SkyscraperCity banner
1 - 20 of 40 Posts

·
A Metrópole da Amazônia!
Joined
·
4,110 Posts
Discussion Starter · #1 ·
O primeiro cortejo oficial do Arraial do Pavulagem neste período junino foi marcado por muita alegria e pela participação em massa da população. Estima-se que mais de dez mil pessoas acompanharam o arrastão neste último domingo (15), sem contar com as pessoas que já lotavam a Praça da República antes mesmo da chegada do cortejo.

Além de muita animação, uma iniciativa integrada de órgãos municipais, articuladas pelo Ama Belém, levou à praça segurança, lazer e informações de utilidade pública. O trabalho vai acontecer durante todos os domingos de cortejo do arraial neste período junino. Essa integração é fruto de uma parceria entre o Instituto Arraial do Pavulagem, cujo tradicional arrastão completa 21 anos neste mês, e a Prefeitura de Belém, que faz da parceria um grande reconhecimento às tradições da cultura popular paraense.



Desde o início da manhã, uma equipe de agentes da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) fazia a varrição e limpeza do itinerário do cortejo. Um trabalho de panfletagem sobre Educação Ambiental também foi feito para sensibilizar e conscientizar a população sobre a importância de uma cidade limpa. "Além do trabalho de panfletagem, trouxemos informações sobre o projeto de coleta seletiva que será efetivado, a partir deste mês, de maneira maciça nos bairros de Belém. É uma forma de preservar o meio ambiente e ajudar, profissionalmente, o grupo de catadores apoiados pela prefeitura", enfatizou Elvira Oliveira, Coordenadora de Projetos Sociais da Sesan.



Outro órgão municipal que marcou presença foi a Companhia Municipal de Transportes de Belém (CTBel). Além do trabalho educativo feito com as crianças, outra equipe também fazia atendimentos relacionados aos serviços da CTBel, e também recebia sugestões e reclamações sobre os serviços prestados. "Estamos oferecendo informações e esclarecimentos sobre vários serviços, além de garantir a organização do trânsito durante o cortejo do Arraial do Pavulagem", destacou a diretora geral do órgão, Socorro Bahia.

A Secretaria Municipal de Educação (Semec) levou à praça atividades do Sistema Municipal de Bibliotecas Escolares. Técnicos e educadores se revezaram na 'contação' de histórias, distribuição de livros infantis, incentivando a leitura e outras atividades educativas. "Como forma de reforçar nossa parceria com o Arraial do Pavulagem, trouxemos atividades para incentivar o interesse das crianças pela cultura popular paraense", explicou Yara Rodrigues, da Assessoria de Comunicação e responsáveis pelos eventos do órgão.



Instituições como a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), Fundação Cultural de Belém (Fumbel) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), participaram do evento. A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) ofereceu orientações sobre doenças como dengue, hanseníase, tuberculose, além de um trabalho educativo de prevenção feito diretamente com as crianças. "A parceria consolidada entre o Instituto Arraial do Pavulagem e o poder público proporciona um evento cada vez mais organizado e seguro. Para nós, isso significa uma grande forma de reconhecimento", ressaltou Edgar Chagas, membro do instituto.

Fonte: http://www.belem.pa.gov.br/new/inde...solidam-parceria&catid=58:notiscias&Itemid=71
 

·
A Metrópole da Amazônia!
Joined
·
4,110 Posts
Discussion Starter · #3 ·
Domingo tô lá novamente!
 

·
A Metrópole da Amazônia!
Joined
·
4,110 Posts
Discussion Starter · #5 ·
A expectativa de público é maior a cada domingo.Tinha muitos turistas domingo passado. A praça da república tava lotadaaaaa...
 

·
A Metrópole da Amazônia!
Joined
·
4,110 Posts
Discussion Starter · #8 ·
Já comprei meu ingresso rsrsrsrsrs Papãoooooooooo...
O mangueirão vai ficar pequenino domingo.
 

·
Life is simple!
Joined
·
945 Posts
E sobre o arrastão, acho uma excelente notícia,mais uma manifestação cultural que se fortalece a cada ano que passa, tomara que aconteça a mesma coisa com o carnavel belenense que já foi grandioso,mais hoje não tem como competir com cidades como salinas e vigia por exemplo.Agente chega lá.
 

·
Paraense com orgulho!
Joined
·
702 Posts
Ahhh.. sou doida pra ir no pavulagem, mas nunca querem ir comigo
esse domingo vai ter?
Vou arrastar alguém.
 

·
Registered
Joined
·
1,049 Posts
eu ñ preciso comprar ingresso!! meu pai! ganha todos os jogos!! hahahahahaa!!

e sendo que esse domingo ele n vai estar em belem..ai vou no lugar dele!!

PAPÃOO!!! 3 X 1 reminho.[\B]
 

·
A Metrópole da Amazônia!
Joined
·
4,110 Posts
Discussion Starter · #19 ·
Cerca de 15 mil pessoas participaram, neste domingo (22), do tradicional "Arrastão do Pavulagem". O cortejo, que segue da Escadinha do Cais do Porto até a Praça da República, ocorre durante todos os finais de semana do período junino e já é considerado uma das maiores manifestações culturais do povo paraense.



A novidade para este ano é a parceria firmada entre o Instituto Arraial do Pavulagem e a Prefeitura de Belém para garantir a organização e segurança do evento. "Desde o primeiro cortejo, realizado no último dia 15, percebemos que esses dois itens foram reforçados por meio dessa atuação conjunta. As pessoas têm elogiado bastante o trabalho deste ano", destacou Júnior Soares, do instituto.
Além da atuação da Guarda Municipal de Belém (GMB) e da Companhia de Transportes do Município de Belém (CTBel), uma articulação com o programa Ama Belém viabilizou uma atuação integrada entre outras secretarias municipais na Praça da República durante todos os domingos do cortejo. Participaram do evento as Secretarias de Saúde (Sesma), Meio Ambiente (Semma), Saneamento (Sesan), Economia (Secon) e Educação (Semec), além da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel) e Fundo Ver-O-Sol.



Ações educativas voltadas para o meio ambiente, trânsito, saúde e cultura chamaram a atenção de adultos e crianças que foram à praça. "Hoje trouxemos trabalhos com origamis para as crianças. A idéia foi montar um arraial com boizinhos feitos especialmente com esta técnica. As crianças se divertiram bastante", relatou o coordenador do Departamento de Ação Cultural da Fumbel, Rui Martins.

Outra ação estratégica da Fumbel foi a distribuição de panfletos informativos sobre as leis municipais de incentivo a projetos culturais, como a Lei Tó Teixeira. "Sabemos que muitos artistas costumam freqüentar a praça aos domingos, por isso estamos aqui para informá-los sobre os procedimentos necessários para se ter um projeto aprovado", enfatizou a técnica Patrícia Lima, da Fumbel.

Já a Secretaria Municipal de Saúde levou à praça ações educativas com foco no combate à dengue. "Trouxemos uma variedade de materiais educativos para as crianças e adultos, como trabalhos de pintura, teatro de fantoches, panfletos e até uma maquete que simula o dia-a-dia em casa e educa sobre pequenos cuidados que devemos ter para evitar doenças como a dengue", explicou Janete Silva, do Departamento de Vigilância em Saúde da Sesma.



O Fundo Ver-O-Sol também fez parte da ação integrada e levou ao público informações sobre um de seus principais projetos: a Farmácia Nativa, criado para promover a capacitação de pessoas da comunidade sobre a manipulação de plantas medicinais, como foco na geração de emprego e renda. Cerca de 300 pessoas já foram capacitadas e agora podem ter boas expectativas de renda. "Nosso maior objetivo é inaugurar, em breve, o laboratório de manipulação e oferecer esses medicamentos a preços populares", destacou Antônio Vasconcelos, técnico e Fitoterapia e reponsável pelo Projeto Farmácia Nativa.

O Arrastão do Pavulagem acontece até o dia 6 de julho, quando acontecerá o último cortejo deste período. A parceria com a Prefeitura de Belém também prossegue até encerramento da programação.



Fonte: http://www.belem.pa.gov.br/new/inde...feitura-de-belem&catid=58:notiscias&Itemid=71
 

·
A Metrópole da Amazônia!
Joined
·
4,110 Posts
Discussion Starter · #20 · (Edited)
Agora foram 15.000 brincantes. É o Arrastão cada vez maior!!! Eu estive lá e vou novamente no dia 29. Os chapéus de palha com as fitas coloridas venderam feito água. Eu comprei o meu tb rsrsrsrsrs... Foi lindo demais ver aquela multidão colorida. A praça da República (q normalmente já é lotada em domingos normais) ficou inundada com aquela multidão toda. O show q tem na praça depois do arrastão pela avenida Presidente Vargas é D+ . Domingo q vem vou tirar umas fotos pra postar aqui.
 
1 - 20 of 40 Posts
Top