SkyscraperCity Forum banner

Ed. José Saviano - Seria um Artacho Jurado???

6246 Views 22 Replies 14 Participants Last post by  Criscaldeira
Esse prédio que irei mostrar se chama José Saviano e se encontra no bairro da Aclimação/ Liberdade em São Paulo.

É um prédio que me chama a atenção desde criança, como tantos outros do Artacho Jurado, como o Praia Verde Mar e o Enseada de Santos, e o Viadutos aqui de SP, especialmente porque fica localizado em frente à minha antiga escola.

Quando pequeno lembro que esse prédio era ocupado e inclusive minha professora de primeira série morava nele, mas já mostrava indícios de decadência, com o passar dos anos o prédio foi piorando até que o dono resolveu por desocupa-lo. Após tentativas de invasão foram lacradas as entradas com tijolos. Os vãndalos pixadores no entanto sempre conseguem entrar e acabaram por piorar a imagem do prédio que já não estava muito bem.

Enfim, o propósito desse thread é levantar a questão, seria esse prédio tb uma obra do genial Artacho Jurado?? Eu pelo menos acredito que sim, pode ser, pois o edifício tem diversos elementos característicos das obras dele, como as marquises no topo, as cores vivas das pastilhas que o revestem e o desenho diferenciado dos gradis das sacadas.

Bem, vamos as fotos e tirem suas conclusões e opiniões, desculpem pela má qualidade mas as tirei já bem no final do dia, com pouca luz.

01 Vista de longe, assim ele não parece tão mal, atenção para as marquises no topo:

02 detalhe para a cor amarela das pastilhas:

03 Gradis diferenciados:

04 - A entrada, simples, mas me lembou a daquele prédio dele da Sao João:

05 - A lateral, muito pichada, infelizmente :(

06 - O mais interessante, o topo e a marquise em curva e vazada, marca registrada do Artacho Jurado:

07 - detalhe:

E aí, o que acham??
See less See more
7
  • Like
Reactions: 3
1 - 20 of 23 Posts
Genial ou não, mas se for, faltou criatividade na hora de fazer esse ai.
^^ Perto das porcarias que se fazia a época, como o prédio cuja fachada aparece em primeiro plano na primeira foto ele é até bem criativo, né...
^Verdade, aquele outro prédio, tem o "dom" da feiura.
dE INSPIRAÇÃO ART DECO, GOSTEI DELE, E DEVE TER APARTAMENTOS ENORMES
Então RRC, nessa época saiam muito prédios neste estilo, alguns mais estravagantes, outros menos, porém as obras do Artacho Jurado foram as mais ilustrativas deste "estilo", por serem as mais diferentes e as q iam mais longe na estravagância. Por isso msm não creo que tenha sido obra dele, mas é um "achismo" mesmo, difícil saber.
See less See more
Talvez seja um Artacho Jurado, a entrada e o topo do edificio possuem características da arquitetura "Artachense".
^^ porém muitos outros prédios em SP têm isso. Essa entrada é bem comum por aqui, já a marquise de cima se ve mais parecida com as obras dele, embora tbém haja muitas pela cidade, essa em especial parece muito com a dos prédios dele.
Interesaante, obrigado pelas opiniões de todos.

JR, realmente nessa época utilizava-se esse estilo, o que me chamou a atenção em especial nesse prédio é não só as marquises como tb os gradis das sacadas, o Artacho Jurado sempre os desenhava diferenciado de um projeto para outro, como nesse prédio, além da mistura de cores, um azul claro nos gradis com pastilhas amarelas e a marquise num vemelho escuro, me lembrou muito seus projetos. :eek:kay:
See less See more
Lembra muito mesmo! Se não é dele, certamente foi inspirado nele! Pena é oestado...lamentável.
Gostei da marquise no terraço, certamente foi um prédio a frente de seu tempo, mas hoje em dia... Santa Maria Theresa que me proteja!
Brasil Guy said:
Talvez seja um Artacho Jurado, a entrada e o topo do edificio possuem características da arquitetura "Artachense".
Realmente, tem todas as características da obra do Artacho Jurado, inclusive as grades ornamentais e a entrada com pilotis. Tenho praticamente certeza que é dele, se não for é de algum imitador, só que absurdamente ainda não existe nenhum livro sobre a obra desse arquiteto que inspirou muita gente famosa pelo mundo afora para eu confirmar a autoria. Tem uma dissertação de mestrado de autoria de Ruy Eduardo Debs Franco "A Obra de João Artacho Jurado", do Mackenzie, de 2004, É só ir na biblioteca da Faculdade de Arquitetura do Mackenzie para ir lá conferir. Quem quiser saber mais, tem um artigo no Vitruvius: http://www.vitruvius.com.br/arquitextos/arq000/esp250.asp

Agora, o que me chamou mais a atenção foi o estado horrível do prédio. Malditos pichadores, o pior é que é praticamente impossível retirar pichação dessas pastilhas.
See less See more
Jorge said:
Realmente, tem todas as características da obra do Artacho Jurado, inclusive as grades ornamentais e a entrada com pilotis. Tenho praticamente certeza que é dele, se não for é de algum imitador, só que absurdamente ainda não existe nenhum livro sobre a obra desse arquiteto que inspirou muita gente famosa pelo mundo afora para eu confirmar a autoria. Tem uma dissertação de mestrado de autoria de Ruy Eduardo Debs Franco "A Obra de João Artacho Jurado", do Mackenzie, de 2004, É só ir na biblioteca da Faculdade de Arquitetura do Mackenzie para ir lá conferir. Quem quiser saber mais, tem um artigo no Vitruvius: http://www.vitruvius.com.br/arquitextos/arq000/esp250.asp

Agora, o que me chamou mais a atenção foi o estado horrível do prédio. Malditos pichadores, o pior é que é praticamente impossível retirar pichação dessas pastilhas.

Pelas imagens parece que o edificio está abandonado,a entrada e as janelas da varanda do 1º andar foram concretadas, e as dos andares superiores estão quebradas. É uma pena.
See less See more
^^ uma construtora o comprou faz alguns anos e começou uma reforma total do prédio que não termina nunca. Faz pelo menos 3 anos que está em obras que não andam.

Passo sempre por lá, já que uparam o thread vou ver se tiro umas fotos dele hoje.
  • Like
Reactions: 1
De qualquer forma, é um belo prédio, ainda mais com as características do "ininquadrável" Artacho Jurado. Embora o meu favorito dele seja o Cinderela: gosto do Palácios, mas toda aquela imponência não sei se me agrada ou me intimida.
Realmente, parecia muito um Artacho! Gosto muito da disposição de janelas e sacadas, o que dá uma dimensão visual maior ao edifício (ele parece mais alto do que é) e o terraço é um espaço fantástico com uma cobertura admirável, como as demais obras do arquiteto. Mesmo que não seja, com certeza segue a "escola"!

Mas é deprimente ver que virou praticamente um caixotão... Que horrível! Tiraram a entrada e a marquise do telhado!
See less See more
1 - 20 of 23 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.