estão de pé? Porque praticamente estão todas jogadas às traças, e as fotos parecem ser antigas.

·
Baixada Fluminense
1,090 Posts
Discussion Starter #3 (Edited)
Duas foram reformadas a Fazenda São Bento (alias nas fotos ela estava em obras) e a igreja do Pilar que tem iluminação artistica e é simbolo da história da BF.

A Fazenda Cordoaria está em plena atividade e a Matriz de Piedade tb está em ótimas condições.

As ruínas não ficam em espaço urbano. Sim, todas estão de pé :D

Todas essas ruínas fazem parte de cidades fantasmas. Há visitação guiada :)

·
Baixada Fluminense
1,090 Posts
Discussion Starter #4
Depois da reforma :cheers:

·
Baixada Fluminense
1,090 Posts
Discussion Starter #6
^^ eu tb rs
A Baixada colonial cresceu em volta dos rios e a de hoje cresceu em volta da ferrovia. A grande conseqüência disso foi a morte de várias cidades que eram dependentes dos portos fluviais.

·
Banned
7,578 Posts
Interessante. Nunca imaginei que a Baixada pudesse ter patrimônio histórico.
Me diz uma coisa: estas construções ainda estão de pé? Porque praticamente estão todas jogadas às traças, e as fotos parecem ser antigas.
Essa frase me fez pensar a imagem que vendem da nossa região para o resto do país, via concessões públicas.

Nunca vi na TV, salvo raras e honrosas exceções, o patrimônio histórico e cultural que a Baixada possui. Isso inclui tudo o que foi mostrado neste tópico.

Para alguns, que acham que vivem numa Dinamarca em terra brasilis, vale muito mais estabelecer rótulos para ganhar dinheiro. Até porque, "Baixada Fluminense" sempre soou, a rigor, como sinônimo de favelas, miséria e violência. Pra quê fazer diferente?

Acima de tudo, parabéns pelo seu trabalho, Stefano!

·
Baixada Fluminense
1,090 Posts
Discussion Starter #10
As ruínas tem seu charme :D tanto que elas chamam mais atenção no Thread que as construções que estão em boas condições hehehe (ninguém comenta delas uuhauha)

·
Registered
3,939 Posts
Essa frase me fez pensar a imagem que vendem da nossa região para o resto do país, via concessões públicas.

Nunca vi na TV, salvo raras e honrosas exceções, o patrimônio histórico e cultural que a Baixada possui. Isso inclui tudo o que foi mostrado neste tópico.

Para alguns, que acham que vivem numa Dinamarca em terra brasilis, vale muito mais estabelecer rótulos para ganhar dinheiro. Até porque, "Baixada Fluminense" sempre soou, a rigor, como sinônimo de favelas, miséria e violência. Pra quê fazer diferente?

Acima de tudo, parabéns pelo seu trabalho, Stefano!
É verdade. Tudo o que eu vejo na TV sobre a Baixada é uma novela que sequer deve ter sido gravada na Baixada, onde fazem questão de mostrar para o país o quanto a elite a considera o "fim do mundo".

Parabéns foristas por desmistificarem e mostrarem para nós a verdadeira Baixada Fluminense. :)

·
Baixada Fluminense
1,090 Posts
Discussion Starter #12
Vou ver se consigo fotos de Santo Aleixo :D
É um dos recantos da BF!

·
Baixada Fluminense
1,090 Posts
Discussion Starter #13 (Edited)

Rapel na cachoeira de Monjolo em Santo Aleixo, distrito de Magé. Foto Mariana

·
Eduardo Lima
6,485 Posts
Parabéns, Stefano!
O thread ficou simplesmente sensacional, bem diferente do habitual!

A história da BF é riquíssima! Só é uma pena quase a totalidade deste patrimônio estar em ruínas...

Não pude deixar de notar algumas semelhanças arquitetônicas dessa região com SG. Compare a Fazenda de São Bento, em Caxias, com a Fazenda Colubandê, em São Gonçalo:

Sobre prefeituras, a daqui também era bem bonita, olha só:

Devido a problemas o prefeito da cidade foi caçado e o seu vice ao receber um oficio pedindo o "tombamento" do prédio, simplesmente o demoliu... rs Ele não entendeu o significado de "Tombar"... a notícia foi manchete do "jornal da lavoura" principal jornal da BF na época! :nuts:
O prédio não existe mais, mas acredito que não tenha sido por um motivo tão bizarro quanto esse de Nova Iguaçu! :lol:

·
Registered
984 Posts
Cara, vc está de parabéns, mto bom seu thread.
Realmente nossa Baixada tem muita história, muita coisa a ser explorada.
Queria saber onde começa essa estrada real do comércio, tenho muita curiosidade em conhecer.
vlw

·
Baixada Fluminense
1,090 Posts
Discussion Starter #16 (Edited)
^^ nem fala rs
foi bizarro mesmo rs
Coloquei mais para mostrar como a Baixada era interior, olha o nome do jornal "Jornal da Lavoura" uhauhauhauhauha... Uma pena que tanto a "velha guanabara" quanto a nova, foram meio que "destruídas" pelo poder público do antigo "Estado da Guanabara" que não visava o desenvolvimento regional da BF e sim no desvio de novos migrantes.

MAS falar que a BF foi destruída tb é um erro. A miséria está na boca de quem não conhece e ainda ganhamos um povo trabalhador, que faz a região prosperar a cada dia! Crescer quando todo mundo joga contra e fazer cidades nascerem com base em um povo que não tinha mais que algumas moedas no bolso quando chegaram aqui... Bem, é uma coisa a se pensar.

Realmente os prédios são MUITO parecidos o_O Alias me lembra uma fazenda que aquele cara ganhador da mega sena comprou antes de ser morto pela própria esposa rs (acho que é em itaboraí).

·
Baixada Fluminense
1,090 Posts
Discussion Starter #17
Cara, vc está de parabéns, mto bom seu thread.
Realmente nossa Baixada tem muita história, muita coisa a ser explorada.
Queria saber onde começa essa estrada real do comércio, tenho muita curiosidade em conhecer.
vlw
Rapaz eu juro que eu sabia... rs! Fica pro próximo thread :lol:

·
Baixada Fluminense
1,090 Posts
Discussion Starter #19
Obrigado gente!
uma pena, senti falta de alguma participação, mas ta valendo obrigado aos foristas da RM que marcaram presença, isso mostra o interesse que nosso povo tem com a região e aos foristas de outros estados que também participaram :D

1 - 20 of 26 Posts