SkyscraperCity banner

1 - 17 of 17 Posts

·
Registered
950 Posts
Discussion Starter #1
:hi:

Debrecen é a segunda cidade mais populosa da Hungria, com 205 mil habitantes. Não consegui descobrir muita coisa sobre origens e fundação; as primeiras referências datam de 1235 (http://eng.debrecen.hu/city/history). Está localizada a pouco mais de 200km a leste de Budapeste.

As fotos são minhas. A maioria está no Flickr; outras talvez eu tenha que hospedar no Imgur por motivo de ~bug no Flickr~.
Bem, vamos lá:

01. Igreja Reformada, principal cartão postal da cidade - que foi o centro da Reforma Protestante na Hungria:

Goulash de Soja, no Flickr
^^
As torres funcionam como mirante, mas só soube disso no final da viagem. :(

02.

03. Festival que estavam realizando na praça principal:

04.

05.

06.

07.

08.

09.

10. Ainda na região da praça principal:

11.

12.

13.

14.

15.

16.

17.

18.

19.

20.

21.

(Continua...)

·
Registered
950 Posts
Discussion Starter #2 (Edited)
22. Em frente à prefeitura, saindo de uma cerimônia de casamento civil:

23. A onda das caricaturas chegou por lá:

24. Estavam organizando um festival de mézeskalács, que é um tipo de pão de mel com um toque de gengibre, decorado das mais diversas formas. Esse é o basicão:

25. Esses são mais elaborados:

26.

27.

28.

29.

30.

31.

32.

33.

34.

35.

(Continua...)

·
Registered
950 Posts
Discussion Starter #3
36.

37. Prédio principal da universidade. Um dos principais cartões postais de Debrecen:

38. Até a foto 40: universidade.

39.

40. Já tinha ouvido falar nessa ideia de colocar adesivos de pássaros nos vidros para impedir que os pássaros de verdade colidissem ao tentar atravessar... mas nunca tinha visto nada desse tipo:

41. O prédio à esquerda é um tribunal. Também aparecem os tais adesivos:

42.

43.

44.

45. Teatro:

46.

47.

48. Museu:

49. Cafeteria fofinha. Esses lugares me lembram a Déa. :)

50. Sinagoga ortodoxa:

51.

52.

(Continua...)

·
Registered
950 Posts
Discussion Starter #4
53.

54. Perto da universidade existem alguns parques e áreas verdes:

55.

56.

57.

58.

59. Nessa parte existe também um estádio (capacidade: 20.000 pessoas) contornado por uma pista que o pessoal usa para correr e caminhar:

60. Debrecen tem uma cultura futebolística um pouco mais forte que em outras partes da Hungria.

61.

Essas foram as fotos do thread.

Debrecen é uma cidade universitária vibrante, com muitos alunos estrangeiros - principalmente africanos e asiáticos. Tem também um aeroporto que recebe voos de empresas low cost.

Minha impressão: não é tão charmosa como outras cidades húngaras que tive oportunidade de visitar, mas a experiência lá foi muito boa e eu certamente voltaria.

Até o próximo thread! :hi:

·
Hellas
5,370 Posts
Bem arrumada a cidade, parece ter uma populacao bem maior que 250 mil hab.

Tambem me chamou a atencao que ha' pouca pixacao.

Obrigado por postar, fessora!

• Like
Reactions: Neófita

·
Registered
950 Posts
Discussion Starter #8
^^
Bem vindo, Lafa!

Realmente a cidade parece maior. Já no verão essas cidades universitárias tendem a se esvaziar bastante.

Vi alguns rabiscos em áreas residenciais - geralmente nos portais dos commie blocks (alguns blocos maiores têm uma espécie de galeria de passagem), propriedades abandonadas e quadros de luz/telefonia. Mas agora que você falou, reparei que a foto 51 tem um tapume e ele está praticamente limpo.

Aqui alguns exemplos:
- V. quadro à direita:

Passagem de um blocão:

Grafite:

Mas realmente não é algo que se veja tanto como em outras cidades.

·
Registered
2,798 Posts
Cidade simpática e bem estruturada, apesar de nada de destaque (pelo que foi mostrado)para outras cidades medianas europeias.
Obrigado por compartilhá-la, Neófita!!! :cheers:

·
^.^
6,012 Posts
Oi, miga!

Adorei o thread! Eu gosto tanto de ver fotos da Hungria, não sei o porquê de não procurar mais pela internet.

A cidade é uma graça! Tudo limpinho e organizado...ah, que sonho..rs

Adorei os mézeskalács, dá até dó de comer...

E eu sou apaixonada por cafeterias, ainda mais lindinhas como essa...:heart:

Obrigada pela lembrança!! rs Adoro quando veem coisas e lugares e lembram de mim... :hug:

Belo thread...parabéns e muito obrigada por compartilhar com a gente, viu? E tb não deixe de fotografar os ipês!!

bjks e :hug:

·
Registered
950 Posts
Discussion Starter #13
Cidade simpática e bem estruturada, apesar de nada de destaque (pelo que foi mostrado)para outras cidades medianas europeias.
Obrigado por compartilhá-la, Neófita!!! :cheers:
Ótimo registro! Bem interessante o lugar.
A cara da Hungria.
Oi, miga!

Adorei o thread! Eu gosto tanto de ver fotos da Hungria, não sei o porquê de não procurar mais pela internet.

A cidade é uma graça! Tudo limpinho e organizado...ah, que sonho..rs

Adorei os mézeskalács, dá até dó de comer...
E eu sou apaixonada por cafeterias, ainda mais lindinhas como essa...:heart:
Obrigada pela lembrança!! rs Adoro quando veem coisas e lugares e lembram de mim... :hug:

Belo thread...parabéns e muito obrigada por compartilhar com a gente, viu? E tb não deixe de fotografar os ipês!!

bjks e :hug:
Obrigada pelos comentários, pessoal!

Realmente tentei registrar vários aspectos para mostrar o jeitão do lugar e fico feliz se consegui! :banana:
Eu queria também ter dado um pulinho na Romênia (teria rendido mais um thread), mas tive algumas dificuldades com o transporte. Fica para a próxima. :cry:

@Déa: Miga, você por aqui! :hug:
Pois é, lembrei das comidinhas dos seus threads!
O mézeskalács dá pena de comer mesmo... o jeito é tirar uma foto antes! :lol:

E vou continuar fotografando os ipês. A floração está começando ainda... por enquanto só registrei alguns apressadinhos.

Bjks!

·
Registered
950 Posts
Discussion Starter #16
@Cassianoitu e @abrandao: fico feliz que tenham gostado! :eek:kay:

Meu olhar de invejinha para o abrandao:

:lol: :lol: :lol: :jk: [Queria ver o mundial de esportes aquáticos daqui a algumas semanas em Budapeste, hehe!]

O festival/evento mais conhecido em Debrecen é o carnaval das flores, em agosto. Aqui a programação: http://eng.debreceniviragkarneval.hu/

1 - 17 of 17 Posts