SkyscraperCity banner
1 - 16 of 16 Posts

·
Banned
5,008 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Educação do Amazonas supera metas do Ideb

1 2 3 4 5 (2 votos)12-Jun-2008
Dados do MEC mostram que o Amazonas evoluiu na avaliação da educação básica. No ensino médio saiu do último lugar (27º) em 2005 para o 22º lugar.

O estado do Amazonas avançou em todos os níveis no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado ontem (11), pelo Ministério da Educação (MEC). As metas do Ideb até 2.022 (bicentenário da Independência do Brasil), para todos os Estados, municípios e escolas foram estipuladas pelo governo federal em abril do ano passado e fazem parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).
A avaliação do Ideb ocorre de dois em dois anos. No ensino médio, o Amazonas subiu de 2,4 (2005) para 2,9 (2007). A projeção do MEC é de 2,8 para 2.013 e 4,0 para 2.022.
Nas séries finais do ensino fundamental, o Amazonas melhorou a nota 21,39%, subindo de 2,7 (2205) para 3,3 (2007). Nas séries iniciais, o Estado saltou de 3,1 para 3,6.
Segundo o secretário da Seduc, Gedeão Timóteo Amorim, os resultados do Ideb demonstram que a educação básica no Amazonas superou a meta estipulada para os anos 2007 e 2009 em todas as etapas de ensino. “Podemos afirmar também que a taxa de aprovação melhorou em relação a 2005, uma vez que o Ideb combina informações de desempenho obtido pelos estudantes ao final de cada etapa de ensino, em exames padronizados como a Prova Brasil ou Saeb”, destaca.
No ensino médio, o Amazonas saiu do último lugar (27º) em 2005 para o 22º, ficando à frente dos Estados do Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Amapá e Pará. Nas séries finais (6º ao 9º ano), o Estado saiu do 24º lugar para o 19º, ultrapassando os Estados do Maranhão, Pará, Rio Grande do Norte, Sergipe, Bahia, Paraíba, Pernambuco e Alagoas. E nas séries iniciais (1º ao 5º ano), saiu do 19º para o 18º lugar, ficando à frente de Pernambuco, Piauí, Amapá, Bária, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe, Alagoas e Pará (ver infográfico).
Percentualmente, o Amazonas foi o 2º Estado que mais cresceu no ensino médio, ficando atrás somente do Mato Grosso do Sul. Nas séries finais (6º ao 9º ano), foi o terceiro que mais cresceu, ficando atrás dos Estados do Mato Grosso e Paraná. Nas séries iniciais (1º ao 5º ano) foi o 11º Estado que mais cresceu.
Mesmo progredindo no ranking, o Estado ainda tem a menor nota entre os Estados que evoluíram. A diferença do maior índice (adquirido por Distrito Federal, Paraná e Santa Catarina) é de 1,1 ponto.
De acordo com Gedeão Amorim, os bons resultados do Ideb são decorrentes de um esforço concentrado do governo do Estado para a melhoria da Educação no Amazonas, na pessoa do próprio governador Eduardo Braga. “Vamos trabalhar para melhorarmos ainda mais essa classificação, pois não há nada que esteja tão bom que não precise ser ainda mais aperfeiçoado”, destaca.

·
Banned
5,008 Posts
Discussion Starter · #6 · (Edited)
Séries iniciais
Estado 2007

5,0 Paraná
5,0 Distrito Federal
4,9 São Paulo
4,9 Santa Catarina
4,7 Minas Gerais
4,6 Rio Grande do Sul
4,6 Espírito Santo
4,4 Mato Grosso
4,4 Rio de Janeiro
4,3 Mato Grosso do Sul
4,3 Goiás
4,1 Roraima
4,1 Tocantins
4,0 Rondônia
3,8 Ceará
3,8 Acre
3,7 Maranhão
3,6 Pernambuco
3,5 Piauí
3,4 Bahia
3,4 Amazonas
3,4 Amapá
3,4 Paraíba
3,4 Rio Grande do Norte
3,4 Sergipe
3,3 Alagoas
3,1 Pará

Séries finais
Estado 2007

4,3 São Paulo
4,3 Santa Catarina
4,2 Paraná
4,0 Distrito Federal
4,0 Espírito Santo
4,0 Minas Gerais
3,9 Mato Grosso do Sul
3,9 Rio Grande do Sul
3,8 Acre
3,8 Goiás
3,8 Mato Grosso
3,8 Rio de Janeiro
3,7 Roraima
3,7 Tocantins
3,5 Amapá
3,5 Ceará
3,5 Piauí
3,4 Rondônia
3,3 Amazonas
3,3 Maranhão
3,3 Pará
3,1 Rio Grande do Norte
3,1 Sergipe
3,0 Bahia
3,0 Paraíba
2,8 Pernambuco
2,7 Alagoas

Ensino Médio
Estado 2007

4,0 Distrito Federal
4,0 Paraná
4,0 Santa Catarina
3,8 São Paulo
3,8 Minas Gerais
3,8 Mato Grosso do Sul
3,7 Rio Grande do Sul
3,6 Espírito Santo
3,5 Acre
3,5 Roraima
3,4 Ceará
3,2 Mato Grosso
3,2 Paraíba
3,2 Rio de Janeiro
3,2 Rondônia
3,2 Tocantins
3,1 Goiás
3,0 Bahia
3,0 Maranhão
3,0 Pernambuco
2,9 Alagoas
2,9 Amazonas
2,9 Piauí
2,9 Rio Grande do Norte
2,9 Sergipe
2,8 Amapá
2,7 Pará

http://www.maxpressnet.com.br/noticia.asp?TIPO=PA&SQINF=322718

·
Banned
3,705 Posts
Não gostei muito desse ranking. A posição do AM não é tão satisfatória.
Esse ranking não é confiável, tá errado!!!:| :lol:

Na verdade, infelizmente os números não mentem.

Eu disso isso aqui uma vez, mas vou dizer novamente: Não entendo como o npivel da educação no Amazonas seja tão inferior assim. Desde que cheguei aqui em Gyn, sempre fui o prmeiro da turma, não o mais inteligente (eu acho :D), mas o que tinha maior nível de conhecimento. Eu sempre ensinava meu amigos e era o mais disputado da turma para fazer provas e trabalhos em dupla ou em grupo. Sempre achei o nível da educação do Amazonas (diga-se Manaus) superior, tanto pela infra-estrutura das escolas, (todas possuem ar-condionados, quadro branco com escrita em PILOT, eliminando o pó de giz, boa infra-estrutura física e de lazer), quanto pela qualidade dos professores.
Os professores são muito fracos, e não tem uma definição do que é ensinar. Já tive ótimos professores aqui, isso não posso negar, mas na média, meus professores de Manaus eram melhores.

Não entendo o porquê do Amazonas estar tão mal classificado, pelo menos aqui no fórum, todos os amazoneses aparentam ter alto nível de conhecimento. Isso não refletiria na maioria da população???:|

Mas se aí tá dizendo que tá tão ruim assim, então nossos políticos tem que melhorar ainda mais, a qualidade da educação no nosso estado!!!;)

·
Banned
3,705 Posts
^^

:D

Eu????

Mas eu só falei a verdade!!!!:| :lol:

Falando sério, sou uma pessoa bastante humilde (mas tem lá suas excessões, é claro :D), porém não me privo de sempre expor minhas qualidades, Afinal, isso ainda será o meu ganha-pão!!!;)

·
Banned
5,008 Posts
Discussion Starter · #16 ·
No ranking da Educaçao, Empregos, infra-estrutura, violencia, Saúde, IDI e outros mais o estado do Amazonas conseguiu progredir e muito, gráças a Deus, tudo isso só vai nos levartar nos próximos indices do IDH.:cheers:

1 - 16 of 16 Posts