SkyscraperCity banner
1 - 20 of 24 Posts

·
Registered
3,341 Posts
Discussion Starter · #1 ·
60 Anos da Andorinha

Resolvi criar este thread, visto ao imenso número de foristas que já utilizaram os serviços desta empresa, que um dia já foi a melhor de todo o Brasil.

Comente aqui, histórias do passado, do presente, coisas que ocorreram dentro dos veículos da Andorinha.

Fotos, Notícias, Acidentes, tudo o que você sabe sobre esta empresa, fundada na cidade paulista de Presidente Prudente, hoje presente nos mais diversos rincões: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Paraná, Bolívia, entre outras localidades!

Sessenta anos se passaram e a história da Empresa Andorinha foi se consolidando. Como todos os que começam, ela surgiu pequena, mas ao longo desses anos foi crescendo, conquistando seu espaço e criando seus diferencias embasados em um profissionalismo com ações firmes e inovadoras.

São seis décadas de muita dedicação, investimento, inovação e luta. Luta não só pelas mãos daqueles que estão à frente da empresa, mas principalmente pelas dos cerca de 1500 colaboradores que fazem parte da Família Andorinha. São eles os principais responsáveis por hoje a Empresa ter conquistado 60 anos e se mantido como uma das maiores potências do transporte rodoviário de passageiros do Brasil. Hoje, a Andorinha atua em nove estados brasileiros (São Paulo, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Goiás, Rio de Janeiro, Minas Gerais e o Distrito Federal) e ainda Puerto Suarez na Bolívia. Dispõe de mais de 320 agências que prestam serviços à empresa, conta com 19 filiais, Salas Vips e uma equipe de profissionais altamente qualificados. Além disso, conquistou durante esse período a confiança de um grande número de brasileiros, fato que pode ser comprovado com os 400 mil passageiros que transporta mensalmente, nos cerca de 4 milhões de quilômetros rodados.

A preocupação não é somente de estar em dia com a tecnologia, mas muito mais com o bem estar de seus colaboradores e usuários que dependem diariamente desses veículos. Portanto, renovar a frota é um respeito com os que saem diariamente de suas casas para encarar as estradas do Brasil. Carros modernos, de ultima geração equipados com o que há de melhor no mercado é esta a principal composição da frota da Andorinha. Com cerca de 350 ônibus, entre eles modelos: Leito, Executivo, Máster e Suburbanos.

Outro diferencial em sua frota está nas constantes manutenções que ocorrem na Empresa. A segurança dos seus passageiros e motoristas, para que permaneçam na Melhor Companhia é monitorada diariamente por meio da Manutenção Preventiva realizada em sua frota. Desta forma, a Andorinha está sempre vistoriando sua frota e fazendo os reparos necessários, o que conseqüentemente, gera uma viagem segura e com qualidade tanto para os passageiros quanto aos nossos motoristas. Por isso, chegar aos 60 anos em um país como o Brasil, e muito mais do que comemorar um aniversário, mais do que celebrar uma história e bem mais do que ressaltar seis décadas.

É um orgulho e uma prova de que vale a pena seguir sua missão, oferecendo uma viagem segura, confortável e pontual, dando a todos os passageiros a certeza de total realização de suas expectativas ao final de cada viagem.

·
Indústria da Multa S.A.
6,320 Posts
Bom, não sei como que está a manutenção dos ônibus e a imagem desta empresa hoje, mas, nos tempos em que estudei na UNESP de Pres. Prudente, a imagem "símbolo" desta empresa era essa:

:D

Detalhe que já aconteceu comigo de "quebrar" o ônibus no meio do caminho enquanto estava viajando para PP... sorte que o glorioso motorista soube resolver o problema em pouco tempo. :lol:

·
Registered
3,341 Posts
Discussion Starter · #3 ·
Bom, não sei como que está a manutenção dos ônibus e a imagem desta empresa hoje, mas, nos tempos em que estudei na UNESP de Pres. Prudente: "quebrar" o ônibus no meio do caminho enquanto estava viajando para PP... sorte que o glorioso motorista soube resolver o problema em pouco tempo. :lol:
Ainda é assim.....:lol:
Uma vez, de Santo André até Assis, eu troquei de ônibus 4 vezes!! :gaah:

·
Scooter/motorbike lover
65,802 Posts
Uma das amargas lembranças que tenho da Andorinha é aquele acidente onde dois ônibus da empresa se chocaram na Raposo Tavares, matando 32 pessoas, em 2004. Mas, é uma empresa boa e competente; sempre vejo os Paradiso LD parados na rodoviária de Sorocaba, rumo a Presidente Prudente.

Em tempo: a melhor empresa de ônibus do Brasil, na minha opinião, é a Bento Transportes, de Bento Gonçalves (RS):

·
Indústria da Multa S.A.
6,320 Posts
Por quê? ^^

Essa empresa tem serviço de bordo de luxo? Além disso, os ônibus não quebram pelo caminho? Qual o motivo?

·
Scooter/motorbike lover
65,802 Posts
^^Por alguns motivos simples, já que conheço pessoalmente a empresa:

- Ônibus muito bem-conservados e sempre novos;
- Pontualidade;
- Motoristas e cobradoras muito gentis (o que já vi de motorista mal-humorado...);
- Rapidez nas viagens;
- É minha empresa favorita.

Tive o prazer de viajar com ela em 2007, quando fui de POA para Bento; e confesso que nunca conheci uma empresa tão boa quanto a Bento. Em compensação, as suburbanas de Sorocaba são as piores que já viajei até hoje: carros velhos, motoristas resmungões (que só reclamam do salário), atrasos e superlotação, etc...

·
Registered
17,384 Posts
^^Por alguns motivos simples, já que conheço pessoalmente a empresa:

- Ônibus muito bem-conservados e sempre novos;
- Pontualidade;
- Motoristas e cobradoras muito gentis (o que já vi de motorista mal-humorado...);
- Rapidez nas viagens;
- É minha empresa favorita.

..
Pra mim, seguindo esses quesitos, seria a Cometa. Alias, motoristas gentis no estado de SP só vejo na Cometa. Mas onibus sempre conservados e novos, pra mim ganha a Rapido Ribeirao: 34 lugares em todos os horários. Dizem que a São Raphael é boa tbm.

·
Annoying ex-moderator
17,643 Posts
Começo do ano tive uma experiencia mega desagradavel com a Andorzinha.

Eu estava em Prudente e pretendia voltar para São Paulo de avião, mas todos os voos que partiam da cidade saiam absolutamente lotados naquele final de semana, o jeito foi ir de onibus mesmo.

Embarquei de manhã num onibus executivo da Andorzinha, com uma certa idade já, porém bem conservado e confortavel.

Haviam 42 poltronas, mas venderam 60, ou seja, 18 ficaram em Prudente.

O Onibus seguiu viagem, e fez uma parada em Assis, onde desceram 3 e tentaram subir 15. Foi um auê só, como se nao bastasse o overbooking em Prudente, agora haveria um overbooking em Assis.

O motorista então pediu voluntários pra descerem em Assis, pois ja estava sendo enviado um novo onibus para levar os passageiros excedentes. Como eu não aguentava mais tanta gente reclamando que havia comprado poltrona e nao havia lugar no onibus, decidi ficar em Assis mesmo e aguardar o próximo onibus.

Cerca de meia hora depois chegou um leito vazio, só para recolher a turma que havia ficado em Assis(entre eles, eu). Após 12 horas de viagem(que deveria ter durado 8), finalmente cheguei no terminal da barra funda, uma das piores experiencias rodoviárias da minha vida, graças a Andorzinha.

·
Scooter/motorbike lover
65,802 Posts
Pra mim, seguindo esses quesitos, seria a Cometa. Alias, motoristas gentis no estado de SP só vejo na Cometa. Mas onibus sempre conservados e novos, pra mim ganha a Rapido Ribeirao: 34 lugares em todos os horários. Dizem que a São Raphael é boa tbm.
A Cometa e a VB (antiga Bonavita) são as melhores do Estado, na minha opinião. Os motoristas da Cometa são gentis, mas teve uma época que tratavam a gente com estupidez, antes da sua venda para a JCA (ou seja, a Catarinense). Hoje, sou cliente Cometa e "cometólogo" de coração.

A Bonavita era um lixo de empresa até 2004, quando Belarmino Marta a comprou e mudou-a para muito melhor. Também destaco algumas excelentes empresas pequenas, como a Viação São Roque e a Expresso Regional.

·
Registered
17,384 Posts
Gostava mais da Bonavita antes da venda. Acho que por só usar a Indaiatuba x SP, que na época era feita apenas com onibus trucado, com água, filme, etc. Os viale com ar foram introduzidos na gestão antiga. Ja a Campinas x Itapetininga era triste demais, concordo que melhorou 100%
Mas os Irizar que rodam hj em dia na Indaiatuba x SP são show de bola. Melhor que um avião.

·
Registered
3,341 Posts
Discussion Starter · #17 ·
^^
São deste, as linhas interurbanas entre Prudente e as cidades vizinhas são operadas por ela e pela Jandaia.

·
Registered
3,341 Posts
Discussion Starter · #19 ·
^^
Não. Se tem alguma empresa com o nome de Andorinha, não pertence ao grupo da EMPRESA DE TRANSPORTES ANDORINHA, que tem como sede a cidade de Presidente Prudente, em São Paulo.

No Rio de Janeiro, temos uma Viação Andorinha, que não tem nenhum vinculo (pelo menos que eu saiba) com a Andorinha em questão. :eek:kay:

Fotos: Blog de Busologia Ônibus Brasil (onibusbrasil.com)

1 - 20 of 24 Posts