SkyscraperCity Forum banner

Dicionário de Arquitetura: sugestões?

4386 Views 8 Replies 5 Participants Last post by  Pedaum
3
Dicionário de Arquitetura

Alguém da área poderia me recomendar um dicionário de arquitetura que seja amplamente reconhecido pelo meio e que contenha o máximo de verbetes?

Procuro algo como um glossário que contenha verbetes e sobre cada um deles, textos do ponto de vista da arquitetura. Especificamente eu queria encontrar textos nesses dicionários sobre os verbetes: "popular", "vernacular", "erudito", etc. Como acontece, por exemplo, neste dicionário francês de antropologia que tenho. Onde existe um pequeno texto sobre o verbete "arquitetura" na tradição antropológica:

See less See more
1 - 9 of 9 Posts
Em outras palavras, galera..

entender o que se entende por "popular", "vernacular", "erudito", "autóctone", etc, na tradição da arquitetura. Como que esses conceitos foram elaborados ao longo da história da arquitetura e como são tratados hoje.
Eu tenho um "Dictionary of Architecture" de Stevens Curl... (http://www.jamesstevenscurl.com/books.asp) Eu meio que esqueci do que me pediste Chiquinho... Mas eu irei a uma biblioteca de artes na segunda-feira e vejo o que eles têm por lá...
Por questões de pobreza uso o Dicionário Visual de Arquitetura do Francis D. K. Ching. Ele é dividido por temas, tipo alvenaria, estrutura, igreja, instalações e etc. e dentro deles vários verbetes relacionados.

Arquitetura vernacular, popular e relacionados é aquela típica de um povo. Típica no sentido de que ela expressa a cultura e a evolução de uma sociedade.
Eu entrei aqui jurando que tinham tido a brilhante idéia de um dicionário de arquitetura para ficar sempre disponível no fórum, nos moldes do glossário ou coisa assim...

Seria interessante para os leigos intrometidos nesse fórum(eu por exemplo) que não tem muito conhecimento técnico da coisa, um conceito geral dos termos mais utilizados.

Deixo claro que o meu interesse não é somente me poupar umas idas ao google ok? :shifty:
O Pedaum está ironizando o meu avatar! =O

:gaah:
O Pedaum está ironizando o meu avatar! =O

:gaah:
HA!

Nem foi por causa do teu avatar, foi mais porque eu gostei da ironização da obra. :lol::lol:
^^ Mas ficou uma duplinha legal nossos avatares, vai. xD
^^ Mas ficou uma duplinha legal nossos avatares, vai. xD
Então vou deixar esse, e pá!
1 - 9 of 9 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.