SkyscraperCity banner

1 - 20 of 198 Posts

·
Moderator
162,683 Posts
Ui... esperemos que sim..... pode ser que traga grandes eventos a portugal :eek:kay: para não ser tudo em Lisboa é em Matosinhos (Não ... Matosinhos não é Porto :D ) :lol:

·
Registered
6,708 Posts
eh pa eu pensava qye a Exponor ia-se mudar para Santa Maria da Feira..dentro do "Europarque" e iria ser o maior centro de congressos/feira de exposições de Portugal
até vi o projecto no Expresso! para o lugar de matosinhos estava previsto o IKEA.. já não percebo nada

·
Registered
248 Posts
TeKnO_Lx said:
eh pa eu pensava qye a Exponor ia-se mudar para Santa Maria da Feira..dentro do "Europarque" e iria ser o maior centro de congressos/feira de exposições de Portugal
até vi o projecto no Expresso! para o lugar de matosinhos estava previsto o IKEA.. já não percebo nada
nao, nao... o ikea vai ser próximo da zona da Exponor. A Exponor (exposições) em si vai mudar-se para Santa Maria da Feira e em Matosinhos permanece o centro de negócios/congressos da AEP.

·
Αλέξανδρ&#
52,566 Posts
esperemos k sim, mto bom para a região norte um crescimento desta envergadura :applause: tb penssava k o Ikea ia pa Matosinhos :uh:

·
Αλέξανδρ&#
52,566 Posts
ja percebi :yes: o Ikea vai para perto das antigas instalações da Exponor em Matosinhos, n li o post 5!!

·
I Love You... Soraia
27,948 Posts
Grande notícia para o Porto. Esta cidade não pode parar.. é assim mesmo.. se a velha Exponor já era o que era com imensos eventos internacionais... uma com 5 vezes mais impacto meu Deus.

Barra, por muito que queiras colocar um "bold" todas as vezes que um projecto do Grande Porto se faz num dos subúrbios do Porto... não te esqueças que todas as coisas que se fazem no Grande Porto, quer seja no município central, ou num subúrbio, apenas fomenta a prosperidade de toda a metrópole, de toda a cidade-aglomeração como uma só, onde não só não falta nada, como aquilo que existe CRESCE a bom ritmo. Para o Porto, tanto faz que esteja no concelho de Matosinhos, como no de Gaia ou até no central. ;) (e tendo em conta que essa piada foi obviamente para mim... e seguindo a tua ordem de ideias, até me deveria sentir muito mais orgulhoso.. uma vez que eu moro em Matosinhos :lol: lolol)

·
I Love You... Soraia
27,948 Posts
com o aeroporto logo ali a beira :D o porto de leixoes e a petrogal :D (bem.. eu da petrogal tenho medo.. se aquela merda explode toda de uma vez... la se vai o nosso rico porto todo pro galheiro :| as vezes so me apetece que aquilo seja transferido pra outro lado)

·
Registered
8,336 Posts
Daniel_Portugal said:
com o aeroporto logo ali a beira :D o porto de leixoes e a petrogal :D (bem.. eu da petrogal tenho medo.. se aquela merda explode toda de uma vez... la se vai o nosso rico porto todo pro galheiro :| as vezes so me apetece que aquilo seja transferido pra outro lado)
Aos anos que lá está a Petrogal e nunca aconteceu nada, e antes os sistemas de segurança eram menos 'seguros' do que agora ;) Se fosse assim tão perigoso, não tinha crescido o casario e habitações que agora existem lá à volta da refinaria.

·
Αλέξανδρ&#
52,566 Posts
sei não Filipe, em questões de segurança creio k o factor sorte tem estado mais do nosso lado k o factor segurança!!

·
Registered
6,708 Posts
As obras de expansão do "novo" Europarque, em Santa Maria da Feira, vão começar ainda este ano. O projecto, que prevê um investimento global de 300 milhões de euros, ficará concluído em 2013. Numa área de intervenção cinco vezes superior à actual serão criados 7500 postos de trabalho directos e indirectos.

A primeira grande obra a ser edificada é o futuro centro de exposições e feiras, que substituirá a actual Exponor, em Matosinhos, ocupando uma área coberta de 80 mil m2. Seguem-se investimentos nas áreas da saúde, hotelaria, conhecimento, exposições, museu, lazer, habitação e uma clínica de cuidados continuados.

Está também programado um acordo de parceria com vista à candidatura ao Plano de Interesse Nacional (PIN) de um projecto na área da investigação e das ciências médicas. Trata-se de uma parceria com a empresa norte americana "Maio Clinic", num investimento de 50 milhões de euros.

Para o presidente da Câmara Municipal da Feira, Alfredo Henriques, "estão criadas todas as condições para a expansão do Europarque poder arrancar". Com a previsível criação novos postos de trabalho, directos e indirectos, o autarca considera que o anunciado investimento "vem dar resposta ao grave problema do desemprego no concelho e na região".

Com a apresentação dos projectos das obras anunciada para breve, as negociações com os proprietários dos terrenos será um dos primeiros passos a serem concretizados pelos responsáveis da Associação Empresarial de Portugal (AEP).

O Europarque ocupa, actualmente, 72 mil hectares, mas no futuro irá expandir-se por 395 mil hectares.

Parte significativa dos terrenos pertence a proprietários privados, mas não são esperadas complicações nas negociações .

Fonte contactada pelo JN, afirma que "os terrenos serão comprados de acordo com os valores actuais (…) e serão oferecidas condições semelhantes para todos".

Ou seja, uma parte significativa dos terrenos encontra-se em reserva agrícola, tendo um valor comercial substancialmente abaixo do que poderia ser negociado se fosse considerado o seu futuro uso.

Nos casos onde o acordo não seja possível, a AEP poderá recorrer a expropriações. Princípio agora facilitado pelo facto de o projecto ser considerado de interesse nacional.

Concluídas que estão as negociações entre a Associação Empresarial de Portugal (AEP) e a Câmara Municipal de Matosinhos sobre a futura ocupação do espaço onde actualmente se encontra a Exponor, a Autarquia vai promover uma sessão pública de esclarecimento sobre o assunto na próxima segunda-feira.

Sabe-se que, depois de transferidas as valências do parque de exposições de Matosinhos para Santa Maria da Feira, o espaço da Exponor deverá ser ocupado, maioritariamente, por um centro de negócios e de congressos, pólos de investigação, incubadoras de empresas e um maior número de unidades hoteleiras e de restauração.

O novo projecto, considerado pelo presidente da Câmara Municipal, Guilherme Pinto, com impacto "superior cinco vezes à actual Exponor", poderá levar à negociação de novos terrenos envolventes.

O executivo matosinhense opôs-se, desde o início, a utilização exclusiva dos espaços que vão ficar livres para fins imobiliários, considerados sem interesse na economia do concelho.

:applause:

http://jn.sapo.pt/2006/09/15/porto/obras_para_expandir_europarque_arran.html

·
Αλέξανδρ&#
52,566 Posts
bem é um projecto com uma grande envergadura e diversidade de actividades, mto bem :spplause:

1 - 20 of 198 Posts