Skyscraper City Forum banner
1 - 15 of 15 Posts

·
Registered
5,770 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Trecho da rodovia BR-116 é campeão em acidentes

O único trecho ainda não-duplicado da rodovia Régis Bittencourt – BR 116 – entre Curitiba e São Paulo, é exatamente o segmento da rodovia com o maior número de acidentes. De acordo com dados da Polícia Rodoviária Federal, no trecho não-duplicado de 30 km, que passa pela Serra do Cafezal, houve 305 acidentes, com 25 mortes, em 2006. E somente nos dois primeiros meses de 2007, foram 67 acidentes: em média, mais de um por dia. O Dnit (Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes) informa que o tráfego no trecho é de 21 mil veículos/dia, sendo 70% deles caminhões.

O Dnit, que acaba de entregar mais um trecho duplicado – de apenas 800 m – informa que não há verba prevista para concluir as obras do segmento em pista simples, entre Juquitiba e Santa Rita do Ribeira. Vale lembrar que a Régis Bittencourt é uma das maiores rodovias do país; eixo vital e de extrema importância na ligação Sul/Sudeste do país; e que a duplicação se arrasta há mais de uma década.

“Além do número de acidentes e vítimas fatais, lembrando que a vida é o bem maior a ser protegido, a demora nas obras causa outros transtornos”, salienta Fernando Klein Nunes, presidente do Setcepar (Sindicato das Empresas de Transporte de Carga do Paraná). “A pista simples leva a atrasos nas viagens, principalmente quando a pista precisa ser fechada por conta de acidentes, e ainda temos o prejuízo econômico causado pela perda das cargas e também dos veículos envolvidos, o que tem onerado o custo dos seguros”, explica.

Um dos motivos para o grande número de acidentes na Serra do Cafezal é que o trecho da rodovia fica constantemente úmido, por causa das chuvas e garoas na região – o que deixa a pista simples, cheia de curvas e com pouca visibilidade para ultrapassagens, escorregadia e ainda mais perigosa.

Perfil do Setcepar

Criado em 1943, o Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas no Paraná (Setcepar) representa 3.412 empresas de transporte de cargas em 265 cidades do estado. O Setcepar oferece aos associados diversos serviços e eventos, para debater e fomentar melhorias no setor, e no relacionamento das empresas entre si e com demais setores da sociedade.

Fonte: Bem Paraná

·
Registered
15,961 Posts
Não só esse trecho, mas TODA a Régis Bittencourt é ridícula. Tem trechos recém duplicados que o asfalto sumiu (parece um anti-pó), ondulações, degraus (digo, ESCADARIAS na pista) entre outras aberrações.

E isso que é a mais importante ligação Sul-Sudeste...

·
Crucismogiensis
8,406 Posts
Nesse trecho só falta a conclusão das pontes, pois os trechos entre elas estão asfaltados e até sinalizados, mas não podem ser entregues pois a distâncioa entre as pontes é muito pequeno.

·
Indústria da Multa S.A.
6,320 Posts
Um pequeno vídeo que fiz do local, sentido Curitiba:

A Regis Bittencourt realmente é RIDÍCULA!!! :soapbox:

·
spca
202 Posts
A Régis é realmente uma piada. Estão duplicando essa estrada desde que eu me conheço por gente

Um pequeno vídeo que fiz do local, sentido Curitiba:

A Regis Bittencourt realmente é RIDÍCULA!!! :soapbox:

Vc filmou isso dentro de um ônibus Cometa de 2 andarares? acho muito legal viajar ali... da pra uma ótima visão.

·
Registered
2,783 Posts
Uma pergunta: alguém já sabe se a ponte que caiu há uns 2 anos atrás já foi recuperada? Essa é um dos motivos da 116 ainda ter pista simples.

·
Registered
15,961 Posts
Uma pergunta: alguém já sabe se a ponte que caiu há uns 2 anos atrás já foi recuperada? Essa é um dos motivos da 116 ainda ter pista simples.
Sim, sim. Já está de pé (pelo menos até ontem afinal, nunca se sabe né? :lol: ).

A uns anos atrás peguei a Régis e peguei o trecho de pista simples em Barra do Turvo (SP), primeiro município paulista pra quem vem de Curitiba.

Reza a lenda que nesse trecho os guincheiros jogavam óleo na pista. Fui testemunha de acidentes em curvas nesse trecho.

Agora que essa parte está duplicada, já está menos perigoso. Mesmo assim, a Serra do Cafezal, em Miracatú, continua pista simples e, pior, sem prazo pra entrega.

·
Crucismogiensis
8,406 Posts
Eu passei ao lado dessa ponte no dia seguinte à sua queda.

Vou ver se acho as fotos que tirei do local, enquanto retiravam o caminhão que caiu na represa.

·
Indústria da Multa S.A.
6,320 Posts
Vc filmou isso dentro de um ônibus Cometa de 2 andarares? acho muito legal viajar ali... da pra uma ótima visão.
:yes:

O bus é um luxo, mas a estrada é um lixo!!! :eek:hno:

1 - 15 of 15 Posts