SkyscraperCity banner
Status
Not open for further replies.
1 - 11 of 11 Posts

·
Direito Urbanístico
Joined
·
775 Posts
Discussion Starter · #1 ·
EDUCAÇÃO BÁSICA
Ceará tem as maiores notas do NE

http://www.opovo.com.br/opovo/fortaleza/795957.html

Índice do Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) revela que o estado do Ceará conseguiu atingir, já em 2007, as metas previstas para 2009. A média, no entanto, continua inferior a 4, o que mostra que muito ainda precisa ser feito.

12/06/2008 00:39

A edição 2007 do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC), traz uma boa notícia para o Ceará: o Estado obteve as notas mais altas da região Nordeste nos ensinos fundamental e médio. A média das séries iniciais do ensino fundamental passou de 3,2 (Ideb 2005) para 3,8 (Ideb 2007). A nota do ensino médio registrou um crescimento menor: de 3,3 para 3,4. Os dois resultados eram esperados somente daqui a dois anos, no Ideb 2009.

O Ideb foi criado em 2007 pelo Ministério da Educação. Ele é um indicador de qualidade educacional que combina resultados de provas nacionais de Português e Matemática, dos ensinos fundamental e médio, com as taxas de aprovação. A meta para o Ceará é chegar ao ano de 2021, véspera da comemoração dos 200 anos da Independência do Brasil, com notas 5,5 no ensino fundamental e 4,8 no ensino médio. Embora tenha visto seus índices se elevarem, o Estado ainda não alcançou a nota 4,0 no indicador, resultado já obtido por estados como Paraná, Santa Catarina e o Distrito Federal.

A secretária estadual da Educação, Izolda Cela, afirma que o Ceará segue uma tendência, observada nacional e regionalmente, de aumento significativo nas notas das séries iniciais. Mesmo assim, ela diz que a média obtida no Ideb 2007 não deve ser comemorada. "São resultados alentadores, no sentido de que estamos caminhando. É um alento, mas não merece comemoração. Temos ainda um quadro extremamente comprometido. Quando se analisam os resultados da educação básica, observa-se que eles são muito ruins. Os níveis de proficiência (competência) são rebaixadíssimos", avalia.

(...)

Continuação desta matéria.

Leia mais sobre esse assunto

* Quinze estados alcançam ou superam meta do Ideb.
 

·
Ilha do amor
Joined
·
8,962 Posts
Parabens pro Ceara

O Maranhão foi o estado que teve maior crescimento em relação as metas, deve ter ficado entre as 3 maiores notas do NE.
ALguem tem a classificação ?
 

·
MA meu tesouro,meu torrão
Joined
·
4,445 Posts
Notícia em site do PI

Educação no Maranhão

13.06.2008

Desabafo do deputado Gastão Vieira (PMDB-MA) após a divulgação pelo Ministério da Educação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb): “...quantos e quantos fizeram discursos políticos vazios, inócuos, dizendo que o Maranhão tinha a pior educação do Brasil, que a educação do Maranhão era péssima. Aqui estão os dados dizendo para essas pessoas se preparem um pouco mais para discutir um assunto tão importante. Da 1ª à 4ª série, em 2005, o Maranhão ocupava o 22º lugar, com uma pontuação de 2,9. Em 2007, o Maranhão vem para o 17º lugar, com uma pontuação de 3,7. Da 5ª a 8ª série, onde o País não vai bem, com exceção de Santa Catarina e São Paulo, e o restante está numa posição muito ruim, mas mesmo assim o Maranhão tinha, em 2005, 3 e ocupava o 21º lugar. Em 2007, na média nacional, ocupamos o 19º lugar, com uma média de 3.3. Portanto, vários Estados do Nordeste estão atrás do Maranhão, inclusive a Bahia.” O Piauí só passou do Maranhão no Ideb de 2007 nas séries finais.
 

·
MA meu tesouro,meu torrão
Joined
·
4,445 Posts
Nossa, parabéns ao Ceará. Primeiro lugar em tudo. Gostei de ver. Esse tipo de ranking sim é extrema valia. Reflete um futuro promissor aos que realmente se importam com a educação.
 

·
Genius Rayearth
Joined
·
1,000 Posts
Observem que a maioria dos estados alcançaram as "metas", isso quer dizer que o nordeste está se superando, agora temos que pensar em atingir pelo menos a média nacional....
Bola pra Frente Nordeste!
 
1 - 11 of 11 Posts
Status
Not open for further replies.
Top