Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 88 Posts

·
Banned
534 Posts
Discussion Starter · #1 ·
eu tava olhando fotos das cidades extrangeiras, e fiquei chocado ao perceber que TOKIO tem mais fiação aérea que o Rio... :runaway:

·
Carpe Noctem
4,756 Posts
Nem me surpreende... Já vi cidades européias com uma fiação aérea muito mais horrível que a brasileira.

E tu não acha que fiação subterrânea é meio... supérfluo não?
Não é uma coisa que se faz em qualquer lugar não, se duvidar, muita gente nem sabe que existe esse negócio de fiação subterrânea, ninguém repara em fiação, a pessoa pode até chegar num lugar que tem fiação subterrânea e saber que tem algo diferente, mas provavelmente vai demorar pra se tocar do que é!

E eu acho vocês extrememente obcecados com esse negócio de fiação! ;P
Às vezes é querer demais... Acho que existem maiores pragas no urbanismo... se é que isso chega a ser realmente uma praga!

·
Banned
534 Posts
Discussion Starter · #5 ·
ReggaeMan said:
Nem me surpreende... Já vi cidades européias com uma fiação aérea muito mais horrível que a brasileira.

E tu não acha que fiação subterrânea é meio... supérfluo não?
é ruim de ser supérfluo, é o mesmo que dizer que restaurar fachadas é supérfluo, pintar paredes pichadas é superfluo. a fiação aérea é a prova do desreipeito que os governantes tem com a cidade, é poluição visual pior que outdoors. felizmente a maior parte da cidade do Rio já num tem esses fios cruzando pra todo lado.

procura fotos de cidades brasileiras que tem a arquitetura como principal atrativo, vc vai ver que não tem absolutamente nenhuma foto em que não apareça trezentos fios na frente...

·
Carpe Noctem
4,756 Posts
Mas acho que o normal é a fiação ser AÉREA!
Mas quando você fica morrendo de vontade de ter fiação subterrânea, você começa a odiar a aérea e fica com revoltinha sem causa! ;P
Na minha opinião limpar muros pichados é mais importante... limpar as ruas, reparar calçadas... e restaurar fachadas...!

Depois que fizerem tudo isso, acharia ótimo que fizessem a fiação toda subterrânea...
Mas por enquanto acho supérfluo. A NÃO SER que seja barato... É?

Eu sinceramente não lembro de ter visto esses fios todos nas fotos de São Luís e de Belém... =)

·
Gabriel
7,483 Posts
Queria ver o que o Caio ia falar desse beco se fosse em São Paulo, hehehe!

Na verdade eu concordo com o ReggaeMan, acho que são poucas as cidades que não tem fiação aérea no mundo! Calma, não estou falando que são 5 cidades no mundo, hehehe, mas que mesmo no primeiro mundo, a maioria tem cabos aéreos sim... e mesmo cidades que tanto admiramos, como Buenos Aires, também são cheias de cabos... mas o pior é que os brasileiros (principalmente os de São Paulo) são muito mais feios mesmo, hehehe...

·
Banned
534 Posts
Discussion Starter · #8 · (Edited)
ReggaeMan said:
Mas acho que o normal é a fiação ser AÉREA!
Mas quando você fica morrendo de vontade de ter fiação subterrânea, você começa a odiar a aérea e fica com revoltinha sem causa! ;P
revoltinha sem causa? se eu tivesse dito que as fotos em cima são de uma cidade chinesa pobre, vc diria que não?

agora pra que pintar as fachadas se vão ter um monte de fios na frente dela?
por essa lógica o Brasil é o país mais certo do mundo, pois durante anos contruimos cubos brancos e chamamos de edificio, não é superfluo o design dos prédios? é bem mais barato construir os cubos brancos com pastilhas que construir um prédio com um design bonito. pra que gastar dinheiro com urbanismo, nós podíamos colocar placas de cimento em todas as calçadas...

eu não morro de vontade de ter fiação subterrânea pelo motivo que eu já disse, o Rio quase todo tem fiação subterrânea.

pega uma foto do Rio e de São Paulo e olha a diferença que faz a fiação aérea

·
Carpe Noctem
4,756 Posts
revoltinha sem causa? se eu tivesse dito que as fotos em cima são de uma cidade chinesa pobre, vc diria que não?
Diria que não o quê? Que não é? Eu não, não teria porque desconfiar de você... ;P
E essa parte de Tóquio passaria perfeitamente por uma cidade "pobre", se não fossem aqueles prédios lá atrás na segunda foto.

Revoltinha sem causa porque criam uma necessidade que não existe e querem porque querem que seja feita a vossa vontade!
Eu perguntei, tu não falou nada, é ou não caro fazer fiação aérea? Se não for, tudo bem, mas parece ser, então acho que outras coisas continuam sendo prioridade!
Ninguém percebe uma fiação aérea normal, como na minah rua e na maioria dos lugares, mas se for aquela coisa horrorosa, quando tem tanto fio que os dias parecem noites, aí sim, você tem toda razão. Mas mesmo vendo vocês falando todo dia de fiação aérea, eu mal reparo quando eu ando por aí. Ninguém repara...

Muito simples... Se você for ver um skyline, você não vai ver esses fios...
Se você for ver o prédio a partir da rua, pode ter certeza que a menor parte da visão sempre vai ser a coberta pelos fios... Acho que nem você botou muita fé nesse argumento, mas tudo bem, se colar colou, né? =P

por essa lógica o Brasil é o país mais certo do mundo, pois durante anos contruimos cubos brancos e chamamos de edificio, não é superfluo o design dos prédios? é bem mais barato construir os cubos brancos com pastilhas que construir um prédio com um design bonito.
O problema é que algumas pessoas não se satisfazem só em fazer prédios que não sejam bonitos, mas fazem questão de fazer prédios FEIOS.
Na teoria o design dos prédios é um pouco supérfluo, não que eu ache que seja, e não que eu goste de ver prédios feios, muito pelo contrário, mas aí entra a questão da aparência. Se o prédio tem má aparência, quem se prejudica é a empresa...
E se for residencial, dependendo do nível dos clientes, eles perdem resplado,e tal...
Então o design chega a ser uma questão de necessidade. Agora querem fazer prédio pra pé-rapado morar e trabalhar, aí fazem essas "pérolas" do urbanismo, tentando gastar o mínimo possível, e o design deve ser a última das preocupações deles.

Enfim, eu acho que não é uma questão de pensarem que o design é importante ou não, é uma questão de custo, acho que se esse pessoal que constrói prédio ruim tivesse dinheiro sobrando, eles investiriam em design... Assim como uma empresa que se preza nunca faria um prédio se não tivesse um design no mínimo bonitinho.

E design de prédio é diferente de fiação aérea.
Pode ver, muitas cidades no primeiro mundo têm fiação aérea, às vezes até pior que no Brasil. Então não existe motivo pra pensar que fiação subterrânea é uma grande necessidade, não precisa chorar se a fiação não for subterrânea...
A primeira coisa que muita gente repara quando vê foto aqui é a fiação...
Na minha opinião, se a fiação for subterrânea, ótimo, se não for... paciência, não é o fim do mundo... Se for aérea e for horrível... QUE PENA, podem falar mal! Até eu falaria!

·
Registered
472 Posts
GRGM said:
Queria ver o que o Caio ia falar desse beco se fosse em São Paulo, hehehe!

Êêêêê perseguição, hein! :runaway:

Não, sério. Fiação aérea é horrível em qualquer lugar do mundo! Mas eu vou ter que falar que em São Paulo é pior: aqui, além de tudo, caia-se a base dos postes de concreto. E em alguns, inclusive, há um tambor preenchido com concreto. Deve ser para que eventuais impactos de carros não danifiquem tanto a obra de arte que são os postes cinza e brancos e a prefeitura não tenha que desentortá-lo.

Bom, mas imaginem a avenida da primeira foto, que tem o visual de qualquer avenida ultramoderna de primeiro mundo, sem esses postes e fios esculhambando o visual. Seria 100%! (Com os fios e postes feiões tá uns 75%.)

O beco da segunda foto é muito pitoresco e a fiação não atrapalha TANTO.

·
Registered
472 Posts
voxp said:

por essa lógica o Brasil é o país mais certo do mundo, pois durante anos contruimos cubos brancos e chamamos de edificio, não é superfluo o design dos prédios? é bem mais barato construir os cubos brancos com pastilhas que construir um prédio com um design bonito. pra que gastar dinheiro com urbanismo, nós podíamos colocar placas de cimento em todas as calçadas...

eu não morro de vontade de ter fiação subterrânea pelo motivo que eu já disse, o Rio quase todo tem fiação subterrânea.

pega uma foto do Rio e de São Paulo e olha a diferença que faz a fiação aérea
De pleno acordo!

·
Carpe Noctem
4,756 Posts
Bom Caio... acho que ninguém discorda que: [uma fiação aérea de um lado pro outro da avenida, aquela encruzilhada de fios que ninguém sabe nem de onde vem nem pra onde vai, aqueles postes cinzas cheios de cartazes, quase caindo por cima das pessoas ou dos carros] é revoltante... Principalmente em avenidas ou ruas bonitas!

Se em São Paulo é assim... eu fico triste pela cidade!
Mas eu raramente vejo essas desgraças, geralmente só vejo postes (feios, tudo bem) com alguns fios, na mesma direção. Só. Nada de mais...
Aí sim, eu acho fiação subterrânea supérflua!

·
eSPetacular
9,472 Posts
Não sabia que em Tóquio tinha tanta fiação aérea. Qualquer lugar fica muito melhor sem os fios. Acho importante para o bom urbanismo que os fios sejam subterrâneos e que, conseqüentemente, não haja postes. Mas realmente, isso não é tão comum como se pensa. Em Nova York, por exemplo, a fiação NÃO É 100% subterrânea.

·
Banned
534 Posts
Discussion Starter · #15 ·
Muito simples... Se você for ver um skyline, você não vai ver esses fios...
Se você for ver o prédio a partir da rua, pode ter certeza que a menor parte da visão sempre vai ser a coberta pelos fios... Acho que nem você botou muita fé nesse argumento, mas tudo bem, se colar colou, né? =P
Se colar colou não. quer dizer que se ficar legal de longe, não importa a arquitetura de perto. pra que pintar uma casa se vai ter um monte de fios na frente? ninguém repara na fiação aérea pq já tamos acostumados com isso, ninguém repara numa construção antiga até restaurarem. pra que pintar uma casa pichada, se a menor parte da visão vai ser coberta pela pichação? eu acho que vc tá no fórum errado então, se vc acha a beleza das cidades supérfluo vc deveria estar num fórum comunista e pedindo construção de commieblocks.

Na teoria o design dos prédios é um pouco supérfluo, não que eu ache que seja, e não que eu goste de ver prédios feios, muito pelo contrário, mas aí entra a questão da aparência. Se o prédio tem má aparência, quem se prejudica é a empresa...
porque a imagem da impresa é prejudicada pelo design ruim e a imagem da cidade não é prejudicada?

esse é justamente o pensamento que faz a mentalidade do empresariado brasileiro atrasada. o design na maior parte das vezes é mais que a tecnologia, se vc acha que design é pra quem tem dinheiro sobrando, veja o caso das sandalias havainas, que simplesmente investindo em design transformou um produto que era utilizado por pedreiros e porteiros do Brasil em uma marca internacional.
veja o caso dafabricante do ventilador spirit, que saiu da falência apenas investindo em design da criação do ventilador spirit e agora tem o lider mundial em vendas...

a mesma coisa acontece com uma cidade, ninguém "compra" uma cidade feia e descuidada. ninguém investe, ninguém visita e nem os moradores gostam, vc pode ver isso aqui no fórum em que fora os cariocas quase ninguém fala bem de suas cidades, a beleza é tão supérflua que faz cm que uma cidade como o Rio, cheia de problemas tenha projeção internacional...

·
Carpe Noctem
4,756 Posts
quer dizer que se ficar legal de longe, não importa a arquitetura de perto.
Quê que tem a ver...?

pra que pintar uma casa se vai ter um monte de fios na frente?
Eu já respondi, é a mesma coisa da fachada dos prédios...
Na frente das casas da minha rua não tem um monte de fios não, viu... os fios são mais altos que elas. E não só da minha rua... em todo lugar.
E quanto a prédios, eu tenho certeza como tu preferiria que reformassem uma fachada e não iria morrer se tivesse uns fiozinhos no meio atrapalhando a visão. Responda você, você prefere reformar uma fachada ou tirar os fios do meio, para que você possa apreciar melhor a feiúra daquele prédio?
pra que pintar uma casa pichada, se a menor parte da visão vai ser coberta pela pichação?
Precisa mesmo responder...? Tu quer comparar o espaço que uma pichação ocupa no muro com o que fios ocupam no céu?
E não sei se tu sabe, mas pichação é VANDALISMO, fiação aérea não. Não tem nada a ver, comprar os dois...

ninguém repara na fiação aérea pq já tamos acostumados com isso
Isso mesmo que eu disse. E que tal se a gente começar a se revoltar com semáforos?!
Afinal, eles são uma praga do urbanismo, são coisas feias, no meio do céu, todo mundo vê, 3 luzinhas alternando, que coisa feia! Pronto, agora o objetivo da nossa vida vai ser acabar com os semáforos! E depois, que tal a gente se revoltar contra antenas? São tão feias... e porque não árvores? Também atrapalham a visão dos prédios...

Tá vendo? É mais ou menos isso que você pensa... Claro que não é esse exagero, mas é por esse caminho. Fiação aérea não é vandalismo, não é "defeito" não. É NORMAL!
Fiação subterrânea é que é "luxo"! E vocês cismaram com isso!
CLARO que eu queria que toda fiação fosse subterrânea, só não me conformo com a forma como tratam disso, como se fiação subterrânea fosse uma NECESSIDADE e a aérea fosse a 8a praga do Egito.

Sim, já estamos acostumados com a fiação aérea... E porque somos obrigados a
odiá-la...? Também tô acostumado com árvores... se chegar um cara dizendo que elas são feias e devem ser derrubadas, todo mundo é obrigado a pensar assim, agora...?

eu acho que vc tá no fórum errado então, se vc acha a beleza das cidades supérfluo vc deveria estar num fórum comunista e pedindo construção de commieblocks.
E eu acho que você tá no fórum errado se você prefere bancar uma pessoa desentendida... Aliás... você tá no fórum certo, o que mais se faz aqui é distorcer o que os outros dizem mesmo, né... =)
Mas você e eu sabemos que eu não penso assim, você não precisava ter dito isso e nem eu responder, mas prefiro não deixar passar batido.

Ó... se você se propor a custear a fiação subterrânea no Brasil, sou completamente a favor... =P

Mas eu continuo afirmando... existem problemas urbanísticos maiores, esses sim são pragas, e prefiro mil vezes que resolvam esses problemas ao invés de mudarem a fiação. Quando eles tiverem resolvidos, aí sim, mudem a fiação. Mas não se pode tratar a fiação aérea como o maior problema urbanístico do Brasil. E como eu disse, sou A FAVOR da fiação subterrânea em casos onde a fiação aérea realmente é uma coisa feia e desorganizada, nesse caso sim, é necessário. Mas não vejo necessidade de trocar a fiação onde você nem percebe que tem fio, quando é uma coisa discreta e organizada. Se você concordar pelo menos com esse parágrafo, acho que a discussão acaba e já teremos chegado num acordo!

porque a imagem da impresa é prejudicada pelo design ruim e a imagem da cidade não é prejudicada?
Se você conseguir uma resposta pra isso, por favor me diga, porque eu também não sei, e por sinal... eu não disse isso. =)

esse é justamente o pensamento que faz a mentalidade do empresariado brasileiro atrasada. o design na maior parte das vezes é mais que a tecnologia, se vc acha que design é pra quem tem dinheiro sobrando, veja o caso das sandalias havainas, que simplesmente investindo em design transformou um produto que era utilizado por pedreiros e porteiros do Brasil em uma marca internacional.
veja o caso dafabricante do ventilador spirit, que saiu da falência apenas investindo em design da criação do ventilador spirit e agora tem o lider mundial em vendas...
Nisso eu concordo, apesar de não ter nada a ver com fiação aérea.

a mesma coisa acontece com uma cidade, ninguém "compra" uma cidade feia e descuidada.
Concordo plenamente. Agora cite UM caso de uma pessoa que deixou de visitar uma cidade ou investir nela por causa de fiação aérea? E Tóquio? Não tem fiação aérea?
Então acho que não tem nada a ver, né? Só comprova que fiação aérea não chega a ser uma praga, DEPENDE DA PROPORÇÃO, e que há problemas urbanísticos bem maiores.

aqui no fórum em que fora os cariocas quase ninguém fala bem de suas cidades
Fala sim. Já ouviu falar num tal de Raul_Lopes...?
E não é só ele. Eu poderia elogiar muito minha cidade, mas eu e muitas pessoas não o fazemos por uma questão de IMPARCIALIDADE, a gente não quer impor opinião.
O wally mesmo não fica elogiando o Rio nos threads dele... às vezes. Ele defende muito, mas não fica se acabando em elogios.

a beleza é tão supérflua que faz cm que uma cidade como o Rio, cheia de problemas tenha projeção internacional...
Pois é. Mas o Rio é excepcional, e a beleza do Rio que deu essa fama à cidade é a natural, tem nada a ver com urbanismo. E tu sabia que MUITA gente deixa de visitar o Rio por causa das favelas? É um problema urbanístico também... mas talvez a fiação aérea seja mais improtante, né...? Tá vendo que eu tô querendo falar?
Faz uma pesquisa pra ver quantas pessoas deixam de visitar o Rio por causa das favelas (na verdade, por causa da violência, mas as favelas assustam) e quantas visitam Rio por causa da fiação subterrânea...

Conclusão... eu sou completamente a favor de fiação subterrânea, ficaria felicíssimo se não existisse fiação aérea no Brasil, mas prefiro mil vezes que resolvam reais problemas urbanísticos do Brasil, como fachadas feias e mal cuidadas, pichação... depois pode-se pensar em fiação, a não ser quando é uma coisa realmente feia. Mas a fiação normalzinha, que se vê nas ruas, não incomoda. Talveeez, um dia, quem sabe, possa-se fazer uma fiação subterrânea, mas agora...? Pra quê? Ninguém aqui prefere ver sua cidade livre de pichação?

É tão difícil assim entender meu ponto de vista?

·
Carpe Noctem
4,756 Posts
Caio, seria bom que você lesse meus posts, talvez você tenham uma impressão totalmente errada do que eu penso.

E só pra reforçar...

Fazer fiação subterrânea num lugar que realmente precisa, tudo bem.
Mas fazer questão de que haja fiação subterrânea em todo lugar... é supérfluo!
Tá vendo, até no Japão tem fiação aérea. Tem em todo lugar. Se nem os países de primeiro mundo aboliram isso, vocês esperam que o Brasil consiga?
Que tal se a gente reformasse a fachada dos prédios primeiros...?

A gente pensa em fiação outro dia, isso não é prioridade!

·
Gabriel
7,483 Posts
ReggaeMan, desisti de ler todo o seu post na metade (aliás, compete com uns do Roque como "maior post que eu já vi no SSC", hehehe!), mas pelo que eu vi, concordo com você! Claro que é bom eliminar a fiação aérea, melhora muito, pra um lugar ficar verdadeiramente lindo, tem que ficar sem fiação aérea e por aí vai... mas aqui tratam como se fosse uma obrigação eliminar a fiação aérea em qualquer lugar, sendo que a fiação aérea raramente é horrível como em São Paulo (aqui realmente é pesada), basta ver quantas fotos de BH, por exemplo, que perguntaram se a fiação era aterrada, e depois o Bruno respondeu que ficam só de um lado da rua, entre as árvores e etc...

·
Taking On The World
26,582 Posts
eu nunca quis q TODAS cidades brasileiras em toda sua área tivessem fiação subterrânea. Mas existem lugares onde claramente a fiação deveria ser subterrânea!!

1 - 20 of 88 Posts