SkyscraperCity banner
1 - 20 of 104 Posts

·
Registered
Joined
·
88 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Desfavelização do Rio de Janeiro: uma opção?
_________________________________________________________________

Favelas crescem 3 milhões de metros quadrados no Rio
O GLOBO
RIO - Ao contrário da tese defendida pelo ex-prefeito Cesar Maia, que insistia ter havido apenas crescimento vertical de favelas, dados do Instituto municipal Pereira Passos (IPP) mostram que o avanço ocorreu também na área ocupada pelas comunidades. Entre 1999 e 2008, a expansão foi de 7%, ou seja, aumento de três milhões de metros quadrados - ou o equivalente ao bairro de Ipanema inteiro. Mas não houve somente crescimento das comunidades conhecidas. O IPP concluiu que o Rio ganhou mais 218 novas favelas. Elas são agora 968, contra 750 registradas em 2004, ano do último levantamento do instituto.

Favela da Rocinha / Foto: Arquivo

Pelo estudo, a área das favelas representava 3,5% de todo território do município, em 99, mas avançou e passou a ocupar 3,7% (45,8 milhões de metros quadrados). O levantamento do IPP foi concluído no fim do ano passado, mas só agora foi divulgado. Realizado com a ajuda de fotografias áreas, a pesquisa revela que as favelas localizadas na Área de Planejamento 5 (Zona Oeste) foram as que mais contribuíram para o crescimento da área total das comunidades. Em 99, as 269 favelas da região representavam 12,6 milhões de metros quadrados. Cinco anos depois, elas já estavam presentes em 13,8 milhões e, no ano passado, a área chegou a 14 milhões de metros quadrados. No total, as favelas da Zona Oeste aumentaram, no período, 11,5%.

Na Barra, no Recreio e em Jacarepaguá, que estão localizados na Área de Planejamento 4, também houve expansão. A comunidade do Canal do Cortado, no Recreio, cresceu 54% em nove anos, e ocupa hoje uma área de 106 mil metros quadrados. Na Zona Sul, a Rocinha foi a comunidade que mais se expandiu: 12 mil metros quadrados - pouco mais de um campo de futebol. A área da Favela Horto, no Jardim Botânico, também avançou. Passou de 50 mil metros quadrados para 59 mil metros. Apesar do aumento, as 66 comunidades da Zona Sul cresceram menos, se comparadas com as de outras regiões.
___________________________________________________________

Cidade do Rio já tem mais de mil favelas
Cidade do Rio já tem mais de mil favelas
O Globo
______________________________________________________________
Proprietários de imóveis na Lagoa se queixam de desvalorização Foto: Custódio Coimbra / O Globo

__________________________________________________________

Foto: Gabriel de Paiva - O Globo
Favela do Horto, dentro do terreno do Jardim Botânico, já tem 585 casas
O Globo
________________________________


Foto: Márcia Foletto - O Globo

________________________________


Menino símbolo das obras do PAC conhece a casa que ganhou do presidente Lula
Lula com Cristiano: o menino se comprometeu a melhorar na escola - Foto: Domingos Peixoto / O Globo

Lula conheceu Cristiano no dia 7 de março de 2008, durante uma visita à Manguinhos. No dia 15 de fevereiro, o garoto foi flagrado pelo Extra tomando banho numa poça formada por um vazamento da Cedae. Na época, Lula prometeu uma casa para Cristiano e uma piscina para a comunidade.


Aqui os ratos são enormes. Tenho que colocar tudo na geladeira - que comprei à prestação - porque mesmo com as panelas fechadas, os ratos conseguem comer a comida. Eles conseguem entrar nas panelas, nos quartos - contou. Bianca, trabalha das 21h às 6h da manhã como auxiliar de serviços gerais. Enquanto ela trabalha para sustentar, com o salário de R$ 470, sozinha a casa e seus três filhos, as crianças ficam com uma vizinha próxima.
- Como trabalho de madrugada, chego em casa por volta das 6h15. Acordo as crianças, levo para a escola. Durmo um pouco e faço o almoço. Depois arrumo a casa e vou trabalhar

O Globo - Casa na Avenida Atlântica de Manguinhos. Foto: Domingos Peixoto

_______________________________________________________________________
Luzes mostram que Favela do Vidigal está se expandido para São Conrado
Foto: Marcelo Carnaval - O Globo

___________________________________________________________
Foto: Marcelo Carnaval - O Globo


Nas encostas não tem como fazer coleta de lixo.

Pavão-Pavãozinho

Foto: biólogo Mário Moscatelli, Blog Verde / Globo
Lixão na escarpa do Pavão-Pavãozinho, Copacabana

__________________________________________________________
Tabajaras cresceu o triplo na faixa que prefeitura quer demolir: a encosta do Cemitério São João Batista
O Globo
___________________________________________________________

_____________________________________________________________
http://oglobo.globo.com/rio/bairros...o-do-cantagalo-incomoda-vizinhanca-334453.asp

O Globo - Lixão no morro do Cantagalo incomoda a vizinhançaApesar das recentes obras realizadas no morro do Cantagalo, um lixão, a céu aberto, cresce bem no meio da comunidade. Dos apartamentos localizados no final das ruas Alberto de Campos e Nascimento Silva é possível apreciar a vista, que muitas vezes, conta com a presença de porcos que circulam no meio da sujeira. Além do desconforto do cheiro, os vizinhos do lixão sofrem com moscas varejeiras e baratas voadoras.


Foto de Custódio Coimbra (31.08.2006)



Foto: Fabio Rossi - O Globo

__________________________________________
Complexo do Alemão, a faixa de Gaza carioca
Foto: Custodio Coimbra
__________________________
Foto: Pablo Jacob - Extra
Morro Santa Marta, Construção do muro de contenção

____________________________________________________________
Censo mostra que número de domicílios da Rocinha aumentou 65% de 2000 até hoje


Foto: Márcia Foletto 26/10/2008
_____________________________
 

·
Reset
Joined
·
7,774 Posts
Quelle horreur. A esse ritmo alucinado de 0,2% de expansão territorial por década, em meros 480 anos o Rio estará tomado pelas favelas!
 

·
Houston,we have a problem
Joined
·
6,197 Posts
A cidade do rio e relamente maravilhosa, pena que essas favelas em areas verdes deixem ela mais feia.

Mas ai, como o Rio e outros estados terão dinheiro p/ derrubar e construir predios?
 

·
Registered
Joined
·
2,059 Posts
O Governo do Rio deveria criar uma "cidade satélite" eu não conheço o Rio e nem posso me aprofundar muito nessa questão ,mas criar uma "cidade" ou "bairro" com moradias populares,comercio,indústria......um exemplo é Alphaville em Barueri,ou então espalhar os moradores pelos diversos bairros do Rio, em Habitações populares de uns 40 andares Oo...
 

·
Banned
Joined
·
7,395 Posts
é utopia achar que dá para acabar com as favelas é muito dificil, principalmente as da zona sul do rio, quem vai querer sair de lá, quase ninguem, e engraçado que por mais de anos e anos o Rio é o estado que tem a mais baixa taxa de fecundidade do país e as favelas continuam a crescer sinal que a migração ainda não acabou.
 

·
Registered
Joined
·
88 Posts
Discussion Starter · #10 ·
A cidade do rio e relamente maravilhosa, pena que essas favelas em areas verdes deixem ela mais feia.

Mas ai, como o Rio e outros estados terão dinheiro p/ derrubar e construir predios?
Temos que ajudar essas pessoas, construindo conjuntos habitacionais dignos perto dos lugares onde eles trabalham (no RJ...Estacio, Catumbi etc.)

....Uma pena saber do dinheiro que vai ser gasto no trem bala RJ-SP...
 

·
Moderator
Joined
·
31,200 Posts
Enquanto a questão favela continuar a ser tratada como "comunidade" e envolta nesse glamour antropológico que domina grande parte da elite pensante nacional, a tendência será de crescimento e de poucas mudanças práticas.

Eu entendo os argumentos de que favelas sao feitas por pessoas, a grande maioria pessoas de bem, trabalhadoras e que por n razões acabaram indo morar em uma favela.. Mas não dá mais pra gente ficar décadas discutindo o que é favela e aplicando essa política de pseudo urbanizaçao, onde só constroem uma rua, um teleférico, poe uma escola com uma quadra de futebol, com algumas ONGs que ensinam as mulheres a fazer artesanato ... e que com isso o problema vai ser resolvido e as favelas deixarão de ser favelas e vao se tornar um bairro..

Nao vao.. nunca irão.. Olha aí a prova.. nunca antes na história desse país (como está na moda) teve tanto crescimento contínuo na economia e melhorias na renda das classes mais pobres, e o que a gente está vendo?? As favelas ao invés de diminuir estao aumentando ...

Favela tem que começar a ser tratada como ela é.. um problema urbano, social, economico que exige açoes efetivas e destituidas de discussões filosóficas/antropológicas..

Remoção / Demoliçao / Realocaçao / Reurbanização
 

·
Reset
Joined
·
7,774 Posts
O Governo do Rio deveria criar uma "cidade satélite" eu não conheço o Rio e nem posso me aprofundar muito nessa questão ,mas criar uma "cidade" ou "bairro" com moradias populares,comercio,indústria......um exemplo é Alphaville em Barueri,ou então espalhar os moradores pelos diversos bairros do Rio, em Habitações populares de uns 40 andares Oo...
Faz sentido o exemplo. Afinal, desde que Alphaville foi construída, Barueri e seu entorno não viram mais o que é favela. Carapicuíba, Osasco, a própria região noroeste de SP, não têm mais favela alguma.
 

·
Registered
Joined
·
1,518 Posts
^^
O "Bairro Carioca" seria mais ou menos isso, só que em menor escala. O Rio não tem espaço físico suficiente para construção de um mega-bairro que abrace tanta gente.
 

·
on the road
Joined
·
34,544 Posts
^^ Tem sim! Entre a Grota Funda e Santa Cruz. Dá pra fazer um mega-bairro popular naquelas áreas planas ali, cheio de prédio alto para deleite dos forsitas, e com forte e ostensivo policiamento. Dá pra acomodar fácil uns 1,1 milhão de pessoas naquela faixa. se a densidade ali for como a de Copacabana.
 

·
Registered
Joined
·
735 Posts
Enquanto a questão favela continuar a ser tratada como "comunidade" e envolta nesse glamour antropológico que domina grande parte da elite pensante nacional, a tendência será de crescimento e de poucas mudanças práticas.

Eu entendo os argumentos de que favelas sao feitas por pessoas, a grande maioria pessoas de bem, trabalhadoras e que por n razões acabaram indo morar em uma favela.. Mas não dá mais pra gente ficar décadas discutindo o que é favela e aplicando essa política de pseudo urbanizaçao, onde só constroem uma rua, um teleférico, poe uma escola com uma quadra de futebol, com algumas ONGs que ensinam as mulheres a fazer artesanato ... e que com isso o problema vai ser resolvido e as favelas deixarão de ser favelas e vao se tornar um bairro..

Nao vao.. nunca irão.. Olha aí a prova.. nunca antes na história desse país (como está na moda) teve tanto crescimento contínuo na economia e melhorias na renda das classes mais pobres, e o que a gente está vendo?? As favelas ao invés de diminuir estao aumentando ...

Favela tem que começar a ser tratada como ela é.. um problema urbano, social, economico que exige açoes efetivas e destituidas de discussões filosóficas/antropológicas..

Remoção / Demoliçao / Realocaçao / Reurbanização
Cara, traduziu meu pensamento... Finalmente alguém com miolo na cabeça.

Pode parecer brincadeira, mas se um dia vc. for candidato eu voto em vc...:lol:
 

·
Reset
Joined
·
7,774 Posts
é utopia achar que dá para acabar com as favelas é muito dificil, principalmente as da zona sul do rio, quem vai querer sair de lá, quase ninguem, e engraçado que por mais de anos e anos o Rio é o estado que tem a mais baixa taxa de fecundidade do país e as favelas continuam a crescer sinal que a migração ainda não acabou.
O crescimento da população favelada no Rio, segundo a avaliação do IPP citada na reportagem, foi de 7% em uma década, mas esse dado segue as amostrais do IBGE, que foram corrigidas para baixo pelo censo. Acreditando na relação entre o crescimento da população total e o da população em condições de moradia subnormais, isso significa um crescimento da população favelada, levando em conta o resultado real do censo, de 3% numa década. Não é exatamente um ritmo alucinado. Do mesmo modo, 3Km2 pode parecer muito, mas para um quinto dos habitantes dum município com seis milhões de pessoas representa - a reportagem gentilmente já faz as contas - 0,2% da área total. A área que seria aterrada e desmatada para o projeto "veneza carioca," beneficiando uma população de 65.000 pessoas, seria o dobro disso. O condomínio Alphaville Barra da Tijuca desmatou uma área de 480.000m2, e reservou um total de 600.000m2 para uma população de 1520 pessoas.
 

·
Reset
Joined
·
7,774 Posts
^^ Tem sim! Entre a Grota Funda e Santa Cruz. Dá pra fazer um mega-bairro popular naquelas áreas planas ali, cheio de prédio alto para deleite dos forsitas, e com forte e ostensivo policiamento. Dá pra acomodar fácil uns 1,1 milhão de pessoas naquela faixa. se a densidade ali for como a de Copacabana.
Teria que ter um novo núcleo de empregos (no "centro metropolitano", talvez?). Os empregos no Rio são mais concentrados até do que aqui, tão quase todos no Centro expandido até Copacabana. Um milhão de pessoas nas vargens precisaria de um sistema de transporte capaz de levar pelo menos meio milhão de pessoas por dia (ie 1Mpaxdiem, contando a ida e volta) até o emprego.
 

·
Registered
Joined
·
88 Posts
Discussion Starter · #20 ·
^^ Tem sim! Entre a Grota Funda e Santa Cruz. Dá pra fazer um mega-bairro popular naquelas áreas planas ali, cheio de prédio alto para deleite dos forsitas, e com forte e ostensivo policiamento. Dá pra acomodar fácil uns 1,1 milhão de pessoas naquela faixa. se a densidade ali for como a de Copacabana.
Essas *pessoas* tem o direito de morar perto do lugar onde trabalham. Ninguém merece ficar no "buzão" 5 horas. No Rio: trabalhadores de baixa renda da Zona Sul...em conjuntos habitacionais perto do Centro (Caju, Estácio, Catumbi etc.). Santa Cruz...so' de helicóptero mesmo.
 
1 - 20 of 104 Posts
Top