SkyscraperCity Forum banner

EDP compra 94 aerogeradores em Espanha

5208 Views 28 Replies 10 Participants Last post by  hiong_nu
No valor de 170 milhões de euros
EDP compra 94 aerogeradores em Espanha
08.05.2007 - 18h18 Lusa

A EDP - Energias de Portugal anunciou hoje que a sua subsidiária espanhola Neo Energia assinou hoje um acordo para comprar 94 aerogeradores, que terão um valor de mercado da ordem dos 170 milhões de euros.

Em comunicado, a EDP explica que os aerogeradores são do "modelo V90 de 1,8MW e 2MW de potência unitária com tecnologia de ponta", o que "permitirá assegurar uma produção adicional de até dez por cento", não tendo a empresa revelado o investimento.

O contrato prevê o fornecimento de aerogeradores, bem como a sua respectiva instalação e manutenção por um período de cinco anos.

"A Neo Energia irá utilizar estes aerogeradores em vários projectos em diferentes províncias de Espanha. A entrega das máquinas terá início em Julho de 2008 e terminará em Setembro de 2009, contribuindo para consolidar o fornecimento de aerogeradores à Neo até finais de 2009", acrescenta a empresa.

Fonte oficial da eléctrica portuguesa, contactada pela Lusa, recusou revelar o montante do investimento, mas fonte do mercado referiu que o valor destes activos será de cerca de 170 milhões de euros.

No comunicado da EDP, a administradora da eléctrica com o pelouro das Energias Renováveis e presidente da Neo Energia, Ana Maria Fernandes, destaca a importância deste acordo "para a execução do Plano de Negócios do Grupo, que pretende alcançar, na Europa, os 4,200MW eólicos em exploração na Europa, em 2010".

Achou este artigo interessante? Sim
1 - 20 of 29 Posts
achoq energia eolica um flop... pq n reduz "nada" (significativamente) da energia do petroleo...e desvia-se dinheiro e "concentracao" de uma verdadeira fotne de energia: nuclear.
acho piada á pergunta "achou este artigo interessante? Sim" :hilarious bom mais um reforsso no campo das alternativas.
acho piada á pergunta "achou este artigo interessante? Sim" :hilarious bom mais um reforsso no campo das alternativas.
:lol:, o Público tem sempre isso no final dos artigos!
achoq energia eolica um flop... pq n reduz "nada" (significativamente) da energia do petroleo...e desvia-se dinheiro e "concentracao" de uma verdadeira fotne de energia: nuclear.
eu tb acho, e proponho a central ao lado da tua casa.
eu tb acho, e proponho a central ao lado da tua casa.
n vale apena eses tipos de demagogismos..

factos: a a energia eolica nao serve para resovler o verdadeiro problema energetico. estamos 75% dependentes do petroleo e seus derivados. Com energias renovaveis nem conseguimos atinjir os 60% de dependencia do petroleo. como vamos resolver este problema?? o q fazer s o petroleo acaba ou s ha uma crise pretrolifera??

outro facto: a frança tem 70% da sua energia produzida em centrais nucleares..China e EUA ja mostraram palnos p construirem dezenas d centrais p reduzir a dependencia do petroleo.

O q Portugal deve fazer então?? continuar a investir em energias que nao resolvem o problema e mais tarde ou mais cedo teremos d ir ao nuclear..... ou atacar o verdadeiro problema e mostrar palnos d cosntrucao de uma central?? a zona do alqueva seria excelente p isso por exemplo, devido às quantidades de água que apresenta.
Não é bem assim, a Energia Eólica tem algum potencial. Se não fosse assim, porque razão há tantas empresas a investirem nela. Ainda há pouco tempo a EDP comprou Horizon Wind Energy.
Não é bem assim, a Energia Eólica tem algum potencial. Se não fosse assim, porque razão há tantas empresas a investirem nela. Ainda há pouco tempo a EDP comprou Horizon Wind Energy.
subsidios da UE...e está na moda ser ecologico e as povos dos paises n discutem mt estes investimentos mm sendo claramente mt avultados p o ganho objectivo.
Mas empresas como a Endesa ou a Iberdrola e a própria EDP também estão a investir em mercados como os Estados Unidos onde não há subsídios. O negócio tem de ter alguma rendibilidade.
e está na moda ser ecologico
Temos de ser assim e ja o deveríamos ter sido bem mais cedo. Custa-me a creer que ainda nem todos percebam o futuro que espera a Terra: entre 2150 e 2200 a Europa estará inabitável :sleepy:.
Temos de ser assim e ja o deveríamos ter sido bem mais cedo. Custa-me a creer que ainda nem todos percebam o futuro que espera a Terra: entre 2150 e 2200 a Europa estará inabitável :sleepy:.
c energia nuclear poderiamos reduzir em mt toneladas as imicoes d dioxido de carbono.... e apenas temos uns 2 camioes de residuos nucleares q ate ja podem ser reciclados...
eu sou a fovor das duas opções ao mesmo tempo, como diz o Fred, as empresas privadas não estão neste ramo das alternativas se for para perder.
a energia nuclear é uma necessidade, mas nao sou a favor desta, porque se houver algum acidente nuclear, irá devastar um enorme zona durante décadas...
portanto prefiro a energia eólica, hidrica ou solar;)
a energia nuclear é uma necessidade, mas nao sou a favor desta, porque se houver algum acidente nuclear, irá devastar um enorme zona durante décadas...
não é durante decadas.:lol: é milhares de anos :runaway:

Penso que o nuclear é uma alternativa, porque é uma energia segura, e aprendeu-se muito com chernobil, lembrem-se que chernovil estava na URSS. Nãao há perigo nenhum.

O problema é Portugal estar todo mal organizado com aldeias em tudo quanto é lado, é impossível achar-se território que não tenha uma aldeia. Uma central nuclear até justificaria a junção de diferentes aldeias numa cidade, como se fez com a aldeia da luz, so que em vez da idiotice de se fazer uma aldeia igual, colocava-se a população numa cidade, se for feito em trás-os-montes junto ao Douro deslocavam-se as populações para Mirandela ou Bragança. Matava-se dois coelhos de uma cajadada.

Já existem centrais e aterrenos nucleares junto á fronteira portuguesa colocada pelos nuetros hermanos da onça.
quer os Espanhois fizessem centrais longe ou perto da nossa fronteira o efeito era identico de houvesse acidente, Chernobil mostrou isso também ao afectar locais a milhares de km de distancia.
só não percebo é porque é que a população de Ferrel (que por sinal até não é longe de ti) não quis lá a central. Reciclagem de resíduos nucleares, ó DVFER essa é boa, a reciclagem continua a mesma, atirar c os rsiduos para as profundezas marinhas ou ir enterrá-las num país todo podre em África...Além disso, no futuro, poderás comprar a electricidade a quem quiseres e muitos vão optar pelos que a produzem com energias renováveis. E mais, mais tarde ou mais cedo haverá muitos carros a circular a hidrogénio e vai ser preciso muita electricidade para produzi-lo através de hidrólise. Logo, não vai haver falta de demanda de electricidade. outro argumento, A produção de electricidade pelo vento é mais democrática, porque qualquer grupo económico consegue criar um pequeno parque enquanto que fazer uma central nuclear não é p todos. E depois o último: agora falas bem porque já há mais de 20 anos que não há um acidente e quando houver o próximo???
quanto a mim, Portugal tem capacidade para produzir toda a electricidade que precisa através de energias renováveis, claro que nem todos os spots são rentaveis porque os locais mais ventosos já estao todos debaixo de olho das grande companhias. o next big step é quando pudermos produzir a nossa electricidade em casa e vende-la à REN. meto logo 10 miniventoinhas no telhado de casa, conheço quem tem uma e compensa muito no final do mÊs pq aquilo sempre dá p alimentar um ou dois electrodomesticos. e ele vai aumentar a capacidade brevemente.
Penso que o nuclear é uma alternativa, porque é uma energia segura, e aprendeu-se muito com chernobil, lembrem-se que chernovil estava na URSS. Nãao há perigo nenhum.
Não é perigoso actualmente porque as medidas de protecção são muito maiores que em 1986; além disso já não existe a URSS propriamente dita, portanto estamos mais seguros. Mas o acidente de Tchernobyl causou graves danos há duas décadas e hoje também: uma grande parte da despesa económica da Bielorrúsia e Ucrânia ainda é desviada para fundos de desmantelamento de Tchernobyl... Ainda têm de fazer um sargófago novo para impedir que a radiação se espalhe, retirar todos os resíduos e só depois desmantelar o novo sargófago. O problema ainda se vai estender por mais um bons anos :eek:hno:...
Mas o Pinto das Gaffes não tinha prometido fazer os aerogeradores entre nós, com isso conseguindo 1500 novos postos de trabalho? Acho que conseguiu sim 1500 postos de trabalhos lá para os lados da Galiza...
Mas o Pinto das Gaffes não tinha prometido fazer os aerogeradores entre nós, com isso conseguindo 1500 novos postos de trabalho? Acho que conseguiu sim 1500 postos de trabalhos lá para os lados da Galiza...

uma fábrica de aerogeradores não se constrói de um dia para o outro, além disso ainda no outro dia foi colocada a 1a pedra em 5 unidades de fabrico em Viana do Castelo e penso que vai haver fábricas em Paços de Ferreira e na Guarda também.
Quantos aerogeradores o Pinto das Gaffes está a pensar plantar no país? 200.000?
1 - 20 of 29 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.