SkyscraperCity banner
1 - 20 of 21 Posts

·
Checco24
1,388 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Aencosta do Casal Ventoso, em Alcântara, Lisboa, vai ser transformada num parque urbano temático dedicado à geologia, arqueologia e antropologia, com caminhos pedonais, zonas de estadia e seis esculturas gigantes de animais pré-históricos. O projecto, encomendado pela Câmara Municipal de Lisboa (CML) a uma empresa de arquitectura paisagística, está orçado em 2,4 milhões de euros e, de acordo com informações do gabinete da presidência, "já foi consignado à empresa Acoril, Empreiteiros, SA". A intervenção abrange uma área de 16 hectares e deverá demorar um ano.

A encosta do Casal Ventoso - onde durante anos funcionou um dos maiores supermercados de droga da capital, servindo também de abrigo a muitos toxicodependentes - foi alvo de uma gigantesca operação de demolição no final do mandato de João Soares e, desde então, tem estado votada ao abandono. No início do mandato, o actual presidente, Santana Lopes, visitou a zona e ordenou a remoção do entulho que resultara das demolições, mas só agora foi conhecido o projecto para o local.

De acordo com Jorge Cancela, autor do projecto, a zona tem algumas "limitações", pelo facto de ser "declivosa e instável" e ter terrenos "muito soltos". Mas, ao mesmo tempo, "oferece uma oportunidade de valorização paisagística e de ligação à mata de Monsanto e tapada das Necessidades". A opção acabou por recair num parque urbano, dedicado à memória pré-histórica do local, que seja um "elemento de valorização de uma das zonas mais expostas da cidade, por se encontrar num canal de entrada e saída de Lisboa".

Para justificar a opção temática, o projectista lembra que "o Vale de Alcântara terá sido um dos primeiros locais de presença humana de Lisboa", abrigando uma flora e fauna "muito interessantes para os caçadores da época". Com o objectivo de "contar esta história" e "recuperar a memória do local", serão colocadas, em pontos estratégicos, seis esculturas gigantes de animais pré-históricos um leão das cavernas, um mamute, um tigre dentes de sabre, um veado, um rinoceronte e um hipopótamo".

"Vão ser o grande acontecimento daquele parque", diz Jorge Cancela, adiantando que as esculturas, da autoria de Luís Cruz, serão feitas em aço corten e pintadas com cores arrojadas. As peças terão entre 9 e 12 metros de altura e serão iluminadas à noite para que chamem a atenção de quem passa de carro. A intervenção inclui também a arborização da encosta, a criação de percursos pedonais - que liguem a zona da Rua Maria Pia à Avenida de Ceuta e à Quinta do Loureiro -, pequenas zonas de estadia e contemplação, colocação de mobiliário urbano e iluminação e um polidesportivo descoberto. No futuro, a meta do arquitecto é que seja construído, na Avenida de Ceuta, um Centro de Interpretação do Vale de Alcântara, que explique a origem do local e funcione em rede com outros museus da cidade.

Ficha

Junta recomenda

Embora ainda não tenha tido acesso ao projecto definitivo, o presidente da Junta de Freguesia de Santo Condestável, Lourenço Bernardino, já conhece as intenções da autarquia para a encosta de Alcântara e aplaude a intenção. "A situação como está não é recomendável", diz, apelando à CML para que faça a intervenção de uma só vez e inclua a construção do prometido polidesportivo coberto.

Arborização autóctone

A intervenção prevê a arborização da encosta, para que se faça o prolongamento com a mata de Monsanto e a tapada das Necessidades. Segundo o projectista, serão utilizadas espécies autóctones (pinheiros mansos e carvalhos) e flora mediterrânica (zambujeiro e medronheiro) . As árvores estarão "visíveis" dentro de três a cinco anos.

In JN

·
Moderator
181,470 Posts
Mas queeee bem :D não arranjaste uns renderzitos? esperemos que o projecto seja um espétaculo porque aquela zona merece algo assim :eek:kay:

·
Moderator
17,935 Posts
16 hectares e que proporcao da encosta? Mas nao havia ainda coisas a demolir, a ultima vez que passei pelo viaduto Duarte Pacheco dava para ver que ainda havia muita "barraca" para demolir!!

·
Whatever
45,866 Posts
tenho medo do que possa vir a acontecer neste parque...se calhar outros animais pre-historicos vão voltar...

·
Registered
157 Posts
Quando o Joao Soares anunciou que ia acabar com o casal ventoso achei uma muito boa ideia, aquilo era uma zona muito degradada à vista de todos que entrassem pela ponte! Mas na altura não pensei que o trafico e a carochada toda viesse aqui po Intendente a um passo do rossio, mesmo no centro da cidade! Apesar do casal ventoso estar bem melhor, acho que o saldo foi negativo! Enfim... Espero agora que a reabilitação do Intendente funcione e que a carochada mude agora pa outro sitio digno desse movimento tipo chelas! :runaway: Eu tinha a soluçao, chamava-se o exercito, cercava-se o intendente pintava-se uma mira em cada testa, e era uma limpeza! :rock: :gunz: Por favor, n me levem a serio! :)

·
Registered
52,552 Posts
eu não te levo a serio mas tambem no fundo não anda mto longe do k penso lovelisbon, o Casal foi uma boa ideia mas não teve os efeitos desejados, agora o pessoal anda espalhado o k piora as coisas no combate ao banditismo :( acho boa ideia fazerem 1 parque tematico la, espero k bastante policiado!!

·
Registered
52,552 Posts
Fern said:
16 hectares e que proporcao da encosta? Mas nao havia ainda coisas a demolir, a ultima vez que passei pelo viaduto Duarte Pacheco dava para ver que ainda havia muita "barraca" para demolir!!
ja ta td na chon!!

·
Registered
6,715 Posts
acabar com u casal Ventoso foi apensar "mudar" u sitio do negocio e ganhar uns trocos urbanizando akeles terrenos todos lá em baixo com mais barrako social "made in taveira"
de qq modo a ideia do Parque parece boa ideia, será ke também terá salas de xutos ?:D

·
Moderator
181,470 Posts
ILOVELISBON said:
Quando o Joao Soares anunciou que ia acabar com o casal ventoso achei uma muito boa ideia, aquilo era uma zona muito degradada à vista de todos que entrassem pela ponte! Mas na altura não pensei que o trafico e a carochada toda viesse aqui po Intendente a um passo do rossio, mesmo no centro da cidade! Apesar do casal ventoso estar bem melhor, acho que o saldo foi negativo! Enfim... Espero agora que a reabilitação do Intendente funcione e que a carochada mude agora pa outro sitio digno desse movimento tipo chelas! :runaway: Eu tinha a soluçao, chamava-se o exercito, cercava-se o intendente pintava-se uma mira em cada testa, e era uma limpeza! :rock: :gunz: Por favor, n me levem a serio! :)
Não ??? Claro que levo a sério... tens toda a razão e acho que esses deviam ser todos fuzilados... é uma miséria mesmo e ainda por cima no centro da cidade !!! Que tristeza... deviam ser todos presos e iam todos trabalhar sempre com apoio e reabilitação ... mas quem não quisesse era um balazio na tola ... Mai nada !!!

·
Registered
157 Posts
Fern said:
Foram todas para o chao mas ainda ficaram muitos predios legalizados que mais parecem barracas! Esses precisavam de ser restaurados...

·
Registered
157 Posts
Barragon said:
Não ??? Claro que levo a sério... tens toda a razão e acho que esses deviam ser todos fuzilados... é uma miséria mesmo e ainda por cima no centro da cidade !!! Que tristeza... deviam ser todos presos e iam todos trabalhar sempre com apoio e reabilitação ... mas quem não quisesse era um balazio na tola ... Mai nada !!!
Ás vezes da mesmo vontade... O intendente quando foi contruido era para ser uma zona nobre da cidade. De facto existem la predios com uma arquitectura muito boa e agora que o têm restaurado da para ver bem. Mas a frequencia reduz a sua beleza transformando-o num bairro completamente degradado!

·
Registered
52,552 Posts
TeKnO_Lx said:
acabar com u casal Ventoso foi apensar "mudar" u sitio do negocio e ganhar uns trocos urbanizando akeles terrenos todos lá em baixo com mais barrako social "made in taveira"
de qq modo a ideia do Parque parece boa ideia, será ke também terá salas de xutos ?:D
salas de xutus num tem mas tem 1 campo da bola :)

·
Registered
52,552 Posts
Barragon said:
:uh: tu hoje acordaste muntu du violento Barra, to preplexo!!

·
Moderator
181,470 Posts
Arpels aquela zona da cidade era para tar arranjadinha e com uma boa qualidade de vida segura e isso... não é a saires de casa veres um carocho a injectar-se e a correr atrás de ti com a seringa no braço e a agarrar com os dentes a cinta para apertar o braço :runaway: :D

Sem ser isso também cheiram mal e tem os dentes podres.... para não falar que as carochas são umas modelos :drool:

·
Moderator
17,935 Posts
ILOVELISBON said:
Foram todas para o chao mas ainda ficaram muitos predios legalizados que mais parecem barracas! Esses precisavam de ser restaurados...
Ah entao e isso, e que olha-se para la e so se ve porcaria!!

·
Uma dúzia de anos disto..
30,728 Posts
Acho a ideia do parque temático bastante boa... Mas dá-me a ideia que é só "para ingles ver e carocho frequentar", porque não estou a ver que hajam muitas avozinhas portuguesas que queiram ir para lá passear os netinhos...:D

·
Uma dúzia de anos disto..
30,728 Posts
ILOVELISBON said:
Eu tinha a soluçao, chamava-se o exercito, cercava-se o intendente pintava-se uma mira em cada testa, e era uma limpeza! :rock: :gunz: Por favor, n me levem a serio! :)
Epá, epá, pois e tal... Acho é que o Paulinho não armou o exercito suficientemente bem para tais cavalgadas...:horse: :gunz: :D

1 - 20 of 21 Posts