SkyscraperCity Forum banner

Energia Eólica em Portugal

23282 Views 291 Replies 52 Participants Last post by  Andre_Filipe
Os parques eólicos previstos para o distrito de Leiria nos próximos anos têm capacidade para tornar a região auto-suficiente quanto à produção de energia. Qualquer coisa como 13 parques podem retirar do vento a energia suficiente para cobrir o consumo doméstico de 465 mil pessoas, pouco menos do que a actual população do distrito de Leiria, que também não chega a meio milhão.
De norte a sul do distrito, centenas de aerogeradores vão ser responsáveis por uma potência de 310 megawatts, o que corresponde, nada mais nada menos, do que a 8,3 por cento daquela que é a meta estabelecida por Portugal até 2010. O distrito de Leiria será, a fazer fé nos investimentos previstos, responsável pela poupança nacional de 108 mil toneladas de fuel por ano e pela redução em 250 mil toneladas das emissões de dióxido de carbono.
Mais: poucos acreditam que Portugal será capaz de cumprir as metas estabelecidas, o que só vem comprovar o peso do investimento no distrito em comparação ao todo nacional. Ou seja, a região deverá representar bem mais do que os tais 8,3 por cento.
A norte do distrito, os concelhos de Castanheira de Pêra, Pombal, Alvaiázere e Ansião são responsáveis por mais de centena e meia de megawatts, ou seja, metade da futura energia estimada. Só em Pombal, na Serra de Sicó, as empresas Finerge, Grupo Lena e Somague formam um consórcio disposto a avançar com um investimento no valor de 50 milhões de euros.
Em Alvaiázere, a instalação do parque está nas mãos da Finerge, enquanto no concelho de Alcobaça, nas freguesias de Turquel e Benedita, as empresas ABB e Enerbaça são as promotoras do aproveitamento eólico da Serra dos Candeeiros, cujo parque terá uma potência de 33 megawatts. O Grupo Energis, por seu lado, escolheu o concelho da Nazaré para concretizar o Parque Eólico da Polvoeira, um investimento na ordem dos três milhões de euros, dos quais dez por cento pertencem à autarquia. No concelho de Ansião, a responsabilidade do empeendimento cabe à Eolflor – Produção de Energia Eólica, enquanto a PESM, empresa integrada no grupo de empresas participadas da Enersis apontou as baterias para Alqueidão da Serra. Em Caldas da Rainha a empresa Tecneira, que pertence ao grupo ProCME, estima um volume de negócios anual a rondar os dois milhões de euros. Em Óbidos, prepara-se o terreno para a produção de energia pelo aproveitamento eólico, prevendo uma potência na ordem dos 30 megawatts e que serão objecto de um concurso público.
A juntar a estes projectos, há ainda a salientar parques eólicos em Cela, Alcobaça, e São Mamede e Reguengo do Fetal, na Batalha. E outras intenções de investimento nesta área foram já tornados públicos, em Porto de Mós, Ourém e Peniche.



FONTE: www.regiaodeleiria.pt
1 - 20 of 292 Posts
boa, 1 distrio com energia alternativa suficiente, parabens pa Leiria, espero em breve poder dar os parabens a mtos mais distritos deste pais ;)
Excelente notícia :) esperemos que corra tudo bem e que no futuro o distrito de Leiria até produza mais energia que consome podendo depois exportar para outro distrito ou até para o estrangeiro reduzindo assim a poluição gerada pelas centrais elécrtricas e também a importação das matérias para as centrais :eek:kay:
Este é o caminho !!
Portugal não está condenado ao fracasso! Somos tão bons ou melhores que qualquer outra nação!

E onde não houver vento, há sol, como no Alentejo. Os distritos alentejanos podiam pensar em estabelecer campos repletos de paineis solares. Todo o país iria benefeciar com estes investimentos, pois todos dos dias saem de Portugal Milhoes de Euros directos para os bolsos dos Arabes pela compra do ouro negro.

Estes investimentos pagam-se a si mesmos em poucos anos.
É fantastico, nem sequer sabia que era possivel satisfazer todas as necessidades energeticas apenas com energia eólica
Boa, boa, boa!!! Começa-se finalmente a ver a luz ao fundo do tunel relativamente a energias renovaveis!!! :banana:

(só 1 apontamento...pelas minhas contas se Portugal cumprisse as metas estabelecidas, teria capacidade de fornecimento de energia para mais de 5 milhoes de habitantes, mais de metade da população...oxala nos conseguissemos sequer aproximar desta marca!;))
quando seria a data dessa marca Reflex?
A meta era termos um X de % de energias alternativa em 2010, que pelos meus cálculos (fazendo a mais que tipica "regra de 3 simples": se 8,3 corresponde a 465.000, entao 100 corresponde a x...) cobriria cerca de 5.6 milhoes de habitantes...;)
Que optima noticia!
Eu creio que mesmo que não cheguemos à marca estabelecida em 2010,se se continuar com esses investimentos em breve teremos uma grande porcentagem gerada por fontes alternativas.
mas se cobrir ja 5,6 milhões ja é 1 maravilha!!
É essencialmente acabar com o complexo existente em relação a energias renovaveis. Se não ficarmos convencidos com a teoria, podemos pesquisar em projectos estrangeiros para se perceber que é realmente vantajoso!;)
Aquilo que há 1ns anos ouvi é que é são projectos com altos custos de implementação, pelo que existe sempre 1 pé atrás em relação ao avanço para projectos desta natureza...:|
Reflex said:
A meta era termos um X de % de energias alternativa em 2010, que pelos meus cálculos (fazendo a mais que tipica "regra de 3 simples": se 8,3 corresponde a 465.000, entao 100 corresponde a x...) cobriria cerca de 5.6 milhoes de habitantes...;)
como disse um professor meu ha 2 semanas atrás:

licenciamento de um parque eólico em Espanha: demora 6 meses

licenciamento de um parque eólico em Portugal: demora 9 anos
Bolas...:| Isso soa tremendamente à verdade... :cry:
é gritante Marco :sleepy:
Existe muito que avançar, espeialmente na quantidade de investimentos neste tipo de energias e na burocracia...mas já existem bons sinais de que as coisas estão mesmo a melhorar em Portugal!
Julgo fundamental que Portugal dependa o menos possível de energias importadas e não-renováveis: para além do ambiente, é bom que a economia fique mais autónoma e imune aos balanços dos preços de petróleo. Além disto temos excepecionis recursos que têm que ser bem aproveitados: barragens, zonas ventosas, energia das ondas e MT MT sol!!
especialmente o sol embora seja das energias alternativas mais caras!!
Por enquanto...o caminho tem sido o da progressiva redução de custos e maior capacidade de produção energética!
ainda hoje vi 1 foto das ventoinhas k instalaram na Ponta de São lourenço na Madeira, estas energias são de facto saudaveis po ambiente mas akilo fica mto mal ali :( visualmente chocante, mas acho k o preço a pagar compenssa!!
Ao passar na A8 fiquei particularmente impressionado com o avanço desta forma de produção de energia: são já alguns os "moinhos" eólicos e estão a construir mais!

Tirei umas fotos:



venham elas (as ventoinhas) bem captado Lss :eek:kay:
1 - 20 of 292 Posts
Top