Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 20 Posts

·
Registered
1,578 Posts
Discussion Starter · #1 ·
^^

Primeiro Colocado

Eron Danilo Costin - Nº de inscrição: 52 - Curitiba / PR
Equipe Técnica: Emerson Vidigal, Fabio Henrique Faria, João Gabriel Rosa, Martin Kaufer Goic, Matheus Fernandes, Daniela Moro, Gabriel Tomich, Paula Farage

Fonte: GDF

·
♫ lıı.lllıılı..lll&
2,115 Posts
Projeto nível Brasil mesmo. Sem sal. Só espero que seja bem executado.

• Like
Reactions: Ygor Rodrigues

·
Registered
7,873 Posts
O projeto é grandioso, mas os renders além de péssimos, não mostra a arquitetura das obras nem as obras de paisagismo, mobiliário.

Serão vários parques/ orlas conectados por ciclovias, transporte aquaviário e linhas turística.

No projeto há mirantes, áreas comerciais, estações intermodais, calçadões, praias, decks, passarelas, pontes, diversas áreas esportivas e até uma roda gigante (bem localizada), etc., mas os renders não mostram a arquitetura de nada, são muito preliminares e estão quase em preto e branco.

Pra quem quiser saber mais, há uma orla bem bonita, agradável e bem frequentada, o Pontão do Lago Sul, com vários restaurantes (caros) e que será integrada ao projeto:
http://www.pontao.com.br/home/
https://www.google.com/search?q=pon...X&ved=0ahUKEwja3pyots_aAhVLiJAKHY-zAxoQsAQITQ

Espero que esse projeto seja bem executado e multiplique áreas interessantes (e com outras propostas), bem frequentadas e bem preservadas assim. Será um marco para o turismo e lazer da cidade.

·
Marquês do Seridó
16,942 Posts
Projeto bacana.

Mas...

Eu abriria mais ruas recortando essas quadras enormes e desconexas do Lago Sul e Norte, lotearia esses vazios próximos à Praça dos Três Poderes e Alvorada, liberaria os coeficientes de ocupação e aproveitamento e subiria o gabarito para 5~8 andares.

Aí sim Copacabana mudaria de endereço.

·
mineirinho..
5,728 Posts
Esse é o problema. Governo não tem dinheiro e nem deve cuidar de uma orla tão grande. O ideal seria privatizar algumas partes, mas aí a comunidade ia cair em cima dizendo que tão privatizando a orla, justamente como era antes. A cabeça dessas pessoas não sabe a diferença de uma orla privada (quintal de uma casa) e uma privatizada.

·
Moderator
32,275 Posts
Projeto bacana.

Mas...

Eu abriria mais ruas recortando essas quadras enormes e desconexas do Lago Sul e Norte, lotearia esses vazios próximos à Praça dos Três Poderes e Alvorada, liberaria os coeficientes de ocupação e aproveitamento e subiria o gabarito para 5~8 andares.

Aí sim Copacabana mudaria de endereço.
Ou seja.. basicamente voce propoe que Brasilia abra mão do seu tombamento como patrimônio da Unesco e jogue fora o seu plano piloto proposto por Lúcio Costa.

Um tanto quanto pretensioso esse seu desejo não?
Mas claro.. é apenas seu desejo.. a realidade nao tem obrigação de atendê-lo.

·
Registered
1,578 Posts
Discussion Starter · #10 ·
Esse é o problema. Governo não tem dinheiro e nem deve cuidar de uma orla tão grande. O ideal seria privatizar algumas partes, mas aí a comunidade ia cair em cima dizendo que tão privatizando a orla, justamente como era antes. A cabeça dessas pessoas não sabe a diferença de uma orla privada (quintal de uma casa) e uma privatizada.
Cara, é só usar materiais duráveis. Aqui nos EUA eles usam concreto, aço e acabou. Não tem quadradinho colorido, vidro, etc, na maioria dos parques.

·
Registered
7,873 Posts
Pelo que eu entendi, o projeto prevê concessões.

Não acredito que privatizar ou conceder partes da orla para a iniciativa privada, seja um problema no DF, a população local não tem aversão a esse tipo de medida.

O próprio Pontão do Lago Sul é mantido pela iniciativa privada e é um sucesso na cidade.

·
Registered
7,873 Posts
Ou seja.. basicamente voce propoe que Brasilia abra mão do seu tombamento como patrimônio da Unesco e jogue fora o seu plano piloto proposto por Lúcio Costa.
Não sei se o entorno do lago entra no tombamento, ou se entra, de que forma é esse tombamento, porque já existem prédios baixinhos em condomínios na beira do lago (caríssimos), próximo às residencias oficiais.

Acho que seria bem viável construir, com moderação, algumas quadras para predios abertos (sem muros ou grades em volta) de 2 ~ 4 andares e com areas comerciais, próximo ao lago, não exatamente na beira dele. Prédios semelhantes a algumas quadras mistas do Sudoeste e Noroeste.

Mais alto que isso seria impossível liberar pelo plano diretor, eu mesmo não concordaria. O Lago tem que ser visto de longe, esse é seu charme, além disso, o ar tem que circular pelo vale.

·
mineirinho..
5,728 Posts

Um tanto quanto pretensioso esse seu desejo não?
Mas claro.. é apenas seu desejo.. a realidade nao tem obrigação de atendê-lo.
Pois te digo que morando aqui noto, nos últimos anos, um sentimento bem negativo com relação ao tombamento.

Não faria tudo o que o colega propôs, mas lotearia sim um monte de espaço vazio que há aqui, em nome da suposta parte bucólica da cidade, que na verdade não passa de especulação imobiliária, jogando os preços dos imóveis no DF nas alturas.

To me lixando pra patrimônio da Unesco. Se tiver que perder esse título pra Brasília parar de ser um monumento-cidade e passar a ser uma cidade para seus moradores, como qualquer cidade deveria ser, pode contar comigo.

·
Registered
7,873 Posts
^^ Em uma pesquisa rápido, vi que a area tombada fica entre a EPIA e o lago. Ou seja. Lago Sul, Norte estão fora.

Mesmo a área tombada, não foi um empecilho para que condomínios fechados surgissem na margem do lago.

Não a vejo o tombamento como um incentivo à especulação e sim os administradores do DF, o Plano Diretor do DF ou a própria Terracap que segura terrenos vazios no Plano.

Tenha certeza que a primeira medida que o fim do tombamento traria, seria fechar com muros e grades os condomínios, no melhor estilo Barra da Tijuca (RJ), Parque Sul (DF). Já deu uma volta no Cruzeiro novo? Seria aquele o destinos das super quadras.

Prefiro que haja um incentivo para ocupar toda a região tombada, respeitando o projeto e a densidade proposta. E que repensem o Cruzeiro. Setor Militar e Policial, eu também mandaria pra outro lugar e faria novos Sudoestes e Noroestes com partes "econômicas".

Realmente tenho uma enorme vontade de esfregar na cara de cada síndico a lei de tombamento, quando vejo tentativas de fechar os Pilotis das super quadras com grades baixas ou cercar vivas.

Mas voltando ao lago, discordo que transformar sua orla em uma Copacabana, traria algum benefício ao DF, mas adensar com moderação partes do Lago Sul, Norte, e Setor de Clubes, sim. Além disso, cadê o adensamento do Guará, Taguatinga, Sobradinhos... Entorno das estações do metrô (e previsto quando o metrô foi planejado)?? Tudo fora da area tombada. E não precisa nem ser como Águas Claras (que adoro), pode ser com prédios de 6 andares mesmo.

·
Deus vult
13,704 Posts
Eu sempre achei que a orla de Brasília era subaproveitada.

Mesmo assim, esse projeto não vai sair.

·
Registered
982 Posts
A orla do lago paranoá é bem extensa e merece mesmo este projeto. Mas percebo aí muitos equipamentos como quadras de esporte em locais em que esta demanda não existe, como ali no final do Lago Norte. Arborização e urbanização, com acessos e pista caminhada e ciclovia já serão uma vitória.

·
Noblesse oblige.
1,418 Posts
Gostei bastante do projeto. Considerando a área implantada, se fosse algo muito ambicioso dificilmente iria sair, ainda mais com o GDF do jeito que tá. O que eu mais gostei foi dessa roda gigante estilo London Eye sobre a água. Dela vai ter uma vista impressionante.

1 - 20 of 20 Posts