Skyscraper City Forum banner
1 - 6 of 6 Posts

·
BlankID
Joined
·
661 Posts
Discussion Starter · #1 ·
O prefeito Beto Richa teve um encontro nesta terça-feira (12) com o prefeito de Seul, Oh Se-Hoon. Richa está na Coréia do Sul participando da Semana Mundial da Mobilidade, evento no qual fará palestra magna na quinta-feira (14). Richa também visitou o Controle de Tráfego da cidade, que implantou em 2004 um sistema de ônibus inspirado no modelo curitibano. "E gratificante ir a uma metrópole no outro lado do mundo e saber que as pessoas conhecem Curitiba e reconhecem sua importância", disse Richa apos o encontro, no qual ouviu elogios à capital paranaense.

O prefeito Oh Se-Hoon disse que Seul passa por momento similar a Curitiba, buscando melhorias no transporte coletivo e na preservação ecológica. "Curitiba, certamente, é uma inspiração para as outras cidades, por isso a participação do prefeito Beto Richa na semana de mobilidade tem um valor especial", disse Se-Hoon. Richa falou ao prefeito de Seul sobre as novas ações em Curitiba, como a implantação da Linha Verde, do programa Biocidade e da revitalização da Bacia do Barigüi, que vão garantir novas melhorias do transporte e da qualidade de vida dos curitibanos.

Richa convidou o prefeito Oh Se-Hoon para vir a Curitiba em 2008, para conhecer esses projetos. "Seul já buscou inspiração em Curitiba antes e estaremos sempre dispostos a oferecer nossas novas idéias, assim como também procuramos observar tudo de bom que está sendo feito na capital sul-coreana e pode ser aplicado em Curitiba", afirmou Richa.

O prefeito de Seul ficou impressionado com a porcentagem de área verde por habitante em Curitiba, de 52 metros quadrados por pessoa. Seul tem apenas 11,2 metros quadrados de área verde por habitante. "Nosso projeto é chegar a 18 metros quadrados por habitante até 2021", disse Se-Hoon. Um dos grande projetos de Seul para aumentar a área verde é a revitalização do rio Han, que divide a cidade. O rio está sendo limpo e terá a implantação de parques lineares ao longo das margens. Espaços culturais também serão implantados junto ao rio Han.

Se-Hoon disse que a recente recuperação de um córrego no centro de Seul levou a população da cidade a apoiar a revitalização do rio Han, muito maior e mais cara. O córrego Cheonggyecheon, que estava canalizado, foi reaberto e totalmente recuperado, com um projeto de jardinagem que o transformou numa das grandes atrações de Seul. "Nos desejamos construir com nossos cidadãos uma cidade de vitalidade econômica mas também de criatividade, uma cidade na qual tradição e tecnologia vivem lado a lado, onde as pessoas e a natureza crescem juntos", afirmou o prefeito de Seul.

Richa disse a Se-Hoon que esta e uma mentalidade também sempre presente em Curitiba, que busca um desenvolvimento sustentável, com boas opções de trabalho e renda para população. Richa falou ao prefeito de Seul sobre a implantação do Tecnoparque, onde Curitiba espera receber grandes empresas de tecnologia, como as da Coréia do Sul. "Temos certeza de que os sul-coreanos se sentirão em casa em Curitiba", disse Richa.





Seul implantou ônibus similar ao curitibano

O prefeito Beto Richa visitou nesta terça-feira (12) o Controle de Tráfego de Seul, capital da Coréia do Sul, onde conheceu o novo sistema de ônibus da cidade, que começou a funcionar em 2004 e buscou inspiração no modelo de Curitiba. Com 10,3 milhões de habitantes e 2,8 milhões de automóveis, Seul tem buscado incentivar o uso do transporte coletivo. Depois de conhecer a rede integrada de transporte de Curitiba, a cidade decidiu criar linhas com pistas exclusivas para o trânsito de ônibus.

Outras soluções inspiradas em Curitiba foram a remuneração das empresas por quilômetro rodado e a criação e gerenciamento das rotas feito pelo poder público. "Curitiba tem o melhor sistema de ônibus do mundo, por isso muitas cidades usam suas idéias", disse o gerente do Departamento de Transporte Público de Seul, Cho Kyoo Cheul.

O novo sistema de ônibus de Seul tem 8 pistas exclusivas, que somam de 67,9 quilômetros. As pistas exclusivas são marcadas em vermelho no asfalto das avenidas. O sistema não tem canaletas ou estações-tubo. O sistema será ampliado, chegando a 12 pistas exclusivas até 2010, com 117,6 quilômetros.

Além dos ônibus com pistas exclusivas, Seul tem uma rede de ônibus em trânsito comum e também um sistema de metrô. A cidade tem 7.766 ônibus na frota, com 3.656 deles usando gás natural como combustível. Os demais usam óleo diesel.

O sistema de ônibus transporta 25% dos passageiros da cidade, num total de 4,4 milhões de passageiros por dia. O metrô faz 35% dos deslocamentos na cidade, num total de 6,2 milhões de passageiros por dia. Tanto o ônibus como o metrô custam cerca de R$ 2,40 a passagem.

Depois da implantação das pistas exclusivas para os ônibus, a satisfação da população com o transporte por ônibus aumentou 24 pontos percentuais. Em 2004, 21% dos cidadãos sul-coreanos se diziam satisfeitos com o transporte por ônibus, enquanto 42% estavam insatisfeitos. No ano passado, a porcentagem de cidadãos de Seul satisfeitos com os ônibus da cidade aumentou para 45%, enquanto o índice de insatisfeitos caiu para 13,8%.
 

·
Troublemaker
Joined
·
2,241 Posts
curitiba fazendo escola,essa cidade é orgulho do Brasil
 

·
Registered
Joined
·
3,274 Posts
NY, Los Angeles, Bogota e agora Seoul se inpirando no sistema de trasporte curitibano...
E provavelmente o numero de cidades que se inspiraram eh mto maior... Mas as q citei sao as q tomei conhecimento.... alguem sabe de alguma outra?
 

·
Registered
Joined
·
3,274 Posts
E em SP a Martinha, se inspirando em Curitiba, fez aquele sistema meia-boca... Na epoca da finalizacao dos Passa-Rapidos de SP, vi uma entrevista o Jaime Lerner, responsavel pela implantacao em Curitiba(?), metendo o pau no projeto, falando q tinha varias falhas... E hj em dia vemos q ele tinha razao...
 

·
Ctba
Joined
·
14 Posts
é, o Jaime Lerner vai ser lembrado pra sempre em Curita pelo que ele fez com o sistema de onibus...........mas depois quando ele se tornou governador nao fez muita coisa não :)

É bom saber que esse sistema continua sendo exemplo pro mundo mas curitiba precisa mesmo é do metro, falando nisso, alguem tem mais alguma notícia sobre o metro de ctba? Ele vai acontecer mesmo?
 
1 - 6 of 6 Posts
Top