Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 33 Posts

·
Registered
7,422 Posts
Discussion Starter · #1 ·
De vez em quando é bom desviar o olhar das grandes metrópoles e conhecer o interiorzão desse nosso Brasil!

Reuni neste thread os sete menores Municípios - por população - do estado do Rio Grande do Sul.
Ah, eles não tão em ordem de população (na verdade, tão em ordem das melhores fotos, hehehe). Aliás, deu um trabalhão garimpar as fotos abaixo - os dois últimos Municípios são tão desconhecidos que não tem fotos, então nesse caso vocês vão ter que contar apenas com as imagens do Google Earth. :)

Bom, aqui vai. Comentem, pessoal!

1) Lagoa dos Três Cantos

Fotos de Oalexrw, BrenoB

Localiza-se a uma latitude 28º34'15" sul e a uma longitude 52º51'28" oeste, estando a uma altitude de 482 metros. Sua população estimada em 2008 era de 1 634 habitantes.

1.1

1.2

1.3

1.4

1.5

1.6

1.7

1.8

1.9

1.10

1.11

1.12

1.13

1.14

1.15

1.16

1.17

2) Linha Nova

Fotos de Diego Carraro, Lula Kehl , Chris Albers, Raoni Vincent

Localiza-se a uma latitude 29º28'03" sul e a uma longitude 51º12'03" oeste, estando a uma altitude de 365 metros. Sua população estimada em 2008 era de 1 522 habitantes. Está situado a 87 km da Capital.

2.1

2.2

2.3

2.4

2.5

2.6

2.7

2.8

2.9

2.10

2.11

2.12

2.13

3) Vista Alegre do Prata

Fotos de Marcus Lanzoni, João Costa Curta

Localiza-se a uma latitude 28º48'31" sul e a uma longitude 51º47'25" oeste, estando a uma altitude de 562 metros. Sua população estimada em 2008 era de 1 517 habitantes.

3.1

3.2

3.3

3.4

3.5

3.6

3.7

3.8

4) Montauri

Fotos de Alice Toigo, Elizabeth Nardi

Localiza-se a uma latitude 28º39'07" sul e a uma longitude 52º04'12" oeste, estando a uma altitude de 449 metros. Sua população estimada em 2008 era de 1 615 habitantes. Possui uma área de 70,664 km².
Curiosamente, segundo o censo brasileiro do ano 2000, efetuado pelo IBGE, Montauri é o único município brasileiro onde a totalidade da população se declarou de cor branca.[5] O município se originou de um grupo de colonos italianos em 1904.

4.1

4.2

4.3

4.4

4.5

4.6

4.7

5) André da Rocha

Fotos de Macflei

Localiza-se a uma latitude 28º37'50" sul e a uma longitude 51º34'18" oeste, estando a uma altitude de 700 metros. Sua população estimada em 2008 era de 1 262 habitantes [2], sendo a menos populosa do estado.

5.1

5.2

5.3

5.4

5.5

5.6

6) Coqueiro Baixo

Sua população estimada em 2008 era de 1.610 habitantes.
É um município da Região Alta do Vale do Taquari, desmembrado do município de Nova Bréscia e Relvado, através da Lei Estadual n.º 10.765, de 16 de abril de 1996 e instalado em 1.º de janeiro de 2001.

6.1

7) Carlos Gomes

De colonização polonesa, sua população estimada em 2008 era de 1.738 habitantes.

7.1

·
Registered
30,781 Posts
Pequenos municípios , porém muito simpáticos e charmosos.:)
Amei essas cidadezinhas, essas ruas..!
São lindas!:)

Esse município de Lagoa dos Três Cantos parece ter um padrão de vida bem elevado.
É cheio de mansões!

Parabéns ao autor do tópico por pensar nessas cidades!:)

·
Registered
30,781 Posts
Esses lugares parecem transmitir uma paz ...!

·
Registered
22,105 Posts
Típicas cidades do interior do Sul, muito bonitinhas!

Essas (em especial as duas primeiras), estão deveras organizadas, e bucólicas. Parabéns, e tenho que concordar, um dos threads mais interessantes que eu vejo por aqui recentemente.

Essa segunda, "Linha Nova", é de colonização germânica, né?! Notei pela igreja, e também pelo sobrenome de um dos fotógrafos, "Kehl", provavelmente deve ser um parente meu distante hehe :).

·
-*-*-*-
26,725 Posts
Pequenas ilhas urbanas ainda livres da criminalidade das grandes cidades.

·
instagram: t.l.rekarte
59,991 Posts
Nossa!
Nem parece Brasil,muito lindas!inclusive na paisagem a sua volta
mas uma coisa que em deixou muito curioso,nem tanto por causa da arquitetura,foram as casas,são grandes!
imagino que em pequenas cidades,como estas,a população n seja rica,como consegue construir casas grandes e ainda preserva-las?
achei isto,incrivel

·
Registered
1,147 Posts
Duas observações:

1- Qual a diferença entre um município nanico e um vilarejo dentro de outros município maiorzinho? O custo de um prefeito e vereadores.

2- Por considerar como urbana parte da população desses municípios que eu não confio muito nas estatísticas do IBGE.

·
Registered
7,422 Posts
Discussion Starter · #11 ·
Pequenos municípios , porém muito simpáticos e charmosos.:)
Amei essas cidadezinhas, essas ruas..!
São lindas!:)

Esse município de Lagoa dos Três Cantos parece ter um padrão de vida bem elevado.
É cheio de mansões!

Parabéns ao autor do tópico por pensar nessas cidades!:)
Valeu pelo comentário! Também tenho muita simpatia por essas cidadezinhas!

Essas casas que você mencionou em Lagoa dos 3 Cantos na verdade fazem parte do CENTRO ADMINISTRATIVO do Município.
Algumas cidades do RS, principalmente de colonização alemã, fizeram centros administrativos reunindo a Prefeitura, Secretarias, Câmara de vereadores, etc., num único local. Se não me enganho , Feliz também tem!

As casas onde o pessoal mora , realmente, aparecem nas fotos 1.2 e 2.3

Se você observar na imagem aérea o centro administrativo fica no canto inferior direito, junto da Lagoa que dá nome ao Município:

MUITO interessante!

Um dos threads mais legais dos últimos tempos!

Parabéns!
Obrigado! Minha idéia é fazer sempre threads que procurem fugir do comum (claro, o comum também é ótimo)!

Típicas cidades do interior do Sul, muito bonitinhas!

Essas (em especial as duas primeiras), estão deveras organizadas, e bucólicas. Parabéns, e tenho que concordar, um dos threads mais interessantes que eu vejo por aqui recentemente.

Essa segunda, "Linha Nova", é de colonização germânica, né?! Notei pela igreja, e também pelo sobrenome de um dos fotógrafos, "Kehl", provavelmente deve ser um parente meu distante hehe :).
Valeu! Tem muita cidade pequena e interessante em SC também, quem sabe os catarinenses se animam e nos mostram algumas dessas jórias? Como cidades que apresentam o enxaimel em tijolo à vista, combinação que acho muito bonita!

Ah, Linha Nova é mesmo de colonização germânica! Dá pra notar , né, pela Igreja da IECLB (Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil), na foto 2.10. hehe. Essa Igreja tá presente em MUITAS cidades do RS e SC.

Pequenas ilhas urbanas ainda livres da criminalidade das grandes cidades.
É mesmo! Se bem que tá acontecendo assaltos a banco até nessas cidades (onde não existe maior estrutura de segurança pública)
Valeu pela participação!

show de mais.
Nunca imaginei dessas cidades, valeu por mostrar.
=D

Bem bonitas, e micro...
hehe
Obrigado!

Mais um thread interessante teu, parabéns mesmo!

Em geral, bastante boas essas micro cidades, mto agradáveis. Destaque p/ Lagoa dos Três Cantos e Linha Nova.
Valeu! Essas duas se sobressaíram mesmo!
Em compensação, André da Rocha me passou a impressão de bem pobre (se não me engano, é mesmo um dos Municípios mais pobres do RS)

Nossa!
Nem parece Brasil,muito lindas!inclusive na paisagem a sua volta
mas uma coisa que em deixou muito curioso,nem tanto por causa da arquitetura,foram as casas,são grandes!
imagino que em pequenas cidades,como estas,a população n seja rica,como consegue construir casas grandes e ainda preserva-las?
achei isto,incrivel
Obrigado por comentar nesse thread!
Mas vale observar que aqui no RS, essa organização se aplica às cidades pequenas, pois as médias, e POA, sofrem com muita pobreza e favelização. Ah, esqueci de registrar que todas as cidades mostradas aqui PERDERAM população nos últimos censos, ou seja, os jovens, apesar da relativa qualidade de vida do local, preferem a infra-estrutura e os serviços das cidades maiores!

Quanto às casas maiores, é verdade, no interior se vê bastante casa de bom tamanho e simples. A razão pode ser que os terrenos são baratos (ou já pertencem à família, hehehe) e o custo de construção também. Só observando que as casas grandes de Lagoa dos 3 Cantos de estilo enxaimel em volta da lagoa, na verdade são prédios administrativos, como havia comentado pro Farol da Barra.

Duas observações:

1- Qual a diferença entre um município nanico e um vilarejo dentro de outros município maiorzinho? O custo de um prefeito e vereadores.

2- Por considerar como urbana parte da população desses municípios que eu não confio muito nas estatísticas do IBGE.
É verdade que todos esses Municípios continuam com o aspecto de vilas , mas algumas mudanças acontecem com a emancipação. Por exemplo, duvido que o Município-mãe de Lago dos 3 Cantos tivesse construído aquele centro administrativo.
Obrigado pelo comentário!

·
instagram: t.l.rekarte
59,991 Posts
Quanto às casas maiores, é verdade, no interior se vê bastante casa de bom tamanho e simples. A razão pode ser que os terrenos são baratos (ou já pertencem à família, hehehe) e o custo de construção também. Só observando que as casas grandes de Lagoa dos 3 Cantos de estilo enxaimel em volta da lagoa, na verdade são prédios administrativos, como havia comentado pro Farol da Barra.
Opa,valeu pela explicação!
mas se percebe,que a população deve ter um forte apreço pela sua cidade,e se importa muito com ela,se em todo o Brasil fosse assim....

:)

·
Meteorologista
2,683 Posts
Nossa! :eek: Que bela surpresa! Cidades que com certeza eu nunca imaginaria ver fotos se não fosse aqui no SSC. Todas são lindas, e realmente parece que você organizou em ordem de "beleza" :D A 1ª é incrivelmente linda e organizada, parece até alguma cidadezinha de 1º mundo. A 2ª também é muito linda! E a 3ª também não faz nem um pouco feio. A 4ª e a 5ª são bonitas :) A 6ª e a 7ª vendo de cima dá pra perceber que são verdadeiros cubículos.

·
Registered
7,422 Posts
Discussion Starter · #16 ·
Essas cidadezinhas gaúchas são apiaxonantes, valeu pelo thread! :)
Valeu pelo comentário!

Cara, parabéns!

Adoro cidades pequenas, e adoro thread delas.

Lagoa dos Três Cantos é MUITO impressionante, pelo tamanho dela.
Dá um banho.
Obrigado! Também gosto bastante de cidades pequenas. E fiquei positivamente surpreso com Lagoa dos 3 Cantos, uma cidade que é TOTALMENTE desconhecida , mesmo aqui no RS (também, com essa população!).

Nossa! :eek: Que bela surpresa! Cidades que com certeza eu nunca imaginaria ver fotos se não fosse aqui no SSC. Todas são lindas, e realmente parece que você organizou em ordem de "beleza" :D A 1ª é incrivelmente linda e organizada, parece até alguma cidadezinha de 1º mundo. A 2ª também é muito linda! E a 3ª também não faz nem um pouco feio. A 4ª e a 5ª são bonitas :) A 6ª e a 7ª vendo de cima dá pra perceber que são verdadeiros cubículos.
Valeu!
Na verdade todas são "cubículos" hehehe. Mas veja que diferença faz a organização dos moradores, principalmente no caso das duas primeiras.

·
Registered
854 Posts
Eeeeei muito legal esse thread, está de parabéns!

A única cidadezinha que eu conhecia era Linha Nova, as outras nunca tinha visto!

Mas a tranquilidade não está presente apenas nessas cidades-minis, o interior gaúcho é seguro, bom para se morar, como o Vale do Taquari (Estrela, Lajeado... mais adiante Encantado), Vale do Caí (Feliz, São Sebastião do Caí) e mesmo aqui do lado das metrópoles, como de Novo Hamburgo, que possui Ivoti no lado, Dois Irmãos...

Resumindo, o interior gaúcho é lindo!
Mesmo jovem e adorando cidades grandes e funcionais, estas pequenas para médias, que mencionei, possui qualidade de vida incomparavelmente superior, longe da violência, por enquanto. E perto dos grandes centros urbanos. É impressionante.

·
Registered
2,071 Posts
Um dos melhores threads que vi no SCC. E um dos que motivou a me registrar no site (como podem ver, sou novo aqui, hehehe).

Se eu fosse um cara que curtisse tirar fotos, poderia trazer outras dezenas de municípios iguais a estes citados: Cacique Doble, Paim Filho, São José do Ouro, Barracão, Machadinho, entre tantos outros.

Sendo assim, posso afirmar algumas coisas:

1- Os municípios pequenos, médio e até grandes do interior gaúcho são bastantes desenvolvidos. Principalmente os colonizados por Italianos, Germânicos e Poloneses (que correspondem a uma porcentagem muito grande dos pequenos municípios).

2- Alguém disse anteriormente sobre como essas cidades conseguem agregar riquezas. Bom, primeiramente, quem disse que a riqueza está nas grandes cidades? na minha modesta opinião, é a pobreza e a desigualdade que se fazem presente nas grandes cidades. No interior do RS, principalmente na metade norte (que concentra 80% dos municipios do estado) a desigualdade não é grande e não existem latifundios (grandes proprietários de terra), fator preponderante para a distribuição de renda mais igualitária, pois com a terra dividida entre muitos, e que sabem trabalhar, surgem vinícolas, produtores de leite, grãos, etc... o que faz com que os agricultores e produtores de leite tenham uma ótima renda (diria que acima dos R$ 3.000,00 p/m fácil).

Bom, isso é o que eu posso dizer tendo em vista que sou oriundo de um pequeno municipio do estado, semelhante aos apresentados acima, e que conhece tantos outros do mesmo porte.

• Like
Reactions: Questore
1 - 20 of 33 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.