SkyscraperCity banner
Status
Not open for further replies.
1 - 1 of 1 Posts

·
Genius Rayearth
Joined
·
1,000 Posts
Discussion Starter · #1 ·
ENCONTRO DE CID E GABRIELLI NESTA 5ª
Lobão: refinaria do CE em estudo avançado




Ministro Edison Lobão, ao lado de Cid Gomes e Roberto Smith: ´não há nada que politicamente ou até tecnicamente possa se fazer pelo Ceará que não se faça´ (Foto: Gustavo Pelizzon)

Governador Cid Gomes informou sobre reunião com presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, ontem, no BNB

Mais um passo rumo a concretização da instalação de uma refinaria de petróleo no Estado. É assim que o governador Cid Gomes avalia a reunião que terá na quinta-feira, à tarde, com o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, na sede da estatal, no Rio de Janeiro. O encontro foi marcado pelo próprio Gabrielli, após receber dados já levantados no Estado pela equipe da companhia petrolífera que visitou o Ceará na semana passada.

´Vou ter essa reunião com o presidente da Petrobras e espero que, tudo correndo bem, a gente possa dar mais um passo na direção da concretização desse investimento que mudará definitivamente o perfil econômico do Estado´, anunciou Cid Gomes, ao sair de um encontro com governadores nordestinos e o ministro Edison Lobão (Minas e Energia), no Banco do Nordeste (BNB).

Pendências solucionadas

Conforme o governador, algumas pendências levantadas pelo corpo de diretores da Petrobras estão solucionadas. Ele elencou, por exemplo, a viabilidade de dois terrenos — um em Caucaia e outro em São Gonçalo do Amarante —; a garantia de fornecimento de 0,7 metros cúbicos de água por segundo para a refinaria [viabilizada pelo Canal da Integração]; e a ampliação da subestação de energia do Pecém, dentro do prazo necessário à implantação do empreendimento. ´Estamos negociando a ampliação do porto com duplicação do píer 2 e construção de mais dois berços de atracação´. O ministro Edison Lobão, por sua vez, destacou que o Ceará apresenta condições bastante favoráveis para a implantação de uma unidade de refino de petróleo. ´Não há nada que politicamente ou até tecnicamente possa se fazer pelo Ceará que não se faça´, declarou, refutando que a decisão dependa do interesse político do presidente Lula da Silva. Lobão confirmou que o seu Estado, o Maranhão, terá uma refinaria da Petrobras, com capacidade de 600 mil barris diários de petróleo, para processar óleo diesel, gasolina e refinados de primeira qualidade, voltados para o mercado externo. ´A refinaria do Maranhão está decidida, e a do Ceará está em estudo avançado´, reiterou o ministro.

Em Pernambuco

Com investimento federal já definido e contando com a parceria da PDVSA, a refinaria Abreu e Lima, em Suape, já está sendo tocada, segundo informou o governador pernambucano, Eduardo Campos. ´Temos mais de dois mil operários trabalhando, estamos com o cronograma em dia para que, em 2010, ela seja inaugurada´. Campos destacou que uma refinaria no Ceará é importante não só para o Estado como para a Região Nordeste. ´Sei também, pelo governador Cid e pelo presidente Lula, que o Ceará terá também uma refinaria, que é importante para o Ceará, para o Nordeste e para o Brasil.

Nós pernambucanos ficamos felizes de saber que o CE também vai ter uma refinaria, como os cearenses ficaram felizes quando viram Pernambuco, depois de lutar muitos anos, ganhar uma refinaria´.

TERMOS DO MEMORANDO
Levantamento do governo deve estar pronto esta semana


Os estudos de viabilidade da instalação da refinaria no Ceará que ficaram pendentes desde a última reunião da Petrobras com o Governo do Estado, na última quarta-feira, devem ser finalizados até o fim desta semana. A informação é do chefe da Casa Civil, Arialdo Pinho, que está coordenando os trabalhos. Estas últimas definições, em seis áreas (terreno, licenciamento ambiental, incentivos fiscais, infra-estrutura, logística para transporte de equipamentos e condições do porto) irão formar o memorando de entendimentos, a ser assinado entre o governo e a empresa.

O prazo inicialmente dado pela Petrobras para que o termo fosse assinado era de 120 dias, mas os gestores estaduais querem abreviar esse tempo, adiantando os estudos.

Maranhão

Enquanto isso, ontem, no Maranhão, representantes do governo daquele Estado e da Petrobras se reuniram para estudar a possibilidade de instalação da refinaria Premium, com capacidade de 600 mil barris por dia, com previsão de iniciar operação em 2013. Serão analisados, tal qual feito aqui no Ceará, os termos de um Memorando de Entendimentos, a ser firmado no prazo máximo de 60 dias, para estabelecer as premissas para a atuação das partes na implementação do empreendimento.

Samira de Castro
Repórter

Fonte: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=547049
 
1 - 1 of 1 Posts
Status
Not open for further replies.
Top