Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 28 Posts

·
Mineiro da Mata
11,254 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Olá pessoal, estive rapidamente em Dores do Turvo e aproveitei para tirar algumas fotos do centro da cidade. Acredito que Dores do Turvo junto com Santana do Deserto sejam as menores cidades que vou fotografar na região.

DORES DO TURVO

Como distrito, Dores do Turvo pertenceu aos municípios de Piranga, Alto Rio Doce e Senador Firmino, até sua emancipação 1953. A pequena cidade vive basicamente da agricultura, principalmente na produção de milho e também da pecuária leiteira. Em 2009, foi inaugurado o trecho asfáltico Dores do Turvo/Senador Firmino/Ubá que trouxe grande benefício para a população não só da cidade, mas também da região, contribuindo com sua economia, incentivando o ecoturismo na região e possibilitando a retomada de negócios na área do turismo (restaurantes, pousadas, bares, hoteis, etc).

Área: 231,2 km²
Pop: 4.516 (est. IBGE 2013)
Altitude: 630 m
Distância de Ubá: 45 KM
Distância de Viçosa: 60 KM
Distância de Barbacena: 85 KM
Distância de Juiz de Fora: 150 KM

01. Começando pela bela matriz de N. S. das Dores.

02.

03. Praça da matriz.

04. Entorno da praça.

05.

06.

07.

08.

09.

10.

11.

12. Rodoviária

13. Casarão

14. Câmara municipal

15. Casas

16.

17.

18. Ruas da cidade.

19.

20.

21.

22.

23.

24.

25. Hotel

26. Cemitério

27. Prediozinho subindo.

28. Paisagem da região.

29. Essa não fica exatamente em Dores do Turvo, mas é na estrada de acesso a cidade, próximo a Divinésia.

Vejam também:

Dores do Turvo - Zona da Mata Mineira
Espera Feliz (divisa MG/ES) - Zona da Mata Mineira
Piranga - Zona da Mata Mineira
Santana do Deserto (divisa MG/RJ) - Zona da Mata Mineira
Alto Caparaó (divisa MG/ES) - Zona da Mata Mineira
Astolfo Dutra - Zona da Mata Mineira
Divino - Zona da Mata Mineira
Presidente Bernardes - Zona da Mata Mineira
Tombos (divisa MG/RJ) - Zona da Mata Mineira
Abre Campo - Zona da Mata Mineira
Lima Duarte e o Parque Estadual do Ibitipoca - Zona da Mata Mineira
Manhuaçu - Zona da Mata Mineira
Alto Jequitibá - Zona da Mata Mineira
Santa Rita de Jacutinga (divisa MG/RJ) - Zona da Mata Mineira
Matipó - Zona da Mata Mineira
Manhumirim - Zona da Mata Mineira
Carangola - Zona da Mata Mineira
Ubá - Zona da Mata Mineira
Ponte Nova - Zona da Mata Mineira
Rio Preto (divisa MG/RJ) - Zona da Mata Mineira
Além Paraíba (divisa MG/RJ) - Zona da Mata Mineira
Viçosa e a UFV - Zona da Mata Mineira
São João Nepomuceno - Zona da Mata Mineira
Santos Dumont - Zona da Mata Mineira
Muriaé - Zona da Mata Mineira
Leopoldina - Zona da Mata Mineira
Cataguases - Zona da Mata Mineira
Rio Novo - Zona da Mata Mineira
Piraúba - Zona da Mata Mineira
Caparaó, Ibitipoca e Serra do Brigadeiro - Os parques da Zona da Mata Mineira

·
Matheus Lima 1N23456
10,315 Posts
As ruas estreitas e na maioria em declive dão o charme a pequena cidade. Suas fotos ficaram excelentes e retrataram bem Dores do Turvo. A Igreja Matriz é bem imponente e dá o show em muita igreja matriz de cidade grande, vc tem a pretensão de fotografar todas da Zona? Qtas cidades são, já fez qtas? Parece que é tanta cidade, os municípios são muito pequenos, esse por exemplo tem só 231,2 km², aqui na minha região tem municípios pequenos tbm mas na média a maioria deles tem de 3 a 4 mil m².
Falando em tamanho de município não quero demorar a fotografar João Pinheiro no noroeste de Minas, dona do maior município do estado com 10.727,471 km², se dividisse daria 46 municípios do tamanho de Dores do Turvo! :nuts:

·
Registered
11,499 Posts
Muito legal as cidadezinhas da ZM mineira, as paisagens dos mares de morros são de arrasar, um dia ainda vou comer um "frango com quiabo" numa dessas lindas cidades mineiras, terra do meu saudoso pai que nasceu em Cataguases.

·
1908 - ∞
1,060 Posts
Cidade linda, Dores do Turvo. Algumas construções são bem significativas...
Essa Igreja tem cara de sede arquidiocesana, um senhora catedral... as laterais me parecem ter influência medieval.

Mais um bela cidade da ZM bem registrada!

·
Mineiro da Mata
11,254 Posts
Discussion Starter · #14 ·
Bem a cara da zona da mata mineira mesmo, a city é bem simples porem simpática e com um casario interessante!
Verdade, cidade mto pequena bem típica da região.

Bem simpática a cidadezinha!
Uma legítima "cidade dramin", hahaha, é tão sossegada que dá sono apenas em ficar observando as fotos, que ficaram muito legais.
Abraços!
O tempo corre bem devagar mesmo, "cidade dramin" é boa....:lol:

Pequena, pacata, mais bonita... Gostei da arquitetura dessa igreja e da paisagem circundante :cheers:
Valeu, a igreja é mto imponente.

As ruas estreitas e na maioria em declive dão o charme a pequena cidade. Suas fotos ficaram excelentes e retrataram bem Dores do Turvo. A Igreja Matriz é bem imponente e dá o show em muita igreja matriz de cidade grande, vc tem a pretensão de fotografar todas da Zona? Qtas cidades são, já fez qtas? Parece que é tanta cidade, os municípios são muito pequenos, esse por exemplo tem só 231,2 km², aqui na minha região tem municípios pequenos tbm mas na média a maioria deles tem de 3 a 4 mil m².
Falando em tamanho de município não quero demorar a fotografar João Pinheiro no noroeste de Minas, dona do maior município do estado com 10.727,471 km², se dividisse daria 46 municípios do tamanho de Dores do Turvo! :nuts:
Valeu por mais essa visita. A igreja me chamou atenção é mto bonita mesmo. Não tenho pretensão de fotografar todas as cidades da região, são qse 150 é mta coisa. Mas como tenho viajado pela Zona da Mata sempre sobra um tempinho de visitar essas cidades, então quero fotografar o máximo que puder, acho que já devo ter fotografado umas 40, aos poucos vou postando aqui.

As cidades aqui da região são pequenas em território e são mto próximas umas das outras, além de quantidade são mtos municípios. Só a área de João Pinheiro é qse metade da Zona da Mata...:)

Cidade simples, mas aconchegante.
Valeu cara, tá na hora de fazer um novo thread de Campos heim.

Que casona amarela linda!
Bonita mesmo, reparou no carro de boi e o cavalo no quintal?

Bem simpática a mini-cidade.
Valeu!

Essa eu nunca ouvi falar, mas gostei, simpática!
Essa é mais desconhecida mesmo, só mesmo quem mora por aqui já ouviu falar.

Nome diferente algum significado? Cidade pequena mas muito imponente, bela catedral.
O rio Turvo corta parte do município, e a padroeira da cidade é N.S. das Dores, por isso Dores do Turvo...:eek:kay:

Adoro o patrimônio histórico dessas cidades. Art-décos, protomodernos, e afins. A casa amarela é muito bonita.

Bem simpática a cidade. Simples e agradável, a cara de Minas. :eek:kay:
Valeu pelo comentário, pois é, arquitetonicamente é até bem interessante.

Muito legal as cidadezinhas da ZM mineira, as paisagens dos mares de morros são de arrasar, um dia ainda vou comer um "frango com quiabo" numa dessas lindas cidades mineiras, terra do meu saudoso pai que nasceu em Cataguases.
Legal, a comida da região é mto boa, mas tem que ser no fogão de lenha, Cataguases já foi fotografada, gosto mto de lá.

Cidade linda, Dores do Turvo. Algumas construções são bem significativas...
Essa Igreja tem cara de sede arquidiocesana, um senhora catedral... as laterais me parecem ter influência medieval.

Mais um bela cidade da ZM bem registrada!
Verdade, acho que junto com a matriz de Pres. Bernardes foi a que mais gostei.

·
Flvmen fulmini flexit
1,404 Posts
Muito parecida com as outras pequenas cidades dessa região que já apareceram por aqui ricamente retratadas pelo Driano, parece haver uma identidade em comum entre essas localidades... Ruas limpas, casas bem organizadas, paisagens rústicas e a relativa tranquilidade de um lugar que não sofre com os efeitos da explosão demográfica que afetam cidades mais dinâmicas economicamente... A Zona da Mata é uma belíssima região e se parece muito com a minha, o Vale do Paraíba Fluminense...

Aliás, o distrito de Dorândia, em Barra do Piraí (onde fica um dos pedágios da BR-393), também já se chamou Dores do Turvo no passado, apesar de o rio Turvo não banhar a localidade, mas sim o distrito vizinho de São José do Turvo...

·
Mineiro da Mata
11,254 Posts
Discussion Starter · #19 ·
Das cidades que vc já visitou essa deve ser uma das mais pacatas, né Driano?
Gostei da igreja e também da pracinha em frente a ela.
Abraço!

Foi sim, junto com Santana do Deserto e Presidente Bernardes...:)

Bonitinha cidade.
A matriz impressiona pelo porte, maior do que a de muitas cidades maiores.
Tb achei, imponente mesmo.

Muito parecida com as outras pequenas cidades dessa região que já apareceram por aqui ricamente retratadas pelo Driano, parece haver uma identidade em comum entre essas localidades... Ruas limpas, casas bem organizadas, paisagens rústicas e a relativa tranquilidade de um lugar que não sofre com os efeitos da explosão demográfica que afetam cidades mais dinâmicas economicamente... A Zona da Mata é uma belíssima região e se parece muito com a minha, o Vale do Paraíba Fluminense...

Aliás, o distrito de Dorândia, em Barra do Piraí (onde fica um dos pedágios da BR-393), também já se chamou Dores do Turvo no passado, apesar de o rio Turvo não banhar a localidade, mas sim o distrito vizinho de São José do Turvo...
Verdade, aliás nossas regiões são mto próximas, não só pela distância mas em vários outros aspectos tb.

Não sabia que já existiu uma Dores do Turvo por aí, legal.

A igreja de Dores e linda, valeu pelas fotos.
Sem dúvida, umas das mais bonitas que eu já vi na região.

·
Matheus Lima 1N23456
10,315 Posts
Valeu por mais essa visita. A igreja me chamou atenção é mto bonita mesmo. Não tenho pretensão de fotografar todas as cidades da região, são qse 150 é mta coisa. Mas como tenho viajado pela Zona da Mata sempre sobra um tempinho de visitar essas cidades, então quero fotografar o máximo que puder, acho que já devo ter fotografado umas 40, aos poucos vou postando aqui.

As cidades aqui da região são pequenas em território e são mto próximas umas das outras, além de quantidade são mtos municípios. Só a área de João Pinheiro é qse metade da Zona da Mata...:)
É muita cidade mesmo! :nuts:
Agora o tamanho JP é muito exagerado, poderia dividir em uns 5 municípios que ficavam gdes ainda. :lol:

1 - 20 of 28 Posts