Skyscraper City Forum banner
1 - 6 of 6 Posts

·
is this it
Joined
·
609 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Além de financiar projetos sociais, recursos formarão um fundo similar ao soberano

Lula diz que governo não quer ser só o dono do óleo existente "lá embaixo [no mar]", mas também "lá em cima [na terra, após extração]"


na camada pré-sal também vai servir para arcar com investimentos em infraestrutura.
Na noite de segunda, ao anunciar o modelo de exploração, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, havia dito que o fundo iria financiar apenas a área social, como saúde e educação.
Ontem, Mantega deu até nome ao mecanismo de poupança do governo com a receita do petróleo. Chamou de Fundo de Desenvolvimento Social. O ministro da Fazenda informou que o modelo ainda terá que passar pela aprovação do presidente Lula e que deve ser parecido com um fundo soberano.
"Uma parte [do fundo] vai para a área social, a outra será capitalizada para servir como fonte de investimentos em infraestrutura", afirmou Mantega durante a apresentação de um relatório da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) sobre a economia brasileira.
Os comentários do ministro foram uma resposta à proposta da OCDE de o Brasil direcionar a receita do pré-sal para engordar o fundo soberano que o país já criou. O relatório da OCDE diz que o fundo soberano brasileiro tem a vantagem de poder cobrir déficits fiscais, como política anticíclica.
O secretário-geral da OCDE, Angel Gurría, alertou de que o Brasil não caia no erro de diversos países exploradores de petróleo, de deixar que o produto seja a base da arrecadação nacional. "O país tem que evitar petrolizar as receitas", afirmou.
O representante da OCDE disse, ainda, que o país deve escolher com calma as áreas que irão receber os recursos do fundo. Ele avalia que nos países em desenvolvimento, com muitas necessidades, "há a tentação de cobrir [todas as áreas]".
Em Maceió, o presidente Lula afirmou que, no futuro regime de concessão, o governo não quer ser apenas o dono do óleo existente "lá embaixo [no mar]", mas também "lá em cima [na terra, após a extração]". "Somos os donos do petróleo, temos uma empresa com alto conhecimento tecnológico, que é a Petrobras. Então, nós temos a faca e o queijo e, como estamos com fome, vamos comer."

Nova estatal
Na segunda-feira, o governo confirmou que a exploração do pré-sal será feita por uma estatal criada exclusivamente para esse fim. O anúncio foi feito depois da reunião ministerial que expôs o modelo fechado pela ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, ao presidente Lula.
Ficou definido também que o óleo explorado será dividido entre a nova estatal e empresas que vencerem as licitações para desenvolver os campos, em um sistema de partilha.
Mesmo com a criação de uma nova empresa controlada pelo governo, a Petrobras terá papel central na exploração do pré-sal. A parceria entre as duas estatais ainda não está definida.

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/dinheiro/fi1507200914.htm
 

·
Registered
Joined
·
5,480 Posts
Adoro essas lendas... Sempre tocam no ponto mais sensível... A extinta CPMF era para salvar a saúde... O dinheiro do "Pré-Sal" vai ser investido em infraestrutura... Vão comer esse dinheiro com angú!! Isso sim...
 

·
Registered
Joined
·
186 Posts
Adoro essas lendas... Sempre tocam no ponto mais sensível... A extinta CPMF era para salvar a saúde... O dinheiro do "Pré-Sal" vai ser investido em infraestrutura... Vão comer esse dinheiro com angú!! Isso sim...

è verdade e a gente vai somente assistir de novo! Somos tão passivos que dá gosto de ver!:eek:hno::eek:hno::eek:hno::eek:hno::eek:hno:
 

·
Registered
Joined
·
378 Posts
Até onde lembro, o dinheiro do pré-sal ia ser revertido 100% em educação...segundo palavras do próprio presidente...

as coisas mudaram?
 
1 - 6 of 6 Posts
Top