SkyscraperCity banner
1 - 14 of 14 Posts

·
Banned
5,008 Posts
Discussion Starter · #1 ·

16/05/2008 17:28
Canal de tevê vai produzir documentário sobre Sauim de Manaus

Um equipe canadense do Discovery Channel estará em Manaus neste final de semana para produção de um documentário sobre o Sauim-de-Manaus (Saguinus bicolor bicolor). A espécie é ameaçada de extinção e tem como área de ocorrência os Municípios de Manaus e parte de Rio Preto da Eva e Itacoatiara. Em 2005, atendendo a sugestão do comitê internacional que estuda a espécie, o sauim foi eleito como símbolo da cidade pela Prefeitura de Manaus, que desenvolve o Programa de Proteção do Sauim de Manaus, com o monitoramento das áreas de fragmentos florestais em que são encontrados bandos da espécie. A equipe será acompanhada pela coordenadora de Áreas Protegidas da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), a bióloga Rosana Subirá, estudiosa da espécie.

Os sauins vivem em bandos e se alimentam de frutas, insetos e pequenos vertebrados, são dóceis e sofrem diretamente com os efeitos do desmatamento. A diminuição do hábitat da espécie em função do crescimento desordenado da cidade faz com que a espécie saia em busca de comida em muitas áreas da cidade. Segundo Rosana, muitas vezes o animal acaba sendo capturado e até morto. “Temos os dois extremos nos fragmentos onde existem sauins de Manaus, têm aqueles moradores que costumam alimentar os animais deixando frutas no quintal, têm as pessoas que ficam incomodadas e capturam os macacos, seja para tê-los dentro da gaiola ou para extingui-los. O comportamento varia muito”, diz ela.

A Prefeitura trabalha intensivamente em 15 fragmentos florestais espalhados pela cidade, além das dez unidades de conservação municipais onde ocorrem bandos da espécie. Um grupo da Coordenadoria de Áreas Protegidas trabalha fazendo a identificação dos fragmentos e acompanhando por meio de GPS o processo de diminuição dos fragmentos e realizando um inventário das árvores frutíferas que podem fornecer alimentos aos sauins em cada uma das áreas, incluindo os quintaisdas residências. A equipe também conversa com os moradores e os orienta a não dar restos de comida, como arroz, feijão, macarrão, para os macacos.

A equipe do Discovery Channel pecorrerá alguns desses fragmentos para conhecer o trabalho. Além disso, haverão visitas ao Refúgio da Vida Silvestre Sauim Castanheiras, unidade de conservação municipal, com a presença da Secretária Luciana Valente, para conhecer o trabalho de resgate, tratamento e retorno à natureza dos animais, desenvolvido pela Semma, e filmagem de bandos em vida livre dos sauins de Manaus que habitam o Parque Municipal do Mindu. O Programa de Proteção do Sauim de Manaus, da Prefeitura, é desenvolvido com o apoio técnico da ONG Sapeca e o patrocínio da Petrobrás.

·
Manaus, Amazonas, Brasil
10,881 Posts
O avatar do Terra Nova na Discovery!

·
Banned
3,705 Posts
^^
PQP!!!

Há mais de um ano no SSC enunca havia percebido que o Avatar do Terra Nova era um sauim!!!:lol:

Eu "enxergava" ali era um cachorro!!! acabecinha preta eu pensei que era um focinho, o rabo eu "via" uma orelha caída!!! Pô muito hilário isso!!!:hilarious:

Agora, sobre a notícia!!!

Muito legal, esse bichinho é muito lindo mesmo!!!:banana:

·
Banned
3,705 Posts
Num parece um cachorro???

Mas olhando direitinho dá pra ver que é um sauim andando em um galho!!! :lol:

·
Banned
5,149 Posts
Num parece um cachorro???

Mas olhando direitinho dá pra ver que é um sauim andando em um galho!!! :lol:
:eek:hno::eek:hno::eek:hno::eek:hno: :lol::lol::lol::lol::lol:

Estou rindo de todos vocês..... realmente é mais fácil perceber que é um macaco quando se olha a intenção de enxergar um macaco.... É o sauim-de-Manaus, gente....

·
Manaus, Amazonas, Brasil
10,881 Posts
Eu sempre vi um macaco no avatar do Terra! Vocês viajaram legal... :lol::lol::lol::lol:

·
Norte do Brasil
58,747 Posts
Terra, pq vc não muda esse seu avatar (claro, pra outra imagem de saium)... eu levei bastante tempo pra descobrir que era um sauim...

1 - 14 of 14 Posts