SkyscraperCity banner
1 - 13 of 13 Posts

·
Registered
4,451 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Eu não sabia disso :p:p

Sei q houve um incêndio, supostamente criminoso, pouco antes da entrega da estação ao governo. Mas não sabia deste acrescimo. Posto 2 fotos abaixo mostrando a diferença.

fonte: http://www.estacaodaluz.org.br/
"Depois de 45 anos de operação, o contrato de cessão da São Paulo Railway chegou ao fim e a operação da estrada de ferro passou a ser de responsabilidade do Governo Federal. No entanto, em novembro de 1946, na véspera da assinatura de termo de encampação, ocorreu um grande incêndio que destruiu boa parte do edifício. Felizmente, o fogo não danificou a estrutura metálica nem a ala oeste do edifício.

Durante a reforma da Estação da Luz, aproveitou-se para fazer uma reforma no prédio, como descreve a arquiteta Beatriz M. Kühl: “As obras de reconstrução das partes danificadas estenderam-se de 1947 a 1951. Vultosas modificações foram feitas no edifício de alvenaria, com o acréscimo de um andar. Apesar da alteração na volumetria original, esse acréscimo se deu pela repetição dos mesmos desenhos da fachada primitiva, reproduzindo-se o detalhamento, a ornamentação e a mesma relação de cheios e vazios. Para a cobertura do setor foi mantida a mesma solução estrutural e de revestimento do projeto original. A cúpula da torre do relógio foi refeita.

foto do início do século

foto de 2004 (estas obras frente a estação já estão terminadas)

·
Registered
4,451 Posts
Discussion Starter · #2 ·
Agora q lí ví q meu português está horrendo neste thread.. :p:p:p foda-se não vou arrumar, esse negócio demora pora cacete pra entrar no edit e depois salvar as modificações...

·
**16º ano**
**17º ano**
25,746 Posts
Também já tinha ouvido falar nesse incêncio, mas nunca tinha visto as fotos do "antes e depois". A modificação ficou muito boa.

·
eSPetacular
8,911 Posts
Valeu, JoseRodolfo!!! Sabe que eu já tinha visto milhares de fotos bem antigas da estação da Luz e nunca tinha reparado que após o o incêndio ela havia sido modificada. Apesar de terem acrescentado um andar, a modificação parece ter sido muito sútil, sei lá... Mas ficou bem legal!

·
Carpe Noctem
4,756 Posts
Essa estação é linda, mas essa foto do começo do século tá mais bonita ainda! =)

·
Gabriel
7,483 Posts
GuilhermeC said:
É nesse segundo andar que vão construir várias instalações para crianças sobre a Língua Portuguesa?
Não sei exatamente onde vai ser, imagino que sim... mas na verdade não tem nada de "instalações para crianças", vai ser o maior centro de língua portuguesa do Brasil, para pesquisas, debates, definições de língua... vai ser O instituto de língua portuguesa no Brasil, não tem nada de "crianças usam Lego pra aprender português", hehehehe!

·
Registered
1,951 Posts
Não sei, mas acho que ele era mais bonito antes da reforma, o prédio parecia mais harmônico..... se bem que eu posso estar sendo influenciado pelo entorno, que na época era muito mais agradavel aos olhos... de qualquer forma este prédio é LINDO!!

1 - 13 of 13 Posts