SkyscraperCity Forum banner

(DF) Brasília | Eixo Monumental | Memorial João Goulart | Oscar Niemeyer

3901 Views 34 Replies 29 Participants Last post by  snt3000
Memorial João Goulart - Projeto Arquitetônico Oscar Niemeyer



Construção do Memorial Presidente João Goulart; sede do IPG no Anexo Administrativo, Tratamento Urbanístico e Paisagístico do Parque de Exposições e Artes do Memorial; Oficina Itinerante de Projeção de Filmes e Documentários Históricos com Debates para Popupalação de Baixa Renda do DF; Seminários Universitários em prol de uma Reflexão e Revisão Histórica; Oficinas e Palestras pedagógicas sobre Cidadania para estudantes Secundaristas e Vestibulandos; Financiamento de Pesquisas de Extensão e Concurso Geral de Teses Acadêmicas; Financiamento de bolsas e Estágios para prevenir evasão escolar no Primeiro Grau;

O Projeto Arquitetônico traz a assinatura de Oscar Niemeyer que consignou a seguinte “explicação necessária”:

“Quem conhece a história de João Goulart, sabe como ele foi violentamente afastado do cargo com o golpe militar de 1964, que durante vinte anos pesoui sobre o nosso país. E isso eu procurei marcar na minha arquitetura, da forma mais clara, com uma grande flecha vermelha a atingir a cúpula projetada.

Dentro do amplo salão de exposições seriam explicadas ao público as razões desse deplorável acontecimento, as pressões do governo norte-americano que o reacionarismo de direita naquela época procurava atender.”




Justificativa da Construção do Memorial da Liberdade Pte. João Goulart.


A construção do Memorial da liberdade Presidente João Goulart, começa a ser realidade em Brasília em um momento tão oportuno quando reverencia a memória das lutas pela redemocratização nacional, após o período ditatorial e de todos aqueles, como Jango que não puderam fazer-se presentes nesta conquista das liberdades individuais e direitos coletivos do povo brasileiro pelos quais lutaram e morreram.
No momento em que o Brasil se prepara para sediar em 2014 a Copa do Mundo, é lógico que antes dela a Nação terá de fazer uma profunda reflexão histórica para contar as novas gerações, junto com o debate acadêmico que virá nas universidades e que se travará também neste ano, quando transcorrerão 50 anos do fatídico Golpe de Estado que levou a Nação a perda da soberania, da liberdade e da constitucionalidade em todos os segmentos sociais que haverão de pronunciar-se sobre este triste acontecimento.
A importância do Presidente João Goulart que com sua atitude de não resistir ao Golpe naquele momento, preservando a territorialidade do país frente ao golpe patrocinado por agentes internos e externos e impedindo o derramamento de sangue entre irmãos brasileiros será sem dúvidas um divisor de cátedras universitárias a serem debatidos nos congressos e salas de universidades em todo o país.
No “Memorial” serão expostos em uma grande parede de mármore, o nome daqueles que lutaram e foram perseguidos pela ditadura, assim como todos as pessoas e empresas que ajudaram a contar esta história para as novas gerações que por ali passarão após estes 50 anos da data em que o país mergulhou na escuridão da prepotência e da falta de civilidade, por parte da força da opressão do regime ditatorial.
O “Memorial” homenageará o único presidente constitucional de nosso país que ao morrer no exílio e perseguido pelos seus ideais de liberdade e justiça social, em uma morte até hoje suspeita, soube cair de pé naquele golpe de outrora que roubou a dignidade e liberdade do nosso povo brasileiro.
A seta com o ano de 1964 que Oscar Niemeyer projetou para atingir a cúpula do memorial perdurará como uma bandeira solitária á memória daqueles “que o servilismo da direita procurava atender”.

http://www.institutojoaogoulart.org.br/upload/conteudos/111004164954_fototerrenoedeciso.pdf









http://www.institutojoaogoulart.org.br/
  • Like
Reactions: Conde D´eu
1 - 20 of 35 Posts
Projeto antigo que fiquei conhecendo na REvista Época da semana passada pela sua localização polêmica, em frente ao setor militar em um local que era previsto um memorial em homenagem aos praças brasileiros da FAB na segunda guerra.
Pavoroso!
  • Like
Reactions: rsol2000
que projeto preguiçoso, primário... e essa seta!!!
Essa seta é a coisa mais ridícula que eu já vi sair do escritório do Niemeyer. Puta merda! Que falta de criatividade, que previsível, que amadorismo, que desleixo com a história. Uma porra dessa seria feita por um aluno ruim, sim, um aluno ruim do primeiro semestre de arquitetura de uma uniesquina.
E o ano então? Fora que é a mais pura provocação aos militares. Desnecessario, Jango merecia mais. Mas tenho dúvidas se realmente irá sair, ele está precisto faz anos e até agora nada
E essa ''pedra 1964''.. RIDÍCULO!! Vergonha alheia.
  • Like
Reactions: Bent
Que desnecessária aquela aberração vermelha no topo...:(
Tomara que não executem o projeto.
  • Like
Reactions: GersonLDN
HAHAHAHAHA!

Sem mais.
Que bela B.
Nossa arquitetura morreu na década de 60 em obras públicas.
Na Época criticam o projeto falando que não era uma obra autentica do ON, que no final da vida não estava mais tão lúcido e que o escritório que na verdade assinava e produzia a maioria dos projetos.
  • Like
Reactions: martche
É triste...

O mesmo arquiteto que conseguiu imprimir significância tão forte em formas eternamente modernas como as colunas do Alvorada ou da Catedral de Brasília, no final da vida cai num figurismo vazio e kitsch...

E olha que suas estruturas pré-Brasília são exemplares neste último aspecto (o Ibirapuera está aí pra comprovar...)
Pavoroso!! Ridículo!! O cara já morreu, parem de fazer as aberrações da 3a idade dele please! ON devia ter aposentado uns 30 anos atras, mas nem depois de morto ele deixa de trabalhar! :bash:
Sinto muito, mas isso aí não vai dar no que preste... uma chaga na capital.
1 - 20 of 35 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top