SkyscraperCity banner
1 - 1 of 1 Posts

·
Subway and train Forever!
Joined
·
17,073 Posts
Discussion Starter · #1 ·
O aumento é devido à migração para o Bilhete Único e à entrada em operação da estação Imigrantes n alinha 2-Verde. (28/04/06)

O Metrô de São Paulo estabeleceu na última semana um novo patamar de demanda, com 2.006.133 entradas diárias em suas 53 estações atuais. Somando-se as transferências gratuitas entre linhas, o total transportado chega a 2,8 milhões de usuários num único dia. Esse crescimento na demanda já era esperado e vem sendo acompanhado desde a implantação do Bilhete Único integrado com o Metrô e os trens da CPTM.

Até o encerramento da operação comercial de ontem (dia 27), a média diária de entradas neste mês chegou a 1,95 milhão de entradas, valor 8,9% superior ao do mesmo período do ano passado, que era de 1,79 milhão de entradas.
Com a conclusão da implantação dos validadores de Bilhete Único na linha 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera - Palmeiras/Barra Funda), no último final de semana, o Metrô vem estabelecendo sucessivos aumentos de demanda. Esse acréscimo no volume transportado deve ser atribuído a fatores como a implantação do Bilhete Único e a entrada em operação da estação Imigrante da linha 2-Verde.

A estação Imigrantes apresenta, no momento, um movimento médio diário de 7.000 entradas.

Bilhete único na linha 5

Até o final da primeira quinzena do próximo mês, os validadores estarão em funcionamento em todo o sistema metroviário, com a implantação dos equipamentos nas seis estações da Linha 5-Lilás (Capão Redondo, Campo Limpo, Vila das Belezas, Giovanni Gronchi, Santo Amaro e Largo Treze).
A intenção de utilização do Bilhete Único no sistema metroviário já havia sido diagnosticada na recente pesquisa de caracterização do perfil socioeconômico do usuário, realizada pelo Metrô, onde 76% dos entrevistados demonstraram interesse em migrar para o novo sistema de bilhetagem.

5º do mundo em passageiros transportados

O Metrô de São Paulo é o quinto do mundo em carregamento, com 8,8 milhões de passageiros transportados por ano/ km de linha.

O primeiro nesta classificação é o Metrô de Moscou (Rússia), com 12 milhões de passageiros transportados por ano/ km de linha; seguido pelo de Tóquio (Japão), com 11,2 milhões de passageiros; Hong Kong, com 10 milhões de passageiros; e Seul (Coréia do Sul), com 9,6 milhões de passageiros transportados por ano/ km de linha.

Expansão do Metrô

Com o objetivo de ampliar a mobilidade das pessoas na segunda maior cidade do planeta, o Governo do Estado de São Paulo está investindo na construção simultânea de duas linhas do Metrô: a expansão da Linha 2-Verde, da estação Ana Rosa à Alto do Ipiranga (passando pelas novas estações Chácara Klabin e Imigrantes) e a linha 4-Amarela, entre as estações Vila Sônia e Luz.
São mais 14 estações (três da Linha 2 e 11 da Linha 4) e acréscimo de 16,3 quilômetros de extensão na rede metroviária.
No final de 2008 deverá estrar em funcionamento a primeira etapa da Linha 4 com a operação dos 12,8 quilômetros de vias subterrâneas e as seis estações prioritárias da Linha 4 (Butantã, Pinheiros, Faria Lima, Paulista, República e Luz). A demanda diária prevista nesta fase é de 750 mil passageiros.

A segunda etapa deverá ser entregue em 2012, com a inauguração das demais cinco estações (Vila Sônia, Morumbi, Fradique Coutinho, Oscar Freire e Higienópolis).
Após a conclusão da segunda etapa, a demanda diária estimada para a Linha 4-Amarela é de 900 mil passageiros.

Fonte:
http://www.stm.sp.gov.br/noticias/nt_frame_2284.htm
 
1 - 1 of 1 Posts
Top