SkyscraperCity banner
Status
Not open for further replies.
1 - 20 of 43 Posts

·
Banned
27,387 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Moradores dividem-se quanto ao projeto da Estrada Parque Universidade de Brasília, que cruzaria o bairro. A maioria concorda com a construção da segunda ponte, mas resiste à ligação com o Paranoá

A Ponte do Bragueto tem atualmente fluxo diário de 120 mil carros e a estrutura não pode ser ampliada

A proposta da construção da segunda ponte no Lago Norte transformou-se no projeto de uma rodovia que cortará o bairro nobre ao meio. Técnicos do Departamento de Estradas e Rodagem (DER) projetam uma estrada de ligação entre a Asa Norte e a DF-001, passando pelo Lago Paranoá e pela península. A Estrada Parque Universidade de Brasília (EPUB), ou DF-008, será uma opção para moradores de Planaltina, Sobradinho, dos condomínios do Grande Colorado, Varjão e Paranoá chegarem ao Plano Piloto sem passar pela Ponte do Bragueto, o que aliviaria o trânsito na região norte do Distrito Federal. Apesar de também encurtar o caminho da população do Lago Norte, a proposta ainda enfrenta resistência da comunidade.

Pelo projeto, a EPUB começará na altura da UnB, entre o Centro Olímpico e o Centro Comunitário, com uma ponte de 1,3 mil metros de extensão que vai transpor o braço do lago Paranoá até o Lago Norte (veja arte). A ligação será nos moldes da Ponte JK, com um design arrojado, três faixas de rolamento de cada lado e uma ciclovia no meio. Chegará ao Lago Norte entre as QLs 8 e 10, em um espaço vazio existente entre as quadras. Na península, a estrada cruzará a Estrada Parque Península Norte (EPPN), a pista principal do bairro, até sair no outro braço do lago, entre os conjuntos 4 e 7 da QL 7 para chegar à ML 3, entre os conjuntos 2 e 3. Desse lado, a ponte será de menor porte e extensão (650m).

A rodovia subirá o Setor de Mansões do Lago Norte até a DF-005, pista que vai ao Paranoá, e cruzará a pista até a DF-001, que contorna todo o DF. O governo ainda não calculou o custo das obras. A missão do DER é terminar o projeto de execução, orçá-lo e abrir a licitação para a construção. O órgão já pediu as licenças ambientais ao Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e ao Instituto Brasília Ambiental (Ibram), mas ainda não obteve resposta. Apesar de não haver prazo fixado para o início das obras, o governador José Roberto Arruda pretende inaugurar a estrada até dezembro de 2010, quando termina o atual mandato.

De acordo com o diretor do DER, Luiz Carlos Tanezini, a EPUB seria uma alternativa à Epia, além de desafogar a Ponte do Bragueto, por onde passam diariamente 120 mil veículos. “Com a nova estrada, encontramos uma solução definitiva para os engarrafamentos na parte norte da cidade. A ponte existente não comporta ampliação e temos problemas de retenção no tráfego naquele local, porque é por onde passam todos os moradores de Sobradinho, Planaltina e dos condomínios que descem para o Plano Piloto”, afirma Tanezini.

Moradores consultados
O diretor do DER garante que Arruda só deu sinal verde para o órgão desenvolver o projeto depois que a comunidade se mostrou favorável ao projeto. Em fevereiro deste ano, a empresa Exata Opinião Pública aplicou questionários em 304 residências do Lago Norte (5% do total) e perguntou se a população era a favor ou contra a construção da segunda ponte no bairro. A maioria afirmou que concordava (215 casas ou 70% do total) e apenas 27% (82) disseram que eram contra. Mas a pesquisa não explicou como seria a ponte nem que ela iria ligar a Asa Norte ao Paranoá — exatamente o que os moradores não querem.

Grande parte da comunidade do Lago Norte concorda com a construção da primeira parte da ponte: entre as QLs 8 e 10 e a Asa Norte. Eles afirmam que o trânsito na região está complicado e querem uma segunda saída e entrada para o bairro. Mas mesmo os que querem a ligação com a Asa Norte resistem à construção da segunda parte até o Paranoá. A pesquisa da Exata apontou que, entre os 27% que são contra a obra, 42% afirmam que ela diminuiria a segurança no bairro. Outros 25% disseram que aumentaria o fluxo de veículos, e 15%, que acabaria com a tranqüilidade.

O recém-eleito prefeito comunitário do Lago Norte, Amazildo de Medeiros, diz que consultar os moradores é a primeira coisa que quer fazer em sua gestão. Mas ele já adianta que não concorda com a ligação com o Paranoá. “A cada quatro meses, surge um prédio no CA (Centro de Atividades) e o fluxo para entrar na península fica maior. A saída para o Plano realmente é necessária. Mas ainda não há necessidade de fazer o outro lado. O estudo pode ser realizado, mas não pode se concretizar antes de toda a comunidade ser ouvida”, diz.

Os moradores das QLs 8 e 10, por onde o primeiro braço da ponte vai passar, não discordam da idéia de construir mais uma saída no bairro, garante o presidente da Associação de Moradores da QL 8, Vicente Magalhães. Mas também não querem a extensão da rodovia até o Paranoá. “O segundo braço se tornaria passagem de forte trânsito. O Lago Norte perderia a característica de península”, afirma. Quem vive no Setor de Mansões também não quer saber de ligação direta com o Lago Norte. “A comunidade tem visto com receio, principalmente pela segurança. Seria mais um ponto de escape e serviria de passagem para muitos moradores de outras cidades, como Planaltina e Sobradinho”, justifica o presidente da Associação de Moradores do Setor de Mansões, trecho 3.

Fonte: http://www2.correiobraziliense.com.br/cbonline/cidades/pri_cid_186.htm?

·
Banned
27,387 Posts
Discussion Starter · #2 ·
^^ Interessante essas pessoas que representam a minoria da população, o projeto está no projeto do Lucio Costa, e até Oscar Niemeyer havia projetado a mesma, agora falando que vai acabar com a condição de um bairro residencial, que papo é esse?

Se eu fosse o governo, não faria nada para esse bando de moradores rabugentos, deixava eles sofrendo com a ponte do bragueto. Detalhe, em termos de segurança, as pessoas não vão roubar as dignissimas mansões poluidoras do meio ambiente com suas enormes piscinas que DEUS sabe de onde eles tiram tanta agua sem pagar.

As pessoas que roubam no Lago Norte, chegam de barco, jetskiy e canoa, elas não vão ir pela frente das casas. Tanta Infantilidade e outra, eles tem medo de fazer uma audiência pública, pois, sabem muito bem, se a sociedade se armar mesmo, os dignissimos moradores perderiam a parada, pois todos os moradores dos arredores seriam a favor da ponte.

O mesmo acontece com o Lago Sul, pq será que eles temem tanto fazer uma audiência pública???? Medo de perderem democraticamente???

·
Registered
5,480 Posts
^^ Sem demagogia? Se eu morasse no Lago Norte não ia querer essa ligação com o Paranoá! Vai acabar com a tranquilidade do bairro!!!! Um bairro residencial com ruas estreitas e uma "EPTG" da vida passando no meio!!!! :nuts: Agora, achei bem estranha a omissão da existência dessa outra ponte na consulta popular!!! Se eles querem realmente a opinião da população não podem omitir um fato relevante como esse! :eek:hno: Essa é a minha opinião! Não sou nem a favor nem contra essa ponte! Até porque não moro na região! :)

·
Eu mesmo!
3,976 Posts
em relacao a ponte ligando asa norte e lago norte...eu acho que será mais vantajoso do que desvantajoso....terá coisas boas e coisas ruins com essas pontes......todo dia tem engarrafamentos na entrada do lago nas horas de pico....e quando tem um acidente fica parado tuuudo...sempre tem engarrafamentos medonhos naquele miolo...e quando junta a galera que vem de sobradinho e planaltina o caos fica completo....a ponte aliviaria muuuuiiiiito e a distância iria encurtar muito pra quem mora no lago norte...ia ser otimo.....

agora em relação a essa outra ponte ligando lago nrote ao paranoá não teria tanta necessidade assim...até porque a estrada que liga o lago norte ao paranoá pelo varjão não tem engarrafementos ali.....é bem tranquilo o fluxo...não vejo a necessidade de ligar por ponte o lago norte ao paranoa.......agora se o governo tá cheio da grana e tem muuuuiitto dinheiro pra gastar com pontes mirabolantes, que faça né......o dinheiro dessa ponte ligando o paranoá deveria ser transferido para um hospital decente para a região e mais delegacias.....

essa é minha opnião!

·
Banned
27,387 Posts
Discussion Starter · #5 ·
^^ Olha vc foi mais lógico que o Espartano, mas tem um porém, esqueceu, que todos os condominios da região estão congelados, não se pode construir nada neles, somente o Taquari tem autorização.

Então depois que todos os condominios foram regularizados, as construções vão ser retomadas.

Agora com relação a violência isso é mentira, pois pegue os número do Lago Sul, se aumentaram ou diminuiram, e outra, a ponte apenas vai servir de passagem e não e nada mais do que isso, então o Lago Norte não vai perder nada de caracteristicas residenciais, tanto, que o próprio Lucio Costa que previo a ponte.

Então para os afortunados moradores do Lago Norte, eu sugiro que o governador faça uma ponte exclusiva para o moradores do Paranoá, uma bem grande, passando por fora do Lago Norte e claro, encobrindo todo o por do sol, e aí eu quero ver o que os moradores vão fazer, quando a ponte do bragueto cair, vão ter que ir de canoa para o trabalho.

·
Eu mesmo!
3,976 Posts
entao..como eu falei....a ponte da asa norte pro lago norte será ótima...logico...será otimo se fizessem sim.....e seria muito importante...POREM a do lago norte ao paranoá...eu nao sei até que ponto seria vantajoso porque a estrada que liga paranoá ao lago norte que passa pelo varjão é uma pista muito tranquila...e fica ali na QI 1 que fica no rumo da QI 04 (sim a quadras impares começam mais pra frente)...a ponte seria na QI 08(rumo da Qi3 e QI5)...ou seja....a distancia da pista do varjao que leva ao paranoa não seria não ficaria longe da suposta ponte do paranoá....entao nao entenderia o porque da ponte ali....

enfim...ali no varjao...nunca vi engarrafamento, super tranquilo....a ponte HOJE não seria necessário.....mas agente nunca sabe o que acontece com os terrenos no DF...do nada começam a surgir construcoes e casas por todo o lado...portanto vai que começam a ocorrer uma densidade doida de condomonios no futuro...sei lá......mas mesmo assim..não seria tão denso a ponto de ter uma ponte especifica....Mas pra isso que existe estudos pra prever se será util...eu sei que hoje não seria interessantea ponte do lago norte-paranoá somente a da asa norte-lago norte...seria mais interessante usar o dinheiro pra saude..porque ali sim no paranoá precisa de um bom hospital e boas delegacias...

quanto a violencia e problemas que possam ocorrer no lago norte eu acho que não aumentaria tanto assim não...talvez sim...logico...aumentaria um pouco sim.....tem que reconhecer que o bairro ficará sim mais visado e mais facil de fugir..ao contrario do que é hoje..que ao roubar uma casa la na QI10..ou QI12...ou QI 13..ou QI15 por exemplo..é ligado pra policia que fica no comeco do lago norte...fecham a única saida possivel do lago e prendem os caras, na maioria das vezes é pego os caras..(a nao ser que fujam de lancha ou barco..)....

..com certeza os unicos que seriam prejudicados seriam os postos de gasolina do lago.....que iriam ganhar menos...:lol:rsrsrsr

Obs: so relembrando que a estrada do varjao dá ali na QI 1 que é onde fica a QI 4 do lago norte.do oturo lado..a ponte (asa norte-lago norte) seria entre a QI 8 e 10...ou seja..ficaria supostamente 2 quadras do rumo da estrada do varjao...ficaria ainda perto....´repetindo...por isso que a ponte lago norte-paranoá EU acho que HOJE não faz tanto sentido....agora a asa norte e lago norte seria OTIMA

·
Registered
5,200 Posts
Acho engraçado isso, o povo fala como se a ponte só servisse para atender os moradores do Lago Norte, e os moradores do Paranoá não tem direito a um caminho mais curto para o Plano? Nossa que pensamento elitista e preconceituoso, quer dizer ligar o Lago Norte com o o rico plano piloto pode, mas ligar com os pobres do Pananoá não né? Os pobres que deem a volta e passem pelo caminho mais longo. E as pessoas falam na maior naturalidade _ligar com os pobres não.
O GDF também deveria consultar os moradores do Paranoá e Itapuá para saber se eles são a favor da ponte. Acho o seguinte se é para gastar dinheiro publico que seja para beneficiar a todos, ou faz a ponte ate o Paranoá ou não faz nada. Fazer só para o Lago Norte, é elitista, discriminatório e totalmente imoral para mim.

·
Eu mesmo!
3,976 Posts
Acho engraçado isso, o povo fala como se a ponte só servisse para atender os moradores do Lago Norte, e os moradores do Paranoá não tem direito a um caminho mais curto para o Plano? Nossa que pensamento elitista e preconceituoso, quer dizer ligar o Lago Norte com o o rico plano piloto pode, mas ligar com os pobres do Pananoá não né? Os pobres que deem a volta e passem pelo caminho mais longo. E as pessoas falam na maior naturalidade _ligar com os pobres não.
O GDF também deveria consultar os moradores do Paranoá e Itapuá para saber se eles são a favor da ponte. Acho o seguinte se é para gastar dinheiro publico que seja para beneficiar a todos, ou faz a ponte ate o Paranoá ou não faz nada. Fazer só para o Lago Norte, é elitista, discriminatório e totalmente imoral para mim.
Obs: so relembrando que a estrada do paranoá...a do varjao dá ali na QI 1 do lago norte que é o mesmo rumo onde fica a QI 4 do lago norte.do oturo lado.....A ponte (asa norte-lago norte) seria entre a QI 8 e 10...ou seja..ficaria supostamente 2 quadras do rumo da estrada do varjao...ficaria ainda perto....por isso que achoq ue a ponte seria perto da estrada...nao seria logico...´repetindo...por isso que a ponte lago norte-paranoá EU acho que HOJE não faz tanto sentido....agora a asa norte e lago norte seria OTIMA pra todos inclusive paranoa itapua e cia...

·
Eu mesmo!
3,976 Posts
o ideal seria uma ponte da asa norte-lago norte ali mesmo onde fica a QI 8 e QI 10 do lago norte....a a do paranoa seria ali no final da 15 do lago norte.....onde tem um espaço bom...porque ficaria melhor ainda...aondae eles querem colocar que é na QI 5 não tem sentido..muito perto da estrada do varjao...e como disse a estrada do varjao é tranquilissima.

·
Banned
27,387 Posts
Discussion Starter · #10 ·
^^ Mas sabe pq os moradores não querem, pois eles invadiram área publica e não querem perder seus verdejantes gramados e também suas reluzentes piscinas, detalhe, aquele é terreno publico, então não tem o que os moradores criticarem isso.

Agora com a invasão, tem que é passar o trator por cima de tudo.

·
Eu mesmo!
3,976 Posts
^^ Mas sabe pq os moradores não querem, pois eles invadiram área publica e não querem perder seus verdejantes gramados e também suas reluzentes piscinas, detalhe, aquele é terreno publico, então não tem o que os moradores criticarem isso.

Agora com a invasão, tem que é passar o trator por cima de tudo.
mas aquele espaço da QI 15 é um descampado e achoq ue é publico a area e ia ser inclusive mais perto ainda pro pessoal do paranoá e cia....ali sim seria interessante...agora...ali na Qi 5 pra mim é gasto de dinheiro pois ia ficar pertinho da estrda do varjao..nao teria sentido....

·
Banned
27,387 Posts
Discussion Starter · #12 ·
^^ Acho que tem que fazer do jeito que está, pois se fazer mais longe da outra ponte, aí sim, que o sistema viário do Lago Norte não vai aguentar.

Agora em linha reta, o impacto vai ser muito menor do que esse trajeto que vc sugere.

·
Registered
5,200 Posts
mas aquele espaço da QI 15 é um descampado e achoq ue é publico a area e ia ser inclusive mais perto ainda pro pessoal do paranoá e cia....ali sim seria interessante...agora...ali na Qi 5 pra mim é gasto de dinheiro pois ia ficar pertinho da estrda do varjao..nao teria sentido....
Realmente Don quito esse trajeto não faz muito sentido, vai ter que dar uma volta, elém der ser necessario construir uma ponte bem maior e pelo menos dois viadutos. Alem do que a nova estrada parque não vai só ate a pista do varjão, ela sobe ate a DF 001 em linha reta.

·
Banned
27,387 Posts
Discussion Starter · #14 ·
^^ Mas acho que as pessoas estão pensando que a maravilha vai ficar o Lago Norte somente com um braço da ponte, engano, eu duvido que para quem mora no Paranoá, Itapuã e Condominios vão preferir cortar caminho por dentro do Lago Norte direto para a esplanada dos ministérios.

Detalhe, até mesmo dependendo, indo por dentro do lago norte, pode até encurtar a rota, ou imaginam se dar um trelelé na ponte do bragueto, adivinha para aonde o fluxo de carros vão???

Então com a ponte ou sem a ponte do lado do Paranoá, os moradores daquela região vão utilizar a nova ponte do lago norte. Vão dificultar a entrada dos moradores, sim vão, mas não vai evitar. E outra, os moradores do Lago Norte, não podem impedir o ir e vir dos outros moradores.

·
Eu mesmo!
3,976 Posts
^^ Mas acho que as pessoas estão pensando que a maravilha vai ficar o Lago Norte somente com um braço da ponte, engano, eu duvido que para quem mora no Paranoá, Itapuã e Condominios vão preferir cortar caminho por dentro do Lago Norte direto para a esplanada dos ministérios.

Detalhe, até mesmo dependendo, indo por dentro do lago norte, pode até encurtar a rota, ou imaginam se dar um trelelé na ponte do bragueto, adivinha para aonde o fluxo de carros vão???

Então com a ponte ou sem a ponte do lado do Paranoá, os moradores daquela região vão utilizar a nova ponte do lago norte. Vão dificultar a entrada dos moradores, sim vão, mas não vai evitar. E outra, os moradores do Lago Norte, não podem impedir o ir e vir dos outros moradores.

^^
Sem sombra de duvidas.....com ou sem a ponte do paranoa com certeza vao usar ela....todos da regiao norte do DF vão usar na verdade!

·
Banned
27,387 Posts
Discussion Starter · #16 ·
^^ Então vai adiantar o lobby do pessoal do Lago Norte contra a movimentação na ponte? Nossa são muito infantis quem pensa que vai mudar o direito do ir e vir dos outros moradores.

·
Ubique patria memor
1,086 Posts
:applause: :applause: :applause: Vc disse tudo o que eu penso sobre isso!! É mais uma daquelas iniciativas "higienistas": aquela velha história de "ah, deixar essa gentalha passar por aqui... aff"

·
Banned
27,387 Posts
Discussion Starter · #20 ·
^^ Saiu a licitação para fazer o RIAC da 4a ponte, então a ponte vai sair mesmo.

1 - 20 of 43 Posts
Status
Not open for further replies.