Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 27 Posts

·
Banned
11,098 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Olá,

Ontem tive algumas atividades na região da Barra Funda e aproveitei para registrar o Memorial da América Latina e o Parque Fernando Costa, bem pertinho do terminal rodoferroviário.

Infelizmente estava muito nublado, logo as fotos não ficaram aquele espetáculo...

01 Vista da plataforma da linha de trem para o metrô

02 A estação Barra Funda é na superfície e sendo a primeira da linha Barra Funda - Itaquera. Aqui o metrô sai da estação, entra no túnel por baixo do Memorial da América Latina e sai do túnel 5 estações depois na Sé para um elevado.

03 Aqui, já saindo da estação e indo para o Memorial.

04 Há várias entradas no Memorial, mas a principal é esta onde passamos sob uma rua.

05 Estava rolando uma esposição sobre a cultura indígena nesta passagem de nível.

06

07

08

09 Já dentro do Memorial. Bom, como alguns já devem ter lido, eu não gosto do projeto do Memorial da América Latina. Acho que o Niemeyer foi muito egoísta e infeliz com o bairro da Barra funda, trazendo esta linguagem dele para um bairro de origem operária, com influências italianas que não tinha nada a ver com o entorno. Mas como São Paulo é uma salada mista de coisas, as pessoas acabam nem ligando...

10

11

12

13

14

15

16 A célebre mão sangrando em forma do continente, em homenagem aos índios que padeceram com a chegada dos europeus. O Memorial foi inaugurado em 1989 e na época teve a presença do Fidel Castro.

17 Há uma avenida que divide o lugar então o arquiteto projetou esta passarela. Eu gosto dela.

18

19 Este prédio em destaque é da Uninove. Universidade 9 de Julho. Uma universidade popular em São Paulo. Tipo uma Uniban melhorada.

20 Vista para o Terminal Rodoferroviário da Barra Funda. Aí estão localizadas duas linhas de trem, uma de metrô, um terminal rodoviário e um terminal urbano de ônibus municipais e intermunicipais.

21 De cima da passarela ainda olhando para o lado contrário. Vista para o prédio do parlamento latinoamericano.

22 Um pouco do que restou da herança fabril da Barra Funda. Ao fundo o skyline da região de Perdizes/Sumaré

23

24 Aqui olhando por entre uma das edificações do Memorial sentido Playcenter. Aquela coisa laranja é aquele brinquedo que despenca, que no Playcenter é chamado de Turbo Drop.

25

26

27

28 Estas edificações do Memorial abrigam museus, salas com exposições diversas, teatros etc. Infelizmente não abrem de segunda-feira...(dia em que tirei as fotos- ontem)

29

30 Bom, como não poderia faltar, rs, um pouco do povo na rua visto da passarela.

31

32

33

34

35

36

37 Aqui foi resolver um compromisso e já estava atrás do Memorial, na Avenida Francisco Matarazzo, chegando ao parque Fernando Costa, masi conhecido como Parque da Água Branca.

38 Já dentro do parque

39 Neste parque eu passei a infância, afinal morei muito anos no bairro da Barra Funda. Ele foi inaugurado em 1929 pelo secretário de agricultura da época, o tal Dr Fernando Costa (daí o nome do parque).

40

41 Este parque é bastante peculiar pois abriga em plena cidade de São Paulo, associações de criadores de raças de equinos e bovinos, além da Associação dos Agricultores Orgânicos do estado.

43

44 Ele é impecavelmente bem cuidado.

45

46

47

48

49

50

51

52

53 Antigamente nestas tendas, haviam animais silvestres, como macaquinhos, tucanos, araras. Hoje virou um espaço de leitura e os animais foram soltos pelo parque.

54

55 Aqui é a arena onde ocorrem exposições de cavalos e aulas de equitação. Aquele telão na arena é um telão com imagens projetadas com esguichos de água.

56

57

58 Com a luz do dia e nublado não dá pra ver muito bem, mas a noite deve ficar lindo.

59 Detalhe de um dos prédios das Telefonica ao fundo.

60

61

62 Este é o parquinho mais bucólico que eu já vi...

63

64

65 Aqui um dos bichos soltos do parque.

66 Olha a classe do pavão...

66

67

68

69

70

71

72

73

74

75

76

77

78 Este aquário é novo. Aliás, vale registrar que o parque está em obras. Há partes interditadas. Gostaria muito de ter registrado o museu de geologia e os estábulos dos cavalos.

79

80

81

82 Que bonitinho o casal fazendo a lição da escola...rs...

83

84 Bom, aqui já começou a chover e aí terminou meu passeio.

85

·
I'm just a happy kid!!!
1,538 Posts
Parque muito agradável.

·
:)
18,427 Posts
Muito charmoso o Parque Fernando Costa! Eu desconhecia a sua existência. O que não gosto muito no Memorial é que ele é muito árido, como muitas das obras do Niemeyer. Num dia muito quente deve ser terrível passar por aquele mar de concreto.

Parabéns, Tchelllo! :eek:kay:

·
Pé Vermelho
10,944 Posts
Legais as fotos! Minha irmã mora bem próximo ao parque, em perdizes. É um bairro bem agradável! Já fui nesse parque aí algumas vezes, ele é legal mesmo! A estação rodoferroviária da Barra Funda tb é bem funcional...

Pelas fotos do parque, parece que deram um banho de tinta rescentemente em alguns lugares...

·
Registered
4,353 Posts
O memorial me surpreendeu, pensei que era bem mal cuidado, mas até que tem uma certa vida, Já o parque é uma beleza!:cheers:

.

·
A coragem vem da fé
10,324 Posts
NOTA 11! Ainda mais com a qualidadade da Tchello S/A.

·
Registered
4,718 Posts
Belas fotos! Ontem estava nesse mesmo local(B. Funda)! Essa região tá um inferno pra estacionar, acabaram com aquele estacionamento gigante que tinha em frente à Barra Funda(pra fazer a extensão da Uninove e aqueles blocões feiosos) e agora só restou um estacionamentinho mixuruca em frente à pracinha.

·
Banned
11,098 Posts
Discussion Starter · #9 ·
Belas fotos! Ontem estava nesse mesmo local(B. Funda)! Essa região tá um inferno pra estacionar, acabaram com aquele estacionamento gigante que tinha em frente à Barra Funda(pra fazer a extensão da Uninove e aqueles blocões feiosos) e agora só restou um estacionamentinho mixuruca em frente à pracinha.
Tá horrível mesmo para estacionar alí, agora só naqueles estacionamentos caros.

·
Banned
11,098 Posts
Discussion Starter · #10 ·
O memorial me surpreendeu, pensei que era bem mal cuidado, mas até que tem uma certa vida, Já o parque é uma beleza!:cheers:

.
O Memorial é relativamente bem cuidado sim. O que mata é esta cor branca das edificações que fica encardida e com aspecto feio muito rápido, a cada temporada você vê uma galera pintando estes prédios.

·
Banned
11,098 Posts
Discussion Starter · #11 ·
Legais as fotos! Minha irmã mora bem próximo ao parque, em perdizes. É um bairro bem agradável! Já fui nesse parque aí algumas vezes, ele é legal mesmo! A estação rodoferroviária da Barra Funda tb é bem funcional...

Pelas fotos do parque, parece que deram um banho de tinta rescentemente em alguns lugares...
Na verdade estão reformando o parque todo...

·
Banned
11,098 Posts
Discussion Starter · #12 ·
Muito charmoso o Parque Fernando Costa! Eu desconhecia a sua existência. O que não gosto muito no Memorial é que ele é muito árido, como muitas das obras do Niemeyer. Num dia muito quente deve ser terrível passar por aquele mar de concreto.

Parabéns, Tchelllo! :eek:kay:
Árido é pouco. O lugar é tão pouco convidativo que mesmo com tanto espaço no meio da muvuca que virou o entorno do terminal Barra Funda, pergunta se as pessoas vão pra lá descansar ou fugir da correria?

Pouquíssimas...

·
Banned
11,098 Posts
Discussion Starter · #17 ·
O Memorial da America Latina nunca me deu tesao...

No entanto, belas fotos, Tchello.
É meio sem graça mesmo...Nem eu gosto de lá...

Só do teatro mesmo, nem a biblioteca eu frequento mais.

Eu acho um dos projetos mais desastrosos do Niemeyer, se tivesse outra proposta, outra linguagem, nem precisaria ter o tamanho todo que tem, até menor receberia mais gente e seria uma boa opção de lazer e cultura.

·
Registered
12,776 Posts
Deve ficar muito lindo durante à noite, o Natal Água e Luz, fotos 57 e 58. A 57 apesar de ser dia, ficou bem bonita, parece que as letras ÁGUA estão derretendo.
Bem chiquetérrimo o pavão, rs.
Bem legal o túnel por baixo do Memorial da América Latina, foto 02.
Que charmoso o parquinho, parece de brinquedo, rs.
E adorei a foto 59 o prédio da Telefonica e a árvore de Natal.
Enfim, gostei de todas as fotos.

·
Registered
1,389 Posts
O Memorial tem um contraste muito tenebroso com a região da Barra Funda, eu particularmente acho que as obras do Niemeyer ficam melhores em lugares com muito verde em volta, da uma harmonia muito mais agradável a suas obras.

O parque da Água Branca está muito bem cuidado, sempre que preciso ir para Perdizes passo lá pra dar uma caminhada.

1 - 20 of 27 Posts