Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 45 Posts

·
policial disfarçado
17,786 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Hoje, 27 de junho de 2007, o Edifício Altino Arantes, um dos símbolos da Cidade e do Estado de São Paulo, completa 60 anos! :applause:

Roubei um artigo escrito pelo Jorge, do site dele:

O prédio do Banespa, também conhecido como Edifício do Banco do Estado, é o símbolo maior de uma cidade que aspirou a ser grandiosa. A pedra fundamental do edifício foi colocada em junho de 1939 pelo interventor federal em São Paulo nomeado por Getúlio Vargas, Ademar de Barros. A construção se arrastou por oito anos, interrompida pela Segunda Guerra Mundial, e em 27 de junho de 1947, como governador eleito, o mesmo Ademar inaugurou o edifício em estilio decô tardio que se tornaria o marco inigualável da cidade no pós-guerra.

Com 161,22 metros de altura e 35 andares, o prédio era o maior do mundo fora dos Estados Unidos e o primeiro a superar seu vizinho Martinelli, que durante 18 anos reinara como o maior arranha-céu de São Paulo. Naqueles anos de pós-guerra, a cidade entrava numa era de enorme entusiasmo e progresso. Foi naquela época que começou a migração nordestina em larga escala; também recebeu uma nova leva de imigração japonesa e européia, fugida da destruição da guerra. O prédio do Banespa se tornou como que um símbolo daquela nova era progressista.

Os melhores materiais foram generosamente utilizados no acabamento da torre: mármore de Carrara, tacos de ipê, jacarandá, e sua fachada revestida com pastilhas de porcelana. Seu saguão central tem um pé-direito de 16 metros de altura; as portas de aço de seus cofres-fortes pesam 16 toneladas cada uma. Tudo à altura dos anseios do maior centro econômico da América Latina.

O majestoso edifício é um dos maiores orgulhos dos paulistanos e fica no eixo da Avenida São João, constituindo a mais impressionante perspectiva da cidade. Me atrevo a dizer que se trata talvez de uma das perspectivas urbanas mais espetaculares do mundo - uma das poucas comparáveis, a da Park Avenue em Nova York, tem a vantagem de ser compreendida por uma das avenidas mais ricas e elegantes do mundo, em comparação com a nossa esvaziada e mal cuidada São João; mas por outro lado, a perspectiva da Park Avenue foi desonrada pela construção do monstruoso Prédio Pan Am (atual Met Life Building), bem detrás de seu tradicional ponto focal, o belo New York Central Building (atual Helmsley Building).

Do outro lado do centro velho, no Parque D. Pedro prédio do Banespa também domina o mais impressionante skyline (silhueta urbana) de São Paulo. É o segundo prédio mais alto da cidade, à frente do Edifício Itália e só superado pelo Mirante do Vale (Palácio Zarzur e Kogan). O mirante no 35º andar pode ser visitado de segunda a domingo.

Nos anos que se seguiram à II Guerra Mundial, as centenas de milhares de migrantes do Nordeste, da Europa e do Japão que chegavam a São Paulo em busca de uma vida digna eram saudados pela majestosa figura do Edifício do Banco do Estado. Um prédio daquelas dimensões não existia nos seus lugares de origem, e era como que um farol que indicava o novo caminho para as suas vidas, um prenúncio de felicidade e prosperidade. A promessa se realizou para esses imigrantes, que prosperaram e se multiplicaram aos pés do colosso. Uma pena que a promessa não tenha se concretizado para as gerações que se seguiram.

Colocação da Pedra Fundamental:

Em construção:

Vista do Martinelli nos anos 40:

Anos 40:

Anos 50:

Anos 60:

Anos 70:

Anos 80:

Saguão:

Cofre Forte:

Mezanino:

Salão Nobre:

Presidência:

Salão Nobre:

Texto escrito por Jorge Rubies!
Texto e fotos, retirados de http://www.piratininga.org/banespa/banespa.htm

Bom, vou postar aqui todas as fotos que eu tenho do Altino Arantes!

E peço a voces que postem também!

Ainda vou demorar para postar as minhas, pois tenho que editar!

·
Feliz Natal
15,678 Posts
lindas fotos! lindo prédio! Parabéns vovô:cheers:

·
Registered
542 Posts
:applause:

Bah, Gutooo! Muito show esse thread!

Curto muito o prédio do Banespa! É o mini Empire State Bulding de Sampa!:)

É um prédio muito estiloso e deixa muito skyscraper no chinelo!

Gostei muito das fotos internas dele também! Nunca tinha fotos do referido prédio por dentro. :cheers:

·
policial disfarçado
17,786 Posts
Discussion Starter · #6 · (Edited)
E não podia deixar de postar a minha foto favorita do meu fotografo favorito!

Tirada por René Burri em 1960:

E a minha humilde tentativa frustrada de tirar do mesmo ângulo, faltou pouco:

·
4,575 Posts
Um prédio tão querido, realmente merece muitos parabéns, ele é um dos símbolos marcantes de nossa cidade, de nossa capital, e ver a nossa bandeira tremulando lá em cima, ah, que beleza!

Parabéns Banespa, os Espanhóis nunca roubarão o seu nome original, o do banco e o do prédio, construídos pelo povo Paulista!

:applause:

·
cives totius mundi
5,002 Posts
Grande homenagem ao nosso querido Altino Arantes ! o meu predileto ! :)
Aqui algumas fotos minhas agora:

1. UPC em homenagem ao seu aniversário

2. Vista do centro da Estação Brás do Metrô (de tarde)

3. Do alto do Mirante do vale ! (uma de minhas favoritas de todos os tempos)

4. Uma com neblina cobrindo o topo(outra de minhas favoritas...)

5. O prédio no reflexo da água

6. A projeção da Av. São João

7. Uma noturna (adoro esta também)

8. Este foi meu primeiro avatar no SSC (mudei ela para sépia)!

9. Achei esta dos anos 60 na Internet (que bacana, com os bondes ainda-
autoria desconhecida)

4. Outra da Internet, olhem que show de foto esta (autoria desconhecida) !!! :cheers:

Tenho outras, depois continuo ! :)

·
Feliz Natal
15,678 Posts
Inclusive é a primeira vez que vejo uma foto da base do edifício! Gostei!!!

Uma curiosidade: A calçada ainda é estreitinha assim?

·
cives totius mundi
5,002 Posts
Inclusive é a primeira vez que vejo uma foto da base do edifício! Gostei!!!

Uma curiosidade: A calçada ainda é estreitinha assim?
Não Zeh, agora virou um calçadão, não circulam mais carros, apenas os oficiais e os carros forte ! :D

·
Feliz Natal
15,678 Posts
Outra coisa, ele merece um bom projeto de iluminação noturna, os edifícios deco, com essas "varandas" ficam maravilhosos iluminados!!

·
Feliz Natal
15,678 Posts
Obrigado Dott!!!

·
cives totius mundi
5,002 Posts
Parabéns Sr. Altino Arantes :applause:
:master: Dott e Gutooo as fotos estão excelentes.
Obrigado Thina ! :)
Tem mais essa aqui tirada do Martinelli, de uma das frestas que tem no muro no topo do edifício Martinelli !

Acho que tá bom minha homenagem ao prédio que mais admiro em SP :D

1 - 20 of 45 Posts