Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 50 Posts

·
Crucismogiensis
8,407 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
No último domingo (26/07/2009) fui, juntamente com minha noiva (que fez a bondade de dirigir para eu tirar estas fotos), daqui de Mogi das Cruzes até Porto Feliz, na região de Sorocaba, visitar os meus padrinhos.

No trajeto passamos por cinco rodovias estaduais:

- Mogi-Dutra (SP-88);
- Ayrton Senna (SP-70);
- Castello Branco (SP-280);
- SP-75;
- Marechal Rondon (SP-300)

além da Marginal Tietê.

Infelizmente o tempo estava chuvoso, atrapalhando um pouco a qualidade das fotos.

Houve também um contratempo. Na ida, na altura do Alphaville, a bateria da minha câmera acabou, e o trajeto restante acabei registrando apenas na volta.

01. Início da Rodovia Mogi-Dutra (SP-88), na altura do Jardim Araci, em Mogi das Cruzes. Ao fundo é possível ver o “torii”, pórtico em homenagem ao Centenário da Imigração Japonesa.

02. Início da subida da Serra do Itapety, onde começa o maior viaduto da Rodovia Mogi-Dutra, com quase um quilômetro de extensão.

03. Quase chegando ao topo da Serra do Itapety.

04. Descida da serra.

05. A Mogi-Dutra (nome oficial: Rodovia Pedro Eroles) foi construída no início da década de 1960, ligando Mogi das Cruzes à Via Dutra, na cidade de Arujá, com uma extensão aproximada de 20 quilômetros.

06. Trecho próximo ao trevo do Condomínio Aruã.

07. A Mogi-Dutra foi duplicada em 2004 em seu trecho mais movimentado, os 12 quilômetros entre a Rodovia Ayrton Senna e Mogi das Cruzes.

08. Entroncamento da Mogi-Dutra com a Ayrton Senna, em frente à fábrica da GM, em Mogi das Cruzes.

09. Rodovia Ayrton Senna (SP-70).

10. Há cerca de um mês a Ayrton Senna está sob concessão da Ecopistas.

11. “Aqui passa o Tópico de Capricórnio”, presente em algumas outras rodovias paulistas cortadas por esta linha imaginária.

12. Inaugurada em 1982 e com 48 quilômetros de extensão, a Rodovia Ayrton Senna (SP-70) liga a Capital Paulista ao Vale do Paraíba, no município de Guararema, onde a SP-70 prossegue por mais 70 quilômetros na Rodovia Carvalho Pinto.

13. Trecho de Itaquaquecetuba.

14. Pedágio de Itaquá.

15. Trecho de São Miguel Paulista, já em São Paulo.

16. Interseção com a Avenida Jacu-Pêssego, na Zona Leste.

17. Interseção com a Rodovia Hélio Smidt (SP-21), acesso ao Aeroporto Internacional de São Paulo-Guarulhos.

18. Obras do Viaduto Paulo Faccini, sob a Via Dutra, em Guarulhos.

19. Trecho que cruza o Parque Ecológico do Tietê. Depois do acesso ao aeroporto, a Ayrton Senna passa a contar com 4 faixas em cada sentido. A concessionária irá construir vias marginais neste trecho.

20. Fim da Ayrton Senna com o asfalto um pouco judiado (a DERSA abandonou-a antes da concessão).

21. Início da Marginal Tietê, na Zona Leste.

22. Penha de França.

23. Tatuapé-Carrão.

24. Obras de ampliação da Marginal Tietê.

25. Do outro lado do Rio Tietê é possível ver as torres de iluminação do Estádio do Canindé, Portuguesa de Desportos.

26. Aqui dá para ver a “canalização” feita no Rio Tietê há cerca de três anos.

27. Ponte Cruzeiro do Sul, por onde passa a Linha 1-Azul, do Metrô, ao lado do Terminal Rodoviário do Tietê.

28. Torres de observação da Ponte das Bandeiras, na Zona Norte.

29. À esquerda está o Sambódromo.

30. PlayCenter, na Barra Funda.

31. Sede do Estadão.

32. Parque gráfico da Editora Abril, na Freguesia do Ó.

33. Ponte ferroviária por onde passa a Linha 7-Rubi, da CPTM. À direita está o acesso à Rodovia dos Bandeirantes (SP-348).

34. Monumento e viadutos de acesso da Rodovia dos Bandeirantes.

35. Complexo Viário Ulysses Guimarães (Rodovia dos Bandeirantes).

36. Obras do Complexo Anhangüera (Rodovia Anhangüera).

37. Acesso à Rodovia Castelo Branco.

38. À esquerda está o Cebolão, entroncamento entre as marginais Tietê e Pinheiro e da Castello Branco.

39. Início da Castelo Branco (SP-280).

40. Pedágio da via marginal, com obras de ampliação.

41. Alphaville, em Barueri.

42. Shopping Tamboré, em Alphaville.

43. O “arranha-céu” à direita, envolto em nuvens, é o 12º edifício mais alto do país. O edifício West Side possui 147 metros de altura e 37 andares.

AQUI A BATERIA ACABOU.

VAMOS ÀS FOTOS DA VOLTA.

44. Rodovia Marechal Rondon, no contorno de Porto Feliz.

45. Logo na saída de Porto Feliz em direção à Itu, a pista volta a ser simples.

46. Este trecho será duplicado em breve pela concessionária Rodovia das Colinas.

47. A Rodovia Marechal Rondon (SP-300) possui 558 quilômetros de extensão, ligando Jundiaí à divisa com o Mato Grosso do Sul, em Castilho.

48. Entre Porto Feliz e Itu são apenas 20 quilômetros.

49. Obras de duplicação na chegada à Itu.

50. Chegando em Itu a Marechal Rondon volta a ter pista dupla.

51. Sede e fábrica da Schincariol.

52. Interseção da Marechal Rondon com a SP-75. Itu está ao fundo.

53. A SP-75 liga Campinas à Sorocaba, numa extensão de 77 quilômetros, sendo totalmente duplicada. Possui várias denominações em sua extensão: Santos Dumont (Campinas-Viracopos), Ermênio de Oliveira Penteado (Viracopos-Salto), Hélio Steffen (contorno de Salto), Archimedes Lammoglia (contorno de Salto-Castelo Branco) e José Ermírio de Morais (Castelo Branco-Sorocaba).

54. É administrada pela Rodovia das Colinas (Campinas-Castelo) e pela Viaoeste (Castelo-Sorocaba).

55. Aproximando da interseção com a Rodovia Castelo Branco.

56. Interseção da SP-75 com a Castelo Branco.

57. Entrando na Rodovia Castelo Branco (SP-280).

58. Domingão à tarde é assim: tráfego intenso (estamos há 70 quilômetros de São Paulo).

59. Inaugurada em 1968, a Castelo Branco foi a primeira auto-estrada brasileira. Possui 315 quilômetros de extensão, ligando a Capital Paulista à SP-255, em Espírito Santo do Turvo.

60. Desde 1998 está sob a administração de três concessionárias: Viaoeste, Rodovia das Colinas e SPVias.

61. Novo posto/shopping em construção, próximo à São Roque.

62. Estes até que estavam sem pressa.

63. A Castelo Branco não cruza nenhuma área urbana após Jandira (em direção ao interior), numa extensão de quase 280 quilômetros.

64. A conservação da rodovia é impecável.

65. Tráfego intenso.

66. Genéricos Eurofarma, em Itapevi.

67. Alphaville ao fundo.

68. Skyline do Alphaville, em Barueri.

69. Fim.

·
YakisobRa lover
635 Posts
Bela viagem :D

Gosto muito da Castello, esse fds vou usar ela pra me deslocar ate Marilia :)

·
Registered
4,441 Posts
Rodovia com chuva, nenhuma mulher da minha familia iria dirigir esse carro ahuahuahu, serio na minha familia as mulheres naum curtem mto dirigir ainda mais na chuva e rodovia.........

Show as fotos, adoro esses topicos recheados de fotos...

Faz tempo q naum vo pra SP impressionante como é CINZA, isso me chama atenção na marginal ainda mais depois da canalização do rio tiete...

·
Debeluzo
109 Posts
Belo thread! Só gostaria de fazer uma correção: a ponte da foto 33 não é a Nova Fepasa. A ponte Nova Fepasa fica mais adiante, entre o Complexo Anhanguera e a Ponte dos Remédios. Ela foi construída basicamente para atender ao antigo Frigorífico Bordon. Hoje ela está desativada.
A ponte que aparece na foto 33 atende a linha 7 - Rubi da CPTM.

·
Registered
3,341 Posts
Odeio dirigir na Chuva!
Parabéns pelo ato bravo e corajoso! :lol:

Estes tapetões paulistas e seus pedágios maravilhosos.......gostei muito do Thread, meus parabéns! :eek:kay:

·
Annoying ex-moderator
17,643 Posts
Já vi que o caco é um apaixonado por rodovias, igual eu :D

Caco, não sei com qual frequencia voce passar por Itu, mas tenho visto aquela cidade dar um salto economico. Novas empresas, duplicação de tudo quanto é rodovia que passa por ela...

Já passei pela rodovia Pedro Eroles em Mogi, uns 2 anos atrás. Quanto a Castello, sem comentários, é impressionante o trafego dela na volta dos finais de semana, fora a conservação que fica pau a pau com a bandeirantes!

·
Indústria da Multa S.A.
6,320 Posts
Belo thread...

Quase todo final de semana faço o percurso Itapevi - Mogi das Cruzes de moto, com aproximadamene 110km de distância em mais ou menos 1h20', saindo no km 35 da Castello (Eurofarma).

Espero que a Ecopistas arrume em breve os buracos da Ayrton Senna, porque não me conformo em andar numa pista irregular e ser obrigado à pagar um pedágio que considero caro para motos (R$ 2,30).

·
Crucismogiensis
8,407 Posts
Discussion Starter · #11 ·
Belo thread! Só gostaria de fazer uma correção: a ponte da foto 33 não é a Nova Fepasa. A ponte Nova Fepasa fica mais adiante, entre o Complexo Anhanguera e a Ponte dos Remédios. Ela foi construída basicamente para atender ao antigo Frigorífico Bordon. Hoje ela está desativada.
A ponte que aparece na foto 33 atende a linha 7 - Rubi da CPTM.
Obrigado pela correção, Debeluzo, já fiz a alteração no post.

·
22°52'S 47°03'W
20,842 Posts
Adoro esses tópicos de viagem! Aliás, eu também os faço... :D
Não podia deixar de prestigiar o seu trabalho. Foi muito interessante conhecer todas essas rodovias, das quais as únicas que eu conheço são a Santos Dumont (SP-075) e a Marginal do Tietê (SP-015). Bom trabalho, apesar desse tempo...

·
Crucismogiensis
8,407 Posts
Discussion Starter · #13 · (Edited)
rodovias tapetes muito boas só uma pergunta:
qtos pedagios vc passou nessa viagem?
Eu teria passado por 3 praças de pedágios, mas como na volta fui visitar um amigo em Alphaville, acabei passando pelo pedágio da marginal da Castelo.

Abaixo vai a relação das 4 praças de pedágio por onde passei:

Castelo Branco (sentido interior): R$ 11,20
Castelo Branco (sentido Capital): R$ 7,60
Marginal da Castelo (sentido Capital): R$ 6,50
Ayrton Senna (sentido interior): R$ 4,60

Total: R$ 29,90 em 340 km (R$ 0,087 por quilômetro)

·
Crucismogiensis
8,407 Posts
Discussion Starter · #14 ·
Já vi que o caco é um apaixonado por rodovias, igual eu :D

Caco, não sei com qual frequencia voce passar por Itu, mas tenho visto aquela cidade dar um salto economico. Novas empresas, duplicação de tudo quanto é rodovia que passa por ela...
É verdade, Erico. Um grande quantidade de indústrias estão se alojando na cidade e o setor imobiliário sofre uma grande expansão, principalmente nos loteamentos de luxo. A Rodovia das Colinas está concluindo a construção do contorno de Itu, que passará a receber o tráfego da SP-300 que hoje passa por dentro de Itu.

Já passei pela rodovia Pedro Eroles em Mogi, uns 2 anos atrás. Quanto a Castello, sem comentários, é impressionante o trafego dela na volta dos finais de semana, fora a conservação que fica pau a pau com a bandeirantes!
A Castelo Branco possui um nível de conservação igual ao da Bandeirantes, mas bem que poderia receber uma quarta faixa entre a Capital e Sorocaba (a Bandeirante ganhou sua quarta faixa entre a Capital e o entroncamento com a Anhanguera).

·
Crucismogiensis
8,407 Posts
Discussion Starter · #15 ·
Espero que a Ecopistas arrume em breve os buracos da Ayrton Senna, porque não me conformo em andar numa pista irregular e ser obrigado à pagar um pedágio que considero caro para motos (R$ 2,30).
Há algumas semanas andei por toda a extensão da Carvalho Pinto e pude notar algumas melhorias na conservação na rodovia, como a limpeza de algumas placas de sinalização e a pinturas das faixas no asfalto. Ainda não começaram a mexer no asfalto (na Ayrton Senna, pois o da Carvalho está muito bom) e nem trocar algumas placas que não mais refletem os faróis duante a noite.

·
Registered
5,770 Posts
A Castelo é excepcional, adoro andar nela......
Tomara que a Colinas conclua a duplicação da Rondon entre Itu e Tietê pois a nova concessionária do trecho Tietê-Bauru (Rodovias do Tietê) não fará a duplicação nem na serra de Botucatu, só mesmo o contorno de Laranjal Paulista (em pista simples, o mesmo que fizeram na Raposo em São Roque) e um pouco de duplicação do trecho laranjalense.

Caco: Além da Colinas, a SP-75 é administrada pela Viaoeste tb no trecho Itu-Sorocaba (José Ermirio de Moraes).

·
Crucismogiensis
8,407 Posts
Discussion Starter · #17 ·
A Castelo é excepcional, adoro andar nela......
Tomara que a Colinas conclua a duplicação da Rondon entre Itu e Tietê pois a nova concessionária do trecho Tietê-Bauru (Rodovias do Tietê) não fará a duplicação nem na serra de Botucatu, só mesmo o contorno de Laranjal Paulista (em pista simples, o mesmo que fizeram na Raposo em São Roque) e um pouco de duplicação do trecho laranjalense.
Esse novo método de concessão das rodovias feita pelo governo estadual deixou a desejar por não obrigar em contrato que as rodovias sejam duplicadas em seus trechos mais movimentados, como foi feito na primeira fase de concessões, em 1998. É caro andar pelas que foram concessionadas no primeiro lote, mas todas, sem exceção, estão impecáveis.

Caco: Além da Colinas, a SP-75 é administrada pela Viaoeste tb no trecho Itu-Sorocaba (José Ermirio de Moraes).
Obrigado pela correção, Luiz.

·
Registered
17,663 Posts
Belo thread...

Quase todo final de semana faço o percurso Itapevi - Mogi das Cruzes de moto, com aproximadamene 110km de distância em mais ou menos 1h20', saindo no km 35 da Castello (Eurofarma).

Não sabia que motos estão pagando pdagios em SP

·
Registered
4,718 Posts
Belíssimas fotos caco!! Também adoro viajar de carro, principalmente pelas excelentes rodovias que cercam a RM de São Paulo. A Castelo Branco é um show à parte, quando vou à SP percorro ela inteirinha, do km 317 ao 15, segurança total.. pra sofrer um acidente nela só mesmo sendo muito distraído. A parte mais "legal" da Castelo sem dúvidas é depois do trevo de Sorocaba(com a SP-075), ela fica bem movimentada, mostrando a "cara" de São Paulo pra quem vem do interior.

Obrigado pelas fotos, estão excelentes, e como disse nosso amigo, seria uma ótima idéia postá-las no Infra Internacional... :)

1 - 20 of 50 Posts