SkyscraperCity Forum banner

Destak - Rio | Cidade supera SP como sede de eventos no país

7138 Views 29 Replies 18 Participants Last post by  Dinizsp
SÃO PAULO, 11 de maio de 2012

Rio
Cidade supera SP como sede de eventos no país
Liderança nacional foi retomada pela 1ª vez desde 2005, com 69 congressos, contra 60 na capital paulista

O Rio de Janeiro superou São Paulo em 2011 como cidade brasileira a sediar mais congressos internacionais, pelo ranking da ICCA (Associação Internacional de Congressos e Convenções, em inglês).

Foi a primeira vez desde 2005 que o Rio tomou a liderança, com 69 eventos, contra 60 da capital paulista.

O crescimento foi de mais de 50% sobre 2010, trazendo mais de 38 mil turistas e quase R$ 80 milhões, segundo a Rio C&VB (Rio Convention & Visitors Bureau).

O ranking da ICCA inclui eventos internacionais regulares de negócios e profissões, como congressos médicos e era dominado por São Paulo devido a um fator econômico, segundo Paulo Senise, presidente da Rio C&VB.

"Quanto mais forte a economia da cidade, mais fácil atrair apoios e patrocinadores", avalia Senise, que aponta o crescimento econômico recente do Rio como um fator de atração, aliado à visibilidade dada pelo direito de sediar a Olimpíada de 2016.

Outro fator, segundo ele, foi a redução dos índices criminais. "As pessoas tinham medo de vir. A percepção hoje é de que a cidade é bem mais segura".

Senise pondera que a percepção pode piorar se os recentes casos de violência em favelas ocupadas se tornarem comuns.

Brasil é 7º país da lista internacional

Redução da violência após projeto das UPPs, como no Dona Marta, diminuiu 'medo' de eventos no Rio
angelo cuissi/destak

Fonte: http://www.destakjornal.com.br/readContent.aspx?id=49,139811
See less See more
2
1 - 20 of 30 Posts
mas nesse caso é uma disputa saudável né? afinal se todo o país está crescendo nada mais coerente do que eventos ocorrerem por todo o país.
Ainda é muito concentrado em Rio e São Paulo, precisamos de mais cidades.

Além da Rio + 20 alguém saberia quais são alguns dos outros eventos internacionais ?
See less See more
mas nesse caso é uma disputa saudável né? afinal se todo o país está crescendo nada mais coerente do que eventos ocorrerem por todo o país.

Além da Rio + 20 alguém saberia quais são alguns dos outros eventos internacionais ?
Concordo com você. O Brasil é enorme e tem um imenso potencial inexplorado.

Achei esse blog a respeito dos eventos internacionais previstos até 2018: http://luiztrigo.blogspot.com.br/2010/11/eventos-internacionais-no-brasil-uma.html

Acho que não está muito atualizada...
See less See more
cheirinho de city vs city
^^^^
Senti o mesmo... :)

Não por parte do pmoretzs, claro, que não teve essa intenção; ainda bem que o andrehrg foi logo contornando o tópico...
Concordo com você. O Brasil é enorme e tem um imenso potencial inexplorado.
^^^^
Concordo com vocês. Ainda mais, levando-se em consideração que muitas cidades estão se estruturando, construindo grandes centros de convenções, reformulando os já existentes, ampliando a rede hoteleira etc. O brasil precisa descentralizar muitas coisas para ser um país mais desenvolvido e, consequentemente, mais justo. :)
See less See more
O título adequado seria "Rio supera SP como sede de Congressos Internacionais no país".

"Eventos" é uma palavra muito mais abrangente, que inclui corridas automobilísticas, feiras e exposições, por exemplo.

No quesito "congressos internacionais", o que a notícia deixa a entender é que o Rio já era, até 2005, a principal sede, quando foi ultrapassado. Seis anos depois, em 2011, apenas recuperou um posto que havia perdido há pouco tempo, o que pode ter acontecido por "n" motivos, como a questão da segurança.
See less See more
O título adequado seria "Rio supera SP como sede de Congressos Internacionais no país".

"Eventos" é uma palavra muito mais abrangente, que inclui corridas automobilísticas, feiras e exposições, por exemplo.

No quesito "congressos internacionais", o que a notícia deixa a entender é que o Rio já era, até 2005, a principal sede, quando foi ultrapassado. Seis anos depois, em 2011, apenas recuperou um posto que havia perdido há pouco tempo, o que pode ter acontecido por "n" motivos, como a questão da segurança.
Mas São Paulo não é mais segura que o Rio?
See less See more
^^ Em que sentido você diz isso? Índice de homicídios não é o único fator para se medir a violência urbana.
Por experiência própria, de uma coisa eu tenho certeza. Com tantos eventos internacionais no Rio de Janeiro, a hospedagem na cidade maravilhosa está cada vez mais cara. Apesar dos altíssimos preços cobrados pelos hotéis, a ocupação está em alta o ano inteiro. Cada vez que penso em viajar ao Rio, tenho que me preocupar em reservar o hotel com muitos dias de antecedência, mesmo na baixa temporada.
Será que faltam hotéis?
See less See more
É mais que natural que o RJ assuma essa posição em congressos, que normalmente procuram aliar os negócios com um pouco de lazer e turismo. SP não oferece muitos atrativos para este tipo de evento. Ainda acho que tem muito espaço para crescer! Inclusive, li um dia desses que os hotéis do RJ são os mais caros do mundo - isso se deve em parte ao fato de que estão sempre lotados. Acho que seria interessante se o RJ tivesse uma rede hoteleira maior, pois do contrário esse fator é altamente limitador dos eventos e do turismo na cidade.

Uma dúvida: quais os centros de convenção de grande porte que o RJ possui, além do RioCentro? Aqui em SP temos o Anhembi, o Expo Center Norte, o ITM Expo e o Transamerica Expo, que eu me lembre de cabeça.
See less See more
É mais que natural que o RJ assuma essa posição em congressos, que normalmente procuram aliar os negócios com um pouco de lazer e turismo. SP não oferece muitos atrativos para este tipo de evento. Ainda acho que tem muito espaço para crescer! Inclusive, li um dia desses que os hotéis do RJ são os mais caros do mundo - isso se deve em parte ao fato de que estão sempre lotados. Acho que seria interessante se o RJ tivesse uma rede hoteleira maior, pois do contrário esse fator é altamente limitador dos eventos e do turismo na cidade.

Uma dúvida: quais os centros de convenção de grande porte que o RJ possui, além do RioCentro? Aqui em SP temos o Anhembi, o Expo Center Norte, o ITM Expo e o Transamerica Expo, que eu me lembre de cabeça.
Como não????? Turismo não se resume a sol e praia.
See less See more
cheirinho de city vs city
^^^^
Senti o mesmo... :)

Não por parte do pmoretzs, claro, que não teve essa intenção; ainda bem que o andrehrg foi logo contornando o tópico...

Vocês acharam mesmo?
Bem... Postei o título e o conteúdo idênticos ao original.
See less See more
Por experiência própria, de uma coisa eu tenho certeza. Com tantos eventos internacionais no Rio de Janeiro, a hospedagem na cidade maravilhosa está cada vez mais cara. Apesar dos altíssimos preços cobrados pelos hotéis, a ocupação está em alta o ano inteiro. Cada vez que penso em viajar ao Rio, tenho que me preocupar em reservar o hotel com muitos dias de antecedência, mesmo na baixa temporada.
Será que faltam hotéis?

A hotelaria no Rio ficou congelada por décadas, seja por falta de interesse de investidores, nos períodos de crise econômica dos anos 70 a 90, seja pelas limitações urbanísticas. Até hoje é proibido construir hotéis em muitas regiões da cidade.

De qualquer forma, as coisas estão melhorando em uma velocidade impressionante. São dezenas de empreendimentos em construção. Há um vídeo que fala exatamente disso:

Cidade Olímpica tem expansão recorde da rede hoteleira
Estudo da Prefeitura aponta que oferta de hospedagem no Rio em 2016 vai bater a meta do Comitê Olímpico Internacional. Com investimentos públicos como o Porto Maravilha, os corredores BRT e manutenção de um calendário de megaeventos, setor privado de turismo e hotelaria já se reaquece.

No quesito Centro de Convenções, o único de grande porte, com cinco pavilhões para exposições, é o RioCentro. O que mais se aproxima desse conceito é o Centro de Convenções Sulamérica. No restante, são algumas dezenas de pequenos e médios empreendimentos, ligados a hotéis e complexos comerciais, e espaços multiuso, como a Arena HSBC.
See less See more
Mas já não é mais tão mais insegura como era há poucos anos. E a sensação de aumento de segurança, segundo escuto de meus amigos cariocas, gera um momento muito positivo.
O fato é que a segurança do RJ deixou de ser um impeditivo. A cidade não é percebida como mais violenta que o resto do Brasil, e que SP em particular (obrigado por isto, Datena! :eek:hno:). Os motivos de seleção de lugar serão outros.

Parabéns ao RJ. SP pode ser uma cidade mundial, mas, convenhamos, o RJ é único. Podemos discutir o que os homens fizeram, mas Deus foi excessivamente generoso com ele. Se eu tivesse que percorrer meio mundo para um congresso mundial, preferiria ir parar em um lugar com atrativos ímpares, não um lugar que oferece tudo o que NY, Londres ou Tóquio oferecem.
See less See more
O que eu quis dizer foi que, segundo a notícia, em 2005 o Rio já sediava a maior parte das convenções, e pode ter perdido o posto porque ficou internacionalmente conhecida como sendo uma "cidade insegura". Agora, como parece que as coisas estão voltando ao controle, a cidade naturalmente volta a receber o que já recebia antes, independentemente de SP ser insegura ou não.

Em outras palavras, não foi algo como "pela primeira vez na história, Rio é a cidade que mais recebe convenções", mas sim algo como "Rio retoma posição que já era dele há 6 anos".

Levando em consideração que SP praticamente é "a mesma" hoje do que em 2005, só posso concluir que alguma coisa mudou no Rio de lá pra cá (recuperou alguma coisa que havia perdido que, na minha opinião, foi a sensação de segurança).
See less See more
Bom pelo que eu sei somando feiras e eventos de todos os tipos , São Paulo é responsavel por 80% de tudo referente a isso no Brasil

A reportagem como já foi dito, se refere a apenas congressos internacionais!!
Como não????? Turismo não se resume a sol e praia.
Nesses congressos, o povo quer mais praia que outra coisa... Aliás, o que mais tem é congresso em resort! E quer coisa melhor que o RJ, que consegue reunir a praia com a cidade?
Esse thread podia ser movido para o Notícias - Sudeste.

Não é ADU e aqui só vai incentivar o city vs city.
1 - 20 of 30 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.