Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 34 Posts

·
Banned
Joined
·
5,848 Posts
Discussion Starter · #1 ·

130 mil carros a circular na cidade à hora de ponta
Estudo revela que a ponte do Freixo supera a da Arrábida nos movimentos de atravessamentos da cidade


Carla Sofia Luz

Cerca de 130 mil automóveis circulam, à hora de ponta da manhã, o concelho do Porto. Destes, 93 mil condutores começam ou terminam a viagem na cidade entre as 7.30 e as 9.30 horas. Contam-se, porém, quase 37 mil veículos que atravessam o município portuense rumo a outros concelhos. A maioria utiliza a VCI.

A Análise das Deslocações em Transporte Individual, realizada pelo Gabinete de Estudos e Planeamento e pela Direcção Municipal da Via Pública da Câmara do Porto, demonstra que 90% dos atravessamentos do município por automóvel são feitos através da VCI, "confirmando as funções distributivas de nível essencialmente supra-municipal" daquela via. O estudo, concluído em Setembro do ano passado, revela que a Ponte do Freixo (7037) supera a da Arrábida (6712) na contabilidade dos movimentos de atravessamento da cidade, à hora de ponta da manhã.

Os atravessamentos correspondem a 28,4% dos movimentos diários no município. Grande parte das deslocações em transporte individual nesse período tem o Porto por destino mais de 42 mil viaturas entram na cidade; quase 38 mil deslocam-se no interior da Invicta e apenas 12 mil saem. "O elevado desequilíbrio entre entradas e saídas sugere que o efeito de polarização exercido pelo Porto sobre os concelhos vizinhos em matéria de emprego (...) mantém-se actual. A forte concentração no Porto de equipamentos sociais de nível superior, como estabelecimentos hospitalares e de Ensino Superior, terá igualmente contribuído para este desequilíbrio", lê-se no relatório.

A diferença é particularmente sentida quando se olha para o número de deslocações entre Gondomar e Porto. Por cada saída da cidade portuense pelo IC29, somam-se "mais de 10 movimentos de entrada". Registou-se, então, quase nove mil automóveis a entrarem na Invicta por esta via e 821 a saírem. Os dados demonstram que "Gaia e Gondomar continuam a apresentar um perfil predominantemente residencial, contrariamente a Matosinhos, ao Porto e à Maia" com mais emprego, comércio e serviços.
 

·
I Love You... Soraia
Joined
·
27,934 Posts
Gaia tem uma maior percentagem residencial porque tem a população da maia e matosinhos juntas. Porque Gaia está bem a nível de serviços e comércio, e tende a melhorar.


Já agora, a Arrábida tem 6 faixas e a do Freixo tem 8, por isso é normal que a do Freixo consiga albergar mais carros. :) Em todo o caso penso que a localização da Arrábida é mais central para um núcleo onde há de facto muito trabalho, e por isso consegue ter quase tanto movimento, apesar de ser mais estreita.


De qualquer forma, aquilo que me realmente chama a atenção e agrada, é o facto deste conjunto de 5 municípios, 3 deles serem predominantementes em termos de serviços, comércio e trabalho :) O que corrobora a boa saúde da zona central do Porto. E Gaia, está quase lá.
 

·
a revolta da francesinha
Joined
·
10,690 Posts
demonstra que a cidade é mais que o municipio do porto, que matosinhos é cidade do porto, e que os subúrbios da cidade do porto são subúrbios de uma cidade alargada....

claro que muita gente de matosinhos tb trabalha no porto, mas tb uns bastantes do porto trabalham em matosinhos....

a verdade é que esta zona central funciona mesmo como uma só cidade.... e não como uma cidade e subúrbios...

e nunca imaginei que de manhã a ponte do freixo fosse esse caos....
 

·
Registered
Joined
·
10,902 Posts
Braga??? Quem quer saber de Braga??
 

·
Registered
Joined
·
121 Posts
Braga??? Quem quer saber de Braga??
É muito redutor pensar que os 130 mil carros que percorrem todos os dias a VCI é fruto da movimentação dentro do grande porto…. Não se pode esquecer que a VCI (infelizmente) liga o Minho(A3 e A28)/ Galiza ao Centro e Sul(A1 e A29) de Portugal!!!!!


Quanto a Braga julgo que era muito interessante saber as movimentações automóveis. Mas o estudo de mobilidade efectuado já deu para ter uma ideia…


P.S.- Por causa desse tipo de pensamentos Herrmando é que o país é o que é(Porto e Lisboa)!!! Felizmente Braga já começa aos poucos voltar aparecer!
 

·
Banned
Joined
·
4,048 Posts

·
I Love You... Soraia
Joined
·
27,934 Posts
O herrmando pareceu-me estar a picar o gajo, pelo gajo ter picado o Porto e o FCPorto.


Quanto aos 130mil carros que percorrem a VCI, não é no dia todo. Mas sim de manhã. Este movimento corresponde a 28,4% do movimento total diário (apenas na VCI).

Por isso, e fazendo uma conta simples, na VCI circulam diariamente 457.747 carros :) Muita fuckin fruta mesmo! Tendo em conta claro que estamos a falar apenas numa via (uma das principais é certo, mas não deixa de ser só uma, e vias como a circunvalação quase de certeza movimentam mais carros. A circunvalação é na verdade a 2ª circular do Porto, a alem de ser mt mais extensa, acho que eh tambem mais atolhada de carros em termos de densidade. baseando-me nos numeros da vci, acredito que a circunvalaçao tenha ligeiramente mais de 1milhao de carros a atravessala todos os dias! :eek: ).
 

·
a revolta da francesinha
Joined
·
10,690 Posts
e que raio é uma cidade, tb, que o confluir de grandes eixos de comunicação ora bolas?!?!?!

Uma grande cidade não funciona só intramuros e fechada em si....

a circunvalaçã não tem de certeza tanto carro a atravessar.... o porto nem deve ter muito mais de meio milhão de popós no parque automóvel....
 

·
I Love You... Soraia
Joined
·
27,934 Posts
a vci tem 11km e apesar de estar sempre com movimento, o transito eh fluido.

a circunvalaçao tem 17km, e alem de tar sempre com movimento...mts vezes ta com transito mt lento.

parece-me por isso natural k a circunvalaçao tenha mais carros do que a vci :)
 

·
I Love You... Soraia
Joined
·
27,934 Posts
a vci tem mts troços com 3 faixas, e alguns troços com 4 faixas.

a circunvalaçao eh sempre com 3. em contrapartida tem mais 6km de extensao :)




pensando bem, realmente a circunvalaçao nao deve atingir 1milhao de carros por dia, mas deve ter mais do que a vci, e ultrapassar significativamente a barreira do meio milhao :)
 

·
I Love You... Soraia
Joined
·
27,934 Posts
concluindo: achas que a vci tem mais carros diários que a circunvalação?

eu axo um pouco dificil, mas tinha de confirmar. talvez haja dados. afinal de contas a circunvalaçao ta cheia de radares. deve ser facil de ver isso pra eles.
 

·
I Love You... Soraia
Joined
·
27,934 Posts
Porto, Matosinhos, Maia, Gaia e Gondomar, nesta ordem e em termos percapita :) Gaia com mais do dobro da pop da Maia deve ter mais em termos brutos! :D


Quanto ao Porto e Matosinhos, e em termos percapita nem sei. Em Matosinhos há muita mulher boua! todas moreninhas, cabelos longos e cheirosas! :D Mas no Porto ha a UP, que eh uma fabrica de "gado".... sinceramente nao sei :D

O Grande Porto num todo é recheado de boas mulheres.... :lol:
 

·
Registered
Joined
·
29,009 Posts
Gostei da expressao...fabrica de gado:lol:

Hoje fui á noite das Tunas e havia gado com fartura:banana: :lol:
 

·
Banned
Joined
·
4,048 Posts
e depois bem o daniel falar de urban vibe portuense quando o que anda por la e gado e carrocas...
 
1 - 20 of 34 Posts
Top