SkyscraperCity Forum banner

Dois consórcios disputam o trem para Cumbica

4393 Views 19 Replies 15 Participants Last post by  netraider
A Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos recebeu dois estudos de consórcios interessados na Parceria Público-Privada (PPP) para construção do Trem de Guarulhos e do Expresso Aeroporto.
Um consórcio, chamado Expresso Guarulhos, foi formado pela Encalço Construções Ltda e Engevix Engenharia, ambas de São Paulo, e as espanholas Isolux Corsan Concesionese e Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles; além da italiana Guella S.p.A, de Roma. O outro consórcio, denominado Nova Metrópole, inclui quatro empresas, todas de São Paulo. São elas: a Assmann Consultoria Empresarial, a Valente, Valente Arquitetos, a Enescil Engenharia e Projetos e a Uete Engenharia.
Após a análise dos estudos, a secretaria realizará audiências públicas e lançará o edital de licitação das obras até o fim do ano. O início das operações está previsto para 2010.
De acordo com o projeto, o Trem de Guarulhos terá capacidade para atender a demanda diária inicial de mais de 100 mil usuários, com tempo de deslocamento de 15 minutos entre suas três estações, com ponto final na estação do Brás, no centro da capital.
O Expresso Aeroporto ligará o Aeroporto Internacional de Guarulhos, localizado no bairro de Cumbica, ao centro de São Paulo. Serão duas estações terminais com 31 quilômetros de extensão - uma no aeroporto e outra na área central da capital (Barra Funda, Júlio Prestes ou onde sugerirem os estudos), construídas especificamente para o serviço sem parada. O tempo de viagem é estimado em 20 minutos e a velocidade comercial poderá superar os 100 km/h.

O Estado de São Paulo
1 - 20 of 20 Posts
Ótima notícia! Agora é só esperar e ver no que vai dar...
Ótimo!Ta caminhando concretamente para sua realização de fato.
3
"COMISSÃO RECEBE ENVELOPES COM PROPOSTAS PARA O "TREM DE GUARULHOS E EXPRESSO AEROPORTO"

Às 17h30, desta sexta-feira [27/04], a STM [Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos] abriu em sessão pública, as propostas contendo os Estudos Técnicos, Econômicos e Financeiros do Projeto PPP do Trem de Guarulhos e do Expresso Aeroporto. A Comissão instituída pela Resolução STM 53/2006, responsável pela avaliação dos conteúdos, recebeu dois envelopes na Sala de Licitações da CPTM, empresa que tocará a parceria com a iniciativa privada.

Apresentaram-se dois grupos: o Consórcio Expresso Guarulhos, formado pela Encalço Construções Ltda e Engevix Engenharia S/A, ambas de São Paulo; as espanholas Isolux Corsan Concesiones S/A e Construcciones Y Auxiliar de Ferrocarriles S/A, de Madri; além da italiana Guella S.p.A, de Roma.

O outro consórcio Nova Metrópole inclui quatro empresas, todas de São Paulo. São elas: a Assman Consultoria Empresarial; Valente, Valente Arquitetos; Enescil Engenharia e Projetos Ltda; e Uete Engenharia Ltda.

Para coordenador de Planejamento e Gestão da STM, Renato Viegas, que é também responsável pela Comissão de Recebimento e Avaliação das Propostas, a apresentação dos dois estudos completos foi suficiente, uma vez que agora eles se juntam ao projeto de referência desenvolvido pela CPTM, para a elaboração do edital definitivo.

Após a análise dos estudos e a definição das diretrizes dessa PPP, a CPTM realizará as Audiências Públicas e preparará o edital de licitação, com previsão de publicação neste ano. A assinatura do contrato está prevista para acontecer em 2008 e o início da operação deverá ocorrer até 2010.

O projeto
Com o objetivo de interligar as duas maiores cidades da Região Metropolitana [São Paulo e Guarulhos] e oferecer um novo e importante serviço, a CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos] implantará os projetos Trem de Guarulhos e Expresso Aeroporto, aproveitando grande parte da faixa ferroviária da companhia.

Algumas empresas do Brasil e exterior já manifestaram interesse em desenvolver estudos técnicos, econômicos e financeiros para modelagem de uma parceria público-privada [PPP], visando à implantação dos dois projetos. Mais de 130 solicitações de esclarecimentos foram respondidas pela Comissão de Recebimento e Avaliação dos Estudos, cuja coordenação é exercida pela Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos – STM, com a participação da Unidade de PPP da Secretaria de Economia e Planejamento – SEP, da Companhia Paulista de Parcerias – CPP e da própria CPTM.

Após a análise dos estudos e a definição das diretrizes dessa PPP, a CPTM realizará as Audiências Públicas e preparará o edital de licitação, com previsão de publicação neste ano. A assinatura do contrato está prevista para acontecer em 2008 e o início da operação deverá ocorrer em 2010.

De acordo com o projeto de referência, desenvolvido pela CPTM, o Trem de Guarulhos terá capacidade para atender a demanda diária inicial de mais de 100 mil usuários, com tempo de deslocamento de 15 minutos entre suas três estações. Uma a ser edificada próxima ao Conjunto Habitacional Zezinho Magalhães – CECAP, outra intermediária, totalmente nova, nas proximidades da atual Estação Engenheiro Goulart, que será desativada, na Linha F, e a terceira no Brás, onde serão construídas plataformas para a nova demanda e que permitirá o acesso gratuito ao sistema do Metrô.

Já o Expresso Aeroporto está associado à nova infra-estrutura que ligará o Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos "Governador André Franco Montoro", localizado no bairro de Cumbica, em Guarulhos, ao centro de São Paulo. Serão duas estações terminais, implementadas numa nova via de 31 km de extensão: uma no aeroporto e outra na área central da capital [Barra Funda, Júlio Prestes ou onde sugerirem os estudos], construídas especificamente para o serviço [non stop].

Essas estações deverão funcionar como terminais aeroportuários com plataformas exclusivas e balcões das companhias aéreas, podendo realizar "check-in" de passageiros com entrega de cartão de embarque e despacho de bagagem. Além de oferecer equipamentos como os existentes nos mais modernos aeroportos do mundo: escadas e esteiras rolantes, amplos estacionamentos, "shopping" e remessa de encomendas.

O tempo de viagem é estimado em 20 minutos e a velocidade comercial poderá superar os 100 km/h, muito competitiva se comparada a de outros meios de transporte. Calcula-se para o início da operação, o número médio de 20 mil usuários/dia, entre viajantes, acompanhantes e funcionários. A previsão de intervalos entre os trens é de 12 minutos, com redução para 6 minutos ao longo do período de concessão do projeto.

Apesar do Trem de Guarulhos e do Expresso Aeroporto compartilharem a mesma via, o serviço de Guarulhos estará segregado do serviço do aeroporto, isto é, o Trem de Guarulhos servirá as Estações Brás, Engenheiro Goulart e CECAP, enquanto o Expresso Aeroporto apenas o Terminal Aeroportuário em Cumbica e uma estação no centro.

Para atender estes diferentes serviços na mesma via, os trens terão o mesmo padrão tecnológico e de desempenho, mas com layout interno adequado a cada finalidade. Além disso, haverá vias auxiliares nas estações para atender o Trem de Guarulhos.

O que facilita a implementação do projeto é que dos 31km entre o Aeroporto de Cumbica e a estação Barra Funda, 22km poderão ser implantados na faixa existente da CPTM, que possui espaço para a nova linha.

A frota para atender o Expresso Aeroporto inicialmente está estimada em oito trens de quatro carros, e no futuro, oito composições de oito carros. O Trem de Guarulhos contará com quatro trens de oito carros, e posteriormente, seis composições também de oito carros. Outra grande vantagem é que a integração entre as linhas ferroviárias e as do Metrô dará rapidez aos deslocamentos dos usuários de Guarulhos e acesso importante à Região Metropolitana de São Paulo.

Como empreendedor de serviço diferenciado, a concessionária poderá definir a política tarifaria do Expresso Aeroporto. É considerada razoável a faixa entre US$ 6, cobrado por ônibus especiais que seguem o mesmo itinerário, até US$ 14, valor praticado por táxi com tarifa especial. Enquanto o preço da passagem do Trem de Guarulhos passará por negociação com o setor público.

Assinatura do Convênio
Em 2004, foi assinado um protocolo de intenções entre a CPTM e a Infraero para o desenvolvimento destes estudos, objetivando a implantação do Expresso Aeroporto. Pelo convênio, as duas empresas deverão realizar ações conjuntas no sentido de definir o projeto básico, estabelecer pré-requisitos técnicos e operacionais, as formas de inserção urbana, e todos os outros elementos que sirvam de referência ao processo licitatório para concessão desse novo serviço. A proposta é que o Expresso Aeroporto seja construído, operado e explorado comercialmente pela iniciativa privada e, após o período de concessão, seja transferido para o Governo do Estado.



See less See more
3




"COMISSÃO RECEBE ENVELOPES COM PROPOSTAS PARA O "TREM DE GUARULHOS E EXPRESSO AEROPORTO" II
O aeroporto hoje
O Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos "Governador André Franco Montoro", inaugurado em janeiro de 1985, é um dos mais modernos e ativos da América Latina.

A Infraero, principal entidade responsável pela operação aeroportuária no Brasil, iniciou o processo de implementação do terceiro terminal do complexo de Guarulhos, com planos para expandir aproximadamente 70% de sua capacidade total. A evolução da demanda por viagens aéreas e os investimentos na ampliação do aeroporto passaram a exigir alternativas de transporte confiáveis e rápidas, aproximando-o das áreas centrais da cidade de São Paulo.

Na próxima década é esperado um expressivo aumento no número de usuários do Aeroporto Internacional. O grande problema continua sendo o acesso às suas instalações. Atualmente, chega-se ao aeroporto de carro ou de ônibus pela Marginal Tietê. Um trajeto que, a partir da av. Paulista, por exemplo, poderá levar mais de duas horas. Normalmente, o trânsito em horário de pico apresenta congestionamento e supera facilmente os 180 km de lentidão ao longo da cidade.
See less See more
^^ que ótima notícia!
Que show!!! Podia lir até o Morumbi e de lá até Congonhas....
Ai! :banana: :banana: :banana: :banana:
Agora vai!
Mais uma linha de trem moderna em Sampa!

Arrasou!

:banana: :banana: :banana: :banana:
Que beleza!!

Só acho que o trem de Gurulhos devia ir tb até a Barra Funda e não só até o Brás, e que a parada do Expresso Aerporto poderia ser na Julio prestes, já que ele é subutilizada, mas pra isso é essencial uma ligação subterrânea por esteiras rolantes para o metro Luz.
espero que de tudo certo e que essa obra vá pra frente. Parabens Guarulhos!
O aeroporto hoje
O Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos "Governador André Franco Montoro", inaugurado em janeiro de 1985, é um dos mais modernos e ativos da América Latina.
Se ele é considerado moderno dentro da AL, imagina o estado que devem estar os demais!

Ativo ele é sim, durante a madrugada, a cada 2 minutos cravados decola ou pousa um avião.


O trem será uma boa, mas será que vai funcionar 24h assim como o aero?
^^ creio que sim, senão não terá muito sentido.
Como o trem vai operar 24h?Quando será feita a manutenção do trem e da via férrea?A Cptm não funciona 24h,então a estação Brás estaria fechada,consequentemente o trem não operaria.
Como o trem vai operar 24h?Quando será feita a manutenção do trem e da via férrea?A Cptm não funciona 24h,então a estação Brás estaria fechada,consequentemente o trem não operaria.
Há um intervalo que vai aproximadamente das 0h às 06h da manhã em que não há partidas programadas... é só confirmar isso no site da Infraero, eu estive em Cumbica ontem e reparei nisso no quadro de partidas.

Eu acho que o intervalo dos trens da CPTM hoje, 0h às 4h, é provavelmente adequado, ou vai precisar de ajustes bem pequenos.

Vejam que a área do Brás é passagem do trem do Aeroporto, ele pode ou não passar pela estação em si.
Como o trem vai operar 24h?Quando será feita a manutenção do trem e da via férrea?A Cptm não funciona 24h,então a estação Brás estaria fechada,consequentemente o trem não operaria.
tem um trem expresso em nova york que opera 24h...esqueci o nome...sei que tinha uma estação embaixo onde ficava as torres gêmeas...imagino que eles usavam materias que precisam pouca manutenção...como os trilhos de aço carbono que a vale esta testando....ou usando dois trilhos....ai quando um tá em operação o outro em manutenção...não é um problema difícil de ser equacionado, basta ter DEMANDA!!!e isso o aeroporto tem.....manutenção do trem é a coisa mais fácil é só ter um(ou alguns) pelo menos em manutenção enquanto os outros...pelo que eu sei o expresso vai ser independente da cptm operando em linha exclusiva.o problema da estação brás tb não é muito complexo....é só fazer certas modificações para que parte dela fique no esquema 24h...já a parte da cptm continua fechando normalmente....
q eu me lembre haviam 3 estações embaixo do WTC.
edit
Isso vai ser integrado à CPTM e ao metrô gratuitamente ?

Se não, qual será o preço da passagem ?
Com certeza é ingteressante a idéia de utilizar a estação Julio Prestes, mas não creio que será concretizado, pois carece de integração direta com o metrô.

A integração com o metrô torna-se ainda mais um estímulo dada a possibilidade de uma futura linha passando pelo aeroporto de congonhas. Aí sim, SP teria todas rodoviárias e todos aeroportos integrados ao sistema de transporte público.
(ops, uma outra possível linha do metrô em discussão ainda passaria pelo aeroporto Campo de Marte, complementando tudo )
1 - 20 of 20 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top