SkyscraperCity banner
1 - 20 of 96 Posts

·
Oeste Paulista
168 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Pessoal que tal aqui colocarmos fotos das divisas via rodovia entre estados? Assim todos podemos conhecer cada parte do nosso Brasil:

Para começar:

Foto da Divisa entre Mato Grosso do Sul / São Paulo, passando por cima da UHE Porto Primavera (Sergio Motta)
Rodovias: MS-480 / SP-613 Data: 17/10/2010

·
22°52'S 47°03'W
20,687 Posts
Vou colocar as três que eu já fotografei:

São Paulo (SP-270) -> Mato Grosso do Sul (BR-367)
Coord. 21°46'40.56"S 52°09'15.71"W alt. 267m

foto tirada em agosto de 2010

Esta aqui é um tanto bizarra...
A divisa dos dois estados é no talvegue do Rio Paraná antes da criação da represa de Porto Primavera, por volta de 1km dentro da ponte. Aí, o que se indica é a divisa, uma concessão de uma rodovia paulista que se estende por 100 metros dentro de Mato Grosso do Sul, uma ponte que diz "Bem-Vindo a Mato Grosso do Sul" quando MS só começa 1km para a frente. Muito estranho...

***​

Minas Gerais (MG-449) -> São Paulo (SP-340)
Coord. 21°25'20.85"S 46°59'35.46"W alt. 574m

foto tirada em junho de 2009

Aqui, ao contrário da foto anterior, a divisa está no lugar certo: um córrego divide Minas Gerais de São Paulo. Trata-se da junção de uma boa rodovia (MG-449) com uma ótima rodovia (SP-340). O trecho duplicado começa menos de 1km adiante.

***​

São Paulo -> Minas Gerais (BR-381)
Coord. 22°52'45.81"S 46°22'22.52"W alt. 865m

foto tirada em outubro de 2007

Aqui a Fernão Dias estava bem judiada, pois a concessão ainda era muito recente. Nessa época ainda não havia os pedágios. Infelizmente a foto não pôde ser melhor, em função de seguir rumo norte com sol quase frontal.

·
Nem td que reluz é trilho
4,030 Posts
Fabius, não sei se entendi direito o que você quis dizer sobre a divisa SP<->MS, mas ela não ocorre "no meio da ponte". Rios que servem de fronteira entre Estados são território federal, não pertencem nem a um Estado nem ao outro. Rigorosamente falando, é como se os limites dos dois Estados não se tocassem: São Paulo "acaba" em um lado da ponte, Mato Grosso do Sul "começa" só depois de atravessar a ponte inteira.

Isso segundo a Constituição. Claro que na prática quem administra o rio, a ponte e a UHE são os Estados em questão, e colocam a placa de divisa onde acharem que devem.

·
22°52'S 47°03'W
20,687 Posts
Fabius, não sei se entendi direito o que você quis dizer sobre a divisa SP<->MS, mas ela não ocorre "no meio da ponte". Rios que servem de fronteira entre Estados são território federal, não pertencem nem a um Estado nem ao outro. Rigorosamente falando, é como se os limites dos dois Estados não se tocassem: São Paulo "acaba" em um lado da ponte, Mato Grosso do Sul "começa" só depois de atravessar a ponte inteira.

Isso segundo a Constituição. Claro que na prática quem administra o rio, a ponte e a UHE são os Estados em questão, e colocam a placa de divisa onde acharem que devem.
Então, o que você me diz disto?

E disto?

São as duas fotos seguintes, na sequência daquela de minha primeira postagem.

Veja que isto não é do lado de Porto XV (Bataguassu).
Isto é do lado de Presidente Epitácio.
Você vê uma placa de divisa de estado, em seguida a placa do fim de concessão de uma rodovia do estado que já acabou e no início de uma ponte interestadual já se diz que é o outro estado...

Eu entendo que a ponte estar sob administração federal não implica necessariamente todo o Rio Paraná estar no território sul-mato-grossense.

Muito estranho...se você ou alguém puder explicar isso melhor...

·
Nem td que reluz é trilho
4,030 Posts
Seria muito estranho antes da ponte ele informar que acabou um Estado, e só depois dela informar que começou outro. Então é melhor assim.

Aliás repare que há uma placa informando a jurisdição federal sobre a ponte.

·
Registered
6,706 Posts

Perfeito art. 20,III da CF!

Só uma coisinha, sem querer ser chato, fronteira é só entre países. Entre Estados na União é divisa, sempre!!!

·
Registered
197 Posts
Boa noite á todos.
Seguem as minhas fotos:

Ponte sobre o Rio Paranapanema na SP-375 em Palmital/SP, divisa com o município de Andirá em PR, esta ponte pertence ao Estado de São Paulo. Como pode ser visto na placa de inauguração, quem a fez, foi a CESP e posteriormente a CESP a "deu" para o DER de São Paulo

Placa de Inauguração

Ponte na divisa entre Salto Grande/SP e Cambará/PR.
Só para constar, esta ponte está abandonada, está em péssimas condições. Na Raposa Tavares e dentro da cidade de Salto Grande, existem placas dizendo q ela está com o transito impedido, mas nào é bem assim, não existe fiscalização e o pessoal passa mesmo, apesar de barreiras terem sido colocadas nos encontros.
A ponte não tem dono, isso mesmo, ninguem a quer. Quem a construiu foi a empresa que fez a UHE Salto Grande. Porém isso faz muitos anos, e a empresa que hj está com UHE, disse que a ponte não é dela, e nem o municípois nem os estados quer saber da ponte. uma pena...

Mais uma foto da ponte.

Divisa entre SP e MG, na SP-052, essa região se chama "Garganta do Embaú"

É isso aí.
Espero q gostem.

Abraços

·
Oeste Paulista
168 Posts
Discussion Starter · #11 · (Edited)
amazongate, suas fotos nao estao aparecendo. ta dando banda excedida. corrige ae.

Essa aqui faz parte da primeira que postei, mas nao foi tirada por mim, peguei no Panoramio: O Inverso, Saindo de SP e entrando em MS (Rodovias SP-613 / MS-480)

Um detalhe: Essas não são as rodovias propriamente ditas, são braços de acesso. Pois a SP-613 termina em Rosana - SP, e não na divisa. todo o trecho é considerado área de segurança, mas a gente da um jeito de parar e tirar umas fotos heheheh....

·
Sub Lege Progrediamur
3,128 Posts
^^ E agora?

Hospedei as fotos em outra conta minha, a conta em que estão hospedadas as fotos do thread só volta ao normal dia 24.

·
Oeste Paulista
168 Posts
Discussion Starter · #14 ·
Muito bucólica essa foto, gostei, parece que leva para o meio do oceano. :)
Qual a extensão total dela?
A ponte por sí só é pequena, mas devido ao lago de Primavera (isso mesmo sai daki onde moro e chega ate Pres. Epitácio é imenso!) boa parte dela acabou virando "ponte". É rodovia normal mas reforçada os barrancos dando a impressão de ser ponte. Eu passei por la acho que em 2004, não sei como está agora mas a ponte estava bem ruinzinha com até buracos no meio dela.

·
22°52'S 47°03'W
20,687 Posts
Muito bucólica essa foto, gostei, parece que leva para o meio do oceano. :)
Qual a extensão total dela?
A ponte não deve chegar a 3km.
Boa parte da travessia do Rio Paraná é feita sobre um aterro, que na verdade é o segundo, pois havia um outro, que foi desativado quando a represa foi criada.
Mas vou fazer o cálculo, no sentido SP-MS:

Ponte 1 (a que você está vendo): 2,47km
Aterro 1: 0,65km
Ponte 2 (a mais alta): 0,13km
Aterro 2: 8,19km

Total: 11,44km

·
R.I.P. Niki
15,218 Posts
Fotos minhas de março/2007:

Divisa RO/MT - BR-364

Divisa SP/MS - UHE Sérgio Motta

Chegando...

Entrando...

Atravessando...

Saindo...

Bem vindo ao MS!

·
CGr / MS / C-O / BR
19,159 Posts
Divisa MS/MG - Ponte do Alencastro

Sobre o Rio Paranaíba, que forma mais adiante o grande Rio Paraná.

Elízio Cotrim - Panoramio

Adevaine Junior Maia - Panoramio

·
CGr / MS / C-O / BR
19,159 Posts
Divisa MS/SP - Usina de Jupiá

Deverá ser substituída por uma ponte, já que segundo a CESP o aumento no fluxo de veículos entre os dois Estados pode danificar a barragem, pois a via sobre ela era planejada inicialmente apenas para veículos de manutenção.

Carlos Roberto Terça - Panoramio

Ademilson Bru - Panoramio

1 - 20 of 96 Posts