Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 28 Posts

·
∂αη
2,970 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Quantas faces uma cidade pode ter? É verdade que Salvador tem muitas faces. Estive na Bahia mês passado e pude revisitar muitos lugares de Salvador e não pude deixar de perceber como muitas coisas mudaram na cidade, como as obras da Barra, ciclovia na Suburbana e as orlas das praias de Tubarão e São Tomé de Paripe. Pude andar de metrô também, aliás Parabéns Ssa por essa conquista depois de tantos anos de embargo!

Porém, não só de coisa bonita vive a cidade! Pude perceber também como aumentaram os moradores de rua e a sujeira por muitas partes da cidade. Sou soteropolitano e desejo sempre uma boa evolução pra cidade. Além de moderna e envidraçada, com lindos prédios, e quem dera fosse predominantemente assim, existe uma Salvador muito desigual, e pra constatar isso não é necessário andar muito. Também não há o que esconder e muito menos de se envergonhar, pois isso é a cidade, uma só. *Há, na verdade, de se pensar em incluir e cuidar, não de excluir e se esquecer. Estamos no século em que praticamente existem soluções para todos os tipos de problemas urbanos, e sabendo disso, o que há de se fazer? Muito! Ainda mais em ano de eleição, onde podemos deixar no passado políticos falaciosos e descomprometidos com o bem-estar social e que pouco se importaram com a face não internacionalizada da cidade.

Levando pra um lado um pouco analítico, é fato consumado que o processo “recente” de industrialização no Brasil acelerou o processo de urbanização nas grandes cidades brasileiras, que cresceram de forma desordenada e rápida. Em Salvador esse processo não foi diferente, seguindo ainda as linhas urbanas ancestrais que por si só não tinham muita organização, o que se constata facilmente ao andar no Pelourinho e em outros bairros tradicionais.
Segundo o IBGE, a população estimada de Salvador em 2017 era de 2.953.986 habitantes, o que a torna a 3ª maior cidade do Brasil em número de habitantes. O IBGE também classifica favelas ou estruturas urbanas mais empobrecidas como “aglomerados subnormais”, que de acordo com o censo de 2010, esses aglomerados são habitados por 882.204 pessoas.

Fonte:https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ba/salvador/pesquisa/23/25359

Infelizmente não pude ir em outras partes que eu queria voltar, más sem mais delongas, vamos ao que importa.

Começando por Paripe:

Vista da fábrica de cimento (abandonada) da Companhia de Cimento Salvador – COCISA

Curiosidade:

A Fábrica de cimento foi instalada bem no morro, um ponto estratégico para eles, dalí a indústria retirava do mar a sua matéria prima. Foram milhões de metros cúbicos de calcário marinho. Consequentemente, esta operação prejudicou para sempre uma das áreas mais piscosas de Salvador, tanto é que sua principal praia chama-se Tubarão. Certamente havia abundância dessa espécie na área. Até há pouco tempo uma das atrações culinárias do subúrbio eram as moquecas de caçonete de Ilha de Maré, ali próxima.

Fonte: http://dicasparciais.blogspot.com/2017/10/bemnao-temos-muito-o-que-falar-sobre.html

1.A partir da prainha de Paripe:

2.

3.Ferrovia Paripe-Calçada, trem da CTS próximo a estação Coutos:

4.Alto de Coutos a partir da prainha de Paripe:

5.

6.Alto de Coutos desde a praia de Tubarão:

7.

8.Centro de Salvador visto da praia de Tubarão (+- 17 km em linha reta):

9.

10.Cais da COCISA e região da Vitória ao fundo:

11.Estação Lobato desde o viaduto da av. Suburbana sobre a linha férrea:

12.Avenida Afrânio Peixoto (Av. Suburbana), que liga o subúrbio ferroviário ao Centro de Salvador. Começa em Paripe e termina na Baixa do Fiscal, próximo a estação Calçada. Próximo a Itacaranha.

13.Ponte ferroviária São João sobre a baia de Itapajipe, liga Lobato a Plataforma, vista a partir da av. Suburbana; ao fundo região da Ribeira, Comércio, Campo Grande e Vitória:

14.Residencial Mar Azul desde a av. Suburbana, bairro de Plataforma.

15.Saveiro próximo a São Joaquim:

REGIÃO DO COMÉRCIO

16. Mistura:

17.Petição do elevador Lacerda:

18.Região do Pelourinho desde o elevador Lacerda:

19.A partir do mar: Ladeira da montanha, região da praça Castro Alves, Av. Contorno, e região do Campo Grande/ Corredor da Vitória a partir do elevador Lacerda:

20.

21.Comércio, Porto de Salvador, Ribeira e subúrbio a partir do elevador Lacerda:

22.Bairro do Comércio e Mercado Modelo:

23.Terminal turístico Náutico da Bahia

24.

25.

26.

27.Travessia para Ilha de Itaparica:

28.Forte São Marcelo:

29.Região da Vitoria:

A velha São Salvador:
30.Ladeira da montanha

31.

32.

33.

34.

35.Lacerda, culhões do Magalhães e 2º Distrito Naval:

36.

37.Região da av. Sete, Politeama,Orixás Center:

38.

39.

40.

41.

42.

43.

44.

45.Construções sobrepostas, região da Praça Castro Alves desde a cidade baixa:

46.Porto/Comércio:

47.

48.Av. Contorno, Solar do Ão, região do Campo Grande:

49.

50.Ribeira:

51.

52.Feira de São Joaquim. Andei conversando com uma senhora lá que ficou indignada. Começaram a reforma da feira, mas só reformaram um pedacinho:

53.

54.

55.

56.

57.

58.

59.

60.

61.

62.Igreja Ssão Joaquim de dentro da feira:

63.

64.

65.

66.

67.Ferry Zumbi dos Palmares e Ferry Juracy Magalhães Jr no terminal Água de Meninos vistos da feira de São Joaquim:

68.

PELOURINHO:

69.

70.

71.

72.

73.

74.

75.Região da Baixa do Sapateiro a partir do Pelourinho:

76.

78.Palácio Rio Branco:

LIBERDADE

79.Plano Inclinado Liberdade-Calçada:

80.

81.Ribeira:

A partir do Shopping Liberdade:

82.Av. Engenheiro Oscar Pontes, via expressa Baia de Todos os Santos, Silos J. Macêdo e região do Comércio:

83.

84.Centro Estadual de Educação Profissional da Bahia:

85.Silos, Comércio, elevador Lacerda, região do Campo Grande/Vitória:

86.Região portuária:

87.

88.

89.Feira de São Joaquim e Ferry boat:

90.

91.Av. Suburbana e Baixa do Fiscal:

92.Igreja do Bonfim:

ILHA DE MARÉ

93.Desde a ilha, olhando o porto de Aratu em Candeias:

94.

95.

96.Região industrial de Candeias desde a Ilha de Maré:

97.

98.Povoado Fazenda, Ilha de Maré:

99.Cais da Ilha e Maré:

100.Olhando Salvador:

101.Praia de Inema:

102.Mudança. Praia de São Tomé de Paripe. Essa grade atrás divide a praia no meio,daí de um lado é São Tomé e do outro Inema, dentro da Base Naval de Aratu:

103.Travessia para Mar Grande, município de Vera Cruz, Ilha de Itaparica:

104.

105.

106.

107.

108.Igreja matriz Coração de Jesus:

109.

110.Terminal marítimo de Vera Cruz:

111.

PENÍSULA SOTEROPOLITANA

112.Vista desde a Ilha de Itaparica, região da Barra, Ed. Oceania e farol:

113.

114.

115.

116.

117.

118.Prédios da região do Campo Grande/Gamboa

119.

120.Chegada de Ferry:

121.Barcos embriagados ao mar:

122.Ondas, barcos, navios:

123.Metrô atrás da Arena Fonte Nova:

124.

125.Arena Fonte Nova

126.Região doPau Miúdo a partir da BR 324

127.Pernambués/Iguatemi vistos da av. Luis Eduardo Magalhães:

ITAPUÃ

128.Região da Pituba e costa oceânica de Salvador a partir da praia de Itapuã:

129.

130.

131.Banho de mar:

BARRA

132.Ilha de Itaparica vista da ladeira da Barra:

133.

134.Próximo a morro do Cristo:

135.

136.

137.Baianos jogando bola:

138.Cachorro banhista:

139.

140.

141.

142.Forte SantaMaria:

143.

144.

145.Mansão Wildberger, um dos edifícios mais altos de Salvador, e que se destaca na paisagem visto das mais diversas localidades do município de Salvador e da Baia de Todos os Santos:

146.

147.

148.

149.Igreja Santo Antonio da Barra:

150.

151.E pra fechar, um pouco d farol da Barra:

152.

153.

154.Edififício Oceania e farol:

155.

Espero que gostem!

·
Registered
28,921 Posts
Adorei o seu thread justamente por ele mostrar áreas pouco exploradas no SSC e por suas fotos me transmitirem nostalgia.

Não tive como não me recordar da época em que eu frequentava a praia de Tubarão e Ilha de Maré, por exemplo.

Salvador é uma cidade para ser sentida e quem consegue senti-la acaba percebendo beleza onde muitos não conseguem.

Minhas regiões favoritas de Salvador são justamente a cidade baixa, a península itapagipana e o subúrbio ferroviário.

·
∂αη
2,970 Posts
Discussion Starter · #4 ·
Adorei o seu thread justamente por ele mostrar áreas pouco exploradas no SSC e por suas fotos me transmitirem nostalgia.

Não tive como não me recordar da época em que eu frequentava a praia de Tubarão e Ilha de Maré, por exemplo.

Salvador é uma cidade para ser sentida e quem consegue senti-la acaba percebendo beleza onde muitos não conseguem.

Minhas regiões favoritas de Salvador são justamente a cidade baixa, a península itapagipana e o subúrbio ferroviário.
Cara, que saudade eu senti ao rever a cidade! Espero em breve estar de volta pra morar mesmo! Salvador é muito grande, tem muita parte que eu não conheço ainda. Essas praias do subúrbio são bem bonitas! Abraço!

Que thread FODA!!!
KKKKKKKKKKK, obrigado!!

·
Registered
6,804 Posts
O thread está fantástico! Simplesmente incrível as imagens da capital baiana.

Gostei bastante por ter explorado essas regiões "esquecidas". As imagens da feira de São Joaquim estão perfeitas. Eu acho essa feira muito linda, com uma diversidade absurda de produtos. Sempre vou atrás de camarão lá, pois aqui em VDC custa os olhos da cara. :D

Esse vai entrar com certeza para a lista dos "mais memoráveis threads" de Salvador. Kkk

·
Registered
226 Posts
Thread impressionante! Parabéns pelo texto que realmente define a capital no seu cotidiano!
As fotos são incríveis! Obrigado por mostrar um lado que poucas pessoas conhecem desta cidade que é realmente maravilhosa!

Como outros acima já comentaram... o thread realmente ficou FODA!

Abraços!

·
∂αη
2,970 Posts
Discussion Starter · #9 ·
lindão, mesmo, este thread! Lugares incríveis.
Valeu!!

O thread está fantástico! Simplesmente incrível as imagens da capital baiana.

Gostei bastante por ter explorado essas regiões "esquecidas". As imagens da feira de São Joaquim estão perfeitas. Eu acho essa feira muito linda, com uma diversidade absurda de produtos. Sempre vou atrás de camarão lá, pois aqui em VDC custa os olhos da cara. :D

Esse vai entrar com certeza para a lista dos "mais memoráveis threads" de Salvador. Kkk
Muito camarão bom nessa feira hein! Fico feliz que c tenha gostado, obrigado!

Lindas imagens!! Salvador beira a perfeição!!! Parabéns!!
Valeu!!

Thread impressionante! Parabéns pelo texto que realmente define a capital no seu cotidiano!
As fotos são incríveis! Obrigado por mostrar um lado que poucas pessoas conhecem desta cidade que é realmente maravilhosa!

Como outros acima já comentaram... o thread realmente ficou FODA!

Abraços!
Fico feliz que você tenha gostado!! Abrção! Obrigado!!

·
Registered
8,913 Posts
Lindo ensaio sobre as favelas de Salvador (misturando com umas fotos mais ou menos para disfarcar). Quando vao fazer o do resto da cidade?
Nao gostei, nao… se quer falar das "favelas e sujeira que voce notou que estao aumentando", entao faca, mas o titulo ficou muito ruim entao.

·
∂αη
2,970 Posts
Discussion Starter · #13 ·
Que fotos lindas, Daniel!

Algumas partes eu não conhecia mesmo, mas que só mostram a genuidade baiana. Amei!

Aquele cachorro da foto 138 me pareceu familiar...rs. (tirei foto de um qdo estive lá, na praia da Barra, né?)

Parabéns pelo thread!
A cidade apresenta uma mistura imensa de bairros e aparências de todas as naturezas, mas como um todo, é uma cidade muito interessante! Obrigado!
KKkKkkkk, foi tirado na Barra mesmo.

Tudo lindo, parabéns pelo registro e pela narração!
Obrigado, fico feliz que tenha gostado!

Lindo ensaio sobre as favelas de Salvador (misturando com umas fotos mais ou menos para disfarcar). Quando vao fazer o do resto da cidade?
Nao gostei, nao… se quer falar das "favelas e sujeira que voce notou que estao aumentando", entao faca, mas o titulo ficou muito ruim entao.
A intenção do thread não foi falar especificamente sobre as favelas. Apenas achei pertinente essa observação já que procuro mostrar as faces diversas vistas de outros pontos da cidade, pontos que fazem parte do cotidiano, do fluxo, e que no fim, passam despercebido. Outra intenção do thread não foi fotografar minuciosamente problemas da cidade. Isso sabemos que existem de montão e bem aparentemente, só acho que não custa nada comentar uma constatação pessoal aliás as palavras também não ilustram o thread?
Sobre o título, é realmente um ensaio, uma série fotográfica com o tema paisagem em geral, sem muitos focos específicos, endeusamentos ou desprezos pessoais.

·
Na Suíça Sertaneja
23,486 Posts
Que thread incrível! Retratou muito bem a alma e a poesia de Salvador em fotos, aquela energia boa que só a Bahia consegue transmitir, seja na periferia ou nas partes nobres da cidade. E que fotos!!! Parabéns! :applause: :applause:

·
Registered
22,320 Posts
Belas fotos, gostei do trabalho! Esse thread mostra a realidade da cidade, que igualmente as outras grandes cidades brasileiras, tem muita coisa precisando ser renovada, limpada ou entao demolida e reconstruída.

Muito bom o teu thread, parabéns, Daniel!

·
Registered
217 Posts
Parabéns pelo trabalho! O thread ficou show!
É bom que se busque trazer a verdadeira natureza urbana da cidade, mesclando suas belezas, mas também a realidade não tão vistosa.
Importante demonstrar que, assim como qualquer outra cidade de um país em desenvolvimento, a ocupação desordenada é um aspecto que faz parte da sua configuração. Retratar isso de forma a se sentir é para poucos, e isso você conseguiu nos passar!

1 - 20 of 28 Posts