Skyscraper City Forum banner

:dunno:

  • Sim devem devolver

    Votes: 5 35.7%
  • Não devem devolver

    Votes: 1 7.1%
  • Devem devolver os originais e ficar com cópias

    Votes: 4 28.6%
  • Devem devolver cópias e ficar com os originais

    Votes: 2 14.3%
  • Outros

    Votes: 2 14.3%
1 - 20 of 32 Posts

·
Registered
Joined
·
52,552 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Este caso é um dos casos que traz algum atrito entre paises, nomeadamente Grecia e UK porcausa dos marmores do Partenom, em alguns museus e universidades espalhados pelo mundo existem achados de proviniencias externas aos paises onde se encontram estas instituoções, esses achados provem de vários lados, uns de paises k se formaram após as independencias dos sec. XIX e XX, onde era costume os paises colonizadores levarem os achados para os seus paises sem qualquer consulta ás populações locais, outros de paises que foram invadidos tendo sido levavas os recheios de igrejas e palácios, outros em campanhas de escavações nas quais os tecnicos se abotoaram com aos achados e quando partiram levaram-nos com eles para os seus paises.
Entre as várias hipoteses poe-se a devolução incondicional, a feitura de cópias rigorosas e respectiva doação ao pais de origem ou a feitura de cópias e devolução de cópias a esses paises de origem dos achados, aqui um exemplo de devolução de patrimonio achado em Portugal por um Paleontólogo Alemão:

Achados da Guimarota
Fósseis de mamíferos primitivos regressaram para os portugueses
31.05.2007 - 10h05 Teresa Firmino


Chegou ontem com uma vulgar mochila às costas. Lá dentro, trazia uma embalagem de cartão mais pequena do que uma caixa de sapatos. Abriu-a, e foi então que apareceram 20 caixinhas de plástico transparente, de tamanhos diversos, meticulosamente arrumadas. Guardam um autêntico tesouro para os paleontólogos: fósseis da mina da Guimarota, perto de Leiria, com 150 milhões de anos.

Thomas Martin veio de propósito da Alemanha para devolver a Portugal e ao Museu Geológico, em Lisboa, estes fósseis do Jurássico Superior. Os primeiros foram levados para a Alemanha nos anos 60, pela equipa do paleontólogo Walter Kühne, da Universidade Livre de Berlim, que os descobriu.

Antes de abrir as caixinhas, Thomas Martin, da Universidade de Bona, prepara um observador mais desatento para não se deixar influenciar pelo tamanho. "Os fósseis são muito pequenos, mas não é por isso que não são muito importantes", diz o paleontólogo. "Os fósseis mais importantes da Guimarota são mamíferos primitivos, que viviam no tempo dos dinossauros. Os dinossauros eram gigantes e os mamíferos eram anões, mas teriam um grande futuro."

Há uma parte da história conhecida: os dinossauros extinguiram-se há 65 milhões de anos, no Cretácico Superior, e os mamíferos, que tinham aparecido há cerca de 230 milhões de anos, no período Triásico, tal como os dinossauros, puderam então começar a reinar. Se assim não fosse, nós talvez cá não estivéssemos.

Mas há uma parte da história que os fósseis da Guimarota ajudaram a completar - aquela que conta como eram esses mamíferos primitivos. "Os mamíferos do Jurássico e do Cretácico eram muito pequenos, porque os dinossauros eram muito grandes e activos durante o dia. Tinham o tamanho de um ratinho, os maiores eram como ouriços. Provavelmente, viviam de noite, no escuro, para os dinossauros não os verem."

É então que Martin, de 47 anos, a estudar os fósseis da Guimarota desde 1991, na Universidade Livre de Berlim, está pronto para revelar o conteúdo das caixinhas. E explicar por que razão estes fósseis, que cabem na palma da mão, ganharam fama mundial.

"A Guimarota forneceu o primeiro esqueleto de um mamífero do Jurássico", diz. E eis que o paleontólogo saca do esqueleto do Henkelotherium guimarotae, descoberto em 1976. Vivia nas árvores e comia insectos.

Este é o único esqueleto quase completo de um Henkelotherium guimarotae, que serviu, aliás, para descrever pela primeira vez esse mamífero. Pertencia a um grupo de mamíferos (os paurodontídeos) que está entre os antepassados dos mamíferos actuais.

O outro ex-líbris da Guimarota que Thomas Martin trouxe é o Haldanodon exspectatus. "Vê-se aqui o crânio, o braço e isto é o fémur", aponta. "Estes ossos são muito fortes. Revelam um tipo de adaptação diferente: este animal escavava. Tinha um estilo de vida como o das toupeiras."

Pertencia aos docodontes: "Este grupo extinguiu-se sem deixar descendentes." Mas o Haldanodon também deu projecção mundial à Guimarota: "Foi o primeiro docodonte descoberto em todo o mundo, em 1977", diz o paleontólogo.

Dentro das caixinhas, estão muitos outros fósseis, todos de mamíferos. Os restos escavados da Guimarota permitiram descrever uma dezena de mamíferos novos. Para os crocodilos, peixes, lagartos e anfíbios, as novidades científicas rondaram as 15.

A vinda do cientista alemão não surgiu do nada. Há dez anos, o geólogo Miguel Ramalho, director do Museu Geológico, começou os contactos para que os fósseis voltassem. Como aliás tinha sido acordado, tanto que há mais de 30 anos até regressaram alguns. "Nos últimos três anos, retomei os contactos. Thomas Martin disse-me que não havia problema", conta Miguel Ramalho.

No início do ano, chegou uma leva de fósseis, por correio normal. "O acordo foi que o material seria devolvido depois da investigação. Ainda temos projectos em curso, mas todo o material vai regressar a Portugal", garante o paleontólogo alemão.

E o que aconteceu no aeroporto, quando o cientista alemão pôs a mochila na máquina de raios X? "Estava preparado para dar explicações, se me perguntassem alguma coisa. Não perguntaram."
 

·
Registered
Joined
·
52,552 Posts
Discussion Starter · #2 · (Edited)
Museu do cairo

Um dos casos mais famosos é também o caso do busto de Nefertiti, que se encontra no museu Egipcio de Berlin, as autoridades Egipcias tem solicitado a sua devolução...

 

·
Registered
Joined
·
52,552 Posts
Discussion Starter · #3 ·
os marmores do Parthenon

Tem sido solicitada a sua devolução por parte das autoridades Gregas ao museu Britanico de Londres, foram levados para Londres em 1806 por Thomas Bruce:



 

·
Registered
Joined
·
2,148 Posts
Eu pus que devem devolver os originais e ficar com copias!!

Além disso grande parte dos objectos da antiga Grécia e Egipto que estão expostos noutros países, EUA e UK nomeadamente, foram literalmente roubados desde ha 250 anos para ca!
 

·
Registered
Joined
·
52,552 Posts
Discussion Starter · #5 ·
eu sei de alguns casos de bradar, Napoleão não levou colunas de Sabrata na Libia porque eram tão pesadas k não dava para carregar mas mesmo assim levou um dos obeliscos de Luxor no Egipto :yes:
 

·
Registered
Joined
·
2,148 Posts
eu sei de alguns casos de bradar, Napoleão não levou colunas de Sabrata na Libia porque eram tão pesadas k não dava para carregar mas mesmo assim levou um dos obeliscos de Luxor no Egipto :yes:
:wallbash: :doh: Tristesa, e esse é so um so um dos exemplos do património roubado...
Por exemplo, todo o conteudo que estava nas piramides foi completamente saqueado, desde ouro até as próprias mumias, e está espalhado por esse mundo...E o pior, é que as vezes objectos já muito frageis que precisam de ser mantidos sobre certos cuidados, caem nas mão de autenticos oportunistas que so querem é ganhar mais algum, e que acabam por danifica-los gravemente..
 

·
Registered
Joined
·
2,148 Posts
Eu não sei em que condições a mona lisa está no louvre...Não sei se foi doado ou vendido por algum descendente ou pelo proprio Leonardo...Mas se for uma situação como tantas outras de autentico saqueamento, entendo que o louvre deve ficar com uma cópia!!
 

·
Registered
Joined
·
554 Posts
Eu não sei em que condições a mona lisa está no louvre...Não sei se foi doado ou vendido por algum descendente ou pelo proprio Leonardo...Mas se for uma situação como tantas outras de autentico saqueamento, entendo que o louvre deve ficar com uma cópia!!

da ultima vez tava optima...tava uma krida toda in


estava toda vaidosa!
 

·
Registered
Joined
·
2,535 Posts
E em Portugal? Nas invasoes napolionicas, roubaram td o q quiseram, e agora estam expostas em museus franceses. Toca a devolver tudo :D Eu votem devolver. Copias? nao. Se querem ver, vao a sitio de origem, é um maneira de promover a cultura local :)
 
1 - 20 of 32 Posts
Top