SkyscraperCity Forum banner

Elevado Paulo de Frontin: construções que deveriam ser removidas do cenário carioca

6628 Views 20 Replies 15 Participants Last post by  fabiorj1993
Uma paisagem urbana dos sonhos

Arquitetos listam construções que deveriam ser removidas do cenário carioca

RIO - Enquanto os cariocas estavam distraídos aproveitando as dunas da Gal, no início dos anos 70, ou balançando o corpo nos frenéticos dancing days, já no finalzinho da década, a paisagem da cidade foi mudando sem que muitos se dessem conta do estrago. Num ritmo alucinante, que combinava mais com a onda da discoteca do que com a paz e amor que reinava nas areias de Ipanema, foram surgindo novos elevados e viadutos, que enfeiaram a paisagem privilegiada da cidade. Num exercício de imaginação, estimulado pela decisão do prefeito Eduardo Paes de pôr abaixo o Elevado do Perimetral, revelando a beleza da Praça Quinze e arredores, repórteres do GLOBO consultaram arquitetos e urbanistas para saber o que mereceria também desaparecer, nem que fosse apenas em sonho.

O resultado foi quase unânime: não há quem se conforme com o Elevado Paulo de Frontin, que, mesmo antes de concluído, já estava envolto numa aura de desgraça. Em novembro de 71, 112 metros da estrutura, em fase final de construção, desabaram, matando 48 pessoas. Passada a comoção, ele foi ampliado e inaugurado, acabando com o ar bucólico e boa parte dos casarios do Rio Comprido e, de quebra, levando barulho e poluição para os moradores de prédios próximos. Isto sem falar, é claro, na área debaixo do elevado, eternamente sombreada e onde uma nesga de sol é privilégio bissexto.

— O que fizeram foi um crime, um agressão a uma área belíssima. Antes do Elevado Paulo de Frontin, aquele área parecia Petrópolis, com casas dos dois lados e um canal no meio — diz o arquiteto e urbanista Nireu Cavalcanti.

O arquiteto Fagner Marçal, mestre pela UFRJ, faz coro:
— O elevado colaborou para aumentar a sensação de sufocamento pelo pedestre, gerando um corredor expresso de poluição, sujeira, abandono e insegurança. Se não é possível a demolição, como acontece com a Perimetral, por que não a qualificação daquele espaço? Temos uma infinidade de métodos alternativos de iluminação indireta para o espaço sob o viaduto.

A criação de um espaço verde estimularia a revitalização urbana daquele trecho.

Uma simulação feita pelo GLOBO mostra como a região ficaria hoje sem o elevado, apenas com a avenida margeando o canal. O resultado é uma área mais arborizada e ensolarada, mais de acordo com o Rio.

Em São Cristovão, outra simulação mostrou como ficaria o bairro sem as aberrações trazidas pela Linha Vermelha, que, em alguns trechos, também esta grudada às construções.

— Estes elevados são um horror do ponto de vista estético, mas importantes para a mobilidade, já que não se investiu adequadamente no transporte público. Mas há formas melhores de se fazer as obras, desapropriando uma área maior, criando parques em volta. Não pode ter nada grudado nas casas — diz o arquiteto Pablo Benetti, professor da UFRJ.

Se não pode ser grudado nas casas, imagina debaixo delas. O exemplo do Túnel Acústico, que acabou passando, após uma polêmica se cortaria ou não o campus da PUC, por dentro do Conjunto Habitacional Marquês de São Vicente, conhecido como Minhocão, na Gávea, é também criticado.
— A passagem por baixo do edifício, abrindo um buraco no prédio, foi simplória. Poderia entrar em túnel, por debaixo da rua, sem agredir a cidade — diz Sérgio Magalhães, presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil.
A simulação feita pelo GLOBO mostra o prédio recomposto e um gramado no ligar das pistas atuais — um cenário bem mais acolhedor do que o atual.

Para o arquiteto Augusto Ivan, um dos patinhos feios da cidade é o viaduto 31 de março, na saída do Túnel Santa Bárbara, no Catumbi. Para transformá-lo em cisne, o GLOBO simulou novamente sua retirada. O prefeito Eduardo Paes não quis entrar na brincadeira.

Convidado para apontar os monstregos estraga-paisagem, ele se recusou, talvez com medo de que, já que vai derrubar a Perimetral, fique com fama de Pereira Passos do século 21. O que, para alguns, até que não seria uma má ideia.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/uma-paisagem-urbana-dos-sonhos-4054999#ixzz1uUtiASco

© 1996 - 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.
See less See more
1 - 20 of 21 Posts
A primeira vez que visitei o Rio foi a trabalho, numa companhia de energia elétrica localizada exatamente embaixo desse elevado. Minha impressão foi a pior possível, o local é escuro, uma sensação de sufoco muito grande (foto abaixo). Já que irão demolir a Perimetral podiam aproveitar e colocar esse aí abaixo também.

See less See more
Acho que num futuro não muito distante, após a demolição da Perimetral, poderiam iniciar um projeto para a demolição desse também. Só que eu não acredito em nada concreto com relação a isso até 2025, por aí.
Acho que seja impossível tirar esse trambolho ($$$ e falta de alternativa pelo transito) ...mas bem que a Prefeitura poderia dar uma pintadinha e inventar algum jeito de embelezar aquele horror (uma pena pq o bairro nao é ruim) .
Ô Luca, abriu o thread por causa do meu post no thread da Zona Portuária? Ou foi coincidência mesmo?

Gosto da ideia, mas acho que tem que ser pensada uma solução viária alternativa muito mais complexa que a da Perimetral. Acho ainda muito inviável, infelizmente. E as prioridades são outras. Para um futuro - ainda distante - quem sabe?
See less See more
Não é má ideia, mas é algo muto mais complexo que a Perimetral, sob todos os sentidos.
A primeira vez que visitei o Rio foi a trabalho, numa companhia de energia elétrica localizada exatamente embaixo desse elevado. Minha impressão foi a pior possível, o local é escuro, uma sensação de sufoco muito grande (foto abaixo). Já que irão demolir a Perimetral podiam aproveitar e colocar esse aí abaixo também.
A noite é ruim eu passar por ali, é de dar medo e se ficar parando nos sinais e pedi pra ser assaltado. espero mesmo que depois da perimetral esse seja o próximo.
See less See more
Ô Luca, abriu o thread por causa do meu post no thread da Zona Portuária? Ou foi coincidência mesmo?

Gosto da ideia, mas acho que tem que ser pensada uma solução viária alternativa muito mais complexa que a da Perimetral. Acho ainda muito inviável, infelizmente. E as prioridades são outras. Para um futuro - ainda distante - quem sabe?
Oi Raffa, foi coincidencia mesmo! Agora vou conferir o que vc escreveu.

Como vc disse ..o problema é a alternativa. Pode ser uma loucura mas talvez o Rio precise de mais um...túnel ZN-ZS....
See less See more
(2)
See less See more
Que horror, o pior de tudo que tem gente neste país que ainda defende novas obras como esta, com o argumento de que traz desenvolvimento kkkk
Agora pr mim nada pior do que o elavado de dois nívies da Linha Vermelha. Aquele na minha opinião é o mais agressivo com o que ha no seu entorno. Nunca vi um elevado tão colado com os predios em volta quanto este.
See less See more
Morei 32 anos no Rio Comprido e sei que o local é horrível.
Acerca da remoção do viaduto, acho improvável porque se trata de uma das principais vias de acesso que ligam a zona sul com a zona norte/central da cidade.
O Elevado está para o Rio assim como o Minhocão está para São Paulo.
^^^^
No sentido de feiura, sim! E os dois merecem, no mínimo, passarem por um processo de reformulação urbanística. Porém, eu preferiam não tê-los mais nas paisagens urbanas do Rio e SP.
Cabe aos jovens arquitetos "bolar" alguma ideia bacana para camuflar esse horror sem torrar milhoes...talvez espelhos...? Os elevados citados sao mesmo super feios.
A única forma de remover o elevado é construir um túnel sob o córrego. É factível, mas custa caro. A Linha Vermelha, por sua vez, é essencial para o tráfego de chegada e partida do Rio de Janeiro.
^^

Sera' que os beneficios a favor dos bairros vizinhos (Tijuca, Rio Comprido) gerados pela criaçao de un tunel por baixo do horroroso elevado (junto com a criaçao das UPPs da Grande Tijuca e do Rio Compido) podem bancar o custo dele?

Penso de modo especial na valorizaçao dos prédios (afinal Rio Comprido é muito perto da ZS e o do Centro e poderia se valorizar muito).

A Cidade de Boston fiz um mega projeto de tuneis, o tal de "big dig" na cidade acabando de vez com problemas parecidos (...fora o "problema" ligado às propinas pagas aos politicos daquela cidade)
See less See more
^^

Sera' que os beneficios a favor dos bairros vizinhos (Tijuca, Rio Comprido) gerado pela criaçao de un tunel por baixo do horroroso elevado (junto com a criaçao das UPPs da Grande Tijuca e do Rio Compido) podem bancar o custo dele?

Penso de modo especial na valorizaçao dos prédios (afinal Rio Comprido é muito perto da ZS e o do Centro).
Podem sim, mas a legislação brasileira não comporta medidas que permitam ao governo recupear, via impostos sobre os ganhos de valorização imobiliária, os custos da obra.

Do contrário, cidades como Rio, São Paulo, Belo Horizonte poderiam construir inúmeras obras viárias e de metrô subterrâneas apenas arrecadando parte da valorização imobiliária que trazem para o entorno imediato!

A Cidade de Boston fiz um mega projeto de tuneis, o tal de "big dig" na cidade acabando de vez com problemas parecidos.
O Big Dig foi mais do que isso, representou um novo accesso ao porto, três grandes pontes novas e um túnel que aumentou a capacidade de tráfego em 42%. O problema? O custo de R$ 17 bilhões.
See less See more
Concordo com a demolição do elevado Engenheiro Freyssinet, desde que haja uma boa alternativa para os motoristas.

Antes disso, sou a favor, sim, da remoção de todas as favelas e cortiços ali próximos. De nada adiantará um belo brinco em focinho de porco.
Concordo com a demolição do elevado Engenheiro Freyssinet, desde que haja uma boa alternativa para os motoristas.

Antes disso, sou a favor, sim, da remoção de todas as favelas e cortiços ali próximos. De nada adiantará um belo brinco em focinho de porco.
(2) A Perimetral é uma das obras mais HEDIONDAS da cidade! Demolição JÁ!!! :devil:
See less See more
^^
Pois é, aí é que está o problema. Falando de Rio de Janeiro, não é oferecido ao motorista uma alternativa a contento à toda e qualquer intervenção que seja feita no trânsito.

Tomemos como exemplo a Transoeste, no trecho de Guaratiba. Fecharam a via por um bom tempo e disponibilizaram para os usuários a passagem (que é uma merda) por dentro da Ilha de Guaratiba. Um caos total. Outro exemplo a ser dado é a Transcarioca. O que dizer de Campinho? O que dizer no trecho da Cidade das Artes?

Voltemos ao Elevado. OK para a demolição, mas e quanto ao motorista? Qual seria a melhor solução a oferecer com o fechamento imediato do trombolho? A situação é muito mais complexa do que se imagina.
See less See more
1 - 20 of 21 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.