SkyscraperCity banner

1 - 20 of 87 Posts

·
Progredir sem cessar
Joined
·
2,670 Posts
Discussion Starter #1



Manual para Candidatura​



Introdução:

Estão abertas as inscrições de candidaturas para o processo seletivo de escolha da cidade-sede do Encontro Nacional do Skyscrapercity Brasil em 2020, a 11ª edição! E este manual servirá de guia para a elaboração dos documentos das candidaturas das cidades-candidatas!

O Encontro Nacional do Skyscrapercity Brasil, também conhecido pela sigla ENSB, foi criado em 08/10/2009 com o objetivo de promover um grande encontro anual entre os participantes e frequentadores dos Fóruns Brasileiros, além, é claro, de integrar os foristas de determinado município que, juntos, decidem candidatar sua cidade.

Ao longo de 10 edições, o ENSB já foi realizado em todas as regiões do país! Em qual região será o próximo Encontro?
Participe candidatando a sua cidade!

Inspire-se! Clique nos banners abaixo e conheça como foram os Encontros em todas as edições!

Recife 2010, São Paulo 2011, Vitória 2012, Aracaju 2013, Goiânia 2014, Belém 2015, Porto Alegre 2016, Rio de Janeiro 2017, Belo Horizonte 2018 e Brasília 2019!
























Comissão Organizadora do Processo Seletivo do Encontro Nacional do SSC Brasil 2020​



Regras Gerais:

  • Cada candidatura deverá ser apresentada por uma comissão organizadora, que deverá ter um representante. Será admitida apenas uma comissão organizadora por candidatura de cidade-sede.
  • A comissão organizadora poderá ser composta por integrantes de localidades diferentes.
  • Importante! Cada comissão organizadora deverá informar quais serão os papéis e responsabilidades que cada membro-organizador irá assumir dentro da equipe. Ex: quem vai acompanhar e informar promoção de voos, quem será o responsável pela elaboração do material, quem irá fazer a pesquisa do preço das hospedagens, etc.
  • Candidaturas em conjunto (mais de uma cidade-sede) serão aceitas, porém serão analisados os custos globais para deslocamento e hospedagem.
  • A comissão organizadora de cada candidatura deverá apresentar no mínimo um documento, que deverá ser um relatório contendo uma breve apresentação da cidade-candidata (localização, dados geográficos, pontos turísticos, etc), e um roteiro proposto de passeios e/ou eventos (visitas especiais, confraternizações, etc). A estrutura do documento será detalhada mais adiante.
  • Documentos adicionais serão aceitos, tais como vídeos e apresentações.
  • Todo o material enviado à comissão organizadora do processo seletivo será divulgado em threads a serem criados no subfórum Boteco. Esses threads serão criados pela moderação, e ficarão disponíveis para consulta durante todo o processo seletivo.
  • O prazo para a entrega das propostas será até o dia 08/12/2019.
  • O processo seletivo analisará o relatório das comissões, tendo em vista os critérios de seleção estabelecidos.
  • O processo seletivo ocorrerá ao longo do mês de dezembro de 2019. A escolha será divulgada a partir de 23/12/2019.
  • Uma vez escolhida a cidade-sede para o encontro, será formada uma nova equipe, com membros oriundos da equipe de organização do processo seletivo e da comissão organizadora da candidatura vencedora.


Esquema do Processo de Seleção:

Até o dia 17/11/2019 - Postar no thread o nome dos integrantes da comissão local e a função que cada um desempenhará;
08/12/2019 – Último dia para recebimento dos relatórios das comissões;
A partir do dia 09/12/2019 - Abertura dos threads contendo a apresentação dos relatórios;
09/12/2019 - Abertura do thread para votação geral e início da avaliação dos relatórios pela comissão;
A partir do dia 23/12/2019 – Definição da cidade-sede.



Estrutura proposta para o relatório de candidatura:

1. Apresentação
1.1. Apresentação da cidade, mostrando dados como localização, relevo, população, economia, infraestrutura etc. Faça-nos conhecer a cidade candidata.
1.2. Apresentação dos locais de interesse para serem visitados na cidade, sejam pontos turísticos, históricos, ou que valham a pena ser conhecidos, mas não se encaixem nas categorias anteriores. Faça-nos conhecer que locais iremos visitar.

2. Roteiro Proposto
2.1. Apresentação do roteiro completo do evento, desde a chegada de todos, eventos que acontecerão ao longo do dia (passeios, confraternizações, horários para as refeições, etc).

3. Custo Estimado
3.1. Incluir o custo estimado do transporte durante o encontro e o valor cobrado para a visitação dos pontos turísticos propostos na apresentação da cidade. Incluir também a faixa de preço da confraternização, seja em restaurante, buffet ou na casa de algum forista local e o custo estimado de hospedagem em diversas categorias: albergue, pousada e hotel.

4. Anexos



Data proposta:

A data proposta para o encontro é o período de 10/04 a 12/04/2020 (feriado de Páscoa). Porém, outra data poderá ser apresentada à comissão organizadora do processo seletivo.



Critérios principais para a seleção:

  • Presença de participantes locais: É necessária a presença de pelo menos um participante local com o objetivo de garantir o bom aproveitamento do tempo, a segurança e a organização do evento.
  • Atratividade e organização dos roteiros: Os roteiros precisam ter o mínimo de atrativos baseado nas preferências mais comuns entre os foristas. Bem como serem possíveis de realização no tempo proposto. Também é recomendável que se elaborem roteiros “alternativos”, caso exista interesse, e foristas locais dispostos a acompanhar os visitantes.
  • Transporte: É importante garantir aos foristas o acesso aos pontos a serem visitados, nesse item é necessário explicar o funcionamento e abrangência do transporte público, ou recomendar o possível uso de transporte exclusivo para os dias do encontro. Para o uso de transporte exclusivo para o Encontro, incluir o orçamento.
  • Hospedagem: A cidade deve contar com uma boa estrutura hoteleira, e também com albergues em local atendido por transporte público.
  • Transporte aéreo: É de suma importância que a cidade disponha de aeroporto(s) visto que este é o único modal eficiente difundido nacionalmente.
  • Linhas: Quanto maior a variedade de vôos, linhas interestaduais de ônibus, de trem e de transporte aquaviário, melhor. A prioridade de cada modal será nesta ordem devido à respectiva difusão de cada modal em âmbito nacional. No transporte aéreo a prioridade se dá nesta ordem: vôo direto, escalas e conexões. Este critério poderá será relativizado visando atender às necessidades dos foristas realmente interessados e confirmados.


Outros Critérios de Seleção:
  • Opções de transporte público: Quanto maiores forem as opções de transporte público melhor. Exemplo: metrô, ônibus, balsas, bondes. Especialmente opções que não estejam suscetíveis à qualidade do trânsito.
  • Apoio e/ou patrocínios: Se possível, é desejável apoio ou patrocínio de instituições publicas ou privadas, tais como agências públicas, Governo, fornecedores de água mineral, etc.
  • Convênios com estabelecimentos e empresas: É desejável que estabelecimentos como restaurantes, bares, possível transporte fretado, firmem convênios com a organização do Encontro visando descontos para os participantes.
  • Patrimônio: É desejável que haja efetivamente um patrimônio preservado e preferencialmente concentrado em uma área, por questões logísticas.
  • Acesso à internet: Como critério complementar pode-se avaliar o acesso à internet em espaços públicos, principalmente os visitados.
  • Qualidade da infraestrutura de acesso: O estado de conservação de rodovias, conforto e segurança de terminais poderão ser avaliados como diferencial.
  • Opções de acesso: É igualmente importante que a cidade disponha de opções mais baratas de acesso, como rodoviárias, estações ferroviárias, portos fluviais, etc.
  • Preços: É desejável que a cidade sede esteja em baixa temporada do setor turístico, com vistas a garantir preços menores em passagens para os participantes.
  • Hospedagem e transporte oficiais: É desejável que seja definido um hotel oficial, e transporte oficial (caso seja mais vantajoso que transporte público) para os locais dos eventos, especialmente se isso trouxer descontos para os foristas.


Considerações Finais:

Após definida a cidade-sede, a equipe organizadora do Encontro Nacional 2020 deverá prestar todo o suporte aos foristas que participarão do encontro. Esse suporte deverá ser total, e inclui:

  • Cálculo de preços das opções de transporte até a cidade-sede;
  • Cálculo de preços das opções de transporte dentro da cidade, seja do aeroporto/rodoviária para o local de hospedagem, seja do local de hospedagem para os locais de eventos, garantindo que qualquer forista conseguirá participar normalmente dos eventos mesmo que não tenha escolhido ficar hospedado no local oficial de hospedagem, caso seja definido algum;
  • Cálculo de preços das opções de alimentação durante o encontro;
  • Auxílio na escolha da hospedagem.


Desejamos grandes participações no processo seletivo e que tenhamos um excelente encontro em 2020!

 

·
Registered
Joined
·
19,852 Posts
Eu sou vou nos ENSB's de Estados vizinhos onde da pra eu ir de ônibus.

Não tenho condições de pagar as passagens aéreas saindo de Palmas. rs

Ou seja, só irei se for em Salvador, Teresina ou São Luís.
 

·
Registered
Joined
·
10,638 Posts
Torcendo por SSA, Palmas, Curitiba e Floripa! Iria pra qualquer uma! :)
 

·
Go Brazel!
Joined
·
16,998 Posts
Eu sou vou nos ENSB's de Estados vizinhos onde da pra eu ir de ônibus.

Não tenho condições de pagar as passagens aéreas saindo de Palmas. rs

Ou seja, só irei se for em Salvador, Teresina ou São Luís.
Se você fizer em Palmas não vai precisar viajar 👀
 

·
'66-'03-'13-'14
Joined
·
20,953 Posts
Falta 1 hora para fechar os portões!
 
1 - 20 of 87 Posts
Top