SkyscraperCity banner
Status
Not open for further replies.
1 - 7 of 7 Posts

·
MA meu tesouro,meu torrão
4,445 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Ministro anuncia leilão de hidrelétricas para 2009

EDISON LOBÃO: hidrelétricas do Parnaíba vão acrescentar 700 megawatts ao sistema
Luciano Coelho
Repórter de Política

O ministro das Minas e
Energia, Edison Lobão
anunciou para 2009 a realização de leilão para a construção de cinco hidrelétricas do rio Parnaíba, entre Piauí e Maranhão, que vão acrescentar mais 700 megawatts ao sistema energético brasileiro. Mais 1,2 mil megawatts virão da usina de Serra Quebrada, no rio Tocantins, com licitação prevista também para o próximo ano.
"Os estudos estão sendo concluídos e faremos os leilões no ano que vem", informou, destacando que em 2010 será a vez da usina de São Luiz, no Pará, de cerca de 9 mil megawatts. "Temos várias hidrelétricas sendo estudadas e não haverá falta de energia no Brasil", afirmou Lobão.
Além destes, grandes empreendimentos como a Usina de Angra 3 são a promessa do governo federal para evitar caos energético no País. A gigantesca hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu, de 11 mil megawatts, dão ao governo a segurança de que não faltará energia para acompanhar o crescimento do País, disse Edison Lobão.
A entrada do ambientalista Carlos Minc no lugar de Marina Silva no Ministério do Meio Ambiente poderá agilizar a concessão das licenças necessárias para os grandes projetos do governo na área de energia, na avaliação de Lobão.
"A entrada do Minc muda (a velocidade das licenças). Ele não vai dar licença que não pode dar, mas garante que apressará a manifestação do meio ambiente. Se for sim, dirá com rapidez. Se for não, será com rapidez", afirmou o ministro.
Ele descartou possíveis problemas para concessões de licenças de projetos de energia na Amazônia, afirmando que o País precisa de energia e não é possível desprezar o potencial da região. "Nós temos que enfrentar esse problema, porque a Amazônia tem um potencial de 100 mil megawatts. Não vamos deixar de usar esse potencial em benefício do povo brasileiro", afirmou.
Projetos fora do País, com vizinhos sul-americanos, também estão sendo elaborados para garantir o crescimento do continente, agora com a participação ativa da Eletrobrás.
"Vamos implantar o total de 20 mil megawatts na fronteira ou no território deles, que em parte será vendida para o Brasil", informou Lobão, que já assinou acordos com a Argentina, Bolívia, Venezuela e Peru.
Em território peruano já foi decidida uma hidrelétrica de 1.300 megawatts, segundo o ministro, e mais 14 estão sendo estudadas. As obras serão possíveis, observou o ministro, pela internacionalização da Eletrobrás aprovada recentemente.
"Agora ela (Eletrobrás) ganha mais eficiência e presença no mercado, está fazendo uma reforma administrativa interna e vai participar de todas as licitações no Brasil, majoritária ou não", disse Lobão.

·
Registered
18,986 Posts
To vendo que essas hidreletricas todas ainda vao trazer muita confusão, mas obviamente é uma coisa boa pro estado.

·
5,549 Posts
O Rio comporta cinco hidrelétricas ?

·
Sansiro
499 Posts
Sinceramente, apostar na importação de energia da Bolívia eh brincadeira. Eles já mostraram q n são um país sério. A Argentina jah tem um historico de populismo de KM! Sempre há o risco de um louco qlqr qrer se voltar contra nós.
A Venezuela, bem..... eu n confio no Chavez........

·
Registered
1,335 Posts
O Rio comporta cinco hidrelétricas ?

Se voce esta falando do rio Parnaiba ("rio" com minuscula, para nao confundir com Rio de Janeiro) eh uma boa pergunta e dificil saber agora. Mas ao que parece o ministro Minc ja esta acionado para dizer que sim.... As usinas nao parecem ser garndes de qualquer maniera (700 MW para cinco usinas... nao eh muito...) e se forem constuidas no Alto Parnaiba, regiao d eplanalto, pode ser que os lagos nao sejam muito grandes. alem do que em MG ha rios com muito mais usinas, uma atras da outra...

·
MA meu tesouro,meu torrão
4,445 Posts
Discussion Starter · #6 · (Edited)
O Maranhão tem muitos rios imensos, perenes e caldalosos. Melhor seria dividir essas hidrelétricas entre eles. Vejam alguns deles.

Tocantins, Mearim, Parnaíba, Corda, Itapecuru, Munim, Preguiças e vários outros.

·
Registered
7,546 Posts
Um, mas eu dou uma de chato agora, antes deveria trabalha na revitalização da bacia. O rio está assoreado e praticamente inavegável.
E pensar que já foi normal ir de Panaíba até Floriano do barco quando não havia a ferrovia nem as estradas.

1 - 7 of 7 Posts
Status
Not open for further replies.