SkyscraperCity banner
Status
Not open for further replies.
1 - 20 of 20 Posts

·
Mameluco sangue azul
20,420 Posts
Discussion Starter · #1 ·
INVESTIMENTOS // Abertura do Nordeste Invest é marcado por início de discussões de acordos bilaterais e ampliação das rotas para o Nordeste

Os nordestinos podem voltar a ter esperança de viajar para os Estados Unidos sem precisar ir antes para São Paulo ou Rio. Brasileiros e norte-americanos têm encontro marcado em Washington entre 24 e 26 de junho para discutir acordos bilaterais entre os dois países e a possível ampliação de rotas, em especial para o Nordeste. O embaixador norte-americano no Brasil, Clifford Sobel, disse ontem que acredita que o encontro terá efeitos positivos e que haverá a esperada ampliação dos vôos. Hoje, das 156 freqüências autorizadas dos Estados Unidos para o Brasil, 152 têm como destino a Região Sudeste.

"Esse será o segundo encontro em seis meses depois de 10 anos sem mudanças. As companhias aéreas fazem suas linhas. Mas acredito que haverá mais rotas, principalmente para o Nordeste", declarou Sobel, que participou ontem à noite da abertura do Nordeste Invest, no Centro de Convenções. Apesar do otimismo demonstrado, o embaixador teve que ouvir (mais uma vez) reclamações por parte dos governadores de Pernambuco, EduardoCampos, e de Sergipe, Marcelo Déda. "O Nordeste já tem toda uma rede de aeroportos, hotéis. Não existe motivo para que não haja a ligação aérea direta", afirmou Eduardo Campos.

Em um vôo direto, sem escalas, a partir do Nordeste, seria possível chegar aos EUA em sete horas. Hoje, o viajante gasta em média 15 horas. "Também é muito mais barato o vôo direto", destacou Eduardo. Há mais de um ano o governo negocia uma ligação Recife-Atlanta com a Delta Airlines. O vôo chegou a ser confirmado pela ministra do Turismo, Marta Suplicy, no final de 2007. A presidente da Embratur, Jeanine Pires, lembrou que os EUA ocupam a segunda posição entre os principais emissores de turistas.

Segundo os acordos bilaterais entre Brasil e EUA, é convencionada uma quantidade igual de freqüências que podem ser operadas pelas empresas dos dois países. Depois da crise da Varig, o Brasil ficou cada vez mais longe da cota, enquanto as companhias norte-americanas querem aumentar sua parcela.

http://www.pernambuco.com/diario/2008/05/29/urbana10_0.asp

·
Registered
1,463 Posts
Seria ótimo!!!!!! Tanto pra quem vai, como pra quem vem!!! :banana:

Pra pessoas como eu, que quase nunca viajam de avião, a viagem, mesmo que longa, acaba sendo uma aventura e uma diversão... aeroportos e cidades nunca vistas, a descolagem e o pouso com aquela sensação gostosa!!!!!!! :cheers:
Mas pra quem rotineiramente viaja e, principalmente, pra quem precisa chegar logo no destino para trabalhar e fechar negócios, estas demoras em conexões e escalas são terríveis!!!!! :bash:
Então, será algo excelente e que aumentará o fluxo de passageiros para os destinos beneficiados!!!! :banana:

·
Direito Urbanístico
775 Posts
Eu sei que o voo fortal-atlanta pela delta ia começar no próximo semestre.

Ano passado foi anunciado 2 voos diretos entre fortal e eua. Mas aí veio a maior confusão pois o governo do ceará soube que a marta suplicy como ministra do turismo 'a pedido do lula estava atuando nos bastidores para levar um desses voos para recife.

Será este?

·
Registered
6,037 Posts
Mas que bacana, hein? Nós aqui de BSB também estamos anciosos pelo vôo que nos ligará aos EUA! ;)
Parabéns, desde já a Região NE, caso essa notícia se concretize! :)

·
Mameluco sangue azul
20,420 Posts
Discussion Starter · #6 ·
Eu sei que o voo fortal-atlanta pela delta ia começar no próximo semestre.

Ano passado foi anunciado 2 voos diretos entre fortal e eua. Mas aí veio a maior confusão pois o governo do ceará soube que a marta suplicy como ministra do turismo 'a pedido do lula estava atuando nos bastidores para levar um desses voos para recife.

Será este?
Deve ser, mas não deve ter sido nada nos bastidores, já que Pernambuco luta por isso há alguns anos, desde que perdeu os vôos para Miami. É muito estranho Recife possuir o único consulado da região e não ter vôo(s) direto(s) para a terrinha de Tio Sam. Qualquer nordestino que queira ir aos EUA terá que vir em Recife pegar o seu visto. Se a cidade é estratégica ao ponto de ter uma representação diplomática, por que não o seria para ser uma porta de entrada? A resposta é: A politicagem foi antes e não agora com Lula.

·
Mameluco sangue azul
20,420 Posts
Discussion Starter · #7 ·
Mas que bacana, hein? Nós aqui de BSB também estamos anciosos pelo vôo que nos ligará aos EUA! ;)
Parabéns, desde já a Região NE, caso essa notícia se concretize! :)
Não entendendo o porquê de Brasília não ter vôos para os principais destinos internacionais. Além de ser a capital do Brasil, a cidade está no centro do país, coisa que facilita as conexões para tudo quanto é lugar. Vai entender as autoridades aeronáuticas...

·
Direito Urbanístico
775 Posts
Pois é, Pernambuco tem o peso federal 'a seu favor..

Parece que de abril para cá o voo entre fortal-atlanta foi perdido.

Ainda em abril se falava:

Publicada em 03/04/2008 16:51:00
Fortaleza será novo destino da Delta

GOIÂNIA - Segundo o executivo de Vendas da Delta Air Lines, Palterson Andrade (foto), Fortaleza será o próximo destino operado pela companhia no Brasil. A empresa aguarda apenas a liberação da Anac para iniciar as operações que também poderão incluir Manaus na rota.

Ainda segundo Andrade, Brasília figura como destino potencial para receber vôos da Delta. "Foi em função dessa expectativa que a Delta implantou um escritório na Capital Federal há um ano. O destino oferece um mercado interessante como o Ministério das Relações Exteriores, diplomatas, o BID e o Banco Central", disse.

A Delta Air Lines participa como expositora do 14º Centro-Oeste Tur, em Goiânia.

Fonte: http://www.panrotas.com.br/canais/redacao/plantao/portal_reader_noticia.asp?cod_not=36820

Parabéns a Recife

·
Mameluco sangue azul
20,420 Posts
Discussion Starter · #10 ·
Pois é, Pernambuco tem o peso federal 'a seu favor..

Parece que de abril para cá o voo entre fortal-atlanta foi perdido.

...

Parabéns a Recife
Não diria peso federal, diria bom senso. O mesmo bom senso que deveriam ter tido quando o peso federal nos fez perder a ligação com os EUA. Há algum tempo atrás um visto podia ser obtido através de despachante, na visão politiqueira da época não contaram que um dia para se obter um visto americano o viajante teria que se deslocar centenas de quilômetros até chegar aqui. Talvez um dia o consulado americano volte a ter a mesma agilidade nos vistos que tinha antigamente, quando o passaporte era liberado na mesma hora. Aí durante uma simples conexão os passageiros poderiam obter o seu visto e seguir viagem, sem precisar comprar um bilhete doméstico só para isso...

·
Registered
3,902 Posts
Seria muito bom mesmo! depois leiotoda a notícia com mais calma!
vou estudar se não não terei $$ para comprar a minha passagem! ehehehe

·
Direito Urbanístico
775 Posts
Não diria peso federal, diria bom senso. O mesmo bom senso que deveriam ter tido quando o peso federal nos fez perder a ligação com os EUA. Há algum tempo atrás um visto podia ser obtido através de despachante, na visão politiqueira da época não contaram que um dia para se obter um visto americano o viajante teria que se deslocar centenas de quilômetros até chegar aqui. Talvez um dia o consulado americano volte a ter a mesma agilidade nos vistos que tinha antigamente, quando o passaporte era liberado na mesma hora. Aí durante uma simples conexão os passageiros poderiam obter o seu visto e seguir viagem, sem precisar comprar um bilhete doméstico só para isso...
Eu pensei que o vôo havia sido perdido por não compensar a empresa. Mas como o governo federal influiu para o fim desse voo?

Eu sou contra qualquer intervenção do estado nesses negócios quando não há precisão. É coisa de mercado. A empresa é que deve decidir o que é melhor para sí, sem artificialidades do estado. Acho que tem que deixar rolar: se alguma cidade da região consegue superar outras conseguindo com o esforço próprio captar uma coisa dessa, pois que fique pois é merecido.
Caso nenhuma consiga, e se trate de uma coisa importante para região, não tendo o próprio mercado conseguido achar uma solução, aí sim acho que a esfera federal deve intervir.

O que aconteceu no caso foi que Fortaleza havia capitado 3 voos semanais para Atlanta com a Delta. A Anac ficou de liberar as autorizações ams estranghamente não saiu de jeito nenhum, de forma que até hj teoricamente se espera.

Daí a marta suplicy, a pedido do lula (atendendo a pedido do eduardo campos), sem avisar ao governo ceanrense, foi ter com a delta sobre esses mesmos voos tentando convence-los a transferi-los para recife pelo menos 1. E isso deu a maior confusão no governo cearense, saindo na imprensa, acusações de "traição", etc.

No meio da coisa até o governo baiano entrou, querendo tb um. No final, os processos de autorizações ficaram parados não se sabe porque. E a delta alegando ao ministerio do turismo, como se tivesse que se explicar, dizendo que não poderia fazer o voo até recife pois havia planejado usar aviões cuja autonomia so permitia ir ate fortaleza.

No fim das contas, Fortaleza saiu prejudicada sem o voo. E não se sabe nem se recife realmente vai ter esse voo. E tudo porque o lula resolve se meter onde não tinha legitimidade para fazer. Eu não acho errado essa conduta de proteção com o estado natal dele, mas esse tipo de coisa não tem cabimento.

Agora o motivo da disputa eh o seguinte: o turista americano é o mais valorizado do mundo, pois é o que mais gasta. Além do fato de que o investidor americano é um dos mais aventureiros e ousados.

·
MA meu tesouro,meu torrão
4,445 Posts
Por favor me esclareçam:

Nao existe mais o vôo Fortal/Miami? Nem SSA/Miami?

Outra coisa minha irmã me falou que não era mais preciso viajar ao Recife para tirar o visto americano e que o nordeste todo já pode optar também por Brasilia. Isso é verdade?

·
Viva o Frevo
30,387 Posts
Pq ir para Brasília se o Recife fica mais perto??? Não sei dizer se mudaram isso.

·
MA meu tesouro,meu torrão
4,445 Posts
AP RECIFE

Pq ir para Brasília se o Recife fica mais perto??? Não sei dizer se mudaram isso.
No caso da minha cidade não é não. A passagem Sao Luis/ Recife custa quase o dobro do preço que SLZ/BSB. Mas é claro que era sempre uma desculpa a mais para estar no Recife. Era uma delícia chegar dois dias antes e poder desfrutar da capital do frevo. Conversei agora com um amigo meu que a mae dele é dona de uma agência de viagens e ele me confirmou. Sem falar que leque de opções de vôo para BSB é bem maior. Mas é claro para as cidades e/ou estados mais próximos é mais vantajoso ir ao Recife.

·
Mameluco sangue azul
20,420 Posts
Discussion Starter · #16 ·
Eu pensei que o vôo havia sido perdido por não compensar a empresa. Mas como o governo federal influiu para o fim desse voo?
Olha, eu não vou entrar em detalhes, mas só te digo que durante um bom tempo o Ceará tinha 2 governadores, um em Fortaleza e outro em Recife (o cearense Miguel Sapo de Macumba Arraes). Nesse período o estado de Pernambuco não perdeu apenas vôos internacionais por mera politicagem, nem vou me estender pois esse assunto me irrita demais!

·
Mameluco sangue azul
20,420 Posts
Discussion Starter · #17 ·
Por favor me esclareçam:

Nao existe mais o vôo Fortal/Miami? Nem SSA/Miami?

Outra coisa minha irmã me falou que não era mais preciso viajar ao Recife para tirar o visto americano e que o nordeste todo já pode optar também por Brasilia. Isso é verdade?
Existe sim, mas:

O de Salvador é semanal e tem origem em São Paulo.
O de Fortaleza é diário, mas faz escalas em Belém e Manaus.

Os dois vôos não priorizam o embarque no Nordeste.

·
Viva o Frevo
30,387 Posts
No caso da minha cidade não é não. A passagem Sao Luis/ Recife custa quase o dobro do preço que SLZ/BSB. Mas é claro que era sempre uma desculpa a mais para estar no Recife. Era uma delícia chegar dois dias antes e poder desfrutar da capital do frevo. Conversei agora com um amigo meu que a mae dele é dona de uma agência de viagens e ele me confirmou. Sem falar que leque de opções de vôo para BSB é bem maior. Mas é claro para as cidades e/ou estados mais próximos é mais vantajoso ir ao Recife.
Não sabia que daí pra BSB é mais barato. Nesse caso, é válido ir pra lá mesmo. No caso das outras cidades do NE, a exemplo de Fortaleza e Salvador, é mais barato vir pra Recife mesmo, creio.

·
Mameluco sangue azul
20,420 Posts
Discussion Starter · #19 ·
^^ Teresina e São Luís têm poucos vôos para Recife, aí as companhias aéreas, por não terem concorrência, colocam as tarifas altíssimas. O mesmo acontece com Maceió e Aracaju.

1 - 20 of 20 Posts
Status
Not open for further replies.