SkyscraperCity Forum banner

Diversidade transbordante: o bairro da Boa Vista, RECIFE

61622 Views 77 Replies 35 Participants Last post by  amfalex
80
Um dos bairros mais antigos da cidade do Recife, Boa Vista se caracteriza pela sua diversidade de história, cultura e arquitetura. Nesse bairro pequeno há prédios do patrimônio histórico e empresariais de vidro e granito. Há prédios belíssimos e prédios feíssimos. Há arborização incrível :) e fiação incrível :eek:hno:. Há pontes, parques, fontes, monumentos, casas, casarões, igrejas, hoteis, cinemas, hospitais, shoppings... tudo! Queria mostrar tudo isso aquí no SSC, mas depois de 3 semanas descobri que ia ser impossível... então isso é só uma pequena amostra do bairro de Boa Vista. Espero que vocês gostam!

1) Localização do bairro:

Vamos começar de onde o bairro começou, na beira do Rio Capibaribe:

2) A vista famosa da Rua da Aurora

3) A mesma

4) Sede da Polícia Civil, também na Rua da Aurora

5) Vista do outro lado do rio - Teatro Santa Isabel e o Palácio da Justiça

6) Ponte Duarte Coelho

7) Ponte da Boa Vista (Ponte de Ferro)

8) Um pouco de história

9) Casa da Cultura, quase escondida

10) Cinema São Luiz (sendo reformado)

11) Faculdade de Direito

12) De novo

13) Do outro lado

14) Mais uma

Agora, vamos para a Avenida Conde da Boa Vista, via principal do bairro:

15) Av. Conde da Boa Vista, vista da Ponte Duarte Coelho

16) Outra de Conde da Boa Vista - as obras de reforma não começaram ainda neste trecho

17) Paredão

18) Rua lateral - Eita! Homem-aranha passou por aqui?? :eek:hno:

19) Mais paredão

20) Conde da Boa Vista tem prédios novos também!

21) Igreja bonita, prédio nem tanto...

22) Igreja Presbiteriana

23) Shopping Boa Vista, shopping da cidade

24) Empresarial Apolônio Sales - é baixinho mas é bonito!

25) Outro ângulo de Apolônio Sales - :bash: ônibus...

26) Sem ônibus :)

27) Outra da Avenida Conde da Boa Vista e o empresarial bonito

28) Prédio cilíndrico antigo - precisa de lavagem

Tem casas e casarões também:

29) Casarão reformado

30) Casa interessante

31) Pode alugar esta casa (não sei o preço)

32) A mesma

33) Arquitetura de bom gosto

34) Tem muitas casas neste estilo

35) Viu?

36) Infelizmente, algumas são abandonadas :cry:

Há igrejas de muitos tipos neste bairro:

37) Igreja da Matriz

38) Detalhe

39) Colégio Salesiano

40) Igreja Batista - olhe as colunas!

Nas ruas laterais do bairro, tem arborização com tanta densidade que forma um teto de folhas:

41) Arborização da Avenida Manoel Borba

42) Continuação da mesma

43) Alguém tá com fome?

Boa Vista não é Boa Viagem, nem a Zona Norte, mas ainda tem alguns espigões:

44) Gosto duvidoso...:nuts:

45) Era uma vez, o mais alto da cidade

46) Mais arborização na Rua Dom Bosco

47) E mais ainda

48) Outro grandão, bem perto da casa de Ap_Recife :)

49) Coexistência perfeita entre árvore e fio :lol:

Há muitas pracinhas espalhadas pelo bairro:

50) Praça Maciel Pinheiro

51) Fonte

52) O leão do norte

53) Auto-explanatório

54) Praça Chora Menino

55) Outro ângulo

56) Poesia

57) Praça Parque Amorim (olha o corte da grama! :) )

58) Noturna

59) Com igreja atrás

Prédios modernos estão brotando de todos os lados também:

60) Empresarial Pedro Stamford - entregue 2007

61) O mesmo

62) De longe, torres gêmeas da Ilha do Leite

63) Empresarial Nassau, também de longe, e Real Hospital Português atrás

64) Hospital Memorial São José, torre de vidro verde e granito

65) A torre do hospital

66) Passarela

67) Empresarial Burle Marx - na minha opinião, o empresarial mais bonito do bairro

68) Do lado

69) :cheers:

70) Do outro lado

71) Mais uma porque eu gosto :)

72) Chegamos em casa! Vamos para cima e tirar só mais algumas...

73) Já conhecemos!

74) Podemos ver muitos prédios já fotografados neste thread

75) Colégio Salesiano e (bem no fundo) as torres polêmicas de MD (e arborização invejável no primeiro plano)

76) Empresarial Apolônio Sales de novo

77) Vista para o Oeste: mini-skyline da Ilha do Retiro (pelo menos um MD) e o estádio do Sport Club do Recife

78) Praça do Derby e o Quartel da Polícia Militar

79) Noite chuvosa - Hospitais e Avenida Agamenon Magalhães

80) Ilha do Retiro à noite (e Agamenon de novo)
See less See more
1 - 20 of 78 Posts
SUPER BÔNUS:

Panorâmica 180 graus - bairros de Derby, Graças, Espinheiro e Boa Vista!
See less See more
Que Thread maravilhoso... adorei o bairro, os empresarias, o comércio popular, a arborização das ruas..... uma reforma nesta Av. Conde da Boa Vista o Bairro fica perfeito!
Nossa, mostrou tudo que tinha pra mostrar com uma qualidade incrivel, uma visao completa do bairro e de seu conjunto arquitetonico, nao faria nem de perto melhor que isso, esta de parabens.
abraço.
Simeon tá se mostrando mais recifense do que muitos recifenses nativos. :lol:

Que maravilha de thread! Bem completo e com informações precisas. Essa panorâmica dá um noção muito boa do bairro e vizinhança. Show de bola!

Bem que o Apolônio poderia ter todas as laterais de vidro. Ficaria bem melhor. Algumas ruas e prédios carecem de maiores cuidados, mas nada que comprometa o encanto do bairro.
Que Thread maravilhoso... adorei o bairro, os empresarias, o comércio popular, a arborização das ruas..... uma reforma nesta Av. Conde da Boa Vista o Bairro fica perfeito!
A reforma já está em curso. Foram postadas notícias aqui no fórum sobre isso, mas não tô achando agora.
Ir a ricifi e não passar na aurora pra mim não é ir aí, esse palácio da justiça merece um trid especialmente pra ele, a primeira vez que o vi fiquei babando, lindo demais, ótimas fotos.
:applause: :applause: :applause: :applause: :applause: :applause: :applause: :applause: :applause: :applause: :applause: :applause: :applause: :applause:

Sensacional!!!! Que Boa Vista!!!!!

Tô sem palavras; ficou perfeito o thread. O bairro é de uma diversidade que impressiona e como tudo na cidade tem o lado romântico/poético, seria inevitável que você mostrasse isso. As praças; os munumentos; os casarões; esse mix arquitetônico que mescla o antigo, o moderno e contemporâneo, tanto em edifícios, quanto em casarões. As poesias escritas e descritas da paisagem, tudo, de fato, é fascinante. A cidade é Mágica sim, como dizia o poeta...

A Panorâmica ficou show!

Você não sabe o orgulho "danado" que eu sinto por você, que adotou nossa cidade de coração. Obrigado por proporcionar esse flash-back desse bairro que durante o dia ("corre-corre" metropolitano), não nos damos conta do que está em nossa volta.

A potencialidade turística do Recife é algo inquestionável e com as reformas, já em andamento, como a modernização da Av. Conde da Boa Vista, só trará maiores benefícios a todos.

Perfeito!

Muito obrigado!
See less See more
O centro estava precisando mesmo de uma interferência, ainda bem que já começou pela Boa Vista. Como Simeon mencionou e mostrou em fotos, o bairro tem uns aspectos lindos e outros tenebrosos, boa parte culpa do poder público em anos de descaso e boa parte também culpa de particulares. Não me conformo com essas placas, toldos e marquises em prédios históricos, devíamos seguir o exemplo de São Paulo e fazermos uma faxina geral, livrando a cidade dessa poluição visual. Comentando só 3 coisinhas:

1. O edifício redondo da foto 28 é famoso por não ser "de família". :D
2. A igreja Matriz da Boa Vista, nas fotos 37 e 38 é totalmente esculpida em pedra de cantaria.
3. O edifício meio feioso da foto 44 é um marco arquitetônico na cidade. Foi erguido nos fins dos anos 1960/começo dos 1970 e foi o primeiro a usar volume estrutural na fachada.

Valeu pelo thread Simeon!!! Só faltou o barulho insuportável da Av. Conde da Boa Vista... :D
Obrigado pelos comentários!

uma reforma nesta Av. Conde da Boa Vista o Bairro fica perfeito!
A reforma já começou, mas não chegou ainda nos trechos fotografados acima. Espero que a obra for bem feita, como uma avenida deste porte merece.

carecife said:
Nossa, mostrou tudo que tinha pra mostrar com uma qualidade incrivel, uma visao completa do bairro e de seu conjunto arquitetonico, nao faria nem de perto melhor que isso, esta de parabens.
Obrigado!

jmascena said:
Algumas ruas e prédios carecem de maiores cuidados, mas nada que comprometa o encanto do bairro.
jr_fotos_recife said:
A potencialidade turística do Recife é algo inquestionável e com as reformas, já em andamento, como a modernização da Av. Conde da Boa Vista, só trará maiores benefícios a todos.
Concordo con vocês. A cidade tem tudo. O que falta é cuidar melhor o que tem. Fiquei triste ver alguns prédios e calçados em estado degradado.

O Poti said:
Ir a ricifi e não passar na aurora pra mim não é ir aí, esse palácio da justiça merece um trid especialmente pra ele, a primeira vez que o vi fiquei babando, lindo demais, ótimas fotos.
O Palácio da Justiça não fica na Boa Vista, mas sim no outro lado do rio (Santo Antônio?). Ele e a Faculdade de Direito são prédios incríveis, lindíssimos.

Alfenim said:
Não me conformo com essas placas, toldos e marquises em prédios históricos, devíamos seguir o exemplo de São Paulo e fazermos uma faxina geral, livrando a cidade dessa poluição visual.
Exemplos como fotos #33 e #35? Também acho horrível. Pelo menos os prédios foram reformados/conservados, mas precisa tirar as placas de advertência (e embutir a fiação).

E obrigado pelas informações sobre as fotos 28, 37-38 e 44!
See less See more
Recife surpreende!
A cidade respira cultura e para quem não curte praia (como eu) é perfeita. Amooo esta cidade.
^^

Mas lembre-se: se também resolver "curtir" uma praia, não esqueça que temos, e por sinal, é muito bonita. Só não se arrisque ultrapassar as barreiras naturais de arrecifes; divirta-se nas piscinas formadas naturalmente ao longo da praia de Boa Viagem. Ou então, aproveite o calçadão praticando esportes, ou simplesmente contemplando a elegância e imponência dos edifícios da orla.

Uma amostra grátis! :D
See less See more
Outra curiosidade: Houve uma troca de projetos e esse prédio da Faculdade de Direito de Recife deveria ter sido erguido em São Paulo e vice-versa. Não se sabe se a troca foi proposital ou não, mas Recife, que já era menor que São Paulo, ficou com o prédio maior... :D

Prédio da Faculdade de Direito da Usp
See less See more
^^
:lol: :lol: :lol:

Bônus!

Uma troca muito bem trocada. :D
Mas claro que esse da faculdade de SP também é muito bonito.
See less See more
essa parte antiga ta muito bonita
agora esses predios velhos que já estão pretos de sujeira e abandono....
adorei esses predios mais modernos..
so um conselho destruam ou reformem esses predios grandes e feios,feios,,feios de doer..
Mais uma curiosidade, essa diz respeito a mim: Nesse prédio meio decrépito da foto 36 funcionou a Maternidade Santa Rita e aí nasceu o forista que vos escreve: Alfenim! :D
E tome-lhe curiosidades: A praça Chora Menino (fotos 54, 55 e 56) faz parte do "circuito das assombrações" recifenses. A praça tem esse nome pois no local, à noite, ouvia-se o choro de uma criança que dizem ter morrido por ali... :)
^^
Não é a toa que a minha assinatura está escrito: "Recife, cidade lendária".
essa parte antiga ta muito bonita
agora esses predios velhos que já estão pretos de sujeira e abandono....
adorei esses predios mais modernos..
so um conselho destruam ou reformem esses predios grandes e feios,feios,,feios de doer..
Também concordo contigo; alguns são feios (ou mal conservados), mas os outros são lindos, lindos, lindos de doer. :D
Excelentes fotos!:applause:

Como é rico o patrimônio histórico do Recife! Linda cidade!:)

É bom saber que esse bairro está sendo revitalizado!
1 - 20 of 78 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.