SkyscraperCity banner

Status
Not open for further replies.
1 - 20 of 26 Posts

·
Baiano sim senhor!
41,898 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Agecom 05/03/2008

O curso de Direito da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) obteve o melhor desempenho dentre as instituições de ensino superior do país, na primeira fase do exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Dos 24 recém-formados pela Uefs que responderam à prova, 22 passaram para a segunda fase (91,67%). O desempenho da Universidade Federal da Bahia também foi destaque nacional, figurando em segundo lugar, com 88,7% de aprovados.

Na avaliação da coordenadora do Colegiado de Direito da Uefs, Beatriz Lisboa, o resultado obtido “foi fruto do esforço conjunto de alunos, professores e da Universidade como um todo”. As atividades desenvolvidas, explicou, não se restringem ao ensino e aprendizado. Todos os segmentos da Instituição “estão cada vez mais voltados à formação de excelência e qualidade, com a consciência de que o curso não está pronto, mas sempre em construção”.

O presidente da OAB, sub-seção de Feira de Santana, Ary Newton Belo Pina, apontou dois fatores como responsáveis pela classificação da Uefs no exame. A formação acadêmica dos professores, a maioria com titulações de mestre e doutor, disse, influenciou direta e positivamente no desempenho dos alunos. Ele chama a atenção, ainda, para a preparação dos alunos, “que demonstram qualificação desde o início, ao serem aprovados no concorrido vestibular que é o da Uefs”.

Para o presidente nacional da OAB, Cezar Britto, os dados revelam que o Brasil tem cursos de Direito de qualidade, espalhados inclusive pelo interior. “Desmistificam também a idéia de que só as universidades federais conseguem registrar boa aprovação no exame, já que a instituição de ensino de Feira de Santana é estadual”, afirmou. Domingo (9), os aprovados farão a segunda prova do exame da OAB. O exame unificado é realizado na mesma data e contém as mesmas perguntas em todo o país.

·
.
169,245 Posts
Mesmo co todos os problemas, as Universidades públicas da Bahia ainda conseguem manter a excelência de seus cursos. Parabéns à UEFS e a Feira! Acho que já está na hora da UEFS ser federalizada.

·
Registered
833 Posts
Ótima notícia, tirar a idéia que no interior o ensino não é de qualidade. E outra coisa o curso de odontologia da Uefs é um dos melhores do Brasil.

·
Registered
833 Posts
Mesmo co todos os problemas, as Universidades públicas da Bahia ainda conseguem manter a excelência de seus cursos. Parabéns à UEFS e a Feira! Acho que já está na hora da UEFS ser federalizada.

Concordo Tonny. Que isso posso torná-la melhor! Recebendo mais recursos!

·
.
169,245 Posts
^^
Tudo depende dos nosso nobres deputados federais baianos. Mesmo sendo um estado com dimensão de país, a Bahia só tem 02 federais com sede no seu território e mais o campus de Juazeiro da Federal do vale do S. Francisco. Uma vergonha.:eek:hno:

·
Baiano sim senhor!
41,898 Posts
Discussion Starter · #6 ·
O número das federais é pouco, muito em breve teremos mais uma com sede em Irecê, o projeto já está tramitando no Congresso. Em compensação o nosso estado conta com quatro estaduais excelentes, totalizando seis públicas mais parte da Federal do Vale do São Francisco em Juazeiroa .

·
Registered
833 Posts
É mas ainda é pouco. Sinto inveja do estado de Minas pela quantidade de universidades federais que possue. Cidade com menos de 40 mil habitantes e poêm menos nisso já possue sua universidade mesmo sendo estadual. Nós estamos muito aquém disso. Sinto-me triste com isso.

·
.
169,245 Posts
^^
Fora que isso provoca um exodo muito grande de estudantes baianos para outros estados, principalmente para cursos da área de saúde como medicina e odontologia.

·
BAHIA
7,627 Posts
Eu sou TOTALMENTE contra a federalização da Uefs. Sou a favor sim, da criação da UFFS, aí sim, Feira contaria com duas universidades públicas a nível de sua importância econômica.

·
Banned
4,272 Posts
Eu já esperava.

·
Manaus, Amazonas, Brasil
10,881 Posts
Não sei se é do conhecimento de vocês, mas muito egressos de faculdades de Direito das principais capitais do Nordeste e Norte têm conseguido os primeiros lugares em concursos concorridíssimos do Sul e Sudeste. Em SP (onde moro), já conheci vários servidores de tribunais, inclusive juízes e procuradores, que se formaram no Nordeste (principalmente em faculdades da Bahia, Pernambuco e Ceará) ou na Amazônia (em faculdades do Amazonas e Pará). :banana:

·
Registered
1,549 Posts
Eu sou TOTALMENTE contra a federalização da Uefs. Sou a favor sim, da criação da UFFS, aí sim, Feira contaria com duas universidades públicas a nível de sua importância econômica.
Baianóide, concordo pelnamente com vc. FSA já merece uma Universidade Federal há bastante tempo, não só pela potência que é, como por centralizar uma macroregião de mais de 2,8 milhões de pessoas e inúmeros estudantes universitarios em potencial.

Quando conheci o estado da Paraíba em 1981 fique surpreso com o fato de que, já naquela ocasião, a UFPB possuia 7 campos universitários sendo um na capital e os outros no interior. E olha que o estado tem um território minúsculo em comparação com a Bahia. Nunca entendi isso muito bem, me parece que sempre existiu um total descompromisso dos nossos representantes políticos quanto a essa questão. A Bahia, um estado gigante, com apenas a UFBA sediada na capital e nada mais. É por isso que muitos estudantes de regiões distantes do nosso estado sempre preferiram estudar em universidades de estados vizinhos.

Inaceitável uma situação dessas!

Soube que existe um projeto tramitando no Congresso Nacional para a implantação da UFFSA - Universidade Federal de Feira de Santana. Tomara que saía logo do papel. A região precisa e tem demanda para isso.

Valeu!

--------------------------------------------------------------------------
Lucas de Feira. Um grande lutador pela liberdade da escravidão negra na Bahia!

·
Baiano sim senhor!
41,898 Posts
Discussion Starter · #15 ·
O projeto que está mais avançado no Congresso é o de criação da Universidade Federal do Sertão que terá sede em Irecê.

·
Na Suíça Sertaneja
23,175 Posts
^^
Irecê tem um belo futuro pela frente! Além dessa possibilidade de contar com uma Universidade Federal, o município vai se desenvolver muitíssimo com o gigantesco projeto de irrigação Baixio de Irecê! Será um grandes pólos de desenvolvimento da Bahia, sem dúvida.
Feira tá merecendo uma Universidade Federal há muitíssimo tempo!
Essa notícia do curso de Direito da UEFS ter ficado em 1º lugar no país inteiro mostra a força e o potencial universitário que Feira tem, e que merece ser bem mais aproveitado.

·
Soteropolitano
8,875 Posts
LISTA DAS FACULDADES QUE MAIS APROVARAM NA 1a FASE - OAB 2007.3

Universidade Estadual de Feira de Santana (BA) - 91,67%;
Universidade Federal da Bahia (BA) - 88,70%;

Universidade Federal do Espírito Santo (ES) - 88,64%;
Universidade de Brasília (DF) - 87,27%;
Universidade Federal de Pernambuco (PE) - 87,21%;
Universidade Federal do Paraná (PR) - 84,96%;
Universidade Salvador (BA) - 82,52%;
Faculdades Integradas de Vitória (ES) - 80,42%;
Universidade Federal de Alagoas (AL) - 79,41%;
Universidade Federal da Paraíba (PB) - 78,72%;
Universidade Federal de Sergipe (SE) - 75,00%;
Universidade Federal de Goiás (GO) - 72,94%;
Faculdade Ruy Barbosa de Administração e de Direito (BA) - 72,37%;
Universidade Estadual de Londrina (PR) - 72,00%;
Universidade Federal do Rio de Janeiro (RJ) - 71,05%;
Universidade Federal do Piauí (PI) - 70,37%.

Vale lembrar que a Unifacs (Universidade Salvador) foi a privada que mais aprovou no Brasil inteiro!

E aí estão somente as faculdades do Brasil que aprovaram, na 1a fase, mais de 70%!!!

Fonte: http://www.atarde.com.br/vestibular/noticia.jsf?id=849030

·
Soteropolitano
8,875 Posts
Uma coisa: por que as provas da OAB só são feitas em Salvador e em Ilhéus?????

Acho que todas as cidades em que se formam bacharéis em Direito deveriam poder fazer a prova da OAB, como Feira (Conquista já tem turma formada na UESB??).

1 - 20 of 26 Posts
Status
Not open for further replies.