Skyscraper City Forum banner
1 - 17 of 17 Posts

·
Registered
24,262 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Teksid ampliará a capacidade de produção de blocos

A capacidade de fundição de Betim será elevada de 300 mil para 360 mil toneladas anuais.A Teksid do Brasil, fundição do grupo Fiat instalada em Betim (RMBH), anunciou ontem a realização de investimentos de R$ 150 milhões. O fabricante destinará R$ 100 milhões para ampliar a capacidade da planta da Grande BH. O restante será destinado à instalação de planta em Itabirito, que será voltada para a fabricação de cabeçotes de motor em alumínio para abastecer apenas a Fiat.
Itabirito: obra começa em junho
A instalação de uma nova planta da Teksid do Brasil em Itabirito (região Central) com investimentos da ordem de R$ 50 milhões precisa ser iniciada até junho, de acordo com o CEO da companhia para o Nafta e o Mercosul, Vilmar Fistarol.

Novelis fará inversões de US$ 4,6 mi em Minas

Ouro Preto será a quarta fábrica da Novelis no mundo a ser capaz de fabricar ligas especiais Produtora de alumínio pretende transformar fábrica de Ouro Preto na principal unidade de ligas especiais da AL.A produtora de alumínio Novelis pretende transformar a fábrica de Ouro Preto (região Central) na principal unidade de ligas especiais da empresa na América Latina. Apesar de ainda não falar em aumento da capacidade, o grupo irá investir US$ 4,6 milhões na planta mineira para implantação da tecnologia.

Usifast vai investir R$ 40 mi

Faturamento do porto seco de Betim este ano deverá atingir R$ 290 milhões A Usifast Logística Industrial S/A, controladora do porto seco de Betim (RMBH), fará investimento de R$ 40 milhões em infra-estrutura e adequação das instalações. A aduana prevê giro de R$ 290 milhões no ano.

Magnesita vai fornecer para empresas concorrentes

Produção de sínter será triplicada até 2012.A Magnesita Refratários S/A, com planta em Contagem, Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), pretende duplicar a produção de sínter de magnésio em Brumado (BA) até 2010 e triplicar até 2012. Atualmente, a empresa - controlada pelo fundo de private equity GP Investimentos - fabrica aproximadamente 350 mil tonaladas do insumo por ano. Segundo o presidente da companhia, Ronaldo Iabrudi, a intenção é vender até mesmo para os concorrentes.

Minas Cláudio Móveis diversifica a produção

Fundição também fabricará peças de alumínio para caminhões.O boom do setor automotivo de um lado e um nível já próximo da saturação para o mercado de móveis de alumínio fundido do outro fizeram a empresa Minas Cláudio Móveis Ltda partir para a diversificação da produção. A partir de outubro, a empresa começa a produzir peças em alumínio como turbinas e rodoar para caminhões. O destino da produção será o mercado paulista, que também consome a maior parte da produção de móveis da empresa .

Enfim, pequenas notícias de investimentos rm MG dados na ed. de hoje (27/05/08) do Jornal Diário do Comércio de BHTE
Pequenos mas bons!

·
Registered
6,038 Posts
Que maravilha...... somente a indústria ajuda a desenvolver as cidades! Parabéns ao Estado de MG e as cidades contempladas com esses investimentos! ;)

·
Registered
24,262 Posts
Discussion Starter · #3 ·

·
Registered
5,096 Posts
E me parece também que Contagem vem recuperando seu papel de motriz da indústria mineira ultimamente.

·
Registered
24,262 Posts
Discussion Starter · #5 ·
E me parece também que Contagem vem recuperando seu papel de motriz da indústria mineira ultimamente.
Realmente, tendo um parque industrial mais diversificado e de empresas de pequeno, e médio porte, ao passo que Betim depende básicamente da Fiat.

·
Civilização entre rios.
2,634 Posts
^^ Boas notícias!
Melhor ainda seria se fossem investimentos em cidades bem no interiorzão.

·
Banned
687 Posts
Realmente, tendo um parque industrial mais diversificado e de empresas de pequeno, e médio porte, ao passo que Betim depende básicamente da Fiat.

Na verdade, a prefeitura de Betim recolhe mais imposto da Refinaria Gabriel Passos do que da Fiat.

é incrível, mas é isso aí.

(tem muita maracutaia nestes impostos por aí)

·
Registered
5,096 Posts
O fato é que a região metropolitana vive um ótimo momento, com vários investimentos e menor nível de desemprego do país.

·
Registered
24,262 Posts
Discussion Starter · #9 ·
^^ Boas notícias!
Melhor ainda seria se fossem investimentos em cidades bem no interiorzão.
Minas comparando com São Paulo tem um desenvolvimento industrial mais desconcentrado. Uberlândia, Juiz de Fora, Sul de Minas tem grandes empresas industriais Ipatinga, a sede do aço mineiro fica mais de 200 km de BH. Hoje mesmo vi que a Bunge multinacional de fertilizantes investirá mais de 2 bi n o Alto Paranaiba (Araxá, Serra do Salitre, Tapira) e no complexo industrial de Uberaba que produz fertilizantes fosfatados. Mas vlaro que Belo Horizonte devido ser o centro mais populoso do Estado tem mais industrias diversificadas na sua área até por decisão empresarial.
Ao contrario o Estado de São Paulo, num raio de 100Km da megalópolis paulista concentra no mínimo 80% da produção industrial do mesmo estado

·
Civilização entre rios.
2,634 Posts
^^ MG menos concentrado que SP... sei não, GIM. Depois experimenta dar uma olhada no percentual do PIB do estado que a RMBH representa.
O interior paulista é rico pra dedéu, qualquer cidadezinha de 20 mil habitantes normalmente tem uma ou duas industrias que movimentam a economia local. Enquanto aqui em Minas temos apenas algumas ilhotas de desenvolvimento espalhadas pelo interior.

·
Registered
24,262 Posts
Discussion Starter · #11 ·
^^ MG menos concentrado que SP... sei não, GIM. Depois experimenta dar uma olhada no percentual do PIB do estado que a RMBH representa.
O interior paulista é rico pra dedéu, qualquer cidadezinha de 20 mil habitantes normalmente tem uma ou duas industrias que movimentam a economia local. Enquanto aqui em Minas temos apenas algumas ilhotas de desenvolvimento espalhadas pelo interior.
São Paulo, o Estado tem 40 milhões de hab.+ou-; a região en torno de São Paulo cidade tem 20 milhões. É um estado macrocéfalo (cabeça enorme). E quando falam em industrias fora dessa região (capital) normalmente são agroindustrias. É claro que a natureza os privilegiou com um solo plano e de terras boas.Ao contrario de MG, em que só o Triângulo possue terras aptas para o agro negócio.Industria mesmo é a Capital, o ABC, Campinas, Sorocaba, Santos, nenhuma a mais de 100 km de S.Paulo.

·
Registered
5,096 Posts
Sei não viu Sávio, Minas tem muitas cidades dotadas de grandes indústrias ou ramos econonômicos desenvolvidos, vou citar alguns poucos exemplos: Danone e Alcoa(Poços de Caldas), Cofap (Lavras), Cotochés (Rio Casca), Nestlé (ituitutaba), Novo Nordisk (Norte mineiro) Gerdau (Ouro Branco), Philips (Varginha), Alpargatas e OHL (Pouso Alegre), o maior pólo de fundição artesanal da América Latina (Cláudio), maior complexo produtor de frangos do estado (Pará de Minas), maior exportador de minério de ferro nacional (Itabira), maior complexo cafeeiro do Brasil (região de Três Corações/Guaxupé), pólo siderúrgico (Itaúna), um dos maiores produtores de frutas para exportação nacional (Jaíba), Parmalat (Caldas, que fica a 20 Km de Poços de Caldas), Itambé (Pará de Minas) enfim, a lista é longa mas note que existem várias cidades com boas e grandes indústrias e ramos econômicos desenvolvidos, tanto quanto São Paulo. Vejo que a grande diferença é a infra-estrutura rodoviária, viajar pela Anhanguera realmente dá a impressão que qualquer cidadezinha de SP é desenvolvida, mas não é bem assim, tenha a curiosidade de entrar em lugares como Hortolândia, São José da Bela Vista, São Joaquim da Barra, Miguelópolis, são autênticas currutelas, com todo respeito.

·
Civilização entre rios.
2,634 Posts
Sei não viu Sávio, Minas tem muitas cidades dotadas de grandes indústrias ou ramos econonômicos desenvolvidos, vou citar alguns poucos exemplos: Danone e Alcoa(Poços de Caldas), Cofap (Lavras), Cotochés (Rio Casca), Nestlé (ituitutaba), Novo Nordisk (Norte mineiro) Gerdau (Ouro Branco), Philips (Varginha), Alpargatas e OHL (Pouso Alegre), o maior pólo de fundição artesanal da América Latina (Cláudio), maior complexo produtor de frangos do estado (Pará de Minas), maior exportador de minério de ferro nacional (Itabira), maior complexo cafeeiro do Brasil (região de Três Corações/Guaxupé), pólo siderúrgico (Itaúna), um dos maiores produtores de frutas para exportação nacional (Jaíba), Parmalat (Caldas, que fica a 20 Km de Poços de Caldas), Itambé (Pará de Minas) enfim, a lista é longa mas note que existem várias cidades com boas e grandes indústrias e ramos econômicos desenvolvidos, tanto quanto São Paulo. Vejo que a grande diferença é a infra-estrutura rodoviária, viajar pela Anhanguera realmente dá a impressão que qualquer cidadezinha de SP é desenvolvida, mas não é bem assim, tenha a curiosidade de entrar em lugares como Hortolândia, São José da Bela Vista, São Joaquim da Barra, Miguelópolis, são autênticas currutelas, com todo respeito.
Nossa! Você conhece mesmo SP, Luciano?
Só no eixo Franca, Araraquara, Ribeirão Preto, Sertãozinho, Jaboticabal, Bebedouro, Barretos, Catanduva, São José do Rio Preto, e as currutelas em volta desses centros, deve haver mais que o dobro, pra não dizer mais que o triplo de indústrias que essas citadas por você.
Perceba que ao citar esse eixo paulista eu ainda nem sai da porção norte de SP. :lol:

Mérito para a RMBH e suas políticas de atração de empresas que demonstram ser mais eficientes que as de outras regiões. :eek:hno:
Mérito para o fato de BH ser capital do estado e os sucessivos governos do estado não se preocuparem muito em direcionar bons investimentos para o interiorzão, formando uma bola de neve onde temos uma RMBH cada vez mais pujante e a maior parte do interiorzão permanecendo no subdesenvolvimento.

Nao da pra comparar nenhum estado com Sao Paulo... :D

SP eh mais homogeneo na minha opiniao.
Muito mais homogêneo!

·
Registered
5,096 Posts
Nossa! Você conhece mesmo SP, Luciano?
Só no eixo Franca, Araraquara, Ribeirão Preto, Sertãozinho, Jaboticabal, Bebedouro, Barretos, Catanduva, São José do Rio Preto, e as currutelas em volta desses centros, deve haver mais que o dobro, pra não dizer mais que o triplo de indústrias que essas citadas por você.
Perceba que ao citar esse eixo paulista eu ainda nem sai da porção norte de SP. :lol:

Mérito para o fato de BH ser capital do estado e os sucessivos governos do estado não se preocuparem muito em direcionar bons investimentos para o interiorzão, formando uma bola de neve onde temos uma RMBH cada vez mais pujante e a maior parte do interiorzão permanecendo no subdesenvolvimento.

Muito mais homogêneo!
E você Sávio, será que conhece mesmo Minas? Me diz, do que eu citei vc tinha noção da metade pelo menos ? Foram alguns poucos exemplos, tem muito mais coisa. Acho que o dia em que tivermos infra-estrutura compatível, vc perceberá pouco essa diferença. Há algumas lendas também sobre SP, ex: o extremo sul do estado, na divisa com o Paraná pela Regis Bittencourt, (entorno do município de Registro) é muito ruim, cidades pobres e bastante feias, ou seja, o eixo que vc citou já engloba muito do que é o interior rico de São Paulo. Ninguém quer comparar, mas percebo que falam de SP e MG como se comparássemos os E.U.A. com a Etiópia e as diferenças não são assim tão monstruosas.
Eu particularmente gosto bem mais do interior de Minas do que o interior de São Paulo, temos mais diversidade de gente, paisagens, cultura, pra mim o interior de SP parece um grande canavial, numa paisagem extremamente monótona.

·
Registered
24,262 Posts
Discussion Starter · #17 ·
E você Sávio, será que conhece mesmo Minas? Me diz, do que eu citei vc tinha noção da metade pelo menos ? Foram alguns poucos exemplos, tem muito mais coisa. Acho que o dia em que tivermos infra-estrutura compatível, vc perceberá pouco essa diferença. Há algumas lendas também sobre SP, ex: o extremo sul do estado, na divisa com o Paraná pela Regis Bittencourt, (entorno do município de Registro) é muito ruim, cidades pobres e bastante feias, ou seja, o eixo que vc citou já engloba muito do que é o interior rico de São Paulo. Ninguém quer comparar, mas percebo que falam de SP e MG como se comparássemos os E.U.A. com a Etiópia e as diferenças não são assim tão monstruosas.
Eu particularmente gosto bem mais do interior de Minas do que o interior de São Paulo, temos mais diversidade de gente, paisagens, cultura, pra mim o interior de SP parece um grande canavial, numa paisagem extremamente monótona.
Eu particularmente gosto bem mais do interior de Minas do que o interior de São Paulo, temos mais diversidade de gente, paisagens, cultura, pra mim o interior de SP parece um grande canavial, numa paisagem extremamente monótona

concordo em gênero, número e grau. Um imenso canavial!

1 - 17 of 17 Posts