SkyscraperCity banner
1 - 20 of 216 Posts

·
Registered
Joined
·
7,142 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Domus Municipalis

As principais divisões administrativas de Portugal são os 18 distritos no continente e as duas Regiões Autónomas dos Açores e Madeira, que se subdividem em 308 concelhos e 4257 freguesias.

Distritos de Portugal


Os 308 municípios portugueses, ou autarquias locais, são chamados pela sua designação tradicional de concelhos, designação abolida entretanto no Brasil quando este país criou as prefeituras ao modelo francês.

Concelhos de Portugal


Depois das freguesias, os concelhos portugueses são a subdivisão territorial mais consistente que o país teve ao longo dos seus 900 anos de história. Com origem nas cartas de foral que os reis atribuíam a certas terras e aos territórios limítrofes, de forma a estabelecer a sujeição destes apenas à Coroa, impedindo assim que fossem tomados como senhorios pelos aristocratas, o tipo de administração dos concelhos foi variando substancialmente ao longo do tempo. Foram-se criando uns, extinguindo outros, variando as suas competências e, em alguns, modificando o território. Porém, os concelhos permaneceram - primeiro, sujeitos a leis particulares a cada um deles, em obediência aos usos locais, e à vontade régia expressa no foral da terra, e depois sujeitos a leis nacionais gerais a partir do liberalismo oitocentista.

Hoje, os concelhos são geridos por uma Câmara Municipal, órgão executivo, e têm uma Assembleia Municipal, que é o órgão deliberativo. A Câmara é o órgão executivo que trata do governo e dos assuntos correntes do concelho. Consoante a população do concelho, a câmara municipal pode ser constituída por um número de vereadores ímpar entre 5 e 17 (em Lisboa), eleitos por sufrágio directo e universal em listas, partidárias ou não. O executivo é representativo, incluindo tipicamente vereadores eleitos por várias listas. A Assembleia é o "parlamento" do município, cuja competência principal é a fiscalização da actividade da câmara municipal. Parte dos seus membros, em número que varia com a população do concelho e também com o número de freguesias, é eleita por sufrágio directo e universal em listas que podem, ou não, ser partidárias, e a outra parte é composta por membros por inerência: os presidentes das juntas de freguesia do concelho.

Os edifícios das Câmaras Municipais são normalmente localizados no centro das cidades ou vilas sede de concelho e apresentam normalmente qualidade arquitectónica interessante. Normalmente edifícios com alguma sobriedade, dignidade e imponência, que pretendem afirmar o poder local.

Este thread pretende mostrar os “Domus Municipalis”, ou Paços do Concelho de Portugal.

Para a elaboração deste thread contei com a ajuda preciosa do Miguel Arq, do SSC PT. Para além de possuir inúmeras fotos destes edifícios, as suas fotos são de excepcional qualidade.

Começaremos por colocar fotos dos Paços do Concelho das capitais de Distrito.

Lisboa

Lisboa é a capital e a maior cidade de Portugal. A cidade é também a capital do Distrito de Lisboa e da Área Metropolitana de Lisboa. É ainda o principal centro da sub-região estatística da Grande Lisboa.

Lisboa possuía, em 2004 uma população de 564 657 habitantes e uma área metropolitana envolvente que ocupa cerca de 2 870 km², com cerca de 2,8 milhões de habitantes. A sua área metropolitana concentra 27% da população do país.

O concelho subdivide-se em 53 freguesias e faz fronteira a norte com os municípios de Odivelas e Loures, a oeste com Oeiras, a noroeste com a Amadora e a sudeste com o estuário do Tejo. Por este estuário, Lisboa une-se aos concelhos da Margem Sul: Almada, Seixal, Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete.



Fotos: Miguel Arq SSC


Foto: Pelha SSC

Porto

O Porto é uma cidade portuguesa situada no noroeste da Península Ibérica, sede do município homónimo com 41,66 km² de área, tendo uma população de 216 080 habitantes (2008). A cidade é a capital do Distrito de Porto, da Área Metropolitana do Porto e da região estatística do Norte. A cidade metrópole, constituída pelos municípios adjacentes que formam entre si um único aglomerado urbano, conta com cerca de 1 394 046 habitantes, o que a torna a maior do noroeste peninsular e a segunda maior de Portugal, após a Grande Lisboa. Além disto, é o centro de uma grande área metropolitana com cerca de 1,7 milhões de habitantes e de uma região estatística com mais de 3,7 milhões de habitantes.



Fotos: Miguel Arq SSC
 

·
Registered
Joined
·
7,142 Posts
Discussion Starter · #2 · (Edited)
Bragança

Bragança é uma cidade portuguesa, capital do Distrito de Bragança, Região Norte e subregião do Alto Trás-os-Montes,
com 20 309 na cidade e 25 mil habitantes, no perímetro urbano. É sede de um dos municípios portugueses com maior área,
com 1 173,6 km² de área, e 34 375 habitantes (2008), subdividido em 49 freguesias. O município é limitado a norte e leste por Espanha
(províncias de Ourense e Zamora), a sueste pelo município de Vimioso, a sudoeste por Macedo de Cavaleiros e a oeste por Vinhais
sendo das cidades de Portugal Continental aquela mais setentrional (que fica mais a Norte).



Fotos: Miguel Arq SSC

Antigo Domus Municipalis

http://i.olhares.com/data/big/203/2036192.jpg


Vila Real

Vila Real é uma cidade portuguesa, capital do Distrito de Vila Real, na Região Norte e sub-região do Douro, com cerca de 25 000 habitantes.
É sede de um município com 378,8 km² de área e 50 131 habitantes (2008), subdividido em 30 freguesias.
O município é limitado a norte pelos municípios de Ribeira de Pena e de Vila Pouca de Aguiar, a leste por Sabrosa, a sul pelo Peso da Régua,
a sudoeste por Santa Marta de Penaguião, a oeste por Amarante e a noroeste por Mondim de Basto.


Foto: daniel322 SSC

Foto Miguel Arq SSC
 

·
Registered
Joined
·
7,142 Posts
Discussion Starter · #3 ·
Évora

Évora é uma cidade portuguesa, capital do Distrito de Évora, e situada na região Alentejo e subregião do Alentejo Central, com uma população de cerca de 41 159 habitantes.

É sede de um dos maiores municípios de Portugal, com 1307,04 km² de área e 54.780 habitantes (2008), subdividido em 19 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Arraiolos, a nordeste por Estremoz, a leste pelo Redondo, a sueste por Reguengos de Monsaraz, a sul por Portel, a sudoeste por Viana do Alentejo e a oeste por Montemor-o-Novo.

O Centro Histórico de Évora foi classificado pela UNESCO como Património Mundial em sessão de 25 de Novembro de 1986.


Foto: Miguel Arq SSC

Foto: Alentejolover SSC

Foto: Pelha SSC
 

·
Registered
Joined
·
7,142 Posts
Discussion Starter · #4 · (Edited)
Guarda

A Guarda é uma cidade portuguesa, capital do Distrito da Guarda que tem uma população residente de 173 831 habitantes. Situada a 1056 metros de altitude, é a mais alta de Portugal. Situa-se na região centro de Portugal, pertence à sub região estatística da Beira Interior Norte. O núcleo urbano da cidade da Guarda tem 31 224 habitantes.
O concelho da Guarda tem 712,11 km² de área e 44 121 habitantes (2008), subdividido em 55 freguesias. O município é limitado a nordeste pelo município de Pinhel, a leste por Almeida, a sueste pelo Sabugal, a sul por Belmonte e pela Covilhã, a oeste por Manteigas e por Gouveia e a noroeste por Celorico da Beira.


Foto: Miguel Arq SSC

Foto: arpels SSC
 

·
Registered
Joined
·
7,142 Posts
Discussion Starter · #5 ·
Braga

Braga é a mais antiga cidade portuguesa e uma das cidades cristãs mais antigas do mundo; fundada no tempo dos romanos como Bracara Augusta, conta com mais de 2000 anos de História como cidade. Situada no Norte de Portugal, mais propriamente no Vale do Cávado, Braga possui 176 154 habitantes no seu concelho (2008), sendo o centro da região Minhota com mais de um milhão de habitantes (2007).


Foto: Miguel Arq
 

·
Registered
Joined
·
7,142 Posts
Discussion Starter · #6 ·
Setúbal

Setúbal é uma cidade portuguesa, capital do distrito de Setúbal, na região de Lisboa e sub-região da Península de Setúbal, com cerca de 89 303 habitantes.
Setúbal é sede de um concelho de 170,57 km² de área e 124 555 habitantes (2008), subdividido em 8 freguesias. O município é limitado a Norte e Leste pelo município de Palmela, a Oeste por Sesimbra e, a Sul, o estuário do Sado liga-o aos municípios de Alcácer do Sal e Grândola. A litoral encontra-se o Oceano Atlântico.


Foto: Miguel Arq SSC
 

·
Registered
Joined
·
7,142 Posts
Discussion Starter · #9 ·
Faro

Faro é uma cidade portuguesa com 41 934 habitantes, capital do Distrito de Faro, da região, sub-região e ainda da antiga província do Algarve que ocupa uma área de 4960 km² e onde residem 426 386 habitantes (2007). É sede de um município com 201,59 km² de área e 58 698 habitantes (2008), subdividido em 6 freguesias. O município é limitado a norte e oeste pelo município de São Brás de Alportel, a leste por Olhão, a oeste por Loulé e a sul tem costa no Oceano Atlântico. Através do Aeroporto de Faro, a cidade constitui a segunda maior entrada externa do país (a seguir a Lisboa).


Foto: bluesence SSC
 

·
Registered
Joined
·
7,142 Posts
Discussion Starter · #10 · (Edited)
Beja

Beja é uma cidade portuguesa, capital do Distrito de Beja, na região Baixo Alentejo, e pertencente à NUTS III Baixo Alentejo, sedia a Diocese de Beja, com 21 658 habitantes.

É sede de um dos maiores municípios de Portugal, com 1 147,14 km² de área e 34 387 habitantes (2008),[1] subdividido em 18 freguesias. O município é limitado a norte pelos municípios de Cuba e Vidigueira, a leste por Serpa, a sul por Mértola e Castro Verde e a oeste por Aljustrel e Ferreira do Alentejo.




Fotos: Ondas SSC


Foto: diasdosreis
 

·
Registered
Joined
·
7,142 Posts
Discussion Starter · #11 · (Edited)
Aveiro

Aveiro, conhecida como a Veneza portuguesa e durante algum tempo chamada de Nova Bragança, é uma cidade portuguesa, capital do Distrito de Aveiro, na região Centro e pertencente à subregião do Baixo Vouga, com cerca de 55 291 habitantes.

Fica situada a cerca de 58 km a noroeste de Coimbra e a cerca de 68 km a sul do Porto, e é também a principal cidade da sub-região do Baixo Vouga com 398 467 habitantes, a sub-região mais populosa da região Centro e é também a segunda cidade mais populosa no Centro de Portugal, depois de Coimbra.

É sede de um município com 73 100 habitantes (2008) e 199,77 km² de área, subdividido em 14 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Murtosa (seja através da Ria de Aveiro, seja por terra), a nordeste por Albergaria-a-Velha, a leste por Águeda, a sul por Oliveira do Bairro, a sueste por Vagos e por Ílhavo (sendo os limites com este último concelho também feitos por terra e através da ria), e com uma faixa relativamente estreita de litoral no Oceano Atlântico, a oeste, através da freguesia de São Jacinto. É também um importante centro urbano, portuário, ferroviário, universitário e turístico.


Foto: Viva a história SSC


Foto: Pelha
 

·
Registered
Joined
·
7,142 Posts
Discussion Starter · #12 ·
Portalegre

Portalegre é uma cidade portuguesa, capital do Distrito de Portalegre, situada na região do Alentejo, sub-região do Alto Alentejo, com cerca de 15 238 habitantes (2001).

É sede de um município com 446,24 km² de área e 25 980 habitantes (2001), subdividido em 10 freguesias, limitado a norte pelo município de Castelo de Vide, a nordeste por Marvão, a leste pela Espanha, a sul por Arronches e Monforte e a oeste pelo Crato.




Fotos: Lampiao2000 SSC
 

·
Registered
Joined
·
7,142 Posts
Discussion Starter · #13 ·
Santarém

Santarém é uma cidade portuguesa, capital do Distrito de Santarém, com cerca de 28 760 habitantes.

É também sede de um município com 560,2 km² de área e 63 630 habitantes (Escalabitanos) (2008), subdividido em 28 freguesias. O município é limitado a norte pelos municípios de Porto de Mós, Alcanena e Torres Novas, a leste pela Golegã e pela Chamusca, a sueste por Alpiarça e Almeirim, a sul pelo Cartaxo, a sudoeste pela Azambuja e a oeste por Rio Maior.


Foto: diasdosreis
 

·
Registered
Joined
·
7,142 Posts
Discussion Starter · #15 · (Edited)
Viana do Castelo

Viana do Castelo é uma cidade portuguesa, capital do Distrito de Viana do Castelo, na região Norte e subregião do Minho-Lima.

É sede de um município com 314,36 km² de área e cerca de 36 750 habitantes no seu núcleo urbano e 91 460 (2009) em todo o concelho, subdividido em quarenta freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Caminha, a leste por Ponte de Lima, a sul por Barcelos e Esposende e a oeste tem litoral no Oceano Atlântico.




Fotos: Lampiao2000 SSC


Foto: Paulo2004 SSC

Antigos Paços do Concelho

Foto: Pelha SSC
 

·
Registered
Joined
·
7,142 Posts
Discussion Starter · #17 ·
Viseu

Viseu é uma cidade portuguesa, capital do Distrito de Viseu, na região Centro e subregião de Dão-Lafões com 47 250 habitantes,[2] sendo por isso a terceira maior e mais populosa cidade no Centro de Portugal, a seguir a Coimbra e Aveiro.

É sede de um município com 507,10 km² de área, com 34 freguesias e 99 016 habitantes segundo os últimos dados do INE de 2008 O município é limitado a norte pelo município de Castro Daire, a nordeste por Vila Nova de Paiva, a leste por Sátão e Penalva do Castelo, a sueste por Mangualde e Nelas, a sul por Carregal do Sal, a sudoeste por Tondela, a oeste por Vouzela e a noroeste por São Pedro do Sul.

 

·
Registered
Joined
·
7,142 Posts
Discussion Starter · #18 ·
Castelo Branco

Castelo Branco é uma cidade portuguesa, capital do Distrito de Castelo Branco, situada na região Centro (Beira Baixa) e subregião da Beira Interior Sul, com cerca de 30 649 habitantes.

É sede de um dos maiores municípios portugueses, com 1 438,16 km² de área e 53 909 habitantes (albicastrenses) (2008), subdividido em 25 freguesias. O município é limitado a norte pelo município do Fundão, a leste por Idanha-a-Nova, a sul pela Espanha, a sudoeste por Vila Velha de Ródão e a oeste por Proença-a-Nova e por Oleiros.


Foto: diasdosreis
 

·
Registered
Joined
·
7,142 Posts
Discussion Starter · #19 ·
Leiria

Leiria é uma cidade portuguesa, capital do distrito de Leiria, situada na região Centro e subregião do Pinhal Litoral, com aproximadamente 42 745 habitantes. A cidade de Leiria tem seis freguesias inseridas em sua mancha urbana, totalizando uma área de 78,84 km². Fica a cerca de 70 kms a sudoeste da cidade de Coimbra. Leiria permanece como o principal centro urbano do Pinhal Litoral e da comunidade urbana de Leiria, assim como um importante centro de comércio, serviços e indústria.

É sede de um município com 564,66 km² de área e 128 537 habitantes (2008), subdividido em 29 freguesias. O município é limitado a norte/nordeste pelo concelho de Pombal, a leste pelo de Ourém, a sul pelos municípios de Batalha e Porto de Mós, a sudoeste pelo de Alcobaça e a oeste pelo concelho da Marinha Grande. O município tem uma faixa costeira a ocidente com o Oceano Atlântico.


http://www.regiaodeleiria.pt/wp-content/uploads/2010/03/cml.jpg
 

·
Registered
Joined
·
7,142 Posts
Discussion Starter · #20 · (Edited)
Coimbra

Coimbra é uma cidade portuguesa, capital do Distrito de Coimbra, a maior cidade da região Centro de Portugal e situada na subregião do Baixo Mondego, com cerca de 101 069 habitantes. Sendo o maior núcleo urbano é centro de referência com a sua capitalidade inerente na região das Beiras, Centro de Portugal com mais de dois milhões de habitantes.

Cidade historicamente universitária, conta actualmente com cerca de 30 mil estudantes, grande parte dos mesmos de fora que residem anualmente na cidade excepto nos meses de férias, somando-se ainda cerca de 40 a 45 mil entradas de população que reside em concelhos na periferia, resultando numa população citadina presente de aproximadamente 220.000 pessoas.

Banhada pelo Rio Mondego, Coimbra é sede de um município com 319,41 km² de área e cerca de 135 314 habitantes (2008), subdividido em 31 freguesias.
O município é limitado a norte pelo município de Mealhada, a leste por Penacova, Vila Nova de Poiares e Miranda do Corvo, a sul por Condeixa-a-Nova, a oeste por Montemor-o-Velho e a noroeste por Cantanhede.


Foto: Dani FR SSC




Fotos: Lino SSC

http://farm2.static.flickr.com/1119/5112791934_6f5747cee9_b.jpg
 
1 - 20 of 216 Posts
Top