SkyscraperCity banner
1 - 2 of 2 Posts

·
Registered
Joined
·
18,986 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Empresa projeta o Porto do Itaqui e áreas adjacentes para o ano 2030​



O Porto do Itaqui numa perspectiva de 20 anos no futuro. Assim é a maquete eletrônica apresentada, semana passada, pela empresa DTA Engenharia à presidência da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap).

A DTA foi contratada pela Emap para desenvolver o Plano de Desenvolvimento e Zoneamento do Porto (PDZ), demandas operacionais do retroporto (área no entorno do porto) e distrito industrial portuário (DIP) do Itaqui, para o horizonte do ano de 2030, realizando atividades de levantamento das instalações existentes, condições de acesso, análise setorial, projeção de cargas, avaliação ambiental e jurídico-fundiária, proposição de arranjo operacional dos berços, definição de ocupação das áreas, orientação de fluxo, dimensionamento da necessidade de novas instalações, estudos hidrodinâmicos e projeto conceitual da expansão do porto.

O atual presidente da Emap, Hermes Ferreira, conheceu o projeto e, segundo a sua assessoria de imprensa, ficou entusiasmado, embora não haja previsão de sua execução de imediato. O estudo prevê a expansão dos píeres em dársenas, isto é, estruturas de concreto que avançam pelo canal e ampliam as áreas de atracação. Na projeção, até 2030, haverá condições de receber até 20 navios de uma única vez. Atualmente, há seis píeres em operação no Itaqui.


Refinaria – Hoje, a diretoria da Emap receberá técnicos e engenheiros da Petrobras, para uma reunião que tratará de um outro projeto, desta vez mais concreto, com prazo de execução até 2013, que é a Refinaria Premium a ser construída em Bacabeira (a 48 quilômetros de São Luís). Para tanto, será necessário construir um novo píer no Porto do Itaqui (berço 108), além de um oleoduto ligando o porto até a refinaria.

http://imirante.globo.com/oestadoma/noticias/2009/07/01/pagina156265.asp
 

·
Registered
Joined
·
7,546 Posts
Exclente, o golfo do Maranhão oferece condições ideais, o porto é natural e as áreas de armazenamento adjacentes aos cais. Todas essas perspectivas apenas com a exploração da costa ocidental da ilha de São Luís, ainda há a costa oriental (Baía de São de São José) e as áreas costeiras do continente.

No mais para que isso tudo se realize resta ao estado desenvolver-se mais aproveitando todo esse imenso potencial econômico.
 
1 - 2 of 2 Posts
Top