Skyscraper City Forum banner

Você conhece os pontos turísticos de sua cidade?

1 - 20 of 24 Posts

·
Mameluco sangue azul
20,420 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Resolvi fazer essa enquente porque ontem no "Bom Dia Brasil" saiu uma reportagem falando que os cariocas normalmente não conhecem os pontos turísticos do Rio de Janeiro. O Pão de Açúcar, Cristo Redentor, Jardim Botânico... são mais conhecidos pelos turistas.

Eu particularmente conheço todos os pontos turísticos de Recife (exceto o castelo de Ricardo Brennand, mas devo ir essa semana) e de boa parte de Pernambuco. E você?

·
Mameluco sangue azul
20,420 Posts
Discussion Starter · #4 ·

·
Registered
4,657 Posts
Também conheço todos os pontos de minha cidade.
Só que alguns vou com mais frequencia que outros.

·
cives totius mundi
5,002 Posts
Conheço, acho que quase tudo !
Mas acho que isso depende muito da cultura de uma pessoa também !
Por exemplo, em São Paulo tem o Centro de Tradições Nordestinas (que eu conheço :D ), é um lugar que sequer é divulgado como opção turística na cidade, mas que para muitas pessoas do nordeste que vem para a cidade é como que um ritual ir a este lugar !

·
Registered
2,699 Posts
A pedidos:

Casualmente, estou preparando uma nova seção lá no meu site, especificamente sobre os pontos turísticos. Pra facilitar pra quem entra no site em busca das informações mais importantes da cidade, sobre o que ver e onde ir.

Vai ficar massa!

Bom só pra citar:

- Catedral Metropolitana - o maior templo do Estado, com grande cúpula, entre as maiores do mundo. Seus painéis foram pintados no Vaticano.

- Palácio Piratini - sede do Governo do Estado, o prédio é um dos mais lindos da cidade.

A Catedral e o Palácio encontram-se na Praça da Matriz, onde também estão o Palácio da Justiça (em prédio moderno) e um dos mais antigos teatros do Brasil, o Teatro São Pedro. O Teatro também possui Café (chiquérrimo), sala de pequenos concertos e galeria de arte.

Na Praça da Matriz também encontramos um dos mais importantes monumentos da cidade, o Monumento a Julio de Castilhos. Lindíssimo e imponente!

- Usina do Gasômetro - importante centro cultural da cidade, com teatro, cinema, varias galerias de arte, e o próprio prédio, antiga Usina Termoelétrica da cidade, que funcionou até 1974.

(to escrevendo de cabeça, sem consultar nada, OK? Pode ser que me esqueça de algo)

- Lago Guaíba e seus passeios de Barco, sendo um deles saindo do pier da Usina do Gasômetro e outro, o Cisne Branco, saindo do Pórtico Central do Cais do Porto. Por sinal este pórtico, todo em vidro e aço, foi tombado pelo patrimônio histórico, pois foi construído na década de 20. Do Lago Guaíba tem-se espetacular vista da cidade e das ilhas, parecendo estar-se no meio do pantanal matogrossensse.

- Praça da Alfândega e seus prédios históricos (museu de Arte do Rio Grande do Sul, Memorial do Rio Grande do Sul e Santander Cultural). Na passagem pela Praça, recomendo conhecer esses 3 prédios, apreciar o importantíssimo acervo do Museu de Arte, atualmente com uma Exposição Itinerante Internacional do GOYA. O Santander Cultural é um dos mais bonitos e imponentes prédios antigos da cidade, com museu, cinema, belíssima galeria, com exposições nacionais e internacionais (já recebeu, por exemplo, exposição de Pablo Picasso). Recomendo também, caso tenha tempo, de, ao visitar o Museu de Arte, passe no Café do museu, para experimentar uma das deliciosas tortas servidas, acompanhado de um exclusivo Capuccino de Cassis, especialidade da casa.

- Está em construção nesta mesma Praça o Conjunto Cultural da caixa, importante centro cultural a ser inaugurado no ano que vem em Porto Alegre, se tornando mais um item de visitação.

- Casa de Cultura Mario Quintana - um dos maiores complexos culturais da América Latina, possui 33 espaços diferentes, entre eles, 2 teatros, 3 cinemas, 4 galerias de arte, centro de convenções, Museu, Memorial a Mario Quintana, Discoteca, Ludoteca, sala para ensaios, sala de dança, Café dos Cataventos (térreo) e Café Concerto Majestic (7.o andar). o Centro cultural ocupa o antigo prédio do Hotel Majestic, o melhor Hotel da cidade nas décadas de 30 e 40, tendo hospedado varios presidentes e artistas nacionais e internacionais em seus apartamentos.

- Igreja das Dores, do século XIX, a mais antiga igreja ainda de pé da cidade. Foi construída por escravos e tem uma série de imagens de santos em tamanho natural com uma peculiaridade: os seus cabelos são cabelos naturais.

- Praça dos Açorianos - contendo um marco histórico da cidade, a Ponte de Pedra, do século XIX, original em pedra. Também o grandioso Monumento aos Açorianos, construído todo em ferro, marcando a fundação da cidade pelos casais oriundos da Ilha dos Açores, em 1752.

- Museu Júlio de Castilhos - o maior museu do Estado, retrata através de rico acervo, toda a história do Estado do Rio Grande do Sul, inclusive da Revolução Farroupilha

- Museu de Tecnologia da PUC - o maior Museu Interativo da América Latina. Imperdível !

- Museu da Varig (apesar de ter acontecido o quer aconteceu com a Varig, está na sua sede de Porto Alegre, um dos mais improtantes museus aeronáuticos da América Latina).

- Parque Farroupilha e o Brique da Redenção - principal (mas não maior) parque urbano da cidade, aos domingos reúne dezenas de milhares de pessoas na feira de antiguidades, artes plásticas e artesanato, em quase 1 Km de avenida. Vir a Porto Alegre e não ir no Brique da Redenção é como ir a Roma (Vaticano) e não ver o Papa ...

- No interior do Parque, há um lago com pedalinhos e um espelho d'água com bela fonte luminosa, que acende suas luzes em determinados dias.

- Parque Marinha do Brasil e Shopping Praia de Belas - lindo parque na orla da cidade, com vários quilômetros de comprimento. Junto ao parque, o Shopping Praia de Belas é pausa para um lanche ou almoço num dos vários restaurantes e fastfoods, no que é o segundo maior shopping da cidade.

- Saindo do Shopping e/ou do Parque, recomendo passar no Bar Solarium, na cobertura do Millenium Flat, localizado uma quadra adiante. É possível ver, deste local, uma das mais espetaculares vistas da selva de pedra que é Porto Alegre, em 360 graus.

- Parque Moinhos de Vento - o mais chique parque da cidade, vizinho do Moinhos Shopping, shopping classe A da cidade, ao lado do Sheraton Hotel.

- Parque Maurício Sirotsky Sobrinho - antigo Parque da Harmonia. Réplica de uma estância típica do Rio Grande do Sul, contém importante centro de eventos regionais e uma das melhores churrascarias do Estado: Galpão Crioulo, com diversos shows de danças típicas gaúchas. Imperdível para quem quer comer um suculento churrasco gaúcho em ambiente típico/rústico.

- CTG 35 - o maior Centro de Tradições Gaúchas do Mundo, localizado na Avenida Ipiranga, bairro Jardim Botânico. Com uma enorme e excelente churrascaria chamada Roda de Carreta.

- Recomendo fazer um passeio pelos bairros nobres da cidade, onde será possível ver casarões do início do século XX, modernos prédios residencias e empresariais, principalmente no Bairro Moinhos de Vento, Bela Vista, Mont Serrat e Boa Vista.

- Shopping Center Iguatemi + Shopping Bourbon Country - não é quelquer cidade do mundo que possui 2 shoppings, um em frente ao outro. Um deles, o Iguatemi, o atual maior shopping da cidade. O outro, com atrasções especiais, como uma gigantesca livraria, a maior da cidade. Um mundo de lojas e atrações gastronômicas são as atrações destes 2 shoppings, localizado no Bairro Chacara das Pedras que, ao lado do Bairro 3 Figueiras, constituem num dos mais nobres locais da capital gaúcha.

- Zona Sul - a zona sul é totalmente peculiar na cidade. Várias praias de lago encontram-se nesta área da cidade, com magnífica vista do Lago e dos diversos morros que emolduram a cidade. O Por-do-Sol é maravilhoso se visto da Praia de Ipanema, tomando um delicioso chimarrão, bebida típica gaúcha. Imprescindível experimentar esta bebida, uma das principais facetas da tradição rio-grandense.

- Recomendo, para jamais esquecer-se da cidade, uma subida ao Morro Teresópolis (Morro da Apamecor), de onde se avistará, de 280 metros de altura, praticamente toda a cidade, de norte a sul, com os diversos morros a circundando. O Morro é super seguro, pois é um bairro residencial classe A, com diversas mansões.

- A cidade dispõe também de diversas outras igrejas importantes e belas, como a de santa Teresinha, ao lado do Parque farroupilha, em estilo gótico, o Santuário Mãe de Deus, no topo de um dos morros da cidade, construída toda em aço por um empresa alemã, possui sistema reforçado, em arquitetura diferenciada, para mantê-la firme em terra, devido aos fortes ventos no local.

- Para os que gostam da noite, a cidade dispõe de dezenas de bares/danceterias para todos os gostos, numa das maiores concentrações deste tipo de estabelecimento do país. Mais de 4 mil restaurantes de todas as categorias e especialidades, completam a estada, com requinte e diversão.

Eu poderia citar vários outros, mas acho que tá bom por aí ...
Espero que tenham gostado do meu roteiro e o experimentem em breve ! :)

.

·
As long as I Know...
18,597 Posts
No Rio conheço mtos....mas todos não mesmo....são vários espalhados pela cidade...por exemplo, a vista chinesa no Rio eu nunca fui.... :)

·
Banned
3,687 Posts
Eu acredito que conheço todos os pontos turísticos mais conhecidos do Recife, com exceção de alguns bairros da zona Norte, como por exemplo Apipucos, pois ainda não tive o prazer de andar por aquelas ruas centenárias. Por outro lado, repensamento de forma mais detalhada, são poucos os museus, por exemplo, que eu já visitei na cidade. Além do mais, dizem que o passeio de Catamarã é outra maravilha e por isso ainda terei que fazer. E por incrível que pareça, ainda não percorri a rua da Aurora completamente, pois o lado norte forma uma cais todo iluminado e tem um jardim muito bonito, além de ficar às margens do capibaribe.

·
Ubique patria memor
1,086 Posts
Opa, se conheço!! E modéstia à parte, sou um otimo guia :D hehehe

Sempre que vêm amigos meus de fora pra ca, eu faço questão de leva-los a todos, com direito a aula de historia e noções de cultura caiçara hahahha

So não entendo por que a Secretaria de Turismo ainda não me contratou... :eek:hno: hehehe

·
22°52'S 47°03'W
20,845 Posts
Nunca fui ao Observatório de Capricórnio, nas Serra das Cabras: o ponto mais alto da cidade (1.020m). Ele só abre aos domingos à tardinha e é preciso ter carro, pois é no meio do nada e fica a 30km do Centro.

Mas como Campinas tem poucas atrações turísticas, eu conheço todas as outras...

·
Registered
7,546 Posts
Fortaleza não tem nada de excepcional os pontos turísticos aqui, são:

A Beira Mar, ir lá no domingo é programa de 9 entre dez habitantes da cidade.

Praia do Futuro todos já foram ou irão algum dia, até porque é a única praia classe média da cidade,

Praça do Ferreira, os mais endinheirados pouco pisam por lá,

Fortaleza de Nsa. Sra. da Assunção fica em frente a Catedra e ao Mercado Central todos próximos a grande avenida de Circulação (Leste-Oeste)

Av. Mons. Tabosa é toda dedicada a roupas e sapatos entõa ao menos as mulheres todas andam por lá

Farol Velho é o único ponto pouco freqüentado, está cercado de favelas e desde os anos 80 ninguém vai por lá ver o por do Sol.

Teatro José de Alencar, apesar da pça. imunda e decadente em frente é "o" Teatro da cidade então que gosta de peça tem que ir por lá, e como está cercado de linhas de ônibus de todos os subúrbios é visto por muitos.

·
Registered
10,984 Posts
^^
Você esqueceu do Dragão do Mar; Ponte Metálica; Trilha do Cocó(não é muito visitado por turistas, e sim por moradores de Fortaleza, mas bem que merecia virar ponto turistico, porque é muito lindo); do Porto das Dunas(Beach Park)...

1 - 20 of 24 Posts