Skyscraper City Forum banner
Status
Not open for further replies.
1 - 15 of 15 Posts

·
Mameluco sangue azul
Joined
·
20,420 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Impulsionado pelos investimentos realizados em Suape, como estaleiro e refinaria, o PIB de Pernambuco teve o maior crescimento dos últimos dez anos

Adriana Guarda

[email protected]


A economia de Pernambuco já reflete o impacto da implantação de investimentos estruturadores, como o Estaleiro Atlântico Sul (EAS) e a Refinaria Abreu e Lima – em fase de construção no Complexo de Suape. No primeiro trimestre deste ano, o Produto Interno Bruto (PIB) do Estado apresentou a maior taxa de crescimento dos últimos dez anos. No comparativo com igual trimestre de 2007, o avanço foi de 8,8%, superando de longe a taxa brasileira.

O resultado do PIB pernambucano no trimestre foi divulgado ontem, pela Agência Estadual de Planejamento e Pesquisa de Pernambuco (Condepe/Fidem), simultaneamente com o levantamento do PIB nacional anunciado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No Estado, a expansão foi liderada pelos setores de agropecuária, que apresentou taxa de 15,1% no período analisado, e indústria, com aumento de 12,3%. Apesar de ter registrado incremento menor, com variação de 7,3%, o serviço tem o peso maior na economia pernambucana.

Na avaliação do diretor de Estudos e Pesquisas da agência Condepe/Fidem, Maurílio Lima, o resultado do primeiro trimestre sinaliza para um bom desempenho em 2008. “Nossa estimativa é que o crescimento do PIB anual fique entre 8% e 10%. Isso deve se concretizar porque os investimentos estão em andamento e como temos uma economia voltada para o mercado interno, a tendência é sofrer pouca interferência das crises internacionais”, observa.

A expansão da agropecuária aponta para a retomada do setor, que no primeiro trimestre de 2007 registrou taxa negativa de 3%. “Como a base estava bastante deprimida, o setor acabou apresentando a maior expansão”, diz a coordenadora das Contas Regional do Condepe/Fidem, Cláudia Pereira. A lavoura temporária foi a principal responsável pelo crescimento do setor, com destaque para culturas como algodão herbáceo (56,2%), milho (49,6%) e feijão (27,6%). No segmento da pecuária, a produção de leite aparece com grande destaque, assinalando uma taxa de expansão de 24,1% no primeiro trimestre deste ano.

INDÚSTRIA

Com peso de 22% no PIB pernambucano, a indústria registrou crescimento expressivo no período analisado. No primeiro trimestre de 2006 o setor registrou a tímida taxa de 2,7%, passando para 5,1% nos três primeiros meses do ano passado e, este ano, a taxa mais que dobrou, alcançando a marca de 12,3%.

Na indústria de transformação, os segmentos que tiveram maior expansão foram a produção de álcool (119%), a indústria química (25,3%), além de alimentos e bebidas (15,2%). A produção industrial do primeiro trimestre divulgada pelo IBGE também aponta para a forte expansão de Pernambuco (13,7%), que registrou a segunda maior taxa de crescimento do País, atrás apenas do Espírito Santo (14,4%).

A construção civil aparece com grande destaque na expansão do PIB. No primeiro trimestre a taxa de crescimento foi de 14,5%. Um dos balizadores desse avanço foi o consumo de cimento, que teve aumento de 27,8% no período. O pessoal ocupado deu demonstração de que as contratações estão aumentando, com avanço de 8%.

“O resultado positivo do PIB de pernambucano é uma demonstração de que já estamos vivendo um ciclo de desenvolvimento”, observa o presidente da Federação das Indústrias de Pernambuco, Jorge Côrte Real. Na avaliação do empresário, a expansão da construção civil é resultado dos projetos estruturadores, uma vez que o setor é o primeiro a ser demandado. “Isso sem falar no mercado imobiliário, que está avançando, com o índice de vendas triplicando ao longo deste ano”, completa.

Fonte: Jornal do Commércio.
 

·
Viva o Frevo
Joined
·
30,393 Posts
Isso é só o começo.:cheers::cheers:

:applause::applause::applause::applause::applause::applause::applause::applause:
:applause::applause::applause::applause::applause::applause::applause::applause:
 

·
Mameluco sangue azul
Joined
·
20,420 Posts
Discussion Starter · #3 ·
O Leão do Norte está ansioso para se levantar novamente. Por enquanto: Ruge meu Leão!!!

 

·
Registered
Joined
·
3,902 Posts
Caramba muito bom mesmo! Alfenim vc saberia dizer quais foram as taxas de crescimento dos demais estados do Nordeste?!

Fico feliz demais com núemros como estes, em menos tempo do que imaginamos estaremos bem amis próximos tanto economicamente quanto socialmente do Centro-Sul do país.
 

·
Mameluco sangue azul
Joined
·
20,420 Posts
Discussion Starter · #5 ·
^^ Sei não, PNP. Eu só vi essa reportagem que saiu hoje no Jornal do Commércio. Com certeza alguém deve postar a lista completa no subfórum de notícias gerais.
 

·
Registered
Joined
·
3,380 Posts
Muito bom ver os grandes investimentos começando a dar resultado na economia. Vamos avançar em outras áreas também!
 

·
Dando um tempo.
Joined
·
15,926 Posts
Estou reunindo os dados dos institutos estaduais acerca dos PIB's dos estados em 2007 e ainda não encontrei o de Pernambuco. Será que alguém pode ajudar?

O único dado que encontrei foi uma fonte não muito confiável que indicou 63 bilhões para 2007.
 

·
Mameluco sangue azul
Joined
·
20,420 Posts
Discussion Starter · #12 ·
^^ Vamos esperar 2008 para a gente sair bem na foto? :D

Falando sério... Quem é bom em números é Léo Mauritsstadt, ele quem descobre as fontes confiáveis. Apesar dele não estar postando muito, tem entrado no SSC. Acho que ele vai ler essa mensagem e com certeza te passa algum site.
 
1 - 15 of 15 Posts
Status
Not open for further replies.
Top